quinta-feira, novembro 3

Falhanço em toda a linha.

Quando bastava apenas vencer uma equipa medíocre (e sem história) como a do Basileia, e depois de um início avassalador com uma bola no poste e um fantástico golo de Rodrigo, o SLB desenhou a pior exibição da época, desiludindo todos os adeptos.

No ataque, duas ou três oportunidades de golo e pouco mais, em 90 minutos. Defensivamente, com períodos de desacerto, num dos quais resultou o golo do empate (merecido, acrescente-se).

Mais do que o amargo do empate, fica a frustração de não se ter carimbado o acesso à fase seguinte da LC (mesmo garantindo apenas o segundo lugar, situação que agora parece ainda mais provável).

Sinceramente, não sei o que falta a esta equipa. Não só tem vindo a decrescer o nível exibicional como parece depender em excesso de jogadas individuais. Acrescente-se ainda o aparente cansaço físico, que poderá ser ainda mais evidente com o acumular de jogos difíceis que aí vêm.

Quem considera que esta equipa tem demonstrado maturidade deve ter ficado baralhado, ontem. A receita repetiu-se mas, contra uma equipa que está acima dos Paços de Ferreira desta vida, viu-se que o que há não é maturidade, mas sim, incapacidade para fazer melhor.

Como tenho vindo a referir, Gaitán está uma lástima em termos de futebol e atitude. Tem-no safado estar presente em lances importantes. Mas é pouco, muito pouco. Ontem, além de ter tido uma atitude em campo miserável, foi incapaz de ter uma decisão boa. Isto não se explica com o cansaço ou com o azar ou com outra coisa qualquer.

Jesus, sem ter estado no banco, é o principal culpado. Não esteve no relvado mas a culpa disso não é minha, com certeza. É dele. Como é dele a mais absurda substituição que vi fazer nos últimos tempos. Não há justificação para tirar o puto e meter o gajo com nome de poeta (e ainda por cima com uma exibição horrorosa) e que é central. Se me disserem que estava cansado, eu digo: com 19 anos está cansado? Então mas o Gaitán, o César, o Witsel ou o Aimar também estão cansados? Então, com que idade é que não se cansam por jogar uma vez por semana?

Jesus, outra vez. Retira Aimar e coloca Cardozo, deixando a equipa a jogar num 442 disparatado, e sem resultados. Entretanto, continua a apostar na desmoralização de Nolito e, neste caso, reconheço que o tem feito com mestria.

Em relação ao árbitro, teve uma prestação negativa, com vários erros técnicos e disciplinares, quase sempre em prejuízo do SLB. Para o J., aconselho-o a ver o lance claro de penálti que não foi assinalado (parece que tens razão, fica sempre um penálti por marcar a favor do SLB, na Luz).

Para passar, basta vencer um dos próximos dois jogos. A jogar assim, talvez seja apenas uma miragem. É preciso mais, muito mais.

Agora vem Braga e mais tarde, SCP. Dois jogos intervalados por outro contra o MU. É a doer, é a valer. E, ou vai mesmo doer, ou vai mesmo valer.

8 comentários:

Peyroteo disse...

Eu bem digo que o Nolito, quando chegar a Janeiro, estará só a fazer número no Benfica :)
Não vi o jogo mas si um pequeno resumo e alguma imprensa. Parece unânime que o Benfica fez uma exibição fraca. Espectacular golo do Rodrigo e, de facto, ficou um penalty por assinalar.
Este grupo é muito acessível a Benfica e Man Utd e deixar a qualificação para a última jornada não é grande feito.

Anónimo disse...

É mau, sim. Tinha que ter acabado ontem, sem dúvida.

Nolito não é aposta de JJ, não tem a ver com a qualidade. Se a tua aposta vai no sentido de desaparecer porque JJ não conta com ele, talvez tenhas razão. Mas não isso que estava a ser conversado.

O pénalti foi vergonhoso, para mais, com aquele palhaço na llinha de fundo que passou o jogo a jogar às moedas sozinho.

Pedro disse...

luis, o SLB tem revelado muita maturidade, com um futebol excelente e adulto. O problema é que no jogo de ontem não teve bola, e ao não ter bola não pode fazer jogo algum. E o pq de não ter bola é que me preocupa pois foram notórias duas coisas:

- falta de capacidade física. A equipa estoirou cedo o q não faz sentido algum uma vez q a equipa tem tido uma rotação de plantel e gestão de esforço interessante.

- falta de capacidade de reacção quer dos jogadores quer, principalmente, do banco ao crescente atrevimento do Basileia. Na segunda parte cheirava a golo suiço e do banco nada. E qd faz alguma coisa é para tirar o puto gastanto, inultimente, uma subs.

Perdemos uma excelente oportunidade de resolver a questão e, muito importante, poder ficar em primeiro no grupo. Ainda é possível mas muito mais dificil.

A substituição do Aimar pelo Cardozo é de quem não percebe um cu de futebol. E isso é assustador...

Peyroteo disse...

É no sentido do Nolito desaparecer, não interessa porquê! :)

Frederico disse...

Só uma pergunta quanto à qualificação.

Eu sei que o mais certo é realmente chegar uma vitória, mas não é possível acabar com um empate a 3 com 11 pontos?

SLB ganha ao Otelul - +3 pontos
MU ganha ao SLB - + 3 pontos
FCB ganha os 2 jogos que faltam + 6 pontos

Sendo assim, não ficam o desempate dependente dos golos?

Anónimo disse...

Não sei como se desempata, nesse caso, mas tens toda a razão. Ficariam todos empatados com 11 pontos.

Ou seja, eventualmente pode não bastar uma vitória ao SLB (depende de como se desempata entre os três).

Mr. Shankly disse...

acho o mesmo do Frederico. Acho que o desempate deve ser por resultados entre os 3, e neste aspecto estamos mal por causa dos 3-3 entre Mu e Basel.

Anónimo disse...

Sim, o primeiro desempate deve ser esse Shankly. Mas nesse caso ficaria tudo empatado na mesma.

SLB > Basel
Basel > MU
MU > SLB

Depois deve ser a diferença entre golos, e aí estamos em vantagem frente ao Basel (+3 para -1).

É isto?