segunda-feira, novembro 21

A jaula do derby*


Foto: A Jaula de Camp Nou

* Post no A Norte de Alvalade.

Isto é uma anormalidade. Não interessa se em outros campos da Europa (como se vê na foto de Barcelona) se faz o mesmo. É uma anormalidade. Querem futebol em que só os adeptos dos clubes visitados possam ir ao estádio?

14 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que muitos dos meninos que lá estarão estariam melhor enfiados numa jaula.

Isto não é uma jaula.

Mas é o caminho mais fácil e o que gera (ainda) mais conflito.

Têm sempre que inventar alguma mas, de qualquer maneira, acho exagerado falar-se em discriminação.

Pedro disse...

Não gosto. E espero que não seja isto...estou à espera de algo diferente. Este tipo de coisa não fica bem no nosso Estádio.

Jorge Borges disse...

Espero que não seja nada disto. Se for, repudio com veemência. Mesmo havendo quem mereça estar em sítios como este, mas sem acesso às imagens de jogo.
Numa altura em que tanto se apela ao fair-play e à tolerância, acho uma perfeita anormalidade coisas destes num estádio de futebol.
Comportamento gera comportamento - isto é muito importante.

Sou defensor da liberdade total, responsabilidade máxima. Quem infringir ser severamente punido.

Envergonhar-me-ia se visse na Luz uma coisa deste género.

Anónimo disse...

É uma vergonha não só a necessidade de colocação de dispositivos como este aqui descrito mas também as atitudes que levam a que se tenha de recorrer a tal.
Ficaria muito mal à instituição Sport Lisboa e Benfica abrir as portas a este tipo de iniciativas.

Zita

Pedro disse...

Segundo foto n'A Bola é mesmo este estilo de "jaula" que o Estádio da Luz vai ter.

Não aprovo.

LMGM disse...

Julgo que dificilmente voltarei a repetir isto portanto cá vai, subscrevo os comentários do Pedro.

Luis, ninguém tem duvida que haverá talvez uns milhares de animais no sábado dentro do estádio que estavam bem era enjaulados.

Aquilo que eu não entendo é porque é que não se actua contra esses (muitos deles já identificados) e se prejudica uma enorme maioria de adeptos que quer viver um derby na sua plenitude.

Não é aceitável socialmente que as forças de segurança sejam permissivas às mais diversas batalhas campais que se registaram no exterior dos estádios onde no ano passado existiram clássicos e que as medidas tomadas sejam invariavelmente para prejudicar quem pretende usufruir de um espectáculo caro em família...

Onde ficam os direitos de quem comprou um bilhete sem saber que ia ter de ver um jogo através de um filtro e tratado como um animal?

Não vejo como esta história vá acabar bem...

Anónimo disse...

Não podia concordar mais contigo LMGM. Apenas acho exagerado falar-se em discriminação.

É o mundinho que temos. Feito por alguns, para alguns.

Leão de Alvalade disse...

Miguel, obrigado pela referência.

Esta decisão é uma sujeição à lógica de violência, uma vitória dos ultras sobre o adepto comum o que é lamentável.

Sou um admirador das claques, das coreografias e até dos sacrificios que alguns (nem todos como sabemos) vão fazendo para acompanhar as suas equipas embora entenda que no computo geral o futebol tem perdido mais do que ganho.

Não há inocentes neste processo de capitulação, todos os clubes têm responsabilidades. O caso mais sui géneris é "não existência" dos NN, da complacência/cooperação da direcção do SLB e das autoridades.

Como digo no texto habituei-me a ir aos estádios sozinho com 9 anos e isto é um retrocesso até do ponto de vista civilizacional.

Miguel disse...

Pois claro que isto é um retrocesso a todos os níveis.

Já vi uma foto real num site qq tirada ontem... a diferença face à foto do post é que não é rede, é em acrílico.

Eu já há vários dias que sabia destes planos e até escrevi num post que tinha receio das condições de visibilidade.

Admito, por questões de segurança, a necessidade de criar separadores laterais. Mas um separador frontal é uma anormalidade! A unica justificação que vejo é evitar arremesso de objectos para os anéis inferiores...

Miguel disse...

e pronto, está aqui a foto:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/derbi-liga-aprova-caixa-para-adeptos-no-estadio-da-luz

Pedro disse...

Leão de Alvalade, complacência da direcção e autoridades para com os NN??? Para com os NN???????

Compreendo que para actos extremos, medidas extremas. Mas não me parece q seja o caso. Não me parece q em Portugal existam motivos para isto.

Pedro disse...

Eu estava à espera q fosse acrílico e aí não tinha nada a apontar...agora isto?

Gein disse...

"Admito, por questões de segurança, a necessidade de criar separadores laterais. Mas um separador frontal é uma anormalidade!"

Os SuperDragões fizeram questão de provar que não é uma anormalidade, mas sim uma necessidade, quando decidiram atirar as cadeiras para cima das pessoas que estavam lá em baixo.

A questão que eu coloco é sobre a decisão de serem colocados no anel superior. A justificação dada é de que a porta de acesso é muito mais segura do que as portas que dão acesso aos pisos inferiores, e é um facto que a Luz tem acessos deficientes que já deviam ter sido corrigidos. Se for verdade, é lamentável mas tenho que aceitar.

De qualquer modo, e ao contrário de jogos com o FCP, em jogos com o Sporting há centenas ou milhares de adeptos que compram bilhetes para lugares longe das claques e misturados com benfiquistas. Por muito mau que se pinte o cenário, já assisti a vários clássicos sem qualquer problema para esses adeptos. 'Bocas' não contam como problemas. :)

Unknown disse...

Amigos isto não é nada. Vivemos num planeta onde a gente muito estúpida. Isto é pior que na escola que quando um falava de mais e ficavam todos com falta colectiva.

Não sou a favor de cenas nas tristes, mas se tiver de dar merda da grossa para que isto nunca mais se repita que dê.

Pago um bilhete com o mesmo preço dos benfiquistas e vejo em pior condições o jogo. Igualdade onde há? Resumidamente nenhuma, a liga aprovar tais coisas só mostra a máfia que este desporto é, especialmente em portugal que fazem tudo e ninguém é punido.