quarta-feira, maio 12

O campeonato das saídas do sector

E quando dizem que o Benfica Campeão será sempre um benefício para o país, este Benfica Campeão de 2010 veio-se revelar um enorme malefício para o sector. Desde logo, porque eu, de cada vez que escrevo, digo o mesmo (e se já vos farta a vocês, imaginem a mim, ainda mais depois de tanta buzinadela) e porque dois dos ilustres benfiquistas, aqui do sítio, decidiram sair escolhendo o mesmo timing- o do tal malfeitor...

E de cada vez que um título é atribuído, logo se levantarão muitas vozes contra o mesmo. Sempre assim foi e sempre assim será. Os vencedores enaltecem os valores nobres da conquista do mesmo e os vencidos escolhem, a dedo, as dualidades de critério que irão sempre existir, para poderem apagar da memória colectiva a sua ineficácia. Sao os campeonatos dos 16 penáltis, são campeonatos da fruta e café com leite, são campeonatos do Estádio Municipal do Algarve e campeonatos dos túneis. Enfim, nada a que não estejamos já habituados. E de tão habituados que estamos, já deveríamos reconhecer a cantilena mesmo quando estamos do outro lado da praça.

Pois bem, este é um campeonato ganho "contra ninguém, mas para quem gosta de futebol". Fácil dizer - como já foi dito, várias vezes, por outros. Mas porque será este um campeonato nobre, para os benfiquistas, e os outros, ganhos por outros clubes, não o terão sido? Deve ser - deixa cá ver - porque ganhou o Benfica. Sejamos sinceros os argumentos (por mais válidos ou inválidos que sejam, pois não estou a querer entrar em juízos de valor) estão lá também e quem quisesse desencadear a onda de repressão ao título encarnado, também o pode fazer.

É para mim o título do melhor futebol mas não mais que outros. Quem aqui tem a paciência de me ler, sabe que considero o principal indicador para a vitória de um campeonato, o futebol, e trabalho, apresentados. E nisso o Benfica foi, indubitavelmente, melhor que os seus adversários. A tudo o resto eu não ligarei como liguei ao melhor futebol encarnado. Desde logo, porque considero as expulsões de jogadores justas - a diferença de critério para outros jogos e clubes é que já não me agradou -, a maioria dos penáltis foram realmente ganhos pela força ofensiva da equipa e, nos túneis, quem não soube jogar foram Porto e Braga.

Mas de que vale isto quando a história for ao contrário? Quando o Porto ganhar, de certeza que vai voltar, para os adversários, a ser o clube que controla os árbitros. Histórias normais de um futebolzeco que leva demasiada atenção a pormenores, e personagens, a que não deve dar. Nada de novo, portanto.

Bem e, desta feita, é o Luís quem decide deixar o sector. Por esta eu não esperava. Mais uma vez, como fiz com o Glorioso, não vou comentar a decisão e só terei que a respeitar. Terei é que lhe enviar um abraço especial, por ter sido ele quem me convidou para aqui poder escrever. Esta é uma experiência que me enriqueceu a vários níveis e isso devo-o, principalmente, a ele. Para além disto tudo foi sempre um prazer ler os seus posts e, claramente, o sector perderá uma voz bem interessante. O que sei, também, é que este bichinho do futebol pode adormecer mas não morre. Mas o que tem de ser, tem de ser! Obrigado Luís!

3 comentários:

Miguel disse...

Não vai sair porque o luis faz parte do ADN deste blog. Vai tirar umas férias ;)

pedro m disse...

"nos túneis, quem não soube jogar foram Porto e Braga." - Lá está, no fundo comentas ao de leve alguma politica de comunicação. Ao de leve porque como és um tipo esperto no fundo sabes muito bem como elas se fazem, mas também não tens grande interesse em desenvolver.

Agora podia entrar na comparação "Estádio do Algarve" e "Fruta e cafézinhos" mas teriamos uma conversa parecida com a dos "túneis" e sobretudo não me apetece chafurdar na lama, porque a festa do Marquês ainda está cá dentro bem viva e nem sequer vou perder tempo com isso.

É por isto que para ti esta é uma vitória como outra qualquer e para mim não...Para mim e para os milhares que sairam á rua a festejar (alguns arriscando mesmo o próprio fisico).

Ricardo disse...

O homem está a hibernar. Depois do sudoeste algarvio ele volta.