quinta-feira, março 10

Sporting e Liga Europa

No Sporting, as atenções estão todas viradas para as eleições. Bruno de Carvalho ganha cada vez mais força, catapultado por sondagens favoráveis, e pode ser a grande surpresa de dia 26. O candidato apresentou ontem a sua lista, com nomes pouco sonantes mas isso não é o mais importante. Interessa é que sejam pessoas competentes e com capacidade e vontade de colocar o Sporting nos eixos.
Para já, e duvido que esta situação se altere, é o candidato que transmite mais confiança.

Liga Europa. 3 equipas portuguesas em campo, 3 níveis de dificuldade. O Benfica tem, na minha opinião, o adversário mais acessível. O PSG já não é a equipa temível dos anos 90 e a única coisa que pode equilibrar a eliminatória é a condição física dos encarnados, que parece precária.
Num segundo nível de exigência está o Porto. O CSKA é forte, experiente e a meteorologia joga a seu favor hoje. É uma equipa que vai exigir muito do Porto.
Quanto ao Braga, tem o confronto mais complicado mas não impossível. Aliás, sem Gerrard e Suarez, o Braga dificilmente será derrotado hoje. Pior será suportar Anfield.

10 comentários:

Anónimo disse...

O candidato que transmite mais confiança porquê!???

Porque tem o Inácio a DD, mais uma série de gente que ng conhece!?
Acho que até nós aqui no Sector arranjavamos uma melhor lista.

Continuo a achar que o Godinho é a melhor opção.
Carlos Freitas e Duque, dão garantias no futebol. Estamos a falar de dois campeões aqui.
Depois Nobre Guedes, que conseguiu no pior momento do clube reestruturar financeiramente o Sporting.

Ainda não consigo perceber como é que não consideram esta lista, a melhor!??

Granda azia hoje não poder ver o Sporting jogar....

J.

Peyroteo disse...

Dois campeões, certo. E o Inácio foi o quê? O Luís Duque foi dos que ajudou a atirar o Sporting para o fosso pois constituiu o plantel mais caro da história do futebol português (2000/2001) para ficar em 3º. Passados 10 anos acredito que mais ninguém tenha chegado ao que o Sporting gastava em ordenados nessa época.
Sem falar que é arguido num caso vergonhoso de corrupção e nem pode sair do país. E faz parte da lista de Godinho Lopes, que é outro...
O Miguel já falou aqui sobre esta lista e só um sportinguista que esteja muito longe pode querer esta gente de volta.
O Inácio não será treinador. Não sei o que pode dar como Director Desportivo mas é preferível ao Luís Duque. Pelo menos é o que eu acho.

LMGM disse...

Só uma incorrecção que repetida muitas vezes pode virar verdade.

Inácio é candidato a Vice-Presidente com o pelouro do futebol, não é DD, nem DF, nem Treinador. Não será alguém que se pode demitir caso não se goste do seu trabalho, é eleito e fará parte de uma direcção que tem de escolher (ou não) esses cargos todos.

LMGM disse...

Peyroteo, Luis Duque, se a memória não me atraiçoa, demitiu-se na altura por não serem da SAD verbas que eram desviadas para a Comércio e Serviços e geradas pelo futebol (direitos televisivos, publicidade e merchandising).

Hoje a Comércio e Serviços foi incorporada na SAD, eu concordo com isso hoje e no passado.

Houve erros graves de má leitura dos ciclos naturais do futebol e das equipas. Com a saída de Jardel era obrigatório investir (a tarefa seria mais fácil se Jardel tivesse sido bem vendido...) tal não aconteceu. Assim como, no inicio do mandato do Bettencourt se era para manter Paulo Bento e uma equipa já esticada era preciso investimento, também não foi feito.

Pior foi feito investimento quando os adversários estão em alta, dificilmente o Sporting seria campeão, quando vendeu os seus principais jogadores e apostou num treinador novo e inesperiente a este nivel.

Este feeling de mercado e da industria do futebol, antecipar momentos, reconhecer talento e necessidades de investimento Duque tem. É caro? É, muito. Temos capacidade para o executar, não sei, vejo as receitas fixas durante os próximos 6 anos pelo menos, excepto se o Sporting for capaz de valorizar os seus putos e eles no futuro como no passado continuarem a patrocinar o clube.

Peyroteo disse...

Mas que credibilidade tem o Sporting com Luís Duque e Godinho Lopes?

LMGM disse...

Credibilidade onde Peyroteo? Na Banca aparentemente terá, aliás tenho apreciado ouvir nomeadamente de Bruno Carvalho e Godinho Lopes, que as soluções para esta e a próxima época (leia-se garantias de liquidez) estão asseguradas qualquer que seja o eleito.

Isto é fundamental para os sócios poderem escolher em consciência o que querem para o futuro.
Não separo os candidatos em crediveis e não crediveis. São todos Sportinguistas com a coragem suficiente para se apresentarem a eleições num periodo particularmente dificil para a vida do clube. Merecem respeito, todos!

Estou-me borrifando para rupturas e continuidades, disse aqui quando foi discutida a venda do patrimonio, e onde os sócios tiveram oportunidade de escolher um caminho, que com esse facto (venda do patrimonio) a dependência do nosso sucesso futuro relativamente ao pontapé que vai o poste passava a ser decisiva.

Era imperativo, o projecto desportivo de Soares Franco e Bettencourt ter bons resultados desportivos (leia-se Champions e campeões). Soares Franco ainda cumpriu metade, Bettencourt, nada.

De novo, o fundamental vai ser nestas eleições avaliar os projectos desportivos de cada candidato, o seu sucesso vai ser fundamental.

Tudo o resto é mais (leia-se soluções de cada candidato), endividamento e/ou venda de patrimonio (desta vez desportivo).

As únicas coisas que podem fazer respirar o Sporting são sucessivas presenças na Champions e vendas anuais do calibre de Nani.

Caso contrário, não interessa se o candidato é de ruptura ou continuidade, gastador ou poupadinho, pura e simplesmente é impossivel gerir uma organização em defice continuo.

Peyroteo disse...

Credibilidade em termos pessoais. É quase como votar em Vale e Azevedo

LMGM disse...

Nesse ponto estou perfeitamente de acordo.

JL disse...

Vale e Azevedo?!

Godinho é o Bettencourt desta eleição e das poucas coisas que sabemos dele é que não é um "Vale e Azevedo" ou um "bigodes".

Já BdC é precisamente um potencial "Vale e Azevedo". Candidato incógnito, que aproveita um momento de crise e cujas indicações dizem que é um burlão de primeira. Cuidado!!!

Para mim, são todos maus. Mas há 2 coisas que me fazem pensar:

- gostemos dele ou não, Carlos Freitas está nos momentos altos do Sporting e sempre que saiu, o clube afundou-se. Até agora e mais de 10 anos, as alternativas a ele são: zero!

- Se GL é a continuidade, porque está o antigo rosto da rotura na sua lista? Aliás, PPC tinha uma lista bem melhor do que a de BdC e hoje se calhar tinha fortes hipóteses de ganhar. Porque está ele (e outros) na lista de GL? Isto devia ser explicado claramente pelos próprios...

jvl disse...

"Depois Nobre Guedes, que conseguiu no pior momento do clube reestruturar financeiramente o Sporting."

Então porque é que já se fala de nova re-estruturação?! São uns viciados, deve ser por isso.