domingo, novembro 27

A azia, parte I.

Confesso que a imagem de Javi Garcia que coloquei num post um pouco abaixo não era premonitória. Aconteceu, simplesmente, ser ele o carrasco do SCP, fazendo lembrar aquele golo contra a Naval, no último minuto, há dois anos (e que para mim foi o momento mais marcante desse campeonato). Mas adiante.

É com enorme alegria que constato, depois da habitual volta pelos sítios do costume, a enormíssima azia que muitos adeptos sportinguistas sentem desde o minuto do golo do espanhol. E ainda mais alegre fiquei ao constatar que, àqueles, se juntaram, numa enternecedora solidariedade, os adeptos portistas. Fica a nota.

Sobre o responsável da comunicação do SLB já tudo se disse. Os nomes já foram todos chamados e a idiotice mantém-se. Facto. Mas temos agora um que lhe faz concorrência. PPC é um nojo igual. É mentiroso e congratula-se por considerar que as normas de segurança não foram cumpridas. As entidades competentes acharam que sim, mas PPC acha que não. Tem uma Lei que quer só para ele.

A jaula é o tema preferido dos sportinguistas (e dos portistas). Pudera. Em campo, já não vencem o eterno rival há não sei quantos jogos, nem contra onze, nem contra dez. Eu sei que custa (imagino se fosse ao contrário) mas há que manter o fair-play, coisa que tem faltado, e muito, desde ontem.

Nunca vi tanta gente preocupada com a saúde daqueles que, quase sempre, estragam ambientes de festa nos estádios portugueses. Coitadinhos, foram metidos numa estrutura que os impedia de provocar desacatos com os adeptos do SLB. Coitadinhos, não vêem bem o jogo. Coitadinhos pagaram 22 euros para se sentarem sem condições. Muita gente não vai a estes jogos precisamente por ter receio de ser vítima de agressões ou roubos. Mas esses ninguém os defende?

Desde sempre que estes grupos de adeptos seguem enfilados como gado pelas ruas, e nunca vi ninguém insurgir-se contra isso. O "timing" é todo vosso. O SLB apenas quis defender eventuais ataques vindos de um grupo de pessoas que tem um historial bem pesado em termos de violência. Devem pensar que já todos nos esquecemos do que se passou no dia em que Godinho foi eleito.

Eu sou contra a estrutura que nasceu ontem no estádio do meu clube. Mas também sou contra a impunidade com que muita gente se passeia nos estádios e nas ruas. E também sou contra a falta de desportivismo de gente que só está bem a estragar e a ofender. Obviamente que me dirijo a todos eles, tenham cachecóis azuis, verdes ou vermelhos.

Contudo, fico pasmado com a defesa de gente que não se sabe comportar. Fala o Miguel frequentemente em "emoção". Qual emoção? Aquilo não é emoção. É irracionalidade. Igual à dos animais.

48 comentários:

Unknown disse...

Só uma questão estives te a fazer parte de quem verificou as condições ou falas só porque alguém disse que sim?

ana disse...

quem te ler, há-de pensar que a tua claque e os teus adeptos são uns anjos. A começar pelo adepto palhaço que aperta gasganetes a árbitros e a acabar na claque dos NN invertidos. A jaula também devia ser invertida: o estádio todo com rede excepto a zona reservada aos visitantes...

Pedro disse...

E mais nada Luis...agora falaste bem.

" Devem pensar que já todos nos esquecemos do que se passou no dia em que Godinho foi eleito."

Como é que depois do q se passou no final alguem tem a lata de falar da jaula/caixa/rede???

Enfim...

Anónimo disse...

Memória, hã? O que é isso? lol

Miguel disse...

por falar em memória: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/no-name-sem-castigo-por-fogo-em-autocarro213618780

Já sei, é tudo condenável...

SportingSempre disse...

é por voçês lampiões serem tantos que este país está na miseria que está...

não há pais que ande para a frente com tantos parasitas desta estirpe.

Anónimo disse...

Golias: a estrutura foi aprovada pelas autoridades competentes. Queres que te diga o quê?

Ana, quem me lê, se souber ler português, entende esta passagem: "Eu sou contra a estrutura que nasceu ontem no estádio do meu clube. Mas também sou contra a impunidade com que muita gente se passeia nos estádios e nas ruas. E também sou contra a falta de desportivismo de gente que só está bem a estragar e a ofender. Obviamente que me dirijo a todos eles, tenham cachecóis azuis, verdes ou vermelhos."

Tu não sabes ler, infelizmente. Ou então és apenas parva.

Sim, Miguel, eu sempre bati palmas a actos de violência feitos por alguém ligado a claques do SLB. É essa a minha postura e deve ser por isso que me convidaste para escrever neste blogue.

Já sei...

Pedro disse...

Miguel, o gajo foi apanhado e julgado. O que aconteceu aos gajos do sporting que invadiram o relvado armados com paus para agredir jogadores do SLB?

Estou sentado...estás à vontade...

Miguel disse...

Caros, vamos dar no mesmo... adeptos são todos iguais.

Unknown disse...

Quero que tenhas um pouco de espírito crítico e vejas para além de o que às autoridades que se dizem competentes dizem, quem esteve lá viu como foi.

Agora por ser aprovado é excelente lol, a justiça portuguesa diz tudo gajos culpados são libertados basta terem poder, podes continuar a confiar nisso tudo mas se estivesses lá tinhas outra opinião.

Anónimo disse...

Eu não sou igual àqueles Miguel, nem tu. Mas se queres assim, tudo bem.

Golias, tenho dificuldade em acreditar na versao do duas pessoas por lugar. As imagens desmentem essa teoria. Aliás, se assim fosse, teria havido problemas, mesmo que não premeditados. Os unicos problemas que existiram foram intencionais, não houve motivo nenhum para se falar em falta de segurança.

Joao disse...

1. A primeira coisa que o Sporting deveria fazer era "multar" as suas claques pelo sucedido. (Por exemplo proibir a sua entrada em dois ou três jogos caseiros)

2. Mas porque raio de razão é que os dirigentes desportivos têm tempo de antena?

3. Benfica e Sporting proporcionaram um bom jogo de futebol, Sporting está claramente melhor do que nos últimos anos e Benfica está a colher os frutos de ter uma equipa e um treinador já com pelo menos 3 anos de casa - os processos estão assimilados, os jogadores sabem exactamente o que fazer e como o fazer...

4. O Porto ganhou, continua em primeiro lugar...

To Ginja disse...

É o Nacional, é o Braga, é o Sporting, etc, etc, etc... ah, e claro, é tambem o Porto... a culpa é sempre dos outros... são os outros que provocam, são os outros que incendeiam, são os outros que fazem maldades gratuitamente...

A jaula é uma vergonha, mas mais vergonhoso é encauchotar os adeptos adversários no 3º anel do estádio!!!

A direcção do Benfica à vários anos que faz o papel de "virgem ofendida", e cada ano que passa cria ambientes que motivam os "odios" que se vão sentido por aí, sempre contra os mesmos de sempre... de ser por isso que são tão "grandes" como se querem fazer crer.

Eu só desejo que nunca o Luís tenha a oportunidade de ver um jogo de futebol, seja em Portugal ou no estrangeiro, nas condições com que entende "normais" e "adequadas" para os rivais em Portugal...

To Ginja disse...

A irracionalidade, igual à dos animais, já por diversas vezes se apoderou de adeptos do SL Benfica... a mesma que os levou a pegar fogo a um autocarro de adeptos do FC Porto e a mesma que os levou, tambem, a pegar fogo às cadeiras no Estádio de Alvalade, à uns anos...

Não foi feita defesa a "gente que não se sabe comportar"... antes pelo contrário, condenaram-se esses actos, mas não se deixaram de condenar a atitude inflamatória e provocatória da direcção do SL Benfica... e passar "paninhos quentes" a isso é mesmo fazer por merecer que, na próxima, a mesma irracionalidade "igual à dos animais" se repita cada vez mais... com já ouvi várias vezes hoje: se os tratas como animais, não esperes que eles se comportem de outra forma...

Anónimo disse...

Ginja vai pro caralho.

E de caminho, aprende a ler. Nao tenho paciencia para as tuas palermices. Estas todo inflamado.

Unknown disse...

Epa amigo talvez não sejam assim tão mau mas havia pessoas a tapar as escadas todas, por isso sim esta com gente a mais, agora não venham dizer que a culpa é dos adeptos que tinham bilhetes para outras zonas do estádio que foram para lá. Pois vocês no lugar deles também iam ter receio de ir para o meio da equipa adversaria.

E par ser sincero a caixa de segurança nem foi o pior, acho que podia muito bem ser evitável não quisessem por lá as equipas adversarias, tinham outras opções.

Agora o pior foi não haver sítios para comprar comida ou poucos, alguns não conseguirem ir à casa de banho e entrarem no estádio com mais de 40 minutos de jogo. Só uma pergunta isto a culpa é de quem? Fico a espera de respostas sensatas!!!

Peyroteo disse...

Eu prefiro falar sobre o jogo.
Acho que A Bola o traduziu bem: Houve sempre mais Sporting mas o Benfica foi mais eficaz e defendeu bem. Teve coração. Foi um bom jogo e a prova que o Sporting está forte. E acho que ainda é cedo para dizer que esta equipa está fora da luta pelo título.
Vi por aí comentários de benfiquistas a dizerem que o árbitro os prejudicou. Vão rever o jogo e vejam logo o que se passou no 1º minuto. Já que gostam tanto das decisões que condicionam as equipas...

LDP disse...

Queres uma resposta sensata, golias?
és um mentiroso. E sabes porque? Porque alguns sportinguistas sérios escrevem em blogues. E alguns desses sportinguistas sérios que escrevem em blogues foram ao estàdio ver o jogo. Assim sendo, existem sportinguistas sérios que dizem que existiam casa de banho, que o bar estava aberto, que o incendio começou em vàrias cadeiras ao mesmo tempo (nao uma apenas...sabes o que isto quer dizer nao sabes?), e dizem também que o dirigente do sporting que falou em directo para a tv depois do jogo mentiu com quantos dentes tem na boca, porque haviam mais cadeiras do que pessoas sò que como é "obrigatòrio" nas claques, o pessoal desce todo para as primeiras filas, e ficam ali ao mosh a rodar ganzas e a fazer cagaçal pela sua equipa. A anarquia que se gerou deveu-se ao facto de ninguém das claques respeitar o numero do lugar escrito no bilhete e respectiva cadeira.

tudo isto é dito por sportinguistas sérios. E nòs temos de levar com estas mentiras sò porque alguns "outros" sportinguistas concentram-se mais em fazer-se de vitimas do que em respirar ar puro.

Atina de uma vez, rapaz!

LDP disse...

Peyroteo, achas portanto que uma entrada à ninja nao é para cartao amarelo? Ou é a tal regra tao sportinguista que diz que sò se podem mostrar cartoes a partir de determinado minuto de jogo?

E o Schaars? Vai ter um almoço à borla pago pelo André Santos?

Peyroteo disse...

à ninja?! Primeiro não foi pé em riste, o pé foi de baixo para cima. E depois nem sequer tocou no jogador, só na bola. O defesa rebolou e rebolou mas não foi por lhe tocarem, com certeza. E com isto condicionou logo desde o primeiro minuto o jogador que mais pressiona no Sporting.

Unknown disse...

Mentiroso não sou, que o fogo começou em vários sítios eu vi e estive mesmo ao pé de um que foi o primeiro a ser apagado, nos mais de 6 que deve ter havido, sendo apenas dois realente graves e ao pé de um estive eu. Bar e casa de banho também havia mas não nas condições em que devia haver pois realmente esteve lá muita gente e para tua informação eu foi para a parte de cima e havia muita gente, e até quando o Benfica marcou chegou mais gente que tapou as escadas todas, mas de adeptos chegaram no final da primeira parte já não falas tu. E de onde estava quando olhei para a outra bancada dos adeptos do Sporting que estava do lado direito e também não se via as escadas. Tu nem deves ter lá esta e falas sem saber. Quanto ao dirigente do Sporting, não vi nem li nada sobre os comentários dele, não posso comentar.

LDP disse...

Foda-se Peyroteo, normalmente és mais lucido do que isso. Mas eu percebo que nove horas sem marcar um golito ao Benfica pode dar cabo dos nervos de um gajo.

E que tal...Condicionamento através da expulsao do unico avançado de uma equipa?

Unknown disse...

Para falar de cartões não sei como é que o maxi não levou nenhum.

Unknown disse...

O arbitro teve critério apertado ele fartou se de reclamar foi bem expulso. O schaars também levou um pelos mesmos motivos, nada de mais.

LDP disse...

Depois da festarola com os adeptos do Atlético de Madrid, ou da noitada épica que foram as ultimas eleiçoes do sporting estes gajos abrem a boca para dizer que construir um espaço bem delimitado onde seja mais fàcil controlar as acçoes de adeptos é "criar mau clima".

Haja paciencia.

Mas, golias, vai ver o que disse o PPC e depois comenta. a malta espera...

LDP disse...

O Schaars vai é levar um vale de desconto do Macdonald's para casa pago pelo xor André Santos. Ou também nao viste? Se nao viste nao devias comentar...

Unknown disse...

A redes não permitiram ver bem, mas sim eu sei que o schaars, não fez a falta quem fez foi o André Santos, o arbitro não viu que era para amarelo lol, nada mais a dizer. Sim também sei que era o segundo.

LDP disse...

Mais uma mentira, pois como te disse antes alguns sportinguistas sérios admitiram que a rede nada mudou quanto à visao sobre o relvado.

A partir de hoje devemos no entanto substituir algo...em vez de "tira as palas e começa a ver futebol como gente, caralho!", devemos começar todos a dizer "tira as redes dos olhos rapaz, apre."

Nao atines, nao.

Unknown disse...

As redes mudaram como é óbvio tinha de mudar a visão agora não esta a usar a cabeça, via-se bem, mas podia se ver melhor.

Isto é simples é um jogo entre rivais directos é à provocações dos dois lados os adeptos podiam muito bem ficar no piso inferior. Podiam muito bem ver o jogo do inicio e podia haver melhor condições, isto tudo faz parte, mas se não tentam mudar nada disto ninguém ganha nada, simplesmente é estúpido.

LDP disse...

Amigo, eu nao estive no estàdio. Apenas estou a reproduzir as opinioes e analises que tenho lido na blogosfera escritas por...sportinguistas. Daqueles sérios, sabe?

Mas descanse, para a pròxima fazemos uma vaquinha e arranjamos alguém que và pintar o sector dedicado a si com muitas corzinhas nas cadeiras. Pode ser que assim se sinta em casa.

To Ginja disse...

Luis!!

És um imbecil que não sabe ter uma discussão... diz-me se te insultei, se te mandei para algum lado ou se desci o nível (para contigo) nos comentários que escrevi...

És um animal que não sabe ser coerente nos comentários que tens neste blog...

És um anormal que não sabe ter olhos na cara para ver as coisas como são realmente, sendo incapaz (claramente por défice mental) de olhar as coisas sem "filtro"...

E finalizo rematando... vai tu po caralho, e aproveita e chupa-o com força!! Ou então, pega no gajo e enfia-o pelo cu acima...

PS.: Sempre procurei comentar neste blog com educação e só partirei (como agora) para o insulto barato e fútil quando algum energúmeno, como este iluminado "Luís" (arrogante ao ponto de se julgar dono e senhor da razão e sem capacidade para argumentar com factos e sem insulto), o fizer para mim...

Unknown disse...

Em casa sinto me em Alvalade. E se os conheces e são serios melhor ainda também conheço alguns.

Miguel disse...

LDP, por muito pouco que a rede condicione, gostavas de ver o jogo através de uma rede?

LDP disse...

Jà VI jogos através de uma rede. E caguei de alto. Estava ali para desfrutar de um jogo de futebol e sofrer com a minha equipa.
Também jà vi jogos em que a casa de banho era uma parede com uma camada de mijo e fedor inacreditàveis.
Outros jogos vi em que nao me deixaram entrar com uma garrafa de àgua. Uma vez là dentro, no bar nao havia àgua. Voltei para a bancada e comecei a comer as unhas, alternando-o com cigarros.

Tudo o resto sao minhoquices de quem tem demasiado tempo nas maos e nao sabe como ocupà-lo.

Sejam homens, foda-se!

Joao disse...

Mas um gajo agora paga para ser preso!!!! Num estádio de futebol!!!!!

Mais uma vez a organização do futebol português está de parabéns...

E se aqueles gajos se lembravam de incendiar aquelas cadeiras durante o jogo?

Abraço

J. disse...

Post miserável com comentarios a seguir o nivel.
Que se mude já de conversa que daqui nao vai sair nada de bom.

Anónimo disse...

Miseravel pq j.?

LC disse...

esta discussão parece o sexo tântrico.

Peyroteo disse...

LDP, se o Cardozo disse alguma coisa que justificasse o cartão amarelo, não sei dizer. Sei que o árbitro foi muito rigoroso com os cartões. Veja-se o mostrado ao Carrillo, em que chateado por ter perdido a bola, chutou-a contra a publicidade. Não sendo uma reacção decorrente de uma decisão arbitral, acho um exagero.
Talvez o árbitro tenha tentado segurar o jogo assim, mas dentro do campo foi um pouco bem disputado, com fair-play, as quezílias foram muito poucas para jogos desta natureza. O jogo foi bom, dos derbys melhores jogados dos últimos anos, apesar de só ter havido um golo.

Tasqueiro Emigrante disse...

Mais uma vez a estrelinha da sorte e São Artur safaram o Benfica do empate, ou derrota!

Agora o próximo jogo em Alvalade é meter-los não numa jaula mas sim no fosso. Obviamente isto foi uma provocação e falta de respeito porque se queriam colocar esta segurança deviam ter feito quando os adeptos do Manchester(Hooligans)vieram cá.
Continuo a dizer que não foram os adeptos do Sporting que mataram uma pessoa com um verylight mas sim os verdadeiros bandidos e mafiosos deste País, vestidos de vermelho, a cor do regime!

@oel@ disse...

No teu post não encontrei a parte de só com muita sorte o slb ganhou?

Neste caso já não se aplica?

Anónimo disse...

Invertido, a segunda parte do post, em que falarei do jogo em si, está a caminho. Mas não foi só por sorte que o SLB venceu.

Jorge Borges disse...

Quanto ao jogo, penso que de facto houve mais Sporting, mas o Benfica acabou por ser mais eficaz. Após o Benfica estar reduzido a 10 o Sporting não criou oportunidades claras de golo, tinha a bola mas não entrou lá. Aliás nesse período a oportunidade mais flagrante foi do Rodrigo à qual o Rui Patrício se opôs muito bem (espero que a memória não me esteja a trair). Isto para dizer que o Benfica foi poucas vezes à área do Sporting, mas quando o fez foi com bastante perigo.
O Sporting demonstrou estar muito bem, e não concordo nada que esteja afastado da luta pelo título, muito pelo contrário. Schaars é um belíssimo jogador.
No Benfica destaco Witsel que jogou, bem, em várias posições durante o jogo.
Quanto ao árbitro, manteve um critério de coerência durante o jogo, o que já não é mau. Mas fez o que chamo uma arbitragem defensiva, ao mínimo contacto apitava, tendo cometido alguns erros em prejuízo de ambas as equipas.
A jaula, caixa de segurança (o que quiserem):
Disse-o e repito: sou frontalmente contra. Pouco me interessa se os grandes estádios da europa a têm, se a PSP a aprovou. Para mim está em causa um princípio de liberdade. Se há quem não saiba viver em liberdade então tem que se tomar medidas contra essas pessoas. Hoje em dia há equipamentos de videovigilância que pernitem identificar facialmente qualquer pessoa num estádio de futebol. Se alguém prevaricasse então deveria ser severamente punido, e impedido de entrar em estádios de futebol. certamente que medidas repressivas contra a violência surtiriam efeito. Além de purgar dos estádios de futebol aqueles que não gostam do jogo.
A questão do timing para mim é lateral, não importa se foi inaugurada no sábado, se deveria ser no início ou na próxima época. Não deveria, ponto! esta é a solução mais cómoda para fazer face ao problema. escusado será dizer que o critério não resolve o problema, conforme se viu nos incidentes (incêndio após o jogo).
Lamenta-se também a atitude da direcção do Sporting, especialmente o Paulo Pereira Cristovão, que não repudiou como devia estes actos de vandalismo.
João Gabriel? já não tenho palavras. É mau demais.

Tenho pena que Benfica e Sporting não se unam na resolução dos problemas graves do futebol português. Temo até que estes episódios afastem ainda mais os clubes.
Enquanto acharem que isso impede a rivalidade sudável entre ambos os emblemas...

Miguel disse...

"Hoje em dia há equipamentos de videovigilância que pernitem identificar facialmente qualquer pessoa num estádio de futebol."

Jorge, é 100% verdade. Já tive oportunidade de subir à sala de segurança de Alvalade e vi o sistema que está (estava pelo menos) sob a alçada do Estrela da Cunha. Permite identificar individualmente cada adepto no estádio.

Os robocops já são suficientemente intimidatórios... O propósito da jaula sempre esteve bem à vista.

N.T. disse...

"agora não venham dizer que a culpa é dos adeptos que tinham bilhetes para outras zonas do estádio que foram para lá. Pois vocês no lugar deles também iam ter receio de ir para o meio da equipa adversaria."

Golias, então a culpa é de quem? Do Benfica por ter disponibilizado uma bancada em conformidade com os bilhetes cedidos?

A tua lógica deve ser esta: clube da casa cede 3500 bilhetes, deve reservar uma bancada com 10 mil lugares. E se tivesse cedido os 10 mil bilhetes, era reservar uma bancada com 20 mil lugares.

Um pouco de racionalidade...

Miguel disse...

NT,
copy-paste do que escrevi em baixo para o Nuno:

Havia casas de banho que eram "mistas", homens e mulheres. Se nós homens somos um bocado indiferentes a isso, acredito que as mulheres talvez não se sentissem tão à vontade com isso.

Havia pelo menos um bar a funcionar. Pelo menos vendia batatas fritas. Bebidas (água por exemplo) acho que não.

Havia poucos lugares vazios na parte de cima, que não eram compensados pela gente a mais que estava na parte debaixo. Um amigo meu (posso dizer-te quem no FB) não entrou para aquele sector porque a polícia não deixou entrar alegando que já não havia lugares.

Ninguém que eu visse levou pancada dos seguranças. O problema existiu sim à entrada do estádio. Já fui à Luz várias vezes e desta vez o tempo de revista foi ridiculamente demorado. by the way, a melhor solução que já vivi foi a entrada para a garagem e daí entrada directamente para o estádio. Mas claro que isso não é viável quando os bilhetes são para o 3º andar.

Finalmente, vi pior o jogo do que normalmente. Não pelo lugar, mas porque para ver por exemplo o que se passava do meu lado direito tinha de ver 2 redes, a que me separava do meu sector do lado e a que estava em frente a esse sector. Ou seja, havia zonas do campo em que o meu olhar passava por 2 redes e garanto que limita a visão. Claro que não é impeditivo, mas é pré-histórico. ;)

N.T. disse...

O acesso pela garagem seria a solução ideal se o sector aí utilizado fosse alargado, mas isso obrigaria a suprimir a oferta de cativos nessa bancada e aproximaria os adeptos visitantes de um dos grupos e apoio da casa. Ou, em alternativa, permaneceria a divisão dos adeptos por 2 pisos.

LDP disse...

Tasqueiro Emigrante, nao fales do que nao sabes.

Essa mania da generalizaçao é mesquinha, no minimo. sò porque sao adeptos ingleses sao hooligans?

O Holiganismo jà nao existe e sabes porque? Porque nos anos 80 Margaret Tatcher aprovou uma lei muito simples: hooligans culpados em tribunal pela sua conduta desviante eram mandados para as minas no norte do paìs. De um a seis meses consoante o caso. Alombavam das 8 da manha às 6 da tarde, sete dias por semana sem poderem ver a familia e amigos, com uma pausa de meia hora para virem respirar ar puro e comerem uma sandes. Sabes como é trabalhar numa mina? Parece-me que alguns meninos do teu clube deviam experimentar...

Este foi o primeiro passo.

Nos anos 90 essa lei foi abolida e substituida por outras igualmente assertivas e acabaram totalmente com o fenòmeno do hooliganismo. Lentamente, mas acabaram.

Hoje, seja em jogos domésticos ou europeus, hooligans que tiveram problemas hà poucas épocas ou até hà 15 ou 20 anos atràs tem de passar os 90 minutos correspondentes ao jogo na esquadra de policia mais perto de casa. Se nao se apresentarem no dia a seguir sao presos e pagam multas exorbitantes, perdendo o emprego, etc...

Hoje nao hà hooligans quando hà jogos europeus fora de Inglaterra, porque eles ficam là na terra deles.

Queres agora continuar a argumentar com a estreia da caixa de segurança quando o United jogou na Luz?


Pede desculpa por seres ignorante e pede para sair.