terça-feira, março 1

Benfica-Sporting e Valdés

Este é um dos derbys de mais fácil prognóstico de que me lembro. Acho que os adeptos de ambos os clubes estão convencidos que o Benfica vai ganhar. Claro que um derby tem sempre um certo grau de incerteza mas, para discutir a eliminatória, o Sporting tem de melhorar bastante e também esperar que o Benfica se exiba a um nível inferior ao que tem conseguido ultimamente.
Uma coisa é certa. Apesar de todas as vicissitudes, não se pode acusar os jogadores do Sporting de não se empenharem. A atitude está lá mas falta organização e alguma qualidade, apesar de haver jogadores acima da média e que, bem orientados, poderiam formar uma equipa interessante e minimamente competitiva. Não havendo um sistema de jogo consolidado, o Sporting acaba sempre por depender da inspiração de um ou outro jogador. Este ano, essas despesas recaem em Hélder Postiga e, sobretudo, Valdés. Este último quase passou por flop mas até o mais básico adepto de futebol reconhece ali qualidade acima da média. E a falta deste jogador está ligada aos últimos desempenhos e resultados da equipa. Repare-se, Valdés saiu da equipa após o jogo com o Marítimo (última vitória leonina) e apenas regressou em Olhão para se lesionar ainda antes do intervalo e com o Sporting a ganhar.
Muita gente fala da ausência de Liedson mas era sobretudo o chileno que fazia o Sporting jogar antes desta sequência vergonhosa de jogos sem vencer. Não tenho a certeza que fosse muito diferente com Valdés, mas a verdade é que era o jogador que trazia alguma imprevisibilidade ao futebol leonino. Agora que está apto, espero que ajude a equipa a garantir o 3º lugar. É o que resta desta época.

12 comentários:

Miguel disse...

Quando o Valdés é a fonte de imprevisibilidade está tudo dito. :)

Não teria lugar nem no 11 do benfica nem do porto. No Sporting, dou-te razão, é dos poucos que sabe tratar a bola.

O que não é, ainda assim, sinónimo de qualidade por aí além.

Peyroteo disse...

Confirma-se, não percebes nada de bola! :) No Porto tinha lugar. É bem melhor que o Varela

LMGM disse...

Peyroteo, como "arrumas" Valdés e Matias na mesma equipa?

Parece-me que o mais lógico seria junto do Postiga, saindo Vuk ou D'jálo (eu tirava Vuk).

Resumindo a minha equipa seria:

Patricio
Abel, Polga, Torsi, Evaldo
JPereira, ASantos, Matias, D'jálo
Valdés e Postiga

Peyroteo disse...

Pois, são dois jogadores que actuam melhor pelo meio mas ainda assim prefiro que um deles jogue nas alas para não ter de colocar o Abel. Contando com todos os jogadores do plantel, jogava com: Patrício, Pereira, carriço, polga e evaldo; Mendes e zapater; valdes, Matias e izmailov; Postiga.
Hoje em dia, sem Mendes e izma, jogavam andré santos e djaló.

Miguel disse...

Concordo com o teu 11. ;)

jvl disse...

Não preteria o André Santos em favor do Zapater. O meu 11 seria:

RP, JP, Carriço, Polga, Evaldo, André Santos, Zapater, Matías, Salomão, Vuk, Postiga.

jvl disse...

Estando o Valdés a 100% tirava o Vuk ou o Salomão e encostava o Valdés à linha. Apesar de não render tanto, deixava o meio para o Matías.

O Anti Lampião disse...

e preparem-se para o ambiente de terror
http://oantilampiao.blogspot.com/2011/03/cuidado-maritimo.html

" E ganharam, imagine-se o que não teria sido se não vencessem"

Pedro Almeida disse...

Não sei se será assim tão fácil.
O Benfica irá muito provavelmente jogar sem 3 ou 4 titulares, a equipa está estoirada com tantos jogos seguidos:
Aimar (de certeza), Saviola?, Coentrão?, Javi?, Gaitan?, Cardozo?
E depois na prática este será o último jogo da época para o Sporting e de todos os jogos será este que os jogadores farão das tripas coração para ganhar.

Virgílio disse...

Eu experimentava o seguinte (considerando que Valdés está completamente recuperado e a fazer uns treinos, pós lesão, convincentes):

Em 4*4*2.

RPatrício;
JPereira, DCarriço, APolga, Evaldo;
ASantos, Vuk (ou Zapater), Valdés, Yannick;
Matias, HPostiga.

(Matias como 2.º avançado a 'descair' para o lado contrário ao do Yannick, caso optasse por um esquema mais defensivo, e menos preocupado em fechar o flanco em acções defensivas, no caso de jogar com Vuk, num esquema bastante ousado para actual conjuntura: momento que atravessamos e o adversário que enfrentamos. Valdés sempre, mas mesmo sempre, a 10.)

SL

Miguel disse...

O zarolho quer vingança:

Diamantino sente que o Benfica «está muito mais forte que o Sporting» e se o Benfica não facilitar «pode assistir-se a uma goleada», uma vingança do célebre 7-1, sofrido pelo Benfica no antigo Estádio de Alvalade. «Era a altura ideal» para essa vingança, afirma o antigo médio das águias.

Jorge Borges disse...

Apesar de concordar com a análise a ambas as equipas, este tipo de jogos são especiais e imprevisíveis, e se o Benfica não encarar o jogo com extremo respeito, vai-se dar mal.

O facto deste jogo poder dar ao Sporting o acesso à final da única competição que ainda pode conquistar pode ser uma motivação extra e catapultar os jogadores do Sporting para uma grande exibição.

Apesar de mais fraco, o Sporting é sempre o Sporting, um adversário de respeito.