segunda-feira, outubro 3

Resumo.

Fim de semana raro, com a vitória dos “três grandes”. O Braga parece não aguentar a pedalada das competições europeias, mas vamos por partes.

SLB Vitória incontestável, frente a um Paços medíocre, sem o mínimo argumento para justificar um ponto, sequer. Saviola aparece com golos, depois de ter aparecido com assistências. Jesus tem o mérito de ter continuado a apostar no argentino, quando meio mundo exigia a sua substituição.

A arbitragem foi miserável mas o que se pode dizer? Parece já normal termos jogos onde a incompetência dos árbitros é assumidamente uma parte do jogo. Felizmente, ganhámos. Mas já cá volto. Três pontos conquistados e liderança a par do FCP garantida.

Os portistas não deram hipótese e foram “passear” a Coimbra onde a equipa da casa se limitou a esperar que o jogo terminasse. Não sei se foi a resposta à “crise”, ou não, sei que foi o desfecho lógico de um jogo em que o FCP foi superior durante 90 minutos.

O Sporting continua a motivar os seus adeptos e, mesmo sem ter feito uma grande exibição (longe disso, até), tem uma qualidade inegável: grande espírito de equipa. Capel “à la Futre” e uma defesa que foi suficiente para tão fraco opositor.

Os sportinguistas parece que descobriram, agora, que os árbitros são frescos. O “post” do Miguel é um retrato disso mesmo. O que no ano passado eram “coisas do futebol” e “os adeptos e a emoção e não sei quê”, este ano são roubos. Sempre o foram, lamento informar.

Campeonato ao rubro, com SLB e FCP a mostrarem que estão fortes internamente e com um SCP a apresentar uma consistência que pouca gente esperava. É mesmo, até ao momento, a grande surpresa da competição.

42 comentários:

Peyroteo disse...

Vi o jogo do Benfica apartir do momento em que o Paços marcou e logo depois podia ter empatado (desconfio sempre dos jogadores emprestados que falham golos fáceis!) mas via-se que mesmo com o 2-2 o Benfica ganharia. Aos 4-1 (cabrão do Nolito) mudei de canal.
O Porto venceu facilmente. Pedro Emanuel mudou a estratégia, vá-se lá saber porquê e no final desfez-se em elogios ao adversário.
Sobre o Sporting já falei. A equipa está motivada e consistente, tem reagido de forma admirável às adversidades e passou 2 testes exigentes com distinção.
Este Sporting já é muito melhor do que o do ano passado mas isso é normal tal a diferença de qualidade dos jogadores de um ano para o outro.

Miguel disse...

luis, contigo não falo de arbitragens porque não consegues ser objectivo.

Por exemplo, a arbitragem no Porto-Benfica foi muito boa, mas não te mereceu um post a elogiá-la. Mas fizeste um post em que partias do principio que o Jorge Sousa por ser super dragão ia roubar o Benfica. Já vives com esse preconceito...

Partes de uma premissa (provavelmente certa, admito, que está tudo inquinado) mas que limita tudo o que vem a jusante. Aliás, partindo dessa premissa nem percebo porque continuas a falar tanto de árbitros. É chover no molhado, ou não é?

Miguel disse...

Quanto aos outros pontos do post:

Não vi o SLB.

Vi o Sporting e acredito que vai lutar pelo titulo até ao fim. Se não tivéssemos sido espoliados de pontos nas primeiras jornadas íamos em 1º lugar.

Não esperava que o Porto fosse tão autoritário em Coimbra. Aliás, não estava mesmo nada à espera do jogo que o Porto fez.

Ao contrário do que 99% dos adeptos pensavam, o Sporting entrou nas contas do campeonato. Essa imprevisbilidade acrescida está a deixar muita gente mais nervosa do que o costume.

Anónimo disse...

Calmex, Miguel.

Em relação ao jogo do FCP, não podia falar de uma arbitragem de um jogo que não vi. Essa premissa mantenho-a e acho-a correcta.

O post do Jorge Sousa, elucida-me, onde "partia do princípio" que iamos ser roubados. Vai ler o "post" e vê lá se não és tu que concluis isso mesmo.

Há umas semanas atrás insurgi-me contra o facto de um jogo do FCP er arbitrado por um ex-condenado por corrupção. Não me insurgi contra o facto de estar a arbitrar o jogo do FCP. 90% das pessoas achou que eu estava a dizer que o FCP era corrupto.

Continuo a falar de árbitros sempre que posso, porque entendo que fazem parte do jogo e, em Portugal, fazem quaestão de manipular resultados (ou tentar). Hei-de falar nisso até me deixarem, chova no molhado ou não.

Mas, espera aí, explica-me o teu "post" então. Deixa estar, eu entendo-o perfeitamente.

Anónimo disse...

"Vi o Sporting e acredito que vai lutar pelo titulo até ao fim. Se não tivéssemos sido espoliados de pontos nas primeiras jornadas íamos em 1º lugar."

Repara nesta:

"Vi o Benfica e acredito que vai lutar pelo titulo até ao fim. Se não tivéssemos sido espoliados de pontos nas primeiras jornadas íamos em 1º lugar."

No ano passado, tu dirias "joguem à bola", "os adeptos perdem a razão quando a equipa perde".

Peyroteo disse...

Esqueci-me de referir que não concordo contigo, Luís, quando dizes que o Sporting não fez uma grande exibição. Na 1ª parte fez, mesmo em inferioridade, dominou o meio campo, trocou a bola, criou algumas jogadas em ambos os flancos. Na 2ª parte desistiu disso, porque não dava para aguentar, já que se tinha vivido semelhante desgaste na 5ª feira.
Diga-se também que o Guimarães passa por fase má. 11 contra 11, aquilo caminhava para goleada.

Anónimo disse...

Sim, mas quando o digo, digo-o mais no sentido em que "nem podia fazer uma grande exibição, face às condicionantes".

Miguel disse...

Eu digo sempre "joguem à bola" porque admito que o erro existe. Não me refugio em arbitragens, excepto qd estas são de facto condicionadoras o que, na minha opinião, não acontece na esmagadora maioria dos jogos.

Ontem foi uma arbitragem provocadora. Só não perdemos porque não calhou. Jogar mais de 70 minutos com menos um jogador é desesperante. Como a expulsão decorreu é mesmo provocação porque uns minutos depois aconteceu uma entrada igual e nada...

Este ano, quer queiram quer não, o Sporting está a ser mais prejudicado do que beneficiado.

Ouvi alguém dizer que na Liga da verdade do Record o Sporting ia em 1º. Não sei como contabilizam essas coisas e não me parece um exercício muito sério. Por exemplo, a expulsão desonesta do Rinaudo, como entraria nessas contas? Mas vale o argumento de que estamos de facto a ser mais prejudicados este ano...

@oel@ disse...

Mais uma vez o Luizinho a esconder o que realmente queria dizer no post.
Depois são os outro burros que não querem perceber.

Não vi o game do slb, "arbitragem foi miserável" porque?

LMGM disse...

"Os sportinguistas parece que descobriram, agora, que os árbitros são frescos."

O Porto é organizado.

O Sporting é calimero.

O Benfica luta pela verdade desportiva.

In vino veritas!

Anónimo disse...

Miguel, no jogo de sábado não foi só erros e incompetência. Por acaso, o adversário era fraquíssimo.

Deves ter memória curta. No ano passado, em Guimarães, assistiu-se a um roubo imcomparavelmente maior do que o de ontem, já depois dos "erros" contra a Académica e contra o Nacional.

Relembro-te que o SLB venceu 18 jogos seguidos e nunca conseguiu ganhar pontos ao FCP, até ir a Braga para mais uma roubalheira. Os árbitros são os mesmo.

Eu só me espanto é que tu agora te insurjas.

Anónimo disse...

LMGM,

conheces bem a minha opinião acerca do assunto.

O SCP, através de direcções complacentes, pouco tem feito para alterar as coisas.

No ano passado, foram beneficiados muitas vezes, verdade? E o SLB foi prejudicado nas primerias 5 jornadas. E quem eram os calimeros?

Os árbitros são sempre os mesmos.

Em relação ao presidente do meu clube, pouco mais posso dizer, já disse tudo, várias vezes.

Peyroteo disse...

E agora quero ver a coerência no castigo a aplicar ao Rinaudo.

Anónimo disse...

Mas qual coerência? Andamos aqui todos ao mesmo, sem o perceber.

O Miguel prefere "criticar-me" por falar em demasia dos árbitros.

Tens um gajo na Liga que fez parte da pandilha lá de cima, fingiram que se chatearam (e ainda lá está com o apoio do SLB, por exemplo) e estás à espera de coerências?

Quando o outro apenas se limitou a cumprir a Lei, enquanto não o tiraram de lá não descansaram.

Aliás, vê as ameaças que fizeram ao Hermínio. Coisa pouca. Agora querem falar de coerência?

LMGM disse...

Luis, para me queixar da arbitragem tenho que fazer primeiro o meu trabalho que é jogar melhor que o adversário.

Depois posso queixar-me da arbitragem por dois motivos:

1- Maus árbitros

2- Árbitros corruptos

Sobre corrupção já sabemos quem e como a pratica apenas ainda não se recolheu prova de qualidade suficiente para os tribunais actuarem na medida directa do fenómeno.

Sobre a qualidade, só não sei o que estão a aguardar para repetir o que quer que seja que provocou a greve dos árbitros.

Por amor de deus, façam ou digam ou inventem seja lá o que for, mas tirem-me estes profissionais da treta dos campos de futebol, se não for de todos ao menos daqueles onde joga o Sporting.

Anónimo disse...

LMGM, não podia concordar mais contigo.

À excepção disto: "Luis, para me queixar da arbitragem tenho que fazer primeiro o meu trabalho que é jogar melhor que o adversário."

O SCP, tem todo o direito de estar a jogar mal e, mesmo assim, vencer o jogo. Isso do jogar melhor do que o adversário não faz parte das obrigações para o derrotar, desculpa lá.

Esta é, e sempre foi, a minha opinião.

Pedro disse...

Não LMGM é essa premissa errada que sustenta a podridão que é o nosso futebol.

Tu não tens nada que jogar melhor q o adversário para poderes falar de arbitragens. NUNCA. Tu tens q falar de arbitragens sempre q elas te dêm motivos para isso.

Quantas e quantas vezes quem joga pior vence um jogo? Isso é futebol. E quantas e quantas vezes tu jogas pior pq o árbitro provoca isso? Isso já não pode ser futebol.

Com arbitragens honestas o ano passado os corruptos não tinham sido campeões e ninguem falaria de uma época história, da tal superioridade q manifestaram etc etc...nos tais 18 jogos seguidos q o SLB venceu q o luis falou, no campeonato o SLB nunca conseguiu ganhar pontos aos corruptos pq eles apesar de não estarem a jogar um chavelho foram escandalosamente beneficiados numa série de jogos q ganharam ou por penalty inventado ou golo irregular, etc. E assim se mantiveram lá na frente. Se tivessem perdido esses jogos como devido a história seria totalmente diferente.

E não preciso q o meu SLB faça exibições de luxo para o dizer. Eu quero é verdade desportiva. O jogar bem ou jogar mal é assunto toalmente diferente.

Pedro disse...

O futebol português só não é podre, nas épocas em que o benfica é campeão.

Pedro disse...

Não, continua a ser podre. Só que dessas vezes conseguimos ser mais fortes do que a podridão que vocês alimentam.

Basta ver o ultimo titulo e o q se passou em Braga e no Dragão...

Ricardo disse...

A ver se percebo: Rinaudo foi mal expulso, é isso?

LMGM disse...

Luis, nada contra vencer o jogo a jogar mal, mas se não o conseguir (jogando mal) não devo queixar-me da arbitragem ou pelo menos esse não deve ser o ênfase da derrota ou empate.

Deves querer dizer que eu posso jogar mal e perder por um lance mal avaliado pelo arbitro e nesse caso tenho direito de queixa. Concordo.

Ou então, o meu mau jogo foi provocado pela arbitragem e não pela qualidade técnico/táctica da equipa, também concordo.

Agora quando não consigo fazer três passes seguidos sem perder a bola ou mandar um balão... tenho mais que me queixar.

Não encontro reacções cooperativas de uma classe contra nenhum clube nacional excepto o Sporting, obviamente que a razão para este facto só pode ser o Sporting, as suas Direcções e os Sportinguistas só agora descobriram que os árbitros são fresquinhos.

P.S. - Já agora o Benfica apoia as diversas propostas do Sporting para melhorar a arbitragem? Em caso de resposta negativa, quais são as suas propostas alternativas?

LMGM disse...

Ricardo, será que consegues responder tu a essa questão?

Anónimo disse...

LMGM, em termos da direcção do SLB, já o escrevi, tenho vergonha. Não respondo por eles. São demasiadas incoerências, demasiados papagaios que muitas vezes ajudaram o clube a afundar-se.

Sempre achei que o SLB e o SCP deveriam estar juntos nisto. Não se trata de serem amigos. Trata-se de juntarem esforços para que se atinjam objectivos. Quais? Exigir e garantir a equidade nas arbitragens.

Mas aqui, volto a discordar: "Agora quando não consigo fazer três passes seguidos sem perder a bola ou mandar um balão... tenho mais que me queixar."

Mas deves queixar-te da qualidade de jogo da tua equipa. Mas não podes ignorar as arbitragens se comprovadamente te prejudicam e beneficiam outros.

"Não encontro reacções cooperativas de uma classe contra nenhum clube nacional excepto o Sporting,"

No ano passado, a classe, "com classe" juntou-se em reacção corporativista nas primeiras 5 jornadas, contra o SLB. COntra vocês, este ano, foi ainda mais descarado, mas em ambos os casos tiveram o mesmo resultado. Sacar pontos.

Ricardo disse...

Isto é muito simples:

- o Benfica queixa-se do estado das arbitragens em Portugal, porque o estado das arbitragens em Portugal é, sem outra palavra, uma merda.

- o Sporting queixa-se do estado das arbitragens em Portugal, quando sente que pode lutar pelo campeonato. Se, como no ano passado, souber que não tem pedalada e vir o estado de merda das arbitragens em Portugal foder a torto e a direito o Benfica nas primeiras jornadas, o Sporting nada tem a dizer sobre o assunto do estado das arbitragens em Portugal.

Enquanto assim for, quero que as parcerias com o Sporting fiquem fechadas no olho do cu do boi. Parcerias com dirigentes (e muitos adeptos) que, por ódio ao rival, aceitam que a verdade desportiva seja posta em causa, só vindo a terreiro quando, coitadinhos, viram o seu pitbull ser expulso por entrar a pés juntos a um adversário, obrigado, mas não.

Enquanto o Sporting mantiver o trauma profundo que tem com o Benfica, deixemo-los estar ou sós ou agregados aos corruptos. É companhia que não interessa a ninguém.

Pedro disse...

"Blogger Pedro disse...

Não, continua a ser podre. Só que dessas vezes conseguimos ser mais fortes do que a podridão que vocês alimentam.

Basta ver o ultimo titulo e o q se passou em Braga e no Dragão...

12:28 PM"

Speachless

@oel@ disse...

Ó Ricardinho e tu o que tens a dizer sobre as arbitragem deste campeonato nos jogos do SCP?

"- o Sporting queixa-se do estado das arbitragens em Portugal, quando sente que pode lutar pelo campeonato. Se, como no ano passado, souber que não tem pedalada e vir o estado de merda das arbitragens em Portugal foder a torto e a direito o Benfica nas primeiras jornadas, o Sporting nada tem a dizer sobre o assunto do estado das arbitragens em Portugal.
Enquanto o Sporting mantiver o trauma profundo que tem com o Benfica"

Trauma aqui é de quem? do SCP ou do SLB cabeçudos?

GreenMan disse...

O que o Ricardo tem é mto simples: Alzheimer.
Desde quando é que o benfica dá liçoes de moral? Quando o Dias da Cunha (lembram-se) falava do sistema, não vi nenhum dirigente encarnado a chegar-se à frente a apoiar. Tb não ouvi nenhum dirigente do Sporting em escutas telefónicas, a pedir o Joao "pode ser" Ferreira...
Sejam coerentes e deixem-se de merdas!

Pedro disse...

ò Miguel tás a ver como são iguais aos azuis? Até a estupida argumetnação das escutas usam...LOL

Dias da Cunnha fez o q? Falou do sistema? Ena..uau...isso é mesmo fantástico. Fazer qqr coisa contra o sistema é q é mais chato né? Se calhar não dava segundos lugares conquistados à base do q sabemos né?

Sim...de facto o ENORME tem razões para ter traumas com o terceiro clube a nível nacional...ui ui...

Peyroteo disse...

3º clube a nível nacional?! Eh eh. O Porto deve ser o 2º, pelos vistos.

Peyroteo disse...

Nos jogos do Sporting, só falta mesmo os árbitros fazerem isto:

http://www.youtube.com/watch?v=iBKPXNDVmpw

:)

LMGM disse...

Ricardo, a ver se percebo, mas o Rinaudo foi bem ou mal expulso?

Miguel disse...

Pedro e luis, como também já me deviam conhecer pelo que escrevo ao longo dos anos, a minha posição é a mesma do LMGM. Ou seja, "para me queixar da arbitragem tenho que fazer primeiro o meu trabalho que é jogar melhor que o adversário."

É a minha crença e justifico-a mais uma vez. Porque sem jogar com qualidade as hipóteses de ter sucesso desportivo não existem. Com ou sem árbitros.

Anónimo disse...

Ve-se mesmo que não vias bola nos finais dos 80, inícios de 90. Equipas campeãs sem jogarem um caralho, com plantéis ridículos! Com ou sem árbitros... lol

LMGM disse...

Luis, falando dos anos 80 (ou de 2005 tanto faz), sabes o que é um penalty à Benfica?

Miguel disse...

1986-87 - Benfica
1987-88 - FC Porto
1988-89 - Benfica
1989-90 - FC Porto
1990-91 - Benfica
1991-92 - FC Porto
1992-93 - FC Porto
1993-94 - Benfica

"Equipas campeãs sem jogarem um caralho, com plantéis ridículos!"

4 para cada lado nesta amostra de 8 anos (habilidosamente escolhida) ;)

Anónimo disse...

Eram tempos em que os roubos aconteciam mas a força vermelha era muito maior. Alguns desses campeonatos foram conquistados apenas e só porque eramos MUITO superiores. Mas isso nem sempre chegava.

Aliás, tens aí o mais sintomático deles todos, o dos golos do César. Não o perdemos também, sabe-se lá como. Ou até se sabe, foi com aqela vitória nas Antas!

Pah, até o CAS foi campeão com um plantel de bradar aos céus.

LMGM, sei sim. São todos aqueles que são assinalados, uns bem, outros mal.

Pedro disse...

"Eram tempos em que os roubos aconteciam mas a força vermelha era muito maior. Alguns desses campeonatos foram conquistados apenas e só porque eramos MUITO superiores. Mas isso nem sempre chegava."

HAHAHAHHAHAAHA o Miguel entalou.te e bem.

Anos 80 e 90 blbablalblbalbalba....hahahah a força vermelha era maior...é a tal coisa, só há corrupção quando o Porto ganha.

Este luis é um prato

LDP disse...

"1993-94 - Benfica"

Espero nao ter percebido mal, mas...sò assim de memòria:

Neno e Silvino
Mozer, Veloso, Abel Xavier, Pedro Henriques, William, Helder
Kulkov, Paneira, Shwarz, Rui Costa e Mostovoi
JVP, Rui Aguas, Yuran, Ailton, Isaias, Cesar Brito

Isto era um plantel ridiculo? 6-3 em alvalade, 44 em Leverkusen...

nao jogàvamos um caralho?

Foda-se. Tenho de começar a ligar mais ao badminton para ver se começo a sentir que percebo de alguma coisa.

Pedro disse...

Peyroteo, posso dizer-te q num jogo SLB-Boavista, o árbitro derrubou um jogador do Boavista e marcou falta contra o SLB... ☺

Pedro disse...

Josué

Aprende a ler

"Blogger luis disse...

Ve-se mesmo que não vias bola nos finais dos 80, inícios de 90. Equipas campeãs sem jogarem um caralho, com plantéis ridículos! Com ou sem árbitros... lol"

As equipas ridiculas e que não jogavamum caralho eram as do Porto, não interessa se tínhamos o Gomes,Madjer,Kostadinov,Rui Barros, Joao Pinto, Jaime Magalhaes,Juary e por ai fora.

Eram do caralho...luis dixit

Anónimo disse...

Ó LDP, eu já me estou a cagar se vais para o badmington ou para o xadrez, mas uma coisa podias fazer, que era deixares de me chatear a pinha. Este teu comentário mostra bem a tua necessidade de disparatar. Embirra com outro, se faz favor. Eu já nem te passo cartão, mas era escusado fazeres mais esta figura.

LDP disse...

Luis, acho que percebeste qualquer coisa mal. Eu vi o Miguel fazer uma lista, ironicamente ou nao, com as épocas e respectivas "Equipas campeãs sem jogarem um caralho, com plantéis ridículos!". E repondi-lhe.

Penso que exista portanto da tua parte qualquer mal entendido. Se quiseres pedir-me desculpa estàs na boa, até porque acho que a embirraçao e a figura é sò tua.
Se nao quiseres pedir desculpa estàs na boa também, mas lembra-te que eu me dirigia exclusivamente ao Miguel.