quinta-feira, março 3

Benfica 2 Sporting 1

Antes de mais, foi um dos derbys mais emotivos dos últimos tempos. Apesar de ser um jogo de tudo ou nada para o Sporting, esperava uma equipa nervosa e com medo de ter a bola. Não foi isso que aconteceu. O Sporting pressionou alto desde início e não permitiu que o Benfica trocasse a bola. O Sporting fazia recuperações de bola mesmo à saída do meio campo encarnado e o Benfica teve dificuldades em impôr-se, apesar de Jesus não ter facilitado no onze. Mas foi já com o jogo equilibrado que Postiga correspondeu a um sensacional cruzamento de Matias e colocou o Sporting na frente. Postiga diga-se, fez mais um bom jogo mas continua muito conflituoso, desgastando-se em protesto e quezílias com os adversários. Do mesmo mal padece Fábio Coentrão, jogador de grande nível mas que gosta de um bom mergulho. No primeiro ainda enganou o árbitro e sacou amarelo a João Pereira. No segundo, fez a chamada a uns bons 2 metros de André Santos e viu ele a cartolina. E com alguma lata, ainda se mostrou surpreendido.
Voltando ao jogo, após o 0-1, o Benfica foi à procura do empate e lá o conseguiu num lance de desconcentração da defesa leonina que, ainda empolgada com o penalty defendido por Rui Patrício, permitiu a Cardozo cabecear à vontade.
Após o intervalo, o Sporting voltou a aparecer melhor e teve o seu melhor período nos primeiros 15 minutos da segunda parte. Aí dominou completamente as operações e Postiga sentou Luisão mas depois rematou para as mãos de alguém sentado na bancada. Foi por esta altura que os bancos começaram a trabalhar. Jesus colocou Aimar e Jara (esteve melhor que Gaitán, apagado) e Couceiro lançou Valdés. O Benfica subiu de rendimento mas foi no último quarto de hora que o jogo se partiu por completo e aí o Benfica criou mais perigo. Ainda assim, Matias (tal como tinha acontecido no jogo do campeonato em Alvalade) falhou oportunidade de ouro após magistral jogada de Valdés pela esquerda e recepção/passe de Yannick. Mas dava toda a sensação que o jogo não chegaria aos penaltys e Javi Garcia aproveitou um ressalto na área para fazer o 2-1 final. Javi Garcia que pouco antes havia pontapeado Postiga quando este se encontrava deitado mas é normal que o lance tenha passado despercebido ao árbitro, já que a bola se encontrava longe.
Resumindo, bom jogo, emotivo e com resultado discutido até ao último segundo. Fosse sempre assim...

49 comentários:

Unknown disse...

"O melhor Benfica de sempre sofreu para levar de vencida o pior Sporting de sempre. Isto diz muito acerca dos dois clubes"

http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2011/03/benfica-vs-sporting-2-1-o-rescaldo.html

Constantino disse...

Caro Peyroteo,

Não queroe star a criar banzé, mas nessa do Jai e do postiga fico com a nitida sensação de que é o Postiga que mete os braços à frente do Javi. Esta sensação torna-se maior se virmos que ainda mal o Javi lhe tinha tocado no braço e já ele se queixava.... da cara (aliás, tal como tinha acontecido num encosto de ombro do Luisão).

De resto boa jogatana em que o scp só pecou por começar a queimar tempo e a esperar pelos penaltys muito cedo. Por volta dos 70 minutos já Rui Patricio levava 2 minutos para bater um pontape de baliza.

Quanto ao árbitro esteve surpreendentemente bem inclusive na parte disciplinar onde não entendo queixas do couceiro: pereira vê amarelo por falta clara, torsiglieri ve um amarelo patetico por chutar a bola quando o Martins ia marcar um livre, Patricio ve amarelo por demorar na reposição de bola em jogo (tal como roberto mais tarde viu) e Postiga viu amarelo por palavras ao arbitro (e neste so ele e o sousa podem dizer se é justo ou nao). No caso do penalty parece-me claro e não me venham com a treta de que nos cantos acontece muito porque se formos por ai durante os jogos há muitas rasteiras e não é por isso que deixam de ser assinaladas.

Abraço.

pedro m disse...

Genial, isso deve querer dizer que o Benfica ganhou o seu 1º derby da história, é que nos outros não era o melhor Benfica de sempre nem o pior Sporting de sempre.

Peyroteo, acho que a envolvência motivacional (ou se quiserem os mind games) não nos favoreciam em nada. Aliás notava-se nos sportinguistas que muitos esperavam uma surpresa para "salvar" a época.
Estou muito contente como encarámos o jogo, lidámos com as dificuldades que o Sporting criou e soubemos ganhar, que era o mais importante nesta das 4 frentes em que estamos.

Anónimo disse...

Este jogo não salvava época nenhuma...
Quero lá saber da Taça da Liga. O maior medo que tinha para este jogo era levar uma goleada das antigas.
Perdemos dignamente, naquela que para mim é a derrota que menos me custa esta temporada.
Continua-se a não perceber que esta Taça era importante para gerir os menos utilizados e lançar algum jovem, como acontece por exemplo na Inglaterra.
Enfim...
J.

Peyroteo disse...

Tenha o Postiga exagerado ou não, a verdade é que a acção do Javi Garcia foi propositada.
Quanto à parte disciplinar, não podes ver apenas os amarelos que foram mostrados, temos que reparar também nos que ficaram por mostrar, como aquele lance em que o árbitro pára o jogo para marcar uma falta. Ou deixa jogar ou mostra amarelo.
O amarelo ao Patrício é ridículo, ele estava a dizer ao árbitro que o João Pereira estava lesionado (e de facto estava, já que teve mesmo de sair). O amarelo ao Postiga também não entendo. Não abordou o árbitro de forma agressiva, apontou para um lance idêntico no lado contrário e estamos a falar do capitão de equipa.
Enfim, disciplinarmente não me parece que tenha estado feliz.

pedro m disse...

J. disse "salvar", não salvar. E não estou a dizer que eras um deles, se estão contentes por perder por 1, se tivessem ganho tinham "salvo" a época.

Peyroteo, tens razão nesse lance da lei da vantagem, mas achaste proporcionado o alarido do Couceiro sobre uma merdice dessas?
Já agora o fiscal de linha também teve mal no lance do vosso golo, pode ser por pouco, mas há fora de jogo.

zorg disse...

O amarelo ao Patricio não foi ridiculo, foi porque estava a queimar tempo e, por isso, foi bem mostrado. Também me parece que os amarelos ao Torsiglieri e ao João Pereira foram bem mostrados.

Mas acho que o Sporting surpreendeu pela positiva: foi uma equipa organizada, pressionante e que, em muitos momentos do jogo, conseguiu controlar muito bem o Benfica e atacar com perigo.

O Benfica é uma equipa mais rotativa e impetuosa, que tentou assumir as despesas do jogo e procurar o resultado, mas deparaou-se com muitas dificuldades em contrariar a organização do Sporting. Só nos últimos 15/20 minutos de cada parte é que conseguiu encostar o Sporting às cordas e creio que acabou por ser um justo vencedor.

pedro m disse...

Ao nuno luz pareceu que o Torsiglieri tocou na bola sem querer...Este gajo não existe.

Peyroteo disse...

Não há fora-de-jogo. Neste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=NkM5j_oXQoc), parem aos 53 segundos: já a bola partiu e ainda está em jogo.
Quanto ao alarido do Couceiro, foi exagerado, ainda que entenda que os nervos nestes jogos estejam mais à flor da pele.
O Torsi (bom jogo) tocou de propósito na bola e sujeitou-se mas acabou por não parar nenhum contra-ataque visto que o Martins ia marcar a falta fora do sítio. Mas aceito que leve amarelo por conduta incorrecta.
O Nuno Luz é pateta. Quando o Abel ia entrar não foi capaz de perceber que era para substituir o João Pereira. Primeiro disse que o Pereira ia jogar na frente do Abel e depois da substituição ainda disse que tinha sido pelo amarelo do João Pereira.

zorg disse...

Vejam as coisas pelo lado positivo: se o Sporting tem ganho o jogo, o Couceiro passava a santo e já ninguém o tirava de lá!

Anónimo disse...

O SCP, em termos futebolísticos foi pouco mais do que zero. Defenderam e apenas através de triangulações entre dois ou três jogadores criou perigo. De resto, foi uma equipa que nunca mereceu sequer estar em vantagem. O golo, além de ter sido irregular, surgiu de um erro do Roberto. E na primeira parte, foi isto, o SCP.

O SLB está cansado, dizem. Mas corre mais do que os outros. Não entendo.

O Postiga, por três vezes, simulou uma agressão na cara. Devia ter sido expulso para ganhar vergonha. E foi um dos melhores em campo.

O SCP na segunda parte teve duas oportunidades apenas. O SLB teve 6 ou 7. Queriam ganhar o quê?

O Javi Garcia dá um toque, não pontapeia. E o Postiga faz o movimento para criar aquela situação (como fez outras vezes neste jogo).

Na primeira parte há uma falta sobre o Sálvio dentro da área leonina. Na segunda parte, o mesmo Sálvio é rasteirado pelo Patrício. Eu sei que custa, mas a imagem por detrás da baliza é demasiado clara. Viu o amarelo.

O Coentrão está demasiado irritado, não entendo porquê. O lance patético da simulação devia quase valer castigo. Mas ele não estava espantado, Peyroteo, estava apenas a dizer que não tinha pedido falta (como se isso lhe valesse).

O SLB não teve sorte nenhuma, basta relembrar algumas oportunidades falhadas. Teve sim, uma enorme vontade de vencer o jogo.

"Mas dava toda a sensação que o jogo não chegaria aos penaltys". Nem mais.

Anónimo disse...

Obrigado, Peyroteo. De facto é demasiado forçado invocar fora de jogo no lance do golo do SCP.

pedro m disse...

Já vi e está fora de jogo...Os braços (acho que do Javi) não contam para avaliação dos fora de jogo.

Constantino disse...

O lance do golo do scp dou beneficio da duvida ao fiscal. Realmente os braços não contam para o fora de jogo e parece-me que esta um pouco adiantado, apesar de reconhecer que tambem pode ter a ver com o angulo da filmagem. Aliás, uma vez mais a SIC deu uma demonstração de como não transmitir jogos de futebol. É inacreditavel a falta de qualidade que as transmissoes desportivas da sic têm. E convem não esquecer que estamos a falar da estaçao que comprou os direitos de transmissao docampeonato de futsal ha uns anos e deu 4 ou 5 jogos numa epoca inteira.
Quanto ao nuno luz... não passa de um batráquio igual ao rui santos. Perdi a conta às vezes que o tipo disse que o scp era fraco a defender laces de bola parada e essa da substituição do pereira foi desarada. Já o homem recebia assistencia no banco e ainda ele dizia que o couceiro o estava a poupar ao 2º amarelo.
Ah, o penalty assinalado é falta e as outras 3 quedas a area não são nada de nada. Juro que cada vez que um tipo se atira para o chao na area depois de ganhar posição ao adversario a mim so me da vontade de lhe mandar uma bordoada com pau de marmeleiro na cabeça. A do Salvio entao, passa o patricio, baliza à merce e atira-se para o chão... dasse mais a mania de pensarem que sao o hulk....

Pedro disse...

Ver o Patrício a fazer o que o Peçanha faz habitualmente qd vem à Luz diz bem o que foi o jogo de ontem.

Vencemos pq lutámos por isso. Ir para os penaltys teria sido uma injustiça enorme. A equipa está a esgotar-se fisicamente, Jesus deve gerir melhor o plantel à disposição, ontem Airton e Fernandez nem no banco se sentaram, pq?

Por mim que se lixe Braga e aponte-se totalmente as baterias para o embate com o PSG.

Anónimo disse...

"Ver o Patrício a fazer o que o Peçanha faz habitualmente qd vem à Luz diz bem o que foi o jogo de ontem."
A stand up comedy do costume!!!
Enfim...nem ganhar sabem!

Anónimo disse...

Constantino, vê de novo o lance do Sálvio que referes. E fica atento à imagem por detrás da baliza. Vais ver que o Patrício toca claramente no pé esquerdo e que foi essa a razão da queda. Aliás, se há jogador do SLB que não se manda para o chão é o Sálvio, isso também é evidente.

O SCP não jogou nada, convém que isso fique claro. Compreendo que tenha sido um pouco melhor do que o habitual, mas foi muito mau. Longos perídos sem passarem do meio-campo e, pior, sem nunca terem feito uma jogada com princípio, meio e fim. Os padrões estão em baixo, mas não é preciso exagerar. Tiveram atitude, lutaram e dignificaram o Clube. Apenas isso, que é qualquer coisa de "serviço mínimo".

Importa ainda referir que o SLB acumula 18 vitórias consecutivas e, há bem pouco tempo, foi ao Dragão (com 10), Alvalade (com 10) e a Estugarda vencer tranquilamente. Este Domingo, deu a volta ao resultado a dez minutos do fim. Ontem, voltou a vencer, contra uma equipa que tudo fez para não sofrer golos.

Anónimo disse...

«O SCP não jogou nada, convém que isso fique claro.»

Que idiotice fanática.

O SCP teve oportunidades para ganhar o jogo, tal como o slb.

1 minuto ou 2 antes da bola de ressalto que permitiu o javi fazer o golo, o Mat14s tem uma chance clara de golo, o SCP teve muitos períodos em cima do slb.
Foi um bom jogo.

Ponham óculos para a próxima.

Peyroteo disse...

Ele já usa óculos :)

Anónimo disse...

"O SCP teve oportunidades para ganhar o jogo, tal como o slb."

Quantas? Duas. Nem mais, nem menos. O SLB, quantas? Queres que te apresente a lista?

"1 minuto ou 2 antes da bola de ressalto que permitiu o javi fazer o golo, o Mat14s tem uma chance clara de golo".

Verdade. O que não dizes é que antes dessa o SLB teve várias, três delas escandalosas.

Na minha opinião, o SCP não jogou nada. Fez duas ou três boas triangulações, entre dois/três jogadores. Mais nada. Eu não vi, tu viste? Conta.

Idiotice fanática é escreves slb e javi. Tens cá uma latosa para dizeres que os outros são fanáticos.

Peyroteo disse...

Luís, estás a dizer que aquela do Torsiglieri com o Salvio é penalty? Não foi, pá.
Tens algum sítio em que dê para ver o lance Patrício-Salvio? Na altura pareceu-me uma simulação mais conseguida do que a do Coentrão mas simulação na mesma.
E dizerem que o Sporting foi defender?! O Benfica só saiu do seu meio-campo lá para os 10 minutos...
O Benfica foi realmente superior nos últimos 15/20 minutos e foi aí que criou as oportunidades. Até aos 70 minutos, o Roberto fez mais defesas que o Patrício (até aí foi só mesmo o penalty).

Gein disse...

Creio que os sportinguistas esperavam um desastre de tal ordem que, por contraste a expectativas tão baixas, bastou uma exibição menos má para se sentirem contentes. Parece-me normal que assim seja.

Outra coisa que me parece normal mas não admissível é que uma equipa do Sporting, mesmo que a passar um mau bocado, fique com a lingua de fora só porque fez pressão durante 20 minutos.

Anónimo disse...

Confirma-se os benfiquistas estão completamente viciados nas queixinhas e na mania da perseguição sobre as as arbitragens.
Deve ser mesmo triste viver assim

Roger disse...

A mim o que me parece anormal e muito menos admissível é que a melhor equipa do Mundo e, quiçá, da Europa, precise de chegar aos 92 minutos para marcar o golo da vitória tangencial sobre a pior equipa da freguesia do Campo Grande.
O resto são pormenores...

Anónimo disse...

Gein, foi isso que quis dizer há pouco. É que o SCP pareceu-me mais cansado, o que é extraordinário.

Quanto ao primeiro parágrafo, também é essa a minha conclusão.

"Luís, estás a dizer que aquela do Torsiglieri com o Salvio é penalty? Não foi, pá."

Quando ouço falar em roubalheiras, limito-me a referir todos os casos que me suscitaram dúvida. Há um empurrão nas costas, para mim é falta, porque essas foram marcadas a meio-campo, e eu não entendo porquê a diferença de avaliação.

"Tens algum sítio em que dê para ver o lance Patrício-Salvio?"

Há um vídeo no youtube que tem o resumo normal do jogo, e essa imagem é claríssima que houve contacto faltoso.

"Na altura pareceu-me uma simulação mais conseguida do que a do Coentrão mas simulação na mesma."

A mim também me pareceu golo ilegal do SCP. Mudei de opinião.

"E dizerem que o Sporting foi defender?! O Benfica só saiu do seu meio-campo lá para os 10 minutos..."

O SLB entrou mal, o SCP entrou bem. Mas só isso. Não jogaram bem, pois não? Foi só atitude e concentração.

Aliás, o SLB não jogou muito bem. A espaços jogou bem. Na maior parte do tempo jogou mal. Contudo, o suficiente para ganhar.

Anónimo disse...

"A mim o que me parece anormal e muito menos admissível é que a melhor equipa do Mundo e, quiçá, da Europa, precise de chegar aos 92 minutos para marcar o golo da vitória tangencial sobre a pior equipa da freguesia do Campo Grande."

O que me parece anormal é haver gajos que insistem em recorrer a esta desculpa do "vitória tangencial sobre a pior equipa da freguesia do Campo Grande". Nunca serve para nada a forma de uma equipa num dérbi de Lisboa. Ou vês bola há pouco tempo, ou vês bola há pouco tempo.

Ah, e qualquer minuto é bom para se marcar um golo da vitória, seja contra o pior SCP, seja contra o Cascalheira. Vá lá, tu entendes isto, não entendes?

Peyroteo disse...

O Sporting não fez um grande jogo mas, dentro do que tem sido a realidade dos últimos jogos, era de esperar bem pior. E deu o berro lá para os 70 minutos, o que demonstra que também nesse aspecto, há muito a melhorar.
De qualquer forma, espero que o Sporting mostre a mesma personalidade até final do campeonato, pois o 3º lugar é fundamental e ainda faltam jogos muito complicados (Porto, Braga, Guimarães, tudo fora)

Anónimo disse...

Só não percebo aqui tanto interesse na Taça da Liga, quando há uns tempos andavam a ameaçar boicotes para ensinar ao país o que era isto da "Justiça Desportiva".

Para mim repito, o meu maior medo era levar uma goleada das antigas.Ganhar seria uma agradável surpresa, não desminto, mas nunca me irão a ver festejar uma vitória numa competição a prazo.

J.

Anónimo disse...

O discurso do Luis já não supreende ninguém. Inclui sempre "penalties por marcar a favor do Benfica".
Só varia é no numero, mas normalmente é entre 2-3. Está quase no mesmo escalão do Pedro, que e é entre 4 e 5.
J.

Anónimo disse...

J., um dérbi destes é sempre importante, seja qual for a competição (ou jogo treino).

Ainda bem que não festejaste (na altura ou posteriormente) a vitória do SCP na extinta Taça das Taças. Percebemos hoje que era também uma competição a prazo e isso ia contra os teus inabaláveis princípios.

O que gostavas mesmo era que eu ficasse calado. Isso é que era. Porque argumentares contra, tá quieto.

Comenta o segundo lance do Sálvio e diz-me que não existe contacto faltoso. Ou então, diz-me que contra o Marítimo aquele bracinho não foi também faltoso.

Anónimo disse...

Preferia que estivesses calado!?
Porquê!?
Se eu já sei o que vais dizer.
Normalmente é entre dois ou três.
Desta vez foram só 2, vá lá!
Mas se pedires ajuda ao Pedro, ele arranja-te dois mais e umas quantas expulsões.

J.

Anónimo disse...

A tua capacidade de argumentação é fantástica (ler com doses industriais de ironia).

Já aqui o escrevi por diversas vezes que me interessa discutir o trabalho dos árbitros. É isso que faço. Mas normalmente, faço-o, para o bem e para o mal, com gente que pensa como eu.

O problema, agora, é que tu não pensas sequer.

Anónimo disse...

resumindo, mais uma vez os vermelhos foram roubados!!!!
hilariante!!!

Jorge Borges disse...

Concordo com a opinião expressa no post.
Acho que o Sporting surpreendeu toda a gente pela forma como se exibiu na Luz.
Acho que foi um bom jogo de futebol, em que a vitória poderia ter caído para qualquer lado.

Grande parte do insucesso do futebol do Benfica em largos períodos do jogo deveu-se à pressão que os jogadores do Sporting exerceram.

Felizmente para mim, sorriu ao Benfica, se tivesse sido ao contrário, tinha ficado com um "melão".

Quanto ao árbitro, acho que fez uma boa exibição, e os cartões foram todos bem mostrados. Terá ficado um por exibir, salvo erro ao Martins, no lance que o Couceiro refere como tendo sido uma constante no jogo.
Javi/Postiga: não há qualquer pontapé.
Salvio/Patrício: as imagens de trás da baliza mostram que há toque, mas para mim, além de não ser suficiente para provocar a queda, o contacto dá-se porque o Salvio deixa a perna. Eu até posso compreender o que o Luis viu - se fosse noutro campo, com outros intervenientes, de outra cor talvez houvesse lugar à marcação do penalti. Para mim, objectivamente, não foi penalti, assim como o pseudo-empurrão de Torsiglieri ao Sálvio.

Pedro disse...

Qual foi o resultado do Barça ontem?

Fernando Duarte disse...

Estranho é que o mesmo "liner" que viu o penalty, não tenha visto Postiga a Ser pontapeado por Javi...?! Mas, como diz a crónica, "...é normal..."!!!?

Miguel disse...

Infelizmente só vi 3 minutos do jogo, mais infelizmente ainda os ultimos 3!

Estava à espera de perder uns 3 ou 4 a zero. Fiquei espantado qd vi os lances principais e vi que podiamos perfeitamente ter ganho o jogo.

Não gosto da taça da liga, acho que de facto como diz o joão é uma competição a prazo. A unica coisa que ainda lhe dá alguma graça são os jogos entre grandes. De resto...

Faltam 9 jogos para acabar o calvário. Jogando pelo menos como jogaram na Luz e o 3º lugar não foge. E para o ano há mais...

Anónimo disse...

O Marítimo também podia perfeitamente ter ganho o jogo. Bastava o SLB não ter marcado dois.

Anónimo disse...

Já agora, controla aí o teu FB que andas a postar mulheres nuas. :)

Anónimo disse...

Conclusões a tirar:

- Os vermelhos são sempre roubados e o mundo está contra eles.

- Ficam sempre 5 penaltis por jogo por assinalar, 3 expulsões dos adversários e 10 foras de jogo mal tirados.

Ai que são todos ladrões menos nós, os benfiquistas

Anónimo disse...

Outras conclusões: há gente que não sabe interpretar. Há gente burra. Há gente que não apresenta um único argumento mas adora discutir assuntos. Há gente estúpida. Há gente anónima e cobarde. E há gente que é tudo isto.

Anónimo disse...

Ui que o Luis picou-se. Lógico reveu-se em tudo o que foi escrito

Anónimo disse...

Reveu-se.

Estou picadíssimo. Nem consigo dormir tal é o meu estado de nervos.

Reveu-se.

mago disse...

O Luis reveu-se... e está tudo dito.

Anónimo disse...

Reviu-se. Gralha minha.

Anónimo disse...

Anda nervoso claramente....anda-lhe a fazer falta voltar aqui ao sector b32, com mais análises sobre a arbitragem!!!!

J.

qualquercoisa disse...

http://futebolfilosofal.blogspot.com/2011/03/estao-explicados-os-tres-trincos.html

Anónimo disse...

Já estive mais longe. Mas não ando absolutamente nada nervoso. Agora, se me conheces, sabes que não suporto imbecis que nada discutem. Há sempre espaço para o jocoso mas fazer disso todo o "discurso", aborrece-me.

Escrevi aqui no sector, muitas vezes, benefícios da arbitragem ao SLB. Isso, parecendo que não, defende-me. Já outros, optam por falar apenas nisso quando lhes interessa.

pedro m disse...

Ó luis o Anónimo não disse nada de mal, por exemplo eu concordo com ele...Roubam-nos penaltis, foras de jogo e expulsões em doses pornográficas. Agora até nos anulam golos por se jogar a bola com os joelhos.

Ó J. o Vilas Boas disse que estas vitórias nos ultimos minutos "transcendem o povo"...Tem calma não te atires a ele.