sexta-feira, dezembro 28

Se não tratamos bem do que é nosso, é legitimo pedir que nos tratem bem?

Parece-me um pouco um lema que define e bem o que pode ser um balneário de uma equipa de futebol.
Muitas vezes apelidado de profissionalismo, dedicação ou até de mistica, o que será que faz com que um grupo de jogadores defenda mais um clube que o outro?
O amor á camisola poderia ser uma resposta, mas o gosto pelos milhões e pelas grandes competições deverá ser o que mais motiva um jogador nos dias de hoje.
Ora não tendo os milhões, nem as grandes competições no horizonte, restará a um clube como o Sporting apostar nesse tal amor á camisola.
E em Alvalade é quase automático falar de formação, como a tal resposta a quase todos os problemas.
No entanto, seremos um clube que trata bem do que considera o seu mais precioso activo?
Vejamos o que é a formação hoje em dia no Sporting. Indo por casos:
Rui Patrício será a excepção que confirma a regra. Aposta efectiva de um treinador que soube manter a confiança no jogador apesar de muitas oscilações de rendimento (e muita constestação) no começo da carreira, é hoje o nº1 incontestável do clube e da selecção.  Menos sorte tiveram outros.
Cédric por exemplo. O único vice campeão sub-20 no plantel (N.Reis anda por Olhão, A.Cá serviu para pagar Jeffrén e Baldé dispensado para o Guimarães) foi aposta de Sá Pinto no inicio da época. As coisas não correram muito bem (como não correram a quase ninguém) mas ainda assim nestes dois ultimos jogos marcou um golo de bandeira e fez a assistência para Wolfs contra o Marítimo. No entanto, a confiança em Alvalade já não será muita e já se houve falar por aí  num negócio com um João Pereira B em troca com Izmailov.
Carriço é outro dos casos. Capitão da equipa, não teve (há que reconhecer) a evolução esperada face aquilo que prometia nos anos de Paulo Bento. Ainda assim, conseguiu no ano passado ser útil numa nova posição e a polivalência poderia ser um trunfo a seu favor. Mas logo de seguida vieram  Boulahrouz e Gelson, e Carriço passaria a sers apenas a terceira opção para ambos os lugares. Está de saida, sem glória e quase incógnito. E isto depois de quantos anos de clube?
Adrien não poderia ser o novo Moutinho. Haveria que conseguir que o jogador renovasse e ficasse no plantel. Era um mal agradecido se não renovasse, um mercenário mas quando renovou já pouco se ouviu falar em Adrien. Em muitos jornais e blogs sportinguistas já dizem que estará na próxima lista de dispensas do clube.A acontecer faltariam-me as palavras para descrever o comportamento do clube com o jogador.
Falta André Martins para completar o lote de jogadores formado no Sporting que começaram a época no plantel principal do clube. Apontado como o mais promissor da sua geração (os sub-21 que falharam o Europeu por um golo), tem estado desaparecido nos lotes de convocados. Jogou um jogo pela equipa B e depois nunca mais se ouviu falar dele. Deverá ter também guia de marcha nos próximos tempos.
Temos também o caso de Wilson Eduardo, que na Académica já teve ter marcado quase tantos golos como Wolfswinkel, mas acho que o meu ponto de vista já está bem explicado.

Por fim, vejamos a lista de contratações que anda a circular por ai. Um lateral direito, um central, talvez um médio centro e um avançado.
Curioso!!!

E assim, pergunto novamente, será legitimo pensar ou até justo pedir que sejam os putos da Academia a salvar o Sporting?

17 comentários:

ana disse...

É justo, sim. E eles conseguiriam fazê-lo. O único óbice a que isso aconteça são os adeptos. Nota que até tu, na tua lista, puseste defeitos em todos. Escaparam André Martins, porque não joga, e Wilson Eduardo, porque está fora.

Ryder disse...

Se comentamos sem estarmos informados, é legítimo pedir que nos leiam?

André Martins jogou pela Equipa B, Vercauteren viu, ia ser titular contra o Videoton na quinta e até se falava que seria aposta forte de Vercauteren para o futuro, o jogo é adiado para sexta pelos motivos que conhecemos, André Martins vai novamente ser titular e lesiona-se no aquecimento.

"Jogou um jogo pela equipa B e depois nunca mais se ouviu falar dele. Deverá ter também guia de marcha nos próximos tempos."

O argumento para o post é correcto, e concordo com ele. Apenas acho que hoje em dia tudo se diz como crítica e a mim, pessoalmente, causa-me alguma espécie que, para provar um ponto (que até é bastante evidente) se use argumentos que não são verdadeiros.

Veja-se também que no caso do André Martins (para mim o melhor dos médios que temos no plantel) até foi Sá Pinto quem apostou nele a época passada - com sucesso - para este ano preferir um meio campo com Elias, Gelson e Adrien...

Anónimo disse...

O André Martins tem bastante potencial mas, dos jogos que lhe vi fazer, tinha algo mais do que isso: tinha personalidade e o jogo nos seus pés ganhava uma iluminação diferente.

Queria-o no Benfica, já.

Adrien também me parece um jogador bastante razoável (uns furos abaixo).

Patrício, nunca me convenceu mas, agora, digo-o honestamente, é o melhor GR português.

Carriço, medíocre.

Cédric, banalíssimo.

Wilson, não conheço, só dos golos que tem marcado.

J. disse...

É verdade que me esqueci do facto de estar lesionado neste ultimo periodo, mas não invalida o facto de depois de Sá Pinto pouco ou nada ter jogado e de não ver uma aposta clara no seu nome.
Mas talvez esteja a ter uma visão enviesada com A.Martins para provar o ponto de vista neste post.
Veremos...

Ana, todos eles têm defeitos e todos eles não são estrelas mundiais. Mas são o que representam a formação neste momento no clube. E cansam-me um pouco que se fale tt no tema como tábua de salvação e dps se trate assim estes jogadores.

J. disse...

O Cédric tem 20 anos e está na sua primeira época de clube. Jogou na Académica e foi bastante elogiado.
Chegou ao Sporting e esteve tb desastrado em muitos dos jogos, há que admitir. Mas se virmos até estes dois ultimos jogos, há-que pelo menos reconhecer que há ali algum potencial. E não acho que contratar M.Lopes seja uma prova de confiança no jogador.

Duarte disse...

E falta o Pereirinha... o facto de nem seqer ter sido lembrado diz tudo sobre o que as pessoas acham dele.
Eu acho-o um bom jogador e entregava-lhe o lugar de defesa direito de olhos fechados. Mas ainda havemos de levar com um qualquer Miguel Lopes...

ana disse...

J., eu sou apologista da aposta na formação. Apesar de não simpatizar com o Jesualdo Ferreira, gostei de ele ter dito que o Sporting tem de apostar no que melhor produz: jogadores prtugueses de qualidade. Infelizmente, temos os adeptos que temos e não acredito que o Jesualdo leve a dele avante. Ou desiste da ideia ou vai ser mais um "queimado" em Alvalade.
Estamos ainda nem a meio da época e já estamos fora de todas as competições. Temos bons jogadores estrangeiros (se eram no ano passado, també, o são este ano - o problema desta equipa este ano é psicológico, só pode), temos bons "miúdos" portugueses no plantel e um punhado de esperanças na equipa B. Bom, bom, e é esse o meu desejo para 2013, seria começar já em Janeiro a trabalhar a próxima época. Mas com calma e imunes às pressões da bancada. É deixá-los assobiar.
Para quem diz que o Carriço é medíocre, que se lembre que a defesa composta por ele e pelo outro medíocre do Polga foi a segunda melhor defesa do campeonato de há dois anos.

J. disse...

Sim, esqueci-me do Pereirinha. Apanhasse um JJ e dava num lateral direito de milhões. :-)
Espero mesmo que isso do M.Lopes seja um rumor.

O Carriço tem óbvias limitações para o lugar de central. Mas era um jogador que talvez a 6 pudesse render.
No entanto, para central foi-se buscar o Boulahrouz e para 6 o Gelson. Jogadores banais e com ordenados bastante altos. Até o João Pereira consegue ver isso hoje no Record.

Entretanto, bastante interessante esta lista de convocados do Vercauteren para amanhã.

Anónimo disse...

Ana,

"Para quem diz que o Carriço é medíocre, que se lembre que a defesa composta por ele e pelo outro medíocre do Polga foi a segunda melhor defesa do campeonato de há dois anos."

Os números não são tudo. Falo dele tecnicamente e na forma que eu entendo que deve ser o comportamento de um central.

Também me podem dizer que o AM é um flop mas a verdade é que eu ali, vejo muita qualidade, no passe, na rapidez de execução, na visão de jogo, na entrega. Deve haver quem ache que tudo isto é um devaneio meu...

Hugo disse...

Acho o André Martins um jogador com grande qualidade e totalmente sub-aproveitado.
O futuro do Sporting tem de passar pela formação e para isso convêm os putos serem bem tratados.
O caso do Adrien é sintomático de como deitar abaixo um jogador

Pedro disse...

Falam do futuro do sporting depender da formação como se no passado recente o sporting não tivesse vivido da formação...

Hugo disse...

Pedro não sei se essa foi para mim mas gostava de saber onde nas últimas épocas o Sporting tem vivido da formação.
Eu tenho visto o Sporting recheado de estrangeiros, grande parte de duvidosa qualidade como o Pongolle,Elias,Rojo,Pranjic etc...

jamsilva disse...

O problema do scp nao é o plantel ou os adeptos. Do meu ponto de vista tanto uns como os outros sao de boa qualidade. O problema sao os dirigentes; e ate cortarem com a corrente que tem vindo a decidir quem preside ao clube nos últimos (demasiados) anos, o clube nao vai lá.
O sco esta em 10 LUGAR com 2 vitorias!!

O Anti Lampião disse...

já se OUVE (e não houve) falar por aí

Miguel disse...

Bom post, mas cada caso é um caso!

Cédric e wilson eduardo são fracos. Não servem para ser titulares. Servem sim para 2ª opções se tiveres um titular indiscutivel. O benfica tem para lá luisinhos e Miguel Vitors e o porto tem para lá Miguel lopes e outras coisas igualmente banalíssimas.

André martins tem um grande problema: consegue ser mais pequeno do que João Moutinho o que o deixa logo em posição de inferioridade qd vai jogar com homens. Ainda assim continua no plantel e acredito que irá ter mais oportunidades.

Adrien e Carriço são também 2 bons suplentes, mas nunca 2 titulares. Claro que é preferível ter Adrien em vez de Gelson e era melhor manter Carriço do que qq um dos outros que lá está. Xandão então...

Patrício é uma fora de série e isso viu-se desde a 1ª época, mesmo apesar dos 3 ou 4 patos que enfiou. Se puxarmos pela cabeça, lembramo-nos tb dos excelentes jogos que fez logo nesse 1º ano. Mas os adeptos preferiam a merda do stojkovic....

Agora, eu acrescento ainda o seguinte: porquê comprar Labyad e não aposta em joão mário que é infinitamente superior e deve ter praticamente a mesma idade?

Ou comprar Viola e não apostar em betinho?

Não coloco em causa comprar estrangeiros desde que sejam de facto para ser titulares, mas qd se compra só por comprar....

LDP disse...

Maradona, no passado, tal como Zola, Hugo Sanchez, Brolin, Valdo, JVP, Baresi e outros....ou hoje, como Messi, Silva ou Falcao..todos eles com 1,85 de altura no mínimo!

Miguel, por favor...o André Martins é dos melhores 5 jogadores do vosso plantel e só quando for para o Wigan ou Bastia ou uma equipa do Chipre por 500 paus é que vocês vão perceber isso.

Miguel disse...

LDP, diz isso ao Mourinho...