sábado, junho 1

Complexo de inferioridade

Este texto do Expresso coloca a nú, na óptica benfiquista (e não só), aquilo que é a mentalidade portista relativamente ao Benfica.
O Henrique Raposo, quanto a mim apenas peca por generalizar, e sabe-se como as generalizações podem ser injustas. Mas que há um padrão, disso não tenhamos a menor das dúvidas...

33 comentários:

Sportinguista não cota disse...

Caro Borges!

Não sei se é complexo de inferioridade como você e o H. Raposo afirmam, mas uma coisa eu sei o problema da "maior" parte dos benfiquistas chama-se "complexo de superioridade" assumem que os outros estão sempre a "queixar-se" e quando é com eles já não é "queixar-se" é porque estão mesmo a fazer-lhes mal...

Eu adoro as vitórias do sporting, as derrotas do benfica e do porto normalmente não me aquecem nem arrefecem, em certos alturas até gosto que ganhem, por exemplo nas competições fora de Portugal. Mas por causa do tal "complexo de superioridade" em certas alturas tenho um gozo especial com as derrotas dos rivais, especialmente quando se está constantemente a ser pisado e a dizer que só nos queixamos, mas quando acontece com outros já é queixas...

Sportinguista não cota disse...

Só para anotar que eu disse a "maior" parte dos benfiquistas, não o li, nem o conheço suficientemente para o catalogar como tal, mas a maior parte dos benquistas que conheço são assim.

ana disse...

Essa ladainha de que os outros são anti-o teu clube é própria de lampião. É o que o autor do texto é, de certeza. Rivalidade é assim mesmo: festeja-se as vitórias do clube de cada um e as derrotas dos rivais. Se me conseguires provar que ficas indiferente às derrotas do fcp ou do Sporting...
Mania, pá...

Sportinguista não cota disse...

Errata: "mas quando acontece com outros já NÃO é queixas..."

Jorge Borges disse...

Ana:
Não tenho a mínima intenção e te provar o que quer que seja, como deves compreender.
Ainda assim, e acredites ou não, o que me faz rejubilar são as vitórias do Benfica. Não me dá especial felicidade a derrota dos adversários. Óbvio que se as derrotas dos rivais beneficiarem directamente o meu clube, fico contente, não propriamente pelas derrotas deles, mas pelas vitórias do Benfica.
Não me deu, por exemplo qualquer satisfação ver a época desastrosa do Sporting.
Fui incapaz de ter qualquer sentimento de felicidade ou tristeza quanto à taça da Liga.
Fiquei triste, por exemplo, com a derrota do Sporting na final da UEFA ou na eliminação na temporada passada.

Só para que não meças todos pela tua bitola.

E não, não tenho qualquer complexo de superioridade relativamente aos rivais.

Mas sito sou eu...

Jorge Borges disse...

O Jogo é entre o Benfica e o Barcelona:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=405787

Se não queriam ter o Benfica no seu complexo, porque é que organizaram o evento. Coloca mal o clube (mas os seus adeptos batem palmas e apoiam estas iniciativas) e Portugal, já que é um torneio internacional.

jamsilva disse...

isto é conversa de quem não tem mais nada para dizer. e de quem nunca la foi a cima comer uma francesinha, ou veio cá a baixo comer uns caracóis.
O objetivo é sempre o mesmo desvalorização do adversário e automatização.
Uns fazem-no alimentando uma guerra constante contra o adversário.
outros escrevem estes artigos para caírem na ilusão que sem eles os outros não existiam.

Mas a culpa de isto tudo é de presidentes como o PdC e como o LFVieira. São eles que alimentam este ódio parvo e a malta vai atrás.

Pra mim nas competições nacionais uma derrota do slb é tao saborosa como uma vitoria do fcp, simplesmente porque quer dizer que nesse fdsemana ganhamos alguns pontos na corrida direta.

rbn disse...

AH AH AH

faz-me rir este post sobre a nossa essencia.

Este sr raposo deve escrito isto após o golo do Kelvin, ou se calhar, após o golo do Ivanovic, ou ainda após o golo do futuro dragão Ricardo no Jamor e com certeza ainda está mau da tola...ainda não recuperou, e se calhar nunca mais recupera do TRI-FALHANÇO 2012-2013:-)

Nós estamos tão preocupados com os sl bombos que "jogamos sempre na retranca contra eles" e nunca chamamos o pré-fabricado da lucy de "salão de festas"

Claro que vê-los sofrer falhanços atrás de falhanços é muito bom, porque quando se pensa em rui gomes da silva, pinhões, joão gabriel, e outros tantos arrogantes e com as manias das grandezas, dá muito mais gozo...

Basta ver o texto deste sr raposo:cheio das manias das grandezas, de arrogancia,de fanfarronice, de nariz empinado, de "somos os mais maiores de grandes do universo, arredores e quiçá, de Almada"......

Este sr raposo que me convença do contrário, que os vermelhos como ele não ficam super felizes com os desaires(poucos) do FCP.

E nem é preciso ir muito longe:basta ver as crónicas semanais do leonor pinhão ou do delgado, ou ainda melhor:basta ver diariamente os blogs vermelhos, que dia sim e dia também insultam de tudo quanto é jeito e maneira o FCP e seu presidente.

Haja rennie, kompensam, pepsamar e alka-seltzer sr raposo:-)

Jorge Borges disse...

se dúvidas havia, eis o protótipo.

Pedro disse...

Acho piada à ideia da Ana. Ela acredita mesmo nisso. Aliás ela precisa de acreditar mesmo nisso mas não. A maioria dos benfiquistas está-se a cagar para os outros. Eles não, eles preocupam-se mesmo com o SLB e basta ver como regozijaram com a nossa desgraça esta época apesar de terem tido a pior época da sua história. E para se "defenderem" chamam complexo de superioridade ao facto de apenas nos preocuparmos com o nosso clube.
Paciência. É com eles.

Em 2010 estavam dezenas de milhares no Marquês e não ouvi um único cântico contra alguém. Vencemos os turcos e não cantamos uma unica vez contra alguém. Fizemos uma festa única em Amesterdão e não cantamos contra ninguém. Sempre apenas e só pelo Enorme Sport Lisboa e Benfica.
Se isto é complexo de superioridade então sim somos superiores.

BBF disse...

"Quem não é benfiquista não é bom chefe de familia". Frase que demostra bem quer a "humildade" quer a tal não existencia da mania de superioridade benfiquista...

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

metem na cabeça das criancinhas que o benfica é que é fixe que é o mais maior do mundo e depois quando elas vêm o clube que os paizinhos obrigaram a apoiar a perder choram que nem desalmados e não percebem porque é que o pai mentiu. esta é que é a triste cultura benfiquista

jamsilva disse...

"A maioria dos benfiquistas está-se a cagar para os outros. Eles não, eles preocupam-se mesmo com o SLB e basta ver como regozijaram com a nossa desgraça esta época apesar de terem tido a pior época da sua história."

???????
vives num mundo muito teu!
:)

Hugo disse...

Esse ridiculo texto mostra bem as razoes pelas quais tanta gente detesta o Benfica.
Serao sempre os campeoes da bazofia e da arrogancia

Francis disse...

Que tristeza de texto.
De um ressabiamento doloroso.
É o que eu digo, o Benfica parou anos 60 e dali não consegue sair.
Uma falta de humildade que chega a meter pena.

Tasqueiro Emigrante disse...

A mentalidade de alguns portistas é a mesma mentalidade que jogadores do benfica com 16 anos têm...são campeões contra o Porto no campo do adversário e em vez de festejarem provocam os jogadores adversários...

Anormais há em todo o lado...

Anónimo disse...

Fiúza, se puderes moderar os teus comentários, agradecemos. Caso contrário, serão apagados.

Carlos disse...

O texto do Expresso é representativo de um estereótipo que a grande parte dos benfiquistas tentam assumir para eles próprios como verdadeiro.

Há, de uns anos para cá, uma verdadeira obsessão dos benfiquistas pelo Porto.
Essa obsessão é traduzida por personagens como o LFV, o João Gabriel, na comunicação do seu canal oficial e na comunicação de outros canais não oficiais como A Bola e o CM.

Há um enorme complexo de superioridade que se manifesta em artigos como este, em pensar que o desporto depende deles para sobreviver, que os clubes 'acabariam por fechar portas' quando fizeram o boicote aos jogos fora, quando afirmam que os direitos de tv valem 40M época, entre tantos outros exemplos.

Este artigo do Expresso está completamente desfasado da realidade mas é ao mesmo tempo perfeitamente actual enquanto elemento demonstrativo de como pensam a grande maioria dos adeptos benfiquistas.

Mr. Shankly disse...

"quando afirmam que os direitos de tv valem 40M época, entre tantos outros exemplos."

Não devem ser só os benfiquistas que acham isto. O próprio fcp exigiu que a Olivedesportos pagasse 80% do que viria a pagar ao Benfica caso chegasse a acordo.

Carlos disse...

e isso de per si estabelece algum valor de mercado para os direitos televisivos ??

Luís disse...

Luís
Moderação é a arma ideal para combater o terrorismo...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Fiúza, no SectorB32 não há espaço para ofensas entre leitores. O resto, já sabes.

Mr. Shankly disse...

Carlos, relê o meu comentário. Eu não disse que estabelecia, disse que a Direcção do Porto parece ter receio de que o complexo de superioridade de que padecem os benfiquistas tenha fundamente. Não disse nem que os direitos valem 40, nem que não valem. Só disse que PC se precaveu para o caso de valerem.

Peyroteo disse...

Eu, como sportinguista, vejo isto da seguinte maneira:

O artigo desse senhor perde a credibilidade quando diz que o Benfiquista só precisa e só pensa no Benfica. Não lembra a ninguém e é completamente falso.

Por outro lado, é verdade que os portistas têm um complexo com o Benfica mas que ultrapassa o desporto e os clubes e tem muito a ver com regiões.
Basta ver a questão do local da final da Taça, o estádio de Oeiras, etc. E não me venham com a desculpa das condições do estádio. O estádio tem condições mais que suficientes, muitos adeptos é que não têm nível para frequentar um estádio.
É também por causa desse ódio a tudo o que está abaixo de Coimbra que os jogos decisivos em que o Porto sai derrotado acabam em pancadaria, mesmo nas camadas jovens (neste mês já aconteceu duas vezes em juniores e juvenis, em 2008 aconteceu o mesmo num Sporting-Porto, etc.) Só não acabou ontem o hóquei porque era uma prova europeia, não tenhamos dúvidas disso.

Carlos disse...

@Mr
talvez não o quisesses dizer mas relendo o comentário continuo a interpretá-lo da mesma forma
citando a minha referencia aos 40M e dizendo que 'Não devem ser só os benfiquistas que acham isto' eu mantenho a minha interpretação.

A questão dos 80%, sendo verdadeira, só revela sagacidade na negociação.
Após a renovação do contrato com o Porto era sabido que o Benfica seria o próximo a renegociar. Assim faz todo o sentido indexar o valor ao contrato que muito provavelmente iria ser o mais elevado. Fazia sentido não só em proveito próprio mas igualmente ao limitar a capacidade de oferta ao principal e talvez único adversário, visto que o custo para o operador iria para além da oferta apresentada ao slb.

Era uma win win situation.

Carlos disse...

@Peyroteo
em total desacordo

se há um denominador comum às cenas de violência no desporto português dos últimos anos, esse denominador é o slb.
Em várias modalidades e em diferentes escalões etários.

jamsilva disse...

peyroteo
so p ter a certeza!
estas a dizer q os gajos do norte é q são uns bárbaros certo?

Tasqueiro Emigrante disse...

Moutinho:

"Quando era pequenino fui do benfica porque todos eram benfiquistas na minha familia...mas com o passar dos anos pude ter opção de escolha e por isso decidi que o FCPorto era a melhor equipa"


Fantásticas declarações...o espelho do que passa no País e o porquê de haverem 6 milhões de benfiquistas...

A mim também me tentaram "enganar" com peluches e cachecóis mas infelizmente não conseguiram...eheheheheh

Peyroteo disse...

Nao disse isso. A cultura desportiva do porto faz com que os seus jogadores nao saibam aceitar bem as derrotas, principalmente contra equipas que nao sejam do norte. Ou nao perceberam que o Porto cresceu tambem através dessa postura anti-Lisboa que o Pedroto e o Pinto da costa criaram.
Nao estou pois a generalizar para o norte. Estou a falar especificamente deste caso. Nao tenho nada contra o norte. Adoro a cidade do Porto e o norte em geral. Só nao gosto da cultura que o Pinto da costa incutiu no clube. No entanto, acredito que, de outra forma, o Porto nunca teria chegado onde chegou.

Mr. Shankly disse...

Ah, percebi-te. Eu escrevi uma coisa, tu interpretaste de outra forma. Depois eu clarifiquei, disse que não era isso que eu queria dizer, e tu dizes que percebeste a minha clarificação, mas continuas a afirmar que eu queria dizer outra coisa.

Portanto, tu sabes melhor do que eu qual é a minha opinião. Ainda bem que clarificámos isto também, assim fico a saber que contigo não vale a pena.

Carlos disse...

Isso é nonsense completo
Ninguem como o próprio para saber o que queria dizer.
No entanto, a meu ver, parece que exposeste mal.

jamsilva disse...

o mesmo ódio que ha do norte para o slb também existe do slb para o porto.
a única diferença é que o porto sabe "capitalizar" a coisa.

e não foi preciso nenhum ódio para chegar onde chegamos na europa.
Foi ambição!

Mr. Shankly disse...

Carlos, se tiver exposto mal (ou tu entendeste mal, é indiferente) e depois clarifiquei, qual é a questão então? "Mantenho a minha interpretação"?