terça-feira, março 15

Dinheiros da Rússia!!!

É o grande destaque no dia de hoje em relação ás próximas eleições no Sporting.
BdC tem desde já um mérito. Passou de ser um perfeito desconhecido a ser o centro das atenções destas eleições. Desta vez com a apresentação do fundo de capitais proveniente da Rússia.
Devo confessar que estas coisas vejo sempre com uma certa desconfiança. Preferiria que um clube se financiasse com os ganhos das sua própria actividade. No entanto, por outro lado devemos compreender que esse foi o grande objectivo do tão afamado Roquetismo e talvez o seu maior fracasso. Isso e rodear-se de pessoas que pouco percebiam de futebol.
O Sporting viveu da ilusão que poupando nos custos, investindo na formação, e ir á Champions de vez em quando seria suficiente para pagar a sua actividade. Hoje sabemos do resultado desta estratégia. Assim, que para aqueles que se caracterizam por uma maior aversão ao risco (como eu!!!) talvez pudessem pensar que este seria o melhor caminho.Especialmente comparando com os mais directos rivais já que tanto o Porto, como Benfica decidiram adoptar por outras estratégias.
Lá no Norte, fruto de uma capacidade única na Europa em mais valias conseguem atrair jogadores que o Sporting não consegue. O Benfica, fruto da simpatia de investidores nacionais, consegue valorizar juniores e não só, a preços vantajosos, conseguindo assim igualmente uma capacidade de investimento díficil de igualar.


Então das duas uma, ou conseguiamos formar e vender um Nani cada ano e com isso financiar a nossa actividade(que já sabemos também ser impossível), ou talvez devêssemos repensar a forma de conseguir capitais para igualar a capacidade de Porto e Benfica.
BdC mostra apenas uma opção e explica pormenorizadamente o fundo em questão.Haverá quem goste e quem não goste. Mas mais que puramente criticar, espero que haja outros que consigam fazer o mesmo para as suas opções e que no fim sejam os sócios a escolher o melhor candidato.

8 comentários:

Peyroteo disse...

Então?! :) Sim ou não?

Anónimo disse...

Continuo a ter as mesmas dúvidas de antes, no entanto devo apreciar que se tem caracterizado por defender as suas próprias ideias e não tanto criticar os demais candidatos.
Mostra vitalidade e confiança em si mesmo, resta saber se terá de facto a competência.
Eu continuo com dúvidas....

J.

Peyroteo disse...

Dúvidas haverá sempre mas isso vale para todos. É uma candidatura que está a fazer mossa na de Godinho Lopes que todos os dias envia alguém diferente para deitar abaixo o Bruno de Carvalho. Em vez disso, poderia explicar melhor o que quer para o Sporting.

Carmo disse...

Exactamente, BdC apresentou detalhadamente um fundo ao contrário do outro (GL) que diz ter 100 milhões para investir mas até agora nada. E até já se fala que esse mesmo outro já terá tentado obter desde hoje demanha junto a Brás da Silva o fundo angolano que o próprio diz que tinha…tanto é o desespero.

Bruno de Carvalho está no bom caminho, ele sabe disso, o outro também, todos nós sabemos. Dia 26 teremos a resposta. Eu voto Bruno de Carvalho!!!

Peyroteo disse...

Vejam a convicção! http://www.youtube.com/watch?v=R6Xz8fSIMh4

LMGM disse...

João, "Preferiria que um clube se financiasse com os ganhos das sua própria actividade. No entanto, por outro lado devemos compreender que esse foi o grande objectivo do tão afamado Roquetismo e talvez o seu maior fracasso."

O fracasso do Roquetismo, para mim não foi esse, foi no imobiliário e no plano financeiro que sustentava esse plano imobiliário. O que causa ainda mais estranheza porque isto era aquilo que eles percebiam.

"O Sporting viveu da ilusão que poupando nos custos, investindo na formação, e ir á Champions de vez em quando seria suficiente para pagar a sua actividade. ... Lá no Norte, fruto de uma capacidade única na Europa em mais valias conseguem atrair jogadores que o Sporting não consegue."

Eu continuo a viver essa ilusão! Continuo a pensar que o Sporting pode viver e crescer da sua actividade. Sendo que para mim essa actividade é o Desporto e não o financeiro ou o imobiliário.

É neste mercado que tens erros graves e incapacidade de ler o mercado. Exemplo, se perguntares a qualquer nosso adversário nenhum adepto gostou de perder Lisandro ou Ramirez. Nós também não gostámos de perder Moutinho ou Veloso.

A diferença é que eles venderam em alta e nós em baixa. Com facilidade poderias retirar dos negócios Moutinho e Veloso mais 10 milhões, caso tivessem sido vendidos no momento certo.

Obviamente que quando vendes jogadores de grande importância para a equipa tens de responder com idêntico investimento qualitativo. De novo um exemplo, este ano o Porto vai vender Hulk ou Falcão, mas Walter já está comprado e basta mais um pequeno investimento para reequilibrar o plantel.

O Benfica provavelmente vai vender Cardozo, e já tem Kardec para lançar.

Nós vamos vender...

E temos já preparado para lançar...

Resumindo, foram perdidos momentos de rentabilização de activos e de investimento na equipa fundamentais para não tornar o Sporting dependente do financeiro.

Agora vais ter de arriscar, num fundo ou em crédito? É virtualmente igual, olha é ver quem são os directores desportivos e treinadores e escolher os que achares melhores.

Hugo disse...

Visto de fora, parece-me que o Bruno Carvalho tem o mérito de pôr todas as outras candidaturas a falarem dele e das suas propostas

Mr. Shankly disse...

LMGM, Walter? Kardec? Desconfio que tanto o Porto como o Benfica vão andar à caça de outro avançado, porque estes dois para já não servem. E o mercado de Verão vai ser bem animado, porque como de costume os alvos vão ser os mesmos.

Quanto ao fundo, tenho tantas, tantas dúvidas. Não duvido que o Sporting precisa de uma injecção de capital, mas com este tipo de fundo, segundo dizem, dificilmente ocorrerá essa injecção a curto prazo. Deve haver estatutos para alterar, etc.