quarta-feira, novembro 2

O que se está a passar no FCP?

Enquanto uns falam em crise (os próprios adeptos do FCP são quem mais tem contribuído para esta realidade), outros, como eu, vêem apenas uma equipa que mantém o registo do costume, pese embora um ou outro incidente de percurso.

É inegável que este FCP não é o mesmo do ano passado. Mas nem podia ser. O FCP do ano passado bateu todos os recordes, venceu todas as competições.

O FCP deste ano não contou com a roubalheira de que foi vítima o SLB nas 4 primeiras jornadas do ano passado, com especial destaque para o nojo de Guimarães. Se tudo tivesse sido igual, o FCP estaria agora isolado no primeiro lugar.

A Liga dos Campeões não é a Liga Europa. Aliás, até uma equipa como a do SLB, que viveu um milagre para conquistar um terceiro lugar, chegou às meias-finais desta competição. Este ano, Vítor Pereira (VP) teve um grupo bem mais complicado do que Villas-Boas e, somando a isso a derrota num jogo atípico e um empate contra o Apoel que podia perfeitamente ter resultado numa vitória, tudo se complicou.

Esta complicação não tem a ver, apenas, com VP. Tem a ver com Falcão, claro e também, mas tem ainda mais a ver com o facto de VP estar infinitamente mais “abandonado” pela “estrutura profissional” que na época passada tão bem desempenhou o seu papel.

Em termos futebolísticos, o FCP talvez tenha perdido rigor defensivo e atacante (mas tem a segunda melhor defesa e o melhor ataque no campeonato) como alguns defendem. Mas em termos de espectáculo, está igual. Igualzinho ao ano passado, por esta altura, em que apenas somava vitórias com a ajuda clara de algumas arbitragens manhosas.

31 comentários:

Pedro disse...

Caro luis, quando as ajudas absurdas que eles têm em todos os jogos não são suficientes...enfim...

A grande diferença é que o ano passado conseguiram-nos deitar abaixo. Este ano isso está a ser mais dificil logo o futebol fraco dos corruptos ficam bem mais visível. Qts e qts jogos eles o ano passado ganharam com lances duvidosos qd estavam a jogar muito mal? Pois...

Este ano conseguem ainda estar ao nosso lado mas, como dizes, a Champions não é a Liga Europa...

J. disse...

ahahaha muito bom este comentário!
Se o Porto não estivesse em primeiro pq vocês foram roubados em todos os jogos que perderam pontos no ano passado e depois claro sem pressão nenhuma é fácil dar 5 e ganhar tudo.
ahahaha
é bom ver que há coisas que nunca mudam.
:-)
Muito bom!

LDP disse...

J, das coisas que nunca mudam um exemplo é esse discurso muito pobre e raquitico...

J. disse...

O teu ao invês é rico e suculento!
:-)
Curioso como os jogos contra o Guimarães são importantes para definir uma época. O ano passado, este ano....

Carlos disse...

o que vale é que esse poder sobre as arbitragens não chega à Europa e lá só vence quem merece

e quem se ficou pelas meias finais?
opsss

Pedro disse...

Não chega à Europa?
Pergunta ao Fergunson...☺

Anónimo disse...

"Se o Porto não estivesse em primeiro pq vocês foram roubados em todos os jogos que perderam pontos no ano passado e depois claro sem pressão nenhuma é fácil dar 5 e ganhar tudo."

Prémio "comentário mais absurdo do ano". Pelo oitavo ano consecutivo, ganhaste este prémio. É obra! :D

Pedro disse...

http://www.youtube.com/watch?v=8jXZtNJgOlk

Pedro disse...

É que não jogavam mesmo nada.

Esse Villas Boas era uma fraude...

@oel@ disse...

e os calimeros somos nós fdx la a lata....

J. disse...

Luis, não fiques assim,pá!
A definição de absurdo é algo totalmente subjectivo.
Olha eu enquanto tiver a oportunidade de ler estes posts e de ir ao Mágicos SLB de vez em quando, já fico contente.
Mas não sei se isso será absurdo ou não. Lá está, depende de certos pontos de vista.

Hugo disse...

Curioso ha quase um ano atras o Slb era corrido do Dragao com 5 batatas

Anónimo disse...

Tens de falar com o júri do concurso para que eles te expliquem o conceito.

Tu consegues comentar uma coisa que não tem um caralho a ver com o post, isso é absurdo, aqui, ou na Etiópia.

É absurdo porque estás convencido que o teu comentário se relaciona de alguma maneira com o post.

Absurdo. :)

Anónimo disse...

Hugo, corrido e bem corrido. E então?

Peyroteo disse...

O que aconteceu ao Benfica no ano passado, aconteceu ao Sporting este ano, em que lhe tiraram pelo menos 3 pontos nas primeiras 3 jornadas. Isto partindo do princípio que só empatávamos com o Marítimo. E estou a ser muito simpático porque com o golo mal anulado ao Evaldo estaria 2-0 ao intervalo e com esse resultado o Marítimo nunca lá chegaria...

Hugo disse...

Esta relacionado com o ultimo paragrafo do post.

Anónimo disse...

Peyroteo, ainda bem que apareceste. Assim podes explicar ao J. alguma coisa que dito por mim lhe deve soar a absurdo.

Pedro disse...

Peyroteo, assumindo tudo isso como verdade já foram compensados com o Rio Ave e agora com o Feirense...

Anónimo disse...

Hugo, no fundamental, o que quero dizer é inatacável. O FCP do ano passado, por esta altura, beneficiou da rapinagem feita ao SLB.

o deste ano não teve essa sorte e está tudo a ficar maluco (mesmo no comando da Liga com goleadas).

Agora se queres falar de um jogo que em nada invalida o que eu disse, força.

@oel@ disse...

Fomos compensados em que? Pedro

Joao disse...

O Porto deveria ter ficado em último o ano passado, segundo as contas destes comentadores teriam apenas os 6 pontos correspondentes às vitórias com o Benfica...

Enfim, aproveitem então este "desnorte" do Porto, não acontece muitas vezes e quando menos esperam já estamos novamente na mó de cima!

Já agora não se esqueçam que o Porto ainda têm a qualificação para a próxima fase ao seu alcance, basta ganhar os seus dois jogos (claro que a jogar assim não o vão conseguir...).

Peyroteo disse...

Se a do Feirense, apesar de absurdo, já seria de prever, essa do Rio Ave deixa-me curioso. O que teve esse jogo? É proibido estar a ganhar 2-0 aos 2 minutos?

Anónimo disse...

http://www.facebook.com/profile.php?id=1820502361&sk=wall

Peyroteo, especialmente para ti! :D

Peyroteo disse...

Grande Amilcar, avançado poderoso que chegou a jogar no Estrela de Fernando Santos. Lembraste quando ele correu em direcção à bancada para festejar um chapéu e a bola caprichosamente bateu no chão e foi à barra, com os sócios do Piedade a avisá-lo que a bola não tinha entrado?

Anónimo disse...

Se lembro, estou sempre a contar essa história! Mas fico sempre com aquela sensação de que ninguém acredita. :D

Eram espectáculos degradant... entusiasmantes!

Jorge Borges disse...

Hugo:
O ano passado fomos corridos do Dragão com 5 (e bem, como diz o Luis), e não só. Foram 5 no saco e mais uma carrada de bolas de golfe ;). Da mesma forma que as bolas de golfe não são atenuante para a goleada sofrida, também este 5-0 não é demostrativo da superioridade do Porto durante toda a época, repito, durante toda a época. O 5-0 foi o cuminar de uma "campanha" de moralização de uns e de desmoralização de outros, que o Porto aproveitou.

Peyroteo e Luis:
Precisamente. Este ano calhou ao Sporting a "fava" das 1ªas jornadas.

Pedro (magicoslb):
Contra o Rio Ave não sei do que falas, porque não vi o jogo. Contra o feirense, perece-me que o penalti a favor do Sporting não merece contestação. E parece-me que ficou outro por marcar sobre o Elias (salvo erro). Só vi este lance uma vez e fiquei com sensação que também este era penalti.

Quanto ao momento do Porto, penso que o Luis sintetizou-o bem, é um misto de todos estes factores, e talvez do facto do balneário não estar com o treinador.

J. disse...

Eu vou tentar então....
É surreal este ultimo parágrafo.Achas alguma vez que a crise do Porto vem por estar em primeiro com a segunda melhor defesa e o melhor ataque do campeonato??
Eu acho que é óbvio que no jogo com o Zenit em que puderam de lá sair com uma goleada das antigas e depois estes dois jogos com o Apoel em que deveriam no minimo ter feito 4 pontos estão na base desta constestação á equipa.
E ao ter uma aposta de risco como foi VP, acho que é normal que se respire desconfiança no Dragão.
Tem lá a ver com isto que escreves....

To Ginja disse...

Artigo completamente ridículo, por parte de um benfiquista absolutamente aziado... Não há mais palavras... RIDÍCULO!!!

Peyroteo disse...

Penso que a contestação não passa apenas pela campanha europeia mas também pelo empate com o Benfica. Tem muito a ver com isso...
Até porque Zenit e Shakthar eram à partida de nível semelhante ao Porto. O problema tem sido o APOEL, que ainda não perdeu. Por isso, o Porto tem mais hipóteses de acabar em 4º e falhar a Liga Europa do que ganhar os dois jogos que faltam e passar o grupo.

LDP disse...

é curioso como para uns as maos na bola dentro da àrea nao deviam contar para penalty mas os golos em fora de jogo, aos dois por jogo, jà contam para ser o "melhor ataque do campeonato".

Anónimo disse...

Ginja: para que lês os meus posts? Perdes a cabeça e não entendes nada do que escrevo. Aziado? Aonde, e porquê?

Vá, vai dormir, descansar.