terça-feira, junho 25

Curtas

1 - O jornal A Bola revela que o Benfica tem 103 jogadores com contrato profissional para além de 30 de Junho! 103 jogadores! Dá para rir.

2 - Bruno de Carvalho esteve ontem na SIC Noticias para fazer um balanço dos primeiros meses de mandato e explicar algumas das questões a discutir na AG de domingo. Ainda não li com atenção as palavras do presidente, por isso não vou comentar. Fica só a ideia de que esta AG vai ser quentinha, quentinha...

3 - No Mundial de sub-20, Bruma voltou a marcar e vai sair desta competição muito valorizado. Poder contar com ele mais uma época seria excelente, mas para isso só mesmo renovando. Acredito que vai ser esse o desfecho.

4 - A SportTV prepara a apresentação de um versão low cost a partir de Agosto. Um canal HD que incluirá a transmissão de um jogo dos grandes por jornada, além das ligas espanhola, italiana, alemã e francesa. O custo será entre 10 e 15 euros/mês.

21 comentários:

Anónimo disse...

1. E não consegue ter um plantel equilibrado.

2. Acho que vai ser uma AG tranquila, por acaso. BdC tem, para já, tudo do seu lado. Os erros do passado dão-lhe sempre argumentos para todas as dificuldades e enquanto durar o estado de graça, haverá mais tranquilidade no clube, que bem precisa dela. Além disso, BdC já mostrou muito mais em dios meses do que o outro panhonhas em dois anos.

3. O ritmo geral do jogo foi fraquíssimo. Realmente, Bruma destaca-se. Mas só mesmo pela velocidade.

4. Sempre considerei que a SporTv era bastante barata para o serviço que prestava. 25 euros por mês para dezenas de jogos em directo (os melhores, e fora o resto) é uma pechincha.

Esta versão deve ser para fazer frente ao Benfica TV, que terá um custo também, já a partir de 1 Julho.

zorg disse...

Um numero atirado assim significa muito pouco. Qual é o número normal, ou aceitável, para um clube da dimensão do Benfica, ou do Porto? E, já agora, quantos jogadores com contrato tem o Porto, que até gasta mais em salários com jogadores que o Benfica?

Em relação ao Bruma, vi ontem um pouco da entrevista do Bruno Carvalho e ele não pareceu nada confiante na sua renovação e culpa a direcção anterior por não ter renovado com ele antes de o ter lançado na equipa principal.

Mike Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike Portugal disse...

1 - LOL

2 - Não acredito que vá ser quentinha. A maioria está com o BdC.

3 - Eu também, duma maneira ou de outra.

4 - Que bom para eles. Eu vejo os jogos em streaming na mesma.

Peyroteo disse...

Zorg, um nº aceitável para clubes como o Benfica? Eu diria metade, no máximo. Entre equipa B e emprestados, o Benfica tem 64 jogadores... Eu não considero isto normal. Por exemplo, em 2011, o Benfica adquiriu 30% do passe do Maxi Pereira e como contrapartida contratou 4 jovens uruguaios...

Pedro disse...

É pá...ó Zorg, que se passa contigo? Pareces os gajos que defendem a Troika apesar dos números reais rasgarem qqr defesa.

103 jogadores é um absurdo. 38 só na equipa B? Mas está tudo doido? E quantos é que aproveitamos?

De que vale ter 38 jogadores na equipa B e 24 emprestados se depois, no final da época continuamos com lacunas e a comprar jogadores de pouco relevo?

É absurdo e explica muito o desnorte que vai no dep. futebol do SLB.

Mr. Shankly disse...

1 - Absurdo. E vêm aí mais. Compreendo que se compre antes de serem valorizados e deixarmos de poder competir com os gigantes. Mas o que dói é que destes 100 metade nunca vai ter uma oportunidade a sério.

3 - Estou a gostar do Bruma, e da selecção em geral. Parece mais forte que a de há dois anos.

4 - Decidam depressa o preço da Sport TV e Benfica TV e Red Pass, caraças! Tenho que fazer contas à vida!

zorg disse...

Eu não defendi nem deixei de defender coisa nenhuma, só perguntei.

Por isso, volto a fazer a pergunta: alguém sabe quantos jogadores tem o Porto, ou o Sporting, ou o Braga, ou o Real Madrid, ou o Man Utd, ou outro clube qualquer, sob contrato?

Eu não sei, mas acho que, se se vai discutir este tema, seria interessante saber. Mandar um número para cima da mesa sem qualquer termo de comparação, ou contextualização, é a forma mais fácil e habitual de fazer demagogia.

Peyroteo disse...

Seja em que circunstâncias for, mais de 100 jogadores é um absurdo. O Benfica tem duas equipas profissionais, A e B. Vá lá, se foram 25+25, números razoáveis, seriam 50. Tendo uns 10 juniores com contrato profissional, chega aos 60. Restam 40 e tal para quê? Epá, o Benfica tem jogadores para formar 4 planteis. Podia fazer um quadrangular de pré-época :)

Pedro disse...

Achas mesmo que precisas de saber qts jogadores os outros têm para comentar os 103 jogadores que o SLB tem????

zorg disse...

>Seja em que circunstâncias for, mais de 100 jogadores é um absurdo.

Eu não sei se é um absurdo ou não porque não tenho informação suficiente para fazer essa avaliação.

Se o Benfica for uma excepção, então é provável que sim, que seja um absurdo.

Se a norma for esta, ou seja, se a maioria dos clubes com uma determinada dimensão tiver um número semelhante de atletas sob contrato, se calhar já vale a pena tentar perceber quais as razões por trás disto e se é um absurdo ou não. Às vezes há razões pouco óbvias, mas válidas, por trás de algumas opções que se tomam.

zorg disse...

>Achas mesmo que precisas de saber qts jogadores os outros têm para comentar os 103 jogadores que o SLB tem????

Deus Nosso Senhor não foi muito generoso comigo, quando estava a distribuir a inteligência, por isso tenho dificuldade em reconhecer determinadas coisas que, para outras pessoas são evidentes. Este é um desses casos. Para perceber se é um erro crasso e evidente, ou não, preciso de um termo de comparação. :P

É como eu te dizer que a dívida pública portuguesa é mais de 50 mil milhões de euros, sem mais informação nenhuma para te impressionar e tu achares inconcebível e uma coisa aberrante, quando na realidade quem nos dera a nós que fosse esse o valor, porque significaria que teríamos uma dívida pública de menos de 30% do PIB.

Pedro disse...

Esse exemplo seria relevante se não soubesses que no futebol só jogam 11 e os planteis rondam os 25/26 jogadores...

Tens 38 jogadores na Equipa B e 24 emprestados. 62 jogadores de segunda linha cujo aproveitamento para a equipa principal ronda o...zero. Pior, tens 62 jogadores disponíveis e continuas a contratar jogadores de segunda linha (com todo o respeito por eles - Mitrovic, Uros, Vitória). Tens 62 jogadores disponíveis e continuas com lacunas no plantel.

Como adepto de futebol que és tens informação mais que suficiente para discutir o assunto.

Anónimo disse...

Zorg, percebo, e percebemos todos o teu argumento.

Contudo, acho que o que incomoda aqui é o factor "aproveitamento". Ninguém conhece, nem nunca ninguém ouviu falar de um jogador fora do plantel A e B que alguma vez tivesse sido, de alguma forma, aproveitado.

Se houvesse alguns casos conhecidos, se calhar já se atribuia algum sentido aos 104 jogadores.

Acredito que os custos de muitos deles sejam bastante reduzidos, até. Há negócios bem mais ruinosos a acontecer na equipa A.

Pedro Almeida disse...

Por jogo no maximo só podem ser utilizados 14 (11+3), certo?
Dizem que convem ter sempre 2 por posição, dando ainda um desconto grande...vá lá uns 30 por equipa profissional.
Como temos duas equipas profissionais...60, dando ainda mais um desconto para juniores já profisisonais e casos especiais, vá lá uns 70.
Com tanto desconto e ainda sobram mais de 30.
Nesses 30 deve ser onde colocam os irmãos, primos e amigos dos que querem mesmo contratar.
E como já disseram, com mais de 100 jogadores e não conseguem encontrar um defesa esquerdo.

Mr. Shankly disse...

"Podia fazer um quadrangular de pré-época :)"

Acho que a ideia vai mais longe: um campeonato só com o Benfica (A, B, C e D). Todos os jogos na BTV, todos os jogos na Luz.

Em resumo: um mundo perfeito :)

zorg disse...

Pedro, eu consigo arranjar justificações que me parecem razoáveis em teoria para justificar ter muitos jogadores de 2ª linha.

Agora, para perceber se são de facto razoáveis na prática, preciso de informação empírica... e é isso que até agora não tenho.

Luis, o Melgarejo e o Coentrão, por exemplo, são casos relativamente recentes de jogadores que estiveram emprestados a clubes secundários, voltaram a integrar o plantel principal e acabaram por singrar.

Mas, sublinho, mais uma vez, que não estou a defender que é correcto o Benfica ter 100 jogadores nos seus quadros. Não sei se é, ou não e dependerá, certamente, de muitos factores. Só acho é que atirar um número ao ar, sem contextualização, me parece uma má forma de lançar uma discussão séria.

Sportinguista não cota disse...

low cost 10-15€ ??'

lol, se fossem 5€ já era caro...

Pedro disse...

Zorg,

"FC Porto, Benfica e Sporting, têm contratos vigentes com um total de 235 profissionais."

O SLB representa 43,8% deste número.

Peyroteo disse...

O Sporting não chega a 60, entre equipa A, B e emprestados. E penso que vai tentar reduzir para menos de 50.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

o benfica com 103 contratados já tem que chegue para não acabar a época com os jogadores de língua de fora ahahah