quarta-feira, maio 5

Como comunicar um clássico Belluschissimo em dia de despedida?

Os incidentes do Porto x Benfica, a vitória do Porto, o adiamento da festa (há muito) reservada e agora, finalmente, assumida por todos e a despedida do Glorioso do sector. Bem, com tão pouco de bom ao menos há material para escrever.

Começando por ordem cronológica, os incidentes que protagonizaram a semana são, a meu ver, patéticos. Mas que fazer quando estamos num país, também ele, patético? Surpreende alguém que o autocarro do Benfica seja apedrejado quando a equipa se desloca ao Porto? ou surpreende alguém que o autocarro do Porto seja apedrejado quando a equipa se desloca à Luz? Enfim, que fazer quando mais de metade da população não sabe o que fazer à vida e se entretém a tentar destruir o trabalho dos outros? É um clima patético (realmente é mesmo a palavra adequada). E mais patético ainda, é alguém no meio disto rotular acontecimentos deste género aos clubes ou seus adeptos (sim, porque também os há, de verdade, ainda que um estádio cheio albergue pouquíssimos). Mais uma vez a célebre guerra Porto x Benfica: "e daquela vez? e vocês desta?" haja paciência.

Também houve futebol e desta vez jogado pelas duas equipas. O clássico valeu por isso mesmo, pois houve, dentro de campo, duas equipas que quiseram ganhar e, acima de tudo, não tiveram medo uma da outra. Alguns amigos benfiquistas, aquando do jogo, pareciam surpreendidos pela atitude portista durante o jogo. Foram alheios aos meus avisos durante a semana. Disse-lhes eu, assim como lhes disse de novo quando os vi surpreendidos: Já nos ganharam duas vezes, estão 11 pontos à nossa frente e à beira de fazer a festa no nosso próprio estádio. Se não corremos e lutamos hoje, quando é que o vamos fazer?

E foi essa a chave do jogo. Mais que táctica, jogadores ou arbitragem, foi a atitude portista que impediu o Benfica de sair campeão do Dragão. Não houve "vassalagem", não houve encolhimento e, assim sendo, o Benfica sentiu muito mais dificuldades que em outro jogo qualquer. Mais ainda quando o Porto nunca abdicou de ganhar o jogo e de pôr a descoberto as carências (sim todas as equipas as têm) deste Benfica. No entanto, o jogo podia ser diferente mas parecia que estava escrito que todos os momentos de definição sorririam aos portistas (há jogos que não se conseguem ganhar). Javi não marcou mas Bruno Alves sim, Luisão marcou mas Farías, em mais um momento-chave, marcou também e quando já me preparava para o sufoco eis que Belluschi mostrou o principal erro de Jesualdo esta temporada. E quando se falou de Hulk o tempo todo, o jogador que poderia ser mais influente lá estava. Bem disponível e a aquecer o banco.

Triste, para mim portista, é que esta vitória tenha demonstrado que esta equipa só se conseguiu motivar pelo contexto do clássico. Havia que evitar que o Benfica fosse campeão no nosso estádio e conseguiu-se a atitude que haveria de ser chave para isso. Melhor seria (digo eu) se essa atitude fosse conseguida ao longo de toda a Liga, tentando evitar que o Benfica fosse campeão de todo.

Para o fim, da análise ao clássico, guardo o momento que mais me marcou. Com pena minha não foi o túnel de Belluschi a Aimar - que eu gostava que metafóricamente significasse a passagem de testemunho entre os melhores 10 da Liga - mas sim a visualização de um espectador a acertar em Jorge Jesus com um objecto. Simplesmente deprimente, é para mim, que alguém, estando a sua equipa até melhor no jogo e com tanto futebol para seguir, se desloque ao estádio para atingir fisicamente um bom profissional que está a fazer um excelente trabalho. Deu-me vontade de não ver mais o jogo, sinceramente. Assim é o país que temos, que bando (sim, juntem tudo no mesmo saco).

Agora sim, a parte mais difícil do texto. Não me pronunciarei sobre a escolha do Glorioso. Num ano em que já me afastei - e afastarei ainda mais - de coisas que adoro, compreendo absolutamente as decisões pessoais. A escolha está feita e eu respeito-a, embora fique sempre triste - como já tinha ficado quando o JPL nos deixou - quando um colega envereda por outro caminho. Mas é a vida e teremos sempre os jantares do sector, aos quais, sempre que puder, irei com todo o gosto rever esta maltinha. Por fim (agora é que é, mais um esforço, já falta pouco) o(s) comunicado(s). Novamente ordem cronológica, e algo que me chamou a atenção no Domingo. Lia eu o comunicado do SL Benfica pedindo aos seus adeptos para não reagirem a provocações e fiquei surpreendido (ou não) pelo comunicado não pedir para os adeptos benfiquistas não provocarem. Falo nisto porque toda a gente se debruçou no comunicado da SAD portista esquecendo que ele também se debruça sobre uma direcção e não sobre a grandeza de um clube. Não acho de bom tom tal comunicado mas acho ainda pior as disparidades que se fazem entre uns e outros, omitindo e acrescentando factos um pouco à boa maneira das análises de Ligas conquistadas neste país.

11 comentários:

jamsilva disse...

"Em casa mandamos nós". É a frase q qualquer adepto de qualquer equipa gosta de repetir no fim de um clássico. Desta vezes fomos felizes e podemos repeti-la quantas vezes quisermos pq se encaixa perfeitamente. Numa partida em que a motivação era extra (uns pq ganhariam a competição suprema no campo do adversário, outros pq obviamente nao o poderiam permitir) vi um jogo de alta qualidade, em que o arbitro fez o suficiente para que neste momento não hajam posts a colocar em causa a sua dignidade.


Em relação aos incidentes "paralelos". Mas alguém estava à espera de outra coisa. Seja no dragão ou na luz ou em qq outro estádio estas coisas vão sempre acontecer. Tanto nos estádios como nos blogs (o famoso post do glorioso) a resposta tanto de um lado como do outro tem que ser sempre num sentido cívico que neste momento nao existe numa boa parte dos adeptos, sejam eles do fcp do slb do scp etcetc...

Outro dos grandes perigos é tb o da generalização, os adeptos NÃO SÃO TODOS IGUAIS. Já imaginaram o que aconteceria ao Jesus se levasse com o número de isqueiros correspondentes ao números de adeptos do fcp presentes e que fumam?
Agora façam o exercício contrário e troquem o jesus por um fiscal de linha o isqueiro por uma chapada e os adeptos portistas pelos adeptos benfiquistas.

Filho da... do gajo que atirou o esqueiro e fida da p... do gajo que mandou a chapada.

Bananaman disse...

Em relação ao post, só tenho a concordar. É mesmo verdade.
Hoje em dia, neste nosso belo país à beira-mar paralisado, as desculpas pela incompetência, ignorância, agressividade (física ou verbal) e mediocridade em geral é...a merda que os outros fazem.
"Ó Xôr guarda, eu ia realmente a 173 Km/h, mas vejo aqui cada um a passar a 205 !"
Permitam-me o FODA-SE.
A porcaria que os outros fazem nunca pode ser desculpa para a nossa porcaria. Temos de ser mais e melhores.
De facto quero acreditar que só uma parte dos portistas são assim...
Assim como quero acreditar que só uma parte dos adeptos do clube do qual sou adepto são assim.
Agora uma direcção - seja ela de que clube for - vir a público dizer que pedradas, tiros, navalhadas, socos e pontapés, isqueiros e o caramelo a 4 está bem, porque, claro, o outro clube n tem moral...é sintomático.

Parabéns ao FC Porto neste jogo. Foi melhor enquanto equipa de futebol e o íncrível foi que desta vez até os futebolistas foram os melhor comportados. Enquanto entidade, não posso dar os parabéns, porque estiveram mal.

E não me venham dizer que os NN são isto e aquilo ! São ! E pior do que isso ainda !

Domingo, espero, faremos a festa.
ESPERO PIAMENTE que a coisa se fique pela festa, mas estou com receio do que venha a acontecer.
Agressividade leva a agressividade e tenho visto e ouvido coisas que me fazem temer o pior.

David disse...

Não percebi a análise aos comunicados.

"Não acho de bom tom tal comunicado" É só isto que há para dizer sobre o comunicado da SAD do FCP? Entre dizer apenas isto (que não é nada) e ter a reacção excessiva, a quente, que teve o Glorioso11385, não sei o que é pior...

O comunicado da SAD do FCP é de uma desonestidade repugnante e é natural que um benfiquista, ao ler aquela coisa a quente, fique passado pela falta de vergonha daquela gente.

É triste não reconhecerem a desonestidade desse comunicado.

E não percebo qual é a ideia de meter também o comunicado do SLB ao barulho. Não, os dirigentes e os adeptos do SLB não são santos e há lá muita gente estúpida, com certeza. Mas o comunicado do SLB foi um passo positivo, que deve ser enaltecido e que tenta promover o acalmar dos ânimos, ao contrário do comunicado do FCP que só serve para aumentar o clima de guerrilha e para fazer lavagem cerebral aos adeptos...

J. disse...

Acho que no próximo domigo vai haver sobretudo festa. Pode haver confrontos? talvez...mas se calhar haveria que cada vez mais dar menos importância a estas coisas e valorizar outras coisas(boas) que o futebol tem.
No próximo domingo, teremos uma entre duas equipas que fizeram um belíssimo campeonato e que mererecem por essa altura estar a festejar a conquista do titulo nacional.

Aguiazita disse...

Marco,
Sei que te esforças para seres o máximo isento o possível mas fizeste uma grande nódoa no pano quando dizes "Lia eu o comunicado do SL Benfica pedindo aos seus adeptos para não reagirem a provocações e fiquei surpreendido (ou não) pelo comunicado não pedir para os adeptos benfiquistas não provocarem."
Ora havendo provocações de parte a parte e não havendo respostas às mesmas ficamos cada um na sua, ou seja, não se passa nada.
Deveria ser esta a compreensão feita sobre o comunicado do SLB.
Agora o do FCP justifica actos praticados sem nunca os condenar com actos praticados alguns em épocas onde mal se revistavam as pessoas à entrada do estádio entre outras é realmente de muito má índole. :(

Zita

jamsilva disse...

Ha uns tempos atrás qd os adeptos benfiquistas e os sportinguistas decidiram começar à pedrada num recinto desportivo, nao me lembro de nenhum comunicado que fizesse "mea culpa", antes pelo contrario, da mesma forma que se atiraram pedras também se atiraram as culpas para cima dos outros....

Nao vi o tal lado "positivo" que vocês tanto apregoam neste momento.
Como podem voces "exigir" agora se antes tb nao o condenaram?

Exemplos como este, de falta civismo ou falta da atitude necessário nos comunicados dos clubes nao faltam.

Que não pensem que estou a desculpar ninguém, pq é óbvio que nao é o caso. Mas nao posso deixar de achar uma certa piada à reacção vermelha.

Aos benfiquistas e aos sportinguistas que na altura condenaram não só os actos mas tb os comunicados e as reacções dos seus clubes peço que não "enfiem a carapuça"

Leão de Alvalade disse...

Marco:
A minha intenção inicial era fazer o meu comentário ao teu post. Mas entendo que melhor do que isso é render a minha homenagem a mais uma posta lúcida e pertinente. É uma prazer lê-la concluindo que ainda há gente sã, que não se deixa infectar pelo ambiente putrefacto que reina no futebol português. Sim, e também na sociedade lusa em geral.

Os meus parabéns.

Glorioso11385 disse...

A maioria dos que frequentam o 'blog' não conhecerá o Marco e eu também o conheço mal. Mas é uma pessoa muito simpática, de quem é fácil gostar. Futebolisticamente, temos divergências naturais de quem está em campos diferentes, mas o Marco preserva uma qualidade que há muito perdi: uma saudável pureza no seu pensamento. Talvez por ser consideravelmente mais velho do que ele e já ter visto muita coisa no futebol nacional que me aniquilou os resquícios de inocência que ainda pudesse ter. Ainda bem que há gente como o Marco.

Agradeço, por último, as palavras que me dirigiu, mesmo tendo em conta o alvo do 'post' que escrevi há dois dias. Vai continuando por aqui... A tua colaboração é preciosa.

J. disse...

Eu acho que o Marco tem uma coisa que tu devias fazer tb.....só escreve passado 2/3 dias do acontecimento.
:-)
Logo escrever a quente está logo posto de parte.
hehe

Marco Morais disse...

haha, Glorioso...

Não me acho assim tão simpático, nem tão ingénuo. Agora a sério, prezo muito a tua contribuição e mesmo as críticas que me fizeste, em determinadas alturas, me serviram sempre para algo de bom. A única coisa que tento fazer é prezar o jogo jogado mais que tudo - como em tudo na vida existem correntes e pode-se dizer que esta é, futebolísticamente, a minha - mas sei que existem montes de situações menos claras. Mas mais não tento do que não querer ser mais do que aquilo que posso ser. Imagina um bar que de manhã quer ser pastelaria, à tarde já quer ser bar e à noite discoteca. Perde, obviamente, a identidade. Sei do risco que corro ao assumir uma corrente - falharei noutros aspectos que não estejam ligados a ela - mas quero-o correr, porque acho correcto. E gosto de ti por isso mesmo, segues a tua e és genuíno por isso, e mesmo depois de dizer que não me pronunciaria, acho que deves continuar.

Quanto aos comunicados, não me quis alongar muito e citei só o facto que me meteu mais "impressão". Achei mal - mas não fico surpreendido que assim tenha de ser, há coisas que me ultrapassam - que se peça para não se reagir a provocações mas que não se peça para não se provocar.

O comunicado do FCP também não me surpreende pois nestas coisas, use-se o tom que se usar é difícil não entrar em guerra. Condeno todo o tipo de comunicados desse género.

Anónimo disse...

FIL

Sempre encontrei equilibrio e razoabilidade nos comentários do Glorioso, pelo que estranhei logo de inicio o teor do post da polémica. Sei por experiência própria que basta publicar uma linha de texto para nos sujeitarmos à critica mas tambem sei ver que os termos usados nesse post são pouco respeitáveis e só servem para atrair público ainda menos respeitável (basta ver o nivel dos comments a letra maíuscula que imediatamente surgiram). Todos temos momentos de falta de paciência e nesse particular não condenaria nunca o Glorioso. Apenas sinto que aquele tipo de comentário (que me perdoem, mas próprio de blogs dedicados a um clube e onde se praticam masturbações colectivas de imbecilidade) não traz nada de bom a este blog e não está ao nivel de quem o postou.

Acho por fim, que seria de uma enorme nobreza e coragem se o próprio o retirasse (ou melhor, lhe acrescentasse algo que nos lembre que estamos todos sujeitos ao exagero) e se mantivesse na companhia daqueles, que como eu, o respeitam e admiram. Caso não o faça, tudo bem, é uma decisão mais fácil mas que aceitarei ("amigos" na mesma). Continuação de bom trabalho caro glorioso, felicidades!