terça-feira, maio 11

O caneco é nosso!

A época de 09/10 terminou para o SLB da melhor forma. Um estádio a abarrotar (mais de um milhão de espectadores, no total), uma vitória com dois golos do Tacuara - tornando-se o Rei dos marcadores -, a conquista do título mais apetecido e uma festa fantástica por esse Mundo fora.

Jorge Jesus (JJ) ganhou em várias frentes. Por ordem de importância, colocou a equipa no primeiro lugar do campeonato; apresentou um futebol de grande qualidade, recheado de golos; criou à volta da equipa uma força e união como nunca vimos; liderou um grupo com algumas estrelas mundiais sem que o mesmo tenha em algum momento perdido a humildade; fez uma campanha europeia razoável, que terminou numa derrota óbvia em Anfield Road, depois de três momentos inesquecíveis em Marselha (campeão Francês) e na Luz, contra o Everton e Liverpool; derrotou, no campo e nas palavras, Domingos, o grande rival; venceu a Taça da Liga contra o FCP, derrotando os portistas por um claro 3-0.

Importa salientar ainda, que foi Jesus o principal responsável pelo substancial aumento de produtividade de jogadores como Di Maria, Coentrão e David Luiz.

Por tudo isto, é justo reconhecer que JJ foi o melhor reforço da época, revelando-se ao mesmo tempo um excelente profissional e um defensor da "causa encarnada" - apesar do sportinguismo marcado nas costelas.

Este foi o SLB que todos os benfiquistas desejavam há muito tempo: irresistível, esmagador, sonhador e vitorioso. Foi uma época recheada de golos e de goleadas. Setúbal, Nacional, Belenenses, Everton, Leixões, Académica, Marítimo e Olhanense, provaram o amargo causado por um ataque demolidor, imagem de marca do SLB desta época.

O domínio em todas as frentes explica muita coisa: melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador sendo que, nestas contas, não entra o melhor meio-campo, liderado por Garcia e Ramires, dois dos melhores deste campenato.

Os reforços, também ajudam a explicar alguma coisa: Saviola (pura classe, 11 golos), Ramires (impõem um ritmo ao jogo como ninguém em Portugal) ou Javi Garcia (poço de força) foram, por si só, acrescentos de qualidade e que valem bem o preço que pagámos por eles.

Na baliza: Quim no campeonato, Júlio César na Europa. No fim das contas, podemos concluir que precisamos de um novo guarda-redes.

Defesa: David Luiz impressionou-me nesta segunda metade da época. Começou menos bem, com aqueles lances de agressividade exagerada e desconcentrações que prejudicavam o desempenho da equipa. Mas que posso agora dizer? Teve momentos brilhantes e já ninguém se lembra da última vez que teve uma entrada violenta. Entre os dois centrais, escolho, contudo, o Luisão, o nosso capitão, líder incontestável.

Coentrão foi um dos melhores. Disfarça bem as dificuldades técnicas que sente no lugar de lateral com um empenho sem paralelo. Foi, para mim, a imagem da força e da garra desta equipa. Do lado oposto, Pereira fez uma boa época, apesar de alguns contratempos. Aqueles dois golos contra o Marselha dizem tudo sobre Maxi. Que continue assim, é o que eu espero.

Meio-campo: Ramires, Javi, Carlos Martins, Amorim e Aimar fazem a diferença num campeonato como o português. Melhor meio-campo, não há. Airton e Menezes serviram sempre para substutuir e manter o nível de qualidade elevado.

Ataque: a principal força deste SLB, obviamente muito bem suportada pelo resto da equipa. Cardozo, com golos para todos os gostos (mais de 40 na época) e Saviola (com uma sequência de golos importantíssima), fizeram as despesas. Weldon, Gomes e Kardec pouco jogaram, mas, sempre que o fizeram, ajudaram (e de que maneira!) a equipa a vencer.

Falta Di Maria (entre outros). O argentino fez uma época muito boa, mas marcou apenas 5 golos. Melhorou imenso e, finalmente, utilizou toda a técnica que possui em prol da equipa. Aquele passe de letra para um golo de Cardozo foi magistral e um dos momentos mais bonitos da Liga - a par da chapelada de Saviola. Além disso, é um jogador empolgante e mediático, o que torna a sua permanência complicada.

Foi uma época memorável para todos os benfiquistas. A qualidade do futebol praticado é o expoente máximo desta equipa. Que assim continue a ser por muitos anos.

Ps: Queiróz jogou a cartada final para que os portugueses se divorciem da Selecção. Como JJ, também eu espero estar enganado e que, no fim, acabemos por fazer uma boa figura na África do Sul.

Ps2: este é, provavelmente, o meu último "post" no Sector. Foram seis anos em cheio, depois do convite feito pelo Miguel, Peyroteo e João, amigos que fazem parte de um grupo de 5 ou 6 que tenho como os melhores (e o SLB foi campeão logo no primeiro ano!).

Gostaria ainda de agradecer especialmente ao Jorge, ao Marco, ao Gonçalo, ao Glorioso e ao JPL, por também ajudarem a tornar este blogue numa coisa que muito me orgulha. Agradeço igualmente a alguns leitores como o Pedro, do "MágicoSLB", o LMGM, Leão e JVL, do "A Norte de Alvalade", o MK, o Kova e o Katanec, do "442". No fundo, agradeço a todos os cerca de 400 que nos visitam diariamente e que ajudam o SectorB32 a ser um espaço de qualidade onde há espaço para todos aqueles que querem discutir futebol.

Entrei a ganhar, saio a ganhar. Muito mais do um campeonato.

14 comentários:

Peyroteo disse...

Então, pá? Vais embora, porquê?!

jvl disse...

Ainda nem li o post mas vais-te embora luis? Depois do 11385, agora tu?

A gripe das aves atacou em força aqui! Eh pá tinha que dizer!! :D

Quanto ao agradecimento, eu é que agradeço por este espaço existir. Não fosse por este blog e provavelmente não seria editor agora no "A Norte".

Mais picardia menos picardia, o que é natural - desde que não passe para o insulto gratuito ou bocas idiotas sem qualquer argumento - foi com grande gosto que falei de futebol contigo.

Já agora, e porque no espaço de dias houve 2 baixas, o estaminé não vai fechar pois não?!

Pedro disse...

Fogo...tb tu?
Não faças isso!!!!

Peyroteo disse...

Fechar não vai. Até enviámos o J. para África para cobrir o Mundial.

J. disse...

Exacto, e menos benfiquistas neste espaço apenas tornam o ambiente mais saudável.
:-)
Eu acho que é so um periodo de ausência, totalmente compreensivel depois de todo este tempo de post´s e comments.
O luis e o Glorioso vão voltar ao Sector. De certeza absoluta.

pedro m disse...

Se sais, sais em grande.
Só acresecentar que o Ramires não teve férias e que pode ter causado algum abaixamento de forma no final.
Parece-me que tens a mesma dificuldade que todos nós, escolher alguém individualmente que se tenha destacado. Mas em termos atacantes Coentrão, Di Maria e Saviola fizeram a diferença.

A grande aquisição foi sem duvida Jorge Jesus.

Esta posta cheira a um "XIU" bem grande...e se assim for cheira bem.

jvl disse...

Peyroteo,

"Fechar não vai. Até enviámos o J. para África para cobrir o Mundial."

Uma boa e má notícia aqui. A boa é que não vão fechar; a má é que o J., ao achar que a nossa Selecção é uma das mais fortes do Mundo, não me parece a pessoa mais indicada. :P

Jorge Borges disse...

Estou em choque. Fui apanhado de surpresa.
Então fico só a defender o SLB?
Rica vida me arranjaram.

Não sei se é definitiva a tua decisão, espero que não e que apenas metas umas férias, para entrar em força na nova temporada.
Isto é para ti e para o Glorioso.

Se é definitiva, prepara-te para uns calduços em Julho.

J. disse...

JVL, não só sou eu a achar.
A Fifa no seu ranking tb pensa dessa maneira.
A questão é que por azar do sorteio, vamos ter que jogar com o nº1 e muito provavelmente contra o número 2.

@oel@ disse...

Mas vai sair porque???

Esclarece lá a malta.

Miguel disse...

Não vai sair porque o luis faz parte do ADN deste blog. Vai tirar umas férias ;)

jvl disse...

J.

Esses rankings, e tu sabe-lo bem, não são para ser levados a sério. Subidas de posição quando não se joga, amigáveis que também contam, etc etc.

LMGM disse...

Uma pessoa fica uns dias a usufruir das cinzas do vulcão Islandês e o mundo tal como o conhecemos transforma-se...

Antes de mais, dar os parabéns ao vencedor do campeonato, não dei por celebrações na estalagem de Rabo de Peixe onde estive instalado, esse facto deveu-se à guarda de honra que o benfiquista do meu grupo teve formada por 3 sportinguistas e 3 portistas de gabarito.

Ouvi dizer que havia uma festarola em Ponta Delgada, nomeadamente no Cais 20, mas achei por bem não comparecer depois de ter passado uma noite a agoirar cada funcionário da casa (só se salvava um valente sportinguista) e os meus dois briosos anfitriões que me levaram aquela casa de perdição gastronómica.

Agora é este que diz que vai embora... ainda por cima vem com palavrinhas mansas, agradeço e saio a ganhar, entro e saio campeão.

Ó shôr Luis, o amigo está parvo ou quê?

Então agora vou marrar com quem? O Glorioso pelo menos disse merda, tu nem isso e com o Jorge é mais fácil concordar porque ele sabe sintonizar o televisor e não vê a CarregaTV.

Se ainda fosse o Jesus a anunciar a sua saida agora tu!

Estás cansado faz como eu, escolhe um destino no atlântico e espera que a nuvem te impeça a saída.

O que te falta são umas derrotas com hattrick do Liedson. Numa mesa de poker diz-se que só pode sair quem está a perder, nunca quem está cheio de fichas ou a recuperar de uma ressaca gloriosa.

Miguel, mete ordem na casa ô faxavor.

Virgílio disse...

Só li agora o post.

E apenas comento para deixar uma especial saudação ao Luís. Discordei algumas vezes das suas opiniões e manifestei-as pontualmente. Sp q o fiz, com origem a debate, este processou-se sp cordialmente. Vai fazer falta e deixa a ala 'lampiona' do sector mt desfalcada, ainda mais depois da desistência do 11385.

Mt saude e Felicidades futuras(menos no capitulo desportivo, obviamente...)