segunda-feira, novembro 28

Marcar a Diferença!!!

Já muito se falou sobre o derby e resta-nos agora seguir caminho e não olhar mais para trás.
Perdermo-nos nestes jogos de palavras com presidentes de outros clubes é estar a dar justificação ás provocações desses mesmos outros clubes. O Sporting não pode nunca associar-se ou deixar-se associar a práticas como as de deixar um estádio a arder, seja qual for a provocação a que tenha sido exposto.
Aliás, já há muito se percebeu a táctica do "nós contra o mundo" e "do orgulhosamente sós" seguida do discurso moralista para consumo interno ( já inteiramente absorvida pelos seus adeptos, como se pode bem ver neste blog) do clube encarnado. Nós teremos que ser superiores a isso, se queremos ser também melhor clube que eles.
Assim que esperava mais da minha direcção na condenação destes actos. E acho que ainda vamos bem a tempo de marcar essa diferença.
Por outro lado, na próxima visita do Benfica a Alvalade, deveria haver um ainda maior esforço da nossa parte para lhes a melhor das recepções que efectivamente merecem como sendo uma das maiores instituições do país. Só espero que não se tente responder agora na mesma moeda.

31 comentários:

LMGM disse...

Sobre este assunto, subscrevo este artigo, http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2152641&seccao=Ferreira%20Fernandes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

Tasqueiro Emigrante disse...

"Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!"

QUE MORAL TEM O BENFICA, E NOMEADAMENTE LUIS FILIPE VIEIRA, EM VIR AGORA FAZER-SE DE VIRGEM OFENDIDA?

Ele que ligou o sistema de rega e desligou as luzes na festa do Porto o ano passado(Vergonha).

Ele que nem uma palavra disse quando um autocarro de adeptos portistas foi incendiado em frente ao seu estádio pela claque ilegal NN Boys.

Ele que foi condenado efectivamente em 1993 por corrupção e vem falar que os outros é que são corruptos.

LUIS FILIPE VIEIRA, faça um favor e não faça o papel de COITADINHO porque todos já viram o que você é!

PS: Próximo Sporting-Benfica em Alvalade, 3500 bilhetes ao Benfica para o fosso era o que eu fazia no lugar do Presidente do Sporting!

Peyroteo disse...

É injusto. Eles colocaram os leões numa jaula mas nós não podemos montar uma taberna gigante para o jogo da 2ª volta.

N.T. disse...

Essa tirada do orgulhosamente sós vinda de um Clube que sempre se proclamou diferente de todos os outros...

Pedro Almeida disse...

Concordo que se não houver uma tomada de posição mais forte por parte da direcção do Sporting condenando o incêndio, os clubes devem cortar relações.
Tal como acho que o Benfica já devia ter cortado relações com o Braga há muito tempo.

J. disse...

Exacto, é cortar relações com todos e andar depois a pregar boas práticas. :-)

Tasqueiro Emigrante disse...

Eu acho piada que depois de tantos anos o clube com pior reputação em termos de violência venha agora fazer-se ofendido!

O Vieira é o mestre do disfarce...por isso é que é milionário!

Mr. Shankly disse...

J., que provocações são essas? Montar um esquema de segurança? Porque carga de água é que isto é uma provocação? Porque os adeptos do Sporting não o justificam? Todos não, mas se calhar alguns sim. Como se viu no fim do jogo.
Imagino que se me chamares assaltante de bancos eu posso ver isso como uma provocação, e como tal posso assaltar um banco que a culpa é tua. De resto, durante a semana, e depois do jogo só os dirigentes do Sporting falaram. Hoje até um gajo da Associação de Adeptos do Sporting falou. Mas nós é que provocámos, e vocês são diferentes. Tá bem.

"É injusto. Eles colocaram os leões numa jaula mas nós não podemos montar uma taberna gigante para o jogo da 2ª volta."
Lindo, Peyroteo. Isso é que é marcar a diferença. Se tu, que és dos gajos mais equilibrados que "conheço" na blogoesfera estás assim, como é que outros não estarão? Uma pergunta: se se tivesse montado a rede (podem chamar-lhe jaula as vezes que quiserem que não mudam a realidade dos factos) e a direcção do Sporting tivesse ficado calada, achas que tinha acontecido o que aconteceu? Outra coisa: se colocar uma rede é chamar criminosos aos adeptos, fazer um fosso é chamar-lhes o quê? E serem escoltados para dentro do Estádio pela polícia, é o quê? Normal?

Mr. Shankly disse...

"Eu acho piada que depois de tantos anos o clube com pior reputação em termos de violência venha agora fazer-se ofendido!"
Tens razão. E como se não bastasse aainda bateram num jornalista da TVI.

Peyroteo disse...

Epá, tem lá calma! Estou só a brincar. Há muitos anos que associo os bêbados ao Benfica mas é só uma pequena provocação.
Aliás, não dou importância a estes acontecimentos fora do campo pois bons e maus adeptos, bons e maus dirigentes, existem em todos os clubes.
E não devo andar muito longe da verdade se disser que seria igual caso o estádio fosse o de Alvalade e os adeptos os do Benfica. Também provocariam desacatos porque nas claques, de qualquer clube, o que não falta é arruaceiros à procura de pretextos para arranjar confusão.

Mr. Shankly disse...

OK :)
Estou de acordo com tudo o que escreves. O que me parece é que os pretextos foram dados mais pela direcção do Sporting que pela do Benfica. Houve certas declarações que incendiaram (no pun intended) os ânimos. Pior, continuam, e é possível termos um Sporting-Benfica em breve com um clima irrespirável.

Francis disse...

A Direcção do Sporting tinha que vir a público desmarcar-se claramente da vergonha que foi o final do jogo na Luz. O problema é o PPC. E agora como descalçamos aquele Cristovão ? Andamos a pregar contra as relações perigosas do Benfica com os NN e depois temos um dirigente que lidera aquela vergonha ?

Mr. Shankly disse...

Nem mais, Francis. No Sábado ia para casa a ouvir esse palerma e a pensar: se eu fosse o Godinho Lopes, estava-me a roer por dentro sem saber o que fazer: destituir esse gajo e perder pontos com os adeptos ou alinhar com ele e perder credibilidade.

Mike Portugal disse...

Mr.Shankly,

Se achas bem que pessoas que têm bilhete e é-lhes negado o direito a entrar no teu estádio porque a policia não lhe apetece, então ok. Foram cerca de 400 pessoas.

Se achas bem que pessoas que tinham bilhetes "normais" para outros sectores, foram obrigadas pelas forças de segurança a irem para a "zona de conforto", então ok.

Se achas bem que se mantenham 3500 pessoas apertadas num sitio sem se poderem mexer não é estar a criar problemas mais cedo ou mais tarde, então ok.

Se achas bem que após as cadeiras estarem a arder, os bombeiros demoraram 20m a conseguir aceder ao local, porque as condições de "segurança" criadas não permitiam a movimentação dos mesmos, então ok.

Se houvesse necessidade de haver uma evacuação de emergencia a meio do jogo, por exemplo, aquelas pessoas não teriam conseguido sair dali, graças às medidas de "segurança" implementadas pelo teu clube.

Se achas bem o vosso director de comunicação gozar com o facto de 2 adeptos terem caído no fosso de alvalade, então ok.

Continuem a assobiar para o lado e a aplaudir o desportivismo do vosso presidente.

Pulha Garcia disse...

J.,

bom texto. Como adepto de futebol concordo e acho que o Sporting (tal como o Benfica) deveria estar acima de comportamentos odiosos. Julgo que os Sportinguistas foram instrumentalizados pela própria direcção que tenta unir os seus adeptos à custa de instigar à violência e de inventar casos. Os Sportinguistas lúcidos têm a obrigação de estar acima de um comportamento de baixo nível perpetrado pelo vice-presidente e por um punhado de vândalos. O Sporting é mais do que isso. Saudações desportivas.

Mr. Shankly disse...

Mike, não sei onde leste que acho bem isso tudo. Telepatia?

Quanto aos factos que referes:
1) Não sei se isto é verdade ou não; a ser, quem tem culpa? O Benfica ou a polícia? De qualquer forma, a ser verdade que houve mais gente do que lugares, é uma falha de organização grave.

2) Não acho nada bem o João Gabriel ter falado na queda no fosso. Foi grosseiro, embora nãao tanto como PPC. Mas também me faz confusão que me venham dizer que a rede é uma falta de respeito porque parte do princípio (que se revelou correcto) de que havia desordeiros na claque, mas não se vê problemas em fazer um fosso no estádio.

N.T. disse...

Mike Portugal, eu compreendo, mas os problemas que apontas, tu próprio o referes, resultam da acção policial que conduziu uns adeptos e impediu outros de aceder à bancada. A responsabilidade não pode ser atribuída ao Benfica.

Eram 7 sectores (na verdade 6 porque as divisórias estão a meio dos sectores 28 e 34) para 3425 bilhetes. A bancada é adequada ao número de bilhetes solicitados.

O João Gabriel é parvo. Acha sempre que tá a falar para uma plateia de tontos que aguarda a primeira oportunidade para rir de forma alarve. A culpa é de quem não o coloca no lugar.

Pedro Almeida disse...

Depois dos esclarecimentos do Benfica de hoje, incluindo as imagens da destruição e a cópia do email a devolver 46 bilhetes, e juntando ainda o comunicado da Associação dos Bombeiros a dizer que os bombeiros presentes foram agredidos e impedidos de combater o incêndio por parte dos (alguns) adeptos do Sporting, penso que só resta a Godinho Lopes uma saída.
Não vou dizer qual é, os verdadeiros Sportinguistas já a perceberam.

Jorge Borges disse...

É lamentável que depois de um bom jogo de futebol, sem casos, se esteja a falar de coisas e a repisar quem tem mais ou menos culpa.
Ninguém sai beneficiado ou favorecido. Como já coemntei dois posts abaixo não vou repetir-me, apenas dizer que o Benfica começou e o Sporting acabou. Não deve envaidecer ninguém.

É uma pena que este caso venha arrefecer as relações entre estes dois clubes, que, caso quisessem, em conjugação de esforços, poderiam fazer o futebol português encarreirar.

ao portista infiltrado e provocador que anda por estas caixas apenas recomendo que comente a supsota agressão de gajos do Porto ao Valdemar Duarte. É claro que vai ser tudo invenção, que eles são incapazes disso, que os benfiquistas é que lançam very-ligts, blá blá blá. Mas fica a sugestão...

Mike Portugal disse...

Mr. Shankly e N.T.,

Manter cerca de 3500 pessoas desde as 19h até às 20h (hora que se começou a entrar) paradas e apertadas é um acto IDIOTA de quem não sabe minimamente o que é o "crowd control".

O SLB podia perfeitamente ter começado a deixar entrar aquelas pessoas todas às 19h e de certeza que às 20h estava toda a gente lá dentro sem grande confusão, mesmo só com 5 agentes a revistar (ridiculo este numero mas já vi parecido no meu estádio portanto não me posso queixar muito).

Era tão facil para a direção do SLB ter reservado aquela jaula (que deveria ser no piso 0 e não em cima, pois há maior probabilidade de se mandarem coisas cá para baixo) só para as claques. O SCP informava quantos lugares eram necessários para as claques e o resto das pessoas poderiam ficar nos sectores adjacentes sem grades.

Estive milhares de vezes em Alvalade sentado com adeptos do SLB muito perto de mim e nunca houve problemas. Os problemas são sempre nos sectores das claques.

Vocês não podem dizer que o vosso clube não tem nenhuma responsabilidade nisto tudo. As ações foram dos anormais da claque do SCP, mas o vosso clube fez todos os possiveis para que as condições fossem propicias a isso acontececer.

Iniesta de Mundet disse...

Este caso apenas existe porque temos dirigentes parvos dos dois lados, ponto final. De quem é a culpa dos problemas que houve? Do(s) frustrado(s) que resolveu começar um incêndio. Em última análise quem poderia ter gerido melhor a coisa (antes depois do jogo): LFV e Godinho Lopes.

P.S. O tipo da comunicaçao do Benfica é um palerma e nao conhece os valores do Benfica (o tom das respostas é mais à la Pinto da Costa do que outra coisa).

N.T. disse...

Mike, eu não estou a dizer que concordo com os tempos de espera. O que estranho, isso sim, e muito, é que desde sábado se fale da questão das entradas no estádio como se fosse um novo problema e exclusivo da Luz! Não é! Este problema das entradas tardias tem anos e acontece na Luz, no Dragão e em Alvalade!! Eu também não gosto de estar mais de uma hora apertado à porta de Alvalade, mas quando decido ir no cortejo sujeito-me a isso. E não culpo o Sporting por isso!! O Sporting não tem culpa que 3 mil pessoas cheguem à porta ao mesmo tempo. Não percebo que no caso inverso culpem o Benfica. Quando eu não me quero sujeitar a apertos e esperas, chego mais cedo pelos meus próprios meios ou compro bilhete para outra bancada.

E desculpa, não te queria chamar mentiroso, mas isso dos adeptos só terem começado a entrar às 20h é absolutamente falso! Às 20h cheguei eu ao meu sector, mesmo ao lado da bancada sportinguista. Mais de metade dos adeptos do Sporting estavam lá dentro. O Benfica não impediu ninguém de entrar e as declarações da Comissária da PSP são muito claras quanto ao motivo do atraso na entrada de parte dos adeptos, assumindo as responsabilidades.

Já noutro post dei razão ao Miguel (julgo que foi ele) quando ele referiu a entrada pela garagem numa das épocas anteriores. Mas no Piso 0 não cabem todos por causa dos cativos. Teriam que separar os adeptos e enviar parte para o Piso 3 (o mesmo acontece em Alvalade, uns ficam na Bancada A, outros na B, com a diferença do acesso à bancada ser comum). Aí sim, no Piso 0, devido à insistência dos elementos das claques visitantes, costumava haver sobrelotação de espaço (enquanto no Piso 3 sobrava sempre espaço). A questão aqui é outra: continuamos a separar os adeptos ou juntamos todos num mesmos ector? Eu sei por amigos que as claques do Sporting preferem a segunda opção. Acham que a divisão em duas bancadas “limita o apoio”. Até concordo. Mas não querem ir para o Piso 3. E aqui é que a porca torce o rabo...

Tasqueiro Emigrante disse...

Espero que o Ministério Público e respectivas instâncias da Liga não fechem os olhos ao que "possivelmente" aconteceu novamente no túnel da Luz.

Os dirigentes do Benfica controlam as câmaras mas infelizmente não conseguiram evitar a gravação audio dos incidentes.

Espero mesmo que se abra uma investigação ao sucedido porque o clube de carnide já é reincidente nestes acontecimentos e não é por acaso que o seu nome está sempre associados a actos violentos.

O Compadrio que não funcione desta vez!
Queremos toda a verdade apurada!

Mike Portugal disse...

N.T.,

Ainda irá correr muita tinta sobre este caso. O que eu vejo que aconteceu é que o teu presidente (e aqui culpo-o directamente) não quis que o SCP fosse devidamente apoiado durante o jogo. E até tem esse direito, mas não pondo em risco a segurança das pessoas.

Houve muita gente com bilhetes para outros sectores que foi OBRIGADA a ir para a jaula. Daí a sobrelotação que se fala. Houve pessoas que não lhes foi permitida a entrar porque já não havia espaço (o espaço que a organização do jogo quis que existisse) na jaula.

O facto de serem incendiadas cadeiras é mau, mas não pode retirar responsabilidades ao clube pela má organização.

LC disse...

"Houve muita gente com bilhetes para outros sectores que foi OBRIGADA a ir para a jaula"

MIKE, tinham escrito na testa que eram do Sporting?

Eu fui num grupo com 4 adeptos de cada clube e estivemos todos juntos no piso 0 da bancada MEO, como os meus amigos sportinguistas vi mais adeptos do Sporting, identificados com cachecois, distribuidos pelas bancadas no meio de benfiquistas, cairam de para-quedas ou apareceram por geração espontânea?

Tens bilhete para uma porta é lá que tens de entrar porque de outra forma o torniquete não te deixa entrar, queres explicar-me a tua filosofia? Os torniquetes estavam abertos? Esses adeptos do Sporting foram no cortejo?

LC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike Portugal disse...

LC,

Sei o que me foi relatado por uma amigo que lá esteve. Perguntei-lhe isso mesmo que me perguntaste agora.

Ele diz-me que se vissem uma pessoa com cachecol do SCP e que não estivesse acompanhada por algum do SLB, essas foram obrigadas a ir para a jaula.

N.T. disse...

No meu sector também havia sportinguistas. E mais havia noutros sectores do Piso 3 MEO. Saio sempre da bancada ao intervalo para esticar as pernas e fumar um cigarro, cruzei-me com vários. E também me cruzei com sportinguistas no Alto dos Moinhos (ainda o sector visitante estava, como é hábito, retido)...

LC disse...

Mike, eu sou anti-violência e anti estupidez, não vou dizer que o teu amigo é mentiroso mas também vou dizer que isso que ele te relatou não é verdade.

No entanto gostava de saber como ele passou o torniquete com bilhete para outra porta e acredita que não estou a ser irónico porque sei que os torniquetes estavam a funcionar normalmente.

Mike Portugal disse...

NT,

Eu não disse que TODA A GENTE foi obrigada a ir para a jaula. Disse que alguns foram, especialmente os que estavam em grupos só de Sportinguistas.

LC,

É muito facil fazer um adepto passar pelo torniquete para a jaula, bastando para isso desligar o controlo do proprio torniquete. Digo-te que isso aconteceu à frente do meu amigo. Não sei como é que fazem tecnicamente, mas que tiveram que ir para lá, lá isso tiveram.

Isso explica o porquê te terem estado praticamente 2 pessoas para cada cadeira na zona da jaula. Uns quantos sei que foram mal comportados (cerca de 30) e que foram levados para lá. Outros foram porque......não tenho explicação.

LC disse...

Eu também não, se isso aconteceu acho mal, mas também não posso imputar culpas ao Benfica por esse sucedido, é a polícia quem tem a faca e o queijo na mão nesses assuntos.