sexta-feira, maio 2

'Benfica United' não tem respeito por Velhas Senhoras

Ah a dualidade! tanta vez por aqui escrita mas com tão pouca oportunidade de ser bem compreendida como com este Benfica que, ao que parece, renasceu das trevas para conquistar de novo o coração dos seus adeptos. Daí que a lição a reter, para quem foi do céu ao inferno em 12 meses, seja a de que em futebol não há bom nem mau, não há vitória nem derrota, há apenas... trabalho. E esse ou tem qualidade ou, pura e simplesmente, não tem. E isto o homem a quem todos apelidam de 'bronco' explicou muito bem depois de um... empate. Um glorioso 'nulo' que coloca de novo os encarnados na Final da Europa League, que acende de novo os holofotes para o futebol português, e que permite que tão pequeno país ultrapasse a... Itália no ranking 'uefeiro' de clubes. Tudo porque Luís Filipe Vieira decidiu não qualificar a época transacta de 'má', nem tão pouco o início da presente. Sabendo que o trabalho de Jesus iria ser aproximado ao do ano passado, confiou que a mesma competência deixaria o Benfica a um passo do sucesso. Agora, depois de ultrapassada a Juventus na sua própria casa, é esperar que o Universo qualifique um plano de excelência com títulos em competições a eliminar.

 

Isto porque só transcendendo a expectativa o Benfica se libertou da pressão de ganhar a todo o custo, de ganhar por decreto, que o prendeu até em épocas em que o trabalho realizado foi de excelência. E essa, convenhamos, não foi meiga para uma equipa que falhou em 'momentos-chave' mas que está aí, de novo, pronta para pegar nas Taças. Segundo isto é até secundário que ontem - quinta-feira - o Benfica de JJ tenha vulgarizado a organização ofensiva da Juventus. Ela que, diga-se, nunca foi muito boa e que frente aos encarnados só demonstrou que o que chega para ganhar o 'scudetto' (três vezes) não chega para bater Luisão e Garay, Maxi, Siqueira e Oblak, Enzo e Amorim, Markovic e Gaitán, Lima e Rodrigo. Nem as já habituais contrariedades, que devolvem ao Benfica a hipótese de jogar de frente para a bola, derrubam uma organização que não é um autocarro mas uma 'ode' à inteligência. Sem Enzo (expulso) e sem Garay (lesionado) nos últimos minutos da partida, o Benfica deu uma lição no controle dos espaços e, por consequência, no controle do jogo ofensivo da outra equipa. Os italianos andaram sempre por onde o Benfica quis - futebol aéreo para esta equipa é... peanuts - e só criaram perigo na primeira-parte, num lance que até na linha-de-golo Luisão teve controlado.

Isto mesmo que o Benfica não tenha conseguido novamente a 'posse-de-bola' que lhe permitiria não ter que levar com os inconsequentes ataques da Juventus. Há que dizê-lo, contra a equipa de Pirlo, o Benfica abdicou de sair a jogar e, por outro lado, nem sempre conseguiu travar as saídas pelos centrais da Vecchia Signora. Facto que levou a que o jogo tivesse, muito mais tempo, a Juve como protagonista mas que realçou uma organização defensiva que evoluiu bastante desde a primeira-mão (onde ficou a sensação que a linha avançada dos italianos poderia causar mossa) e que travou 'touros' como Pogba, Vidal, Fernando Llorente ou Carlitos Tévez. Ainda bem para o Benfica que nesse 'onze' só entrou um génio, também ele travado por uma organização que nunca o deixou aparecer, cometendo o 'crime' de o deixar de fora de uma Final realizada no seu próprio estádio. Temos pena, Andrea!

P.S. E que bem ficaram, de novo, os calções pretos a este Benfica.

Juventus-Benfica, 0-0 (1-2)

Foto: Getty

38 comentários:

Jorge Borges disse...

Sobre o jogo de ontem dizes tudo.
Sobre o passado recente:
-Foi demasiado doloroso o que se passou na temporada passada. parece que todos aprenderam com os erros (assim espero). Até o JJ que dizem que é teimoso como uma mula.

- O Benfica, para já, ganhou o campeonato. Ainda pode vir aí muita decepção.

- Nem tudo foram rosas esta época.

Marco Morais disse...

Foi doloroso pela expectativa, pelo hábito de serem os títulos a validar o trabalho. Não estou com isto a dizer que JJ não errou, mas estou certamente a dizer que um treinador que chega aos momentos da decisão pode mais facilmente aprender a ganhar do que outro que fica a km's.

É teimoso? É! mas isso tem um ponto de vantagem. É que o trabalho de Jesus precisa de algumas rectificações por época. O de outros... precisam, na maioria das vezes, de um plano totalmente novo.

Parabéns ao Benfica, ao seu treinador, à sua equipa e ao seu presidente e adeptos. Mas acho que tanto como o treinador também os adeptos precisam de aprender algumas coisas. A época actual o prova =)

Ace-XXI disse...

Estão de parabéns! Nao concordo com a análise que fazes do jogo mas verdade seja dita isso nao tem qqr importância, o que interessa é que vocês conseguiram o apuramento contra uma das equipas mais fortes da Europa e conseguiram-no a jogar contra fortes adversidades.

Sou SPortinguista, é claro que fico 1 pouco "aziado" com o sucesso dos rivais mas nao tenho qqr problema em reconhecer que vocês merecem a felicidade que estão a ter este ano. Mais uma vez parabéns.

Marco Morais disse...

Vocês? =)

Unknown disse...

Grande slb! Muitos parabéns a todos os lampiões. Estão eufóricos e justifica-se. Estão prestes a ganhar todas as competições e a terminar com uma "maldição" que dura há mais de meio século. Tudo isto no ano em que faleceram os seus maiores símbolos do sucesso dos anos 60, Eusébio e Coluna. Que melhor homenagem poderia ser feita? É de facto tudo perfeito para o mundo encarnado, e então quando se ganha assim, com sangue, suor e lágrimas, na casa de um colosso do futebol mundial, ainda sabe melhor.

De resto, a crónica do Marco é brilhante, como habitualmente. Mas vou mais longe, e o Marco não vai gostar... :)

A competência deste slb é muito mérito de jj, mas há também um grande mérito de toda a estrutura. O slb tem vindo, ao longo destes últimos anos, a fazer um trabalho notável que, obviamente, acaba por exponenciar ainda mais os grandes méritos de jj.

O fcp habituou-nos, durante décadas, a mostrar como a excelência da organização interna, da tal estrutura, pode ter um impacto brutal na dinâmica de vitória de uma equipa, independentemente dos jogadores e dos treinadores.

Obviamente que uns são melhores do que outros, e por isso mesmo existem épocas extraordinárias (como Mourinho, Vilas Boas e agora Jesus), mas o que está por detrás desses sucessos extraordinários, é uma competência muito grande da estrutura, que garante uma sustentabilidade da qualidade. Esta sustentabilidade diz-nos que nem sempre se pode ganhar as grandes competições, mas que regularmente se estará nas grandes decisões.

Tudo isto para dizer que o famigerado "fim de ciclo" do fcp talvez esteja mesmo aí, mas muito mais por mérito do slb, do que por demérito do fcp, e isso é uma excelente notícia para o futebol português, pois obriga os outros a trabalhar muito mais, a serem cada vez melhores.

Durante muitos anos acreditou-se que a hegemonia do fcp cairia de podre, juntamente com o seu líder. A verdade é que, até aparecer este slb, ninguém foi tão competente, e a hegemonia, obviamente, nunca caiu.

Mas 2014 relevou-se diferente, e juntou à competência os merecidos títulos. O slb é, pois, o novo benchmarking do futebol português.

Espero que o meu Sporting perceba que o trabalho de excelência é algo que demora muito mais do que uma época a fazer. Que continue humilde, reconhecendo o favoritismo dos seus dois adversários, até o dia em que possa, pela sua qualidade, e não por demérito dos outros, voltar a ser o expoente do futebol lusitano, como tão bem conseguiu fazer o slb.

É difícil? É! Mas olhemos para o Alético de Madrid e percebamos que não há impossíveis no futebol. Como diz o Marco, e muito bem, haja trabalho! Do bom!

Uma vez mais, parabéns aos lampiões! Isto foi muito mais do que uma vitória.

SL

Marco Morais disse...

Gostei sim. Excelente comentário. Cada vez mais me parece que se olha para o futebol de outra maneira e esse teu excelente texto é prova disso.

Abraço!

Ace-XXI disse...

Lol pensei que tivesse sido o Luis ou o Jorge a escrever o post :) as desculpas pela ofensa :)

Ace-XXI disse...

Diva as minhas duvidas em relação ao mérito da estrutura do slb tem a haver essencialmente com a diferença de qualidade deles após a chegada de JJ, o Benfica desde que LFV chegou mostrou capacidade para e investir mais do que os seus rivais mas os resultados eram escassos mas percebeu-se que JJ veio trazer a competência que faltava.

Marco Morais disse...

Ace não é ofensa nenhuma, mas na realidade não sou benfiquista =)

Unknown disse...

Ace-XXI, a meu ver o principal problema do slb era a própria ânsia dos seus adeptos e até de alguns dirigentes em romper com a hegemonia do fcp.

A época actual é uma grande lição, pois mostra que a persistência no bom trabalho, independentemente de alguns precalços, dá os seus frutos.

Isto vai fazer com que os próprios benfiquistas sejam mais "racionais" de futuro, e isso é um grande mérito da estrutura e acaba por ainda a fortalecer mais.

Mas claro que grande parte do sucesso actual é mérito do jj. Não há dúvidas em relação a isso. Só acho que se está a desvalorizar em demasia tudo o resto.

SL

Pedro disse...

Que loucura.
Não tem sido só vencer mas sim a forma como se tem vencido.

Isso tem impedido algumas críticas. Os motivos para tal estão lá mas o momento é tão bom que nem quero pensar nisso agora. Depois falamos. Agora é aproveitar.

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao slb!

Muita competência, muita garra. Tudo o que qualquer adepto gosta de ver numa equipa.

Esperemos agora que o slb acabe com a "maldição" para ver se o jj vai dar uma voltinha lá fora... é que a fasquia está muito alta... ou será que se sonha mesmo com as champions para os lados da luz? já não digo nada... :)

Curiosidade - o header deste blog não é o Ramón Sánchez Pizjuán, casa do Sevilla FC? :)

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Parabéns ao benfica, pela contratação do Slimani.
Quanto ao jogo lembro-me do ano passado (penso eu) jorge jesus num jogo do campeonato em casa a criticar a academica por terem jogado à defesa, autocarros, anti-jogo etc, até chegou ao ponto vergonhoso de dizer que mereciam descer de divisão. Afinal não tinha razão de dizer aquelas barbaridades pois cada equipa joga como pode dependendo do momento, e ontem o benfica fez exactamente o que a académica fez o ano passado na luz. Se o resultado foi justo ou não cada um é que sabe.
O que me parece é que os adeptos gostam mais da garra e dos resultados do que futebol jogado e de à uns jogos para trás o benfica parece que desaprendeu de jogar futebol. O ano passado aconteceu exactamente o contrário deste, jogavam muito melhor futebol, mas é assim a vida não se pode ter tudo. Ás vezes a estrelinha de campeão resolve e tem resolvido.
Atenção que os jogadores parecem já estar a dar o estouro e ainda faltam 3 finais.

LDP disse...

Tu sabes muito, tasqueiro. Mas nunca tens em conta que hà pessoal que sabe mais do que tu.

"de à uns jogos para trás o benfica parece que desaprendeu de jogar futebol." Referes-te aos jogos em que a tua equipa, com um homem a mais durante uma hora, ficou a ver navios? Uma e outra vez...em casa, fora...com chuva, com sol...com os titulares ou sem meia equipa...

Afinal nao, tasqueiro. Tu nao sabes é nada de nada.

Mike Portugal disse...

No jogo da final vão jogar com 8, só para ver se o Sevilha tem hipótese? lol

zorg disse...

O Benfica não tem investido mais que os seus rivais, tem investido mais que o Sporting, mas sensivelmente o mesmo que o porto.

Ultimamente, o Benfica tem é sido capaz de valorizar mais os jogadores que vai adquirindo do que acontecia no passado.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Óh ignorante eu estava a falar do benfica e não do meu porto, se queres que fale do porto eu falo e resumo só numa frase: "Não jogaram nada esta época".
De certeza que tu e o teu amigo luis, outro ignorante, não sabem mais do que eu está descansado. Porque ficas ofendido com o meu comentário quando não dizes nada de jeito? Azar, aguenta e não chora.
Quanto à final da liga europa irei apoiar o Sevilha, não porque goste de espanhóis mas porque não me esqueço desta:

http://2.bp.blogspot.com/-zM4A1sWihIE/UYQrhBPMHgI/AAAAAAAARVM/41kc_RPGetk/s1600/clipimage0hyuijj022mi9vq%5B1%5D.jpg

Jorge Borges disse...

"Azar, aguenta e não chora."

A única coisa de jeito. Mas estava a ver-se ao espelho
AHAHAHAH.

E em digo mais nada para não ofender o Portista com P maiúsculo que é o Marco Morais!

LDP disse...

Eu serei ignorante, mas depois de ler algo penso sobre o significado das palavras à minha frente. Ao contrario de ti, tasqueiro.

O Benfica desaprendeu de jogar futebol, como dizes, mas sò nos ultimos jogos...como dizes também. Jogos esses, os ultimos, que foram precisamente contra a tua equipa. Certo? O calendàrio assim o diz.

Entao agora vai là reler o que eu escrevi no comentàrio anterior. Depois concentra-te, nao na tua equipa mas no resultado final desses jogos. No final constataràs que ainda bem que deixàmos de saber jogar futebol. Deixàmos?

Eu nao fiquei ofendido com o teu comentàrio, mas com a tua ignorancia. Essa sim, talvez a unica qualidade tua muito apreciada neste blog. O que nao deixa de ser um paradoxo, sentir-se ofendido e envergonhado pela ignorancia de outrém, mas olha...

Vais apoiar o Sevilha, fazes bem. Uma equipa fraca, como a consideraste, mas que aguentou bem os confrontos com o porto e nao chorou.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Óh jorge tu sabes lá o que é um portista com P maiúsculo, nem benfiquista com B minúsculo quanto mais.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Não te sintas envergonhado até porque eu estava a comentar o benfica que por acaso até era assunto deste post, tu é que como não gostaste até do que disse, azar é o meu comentário, vieste logo falar do porto que nada tinha a ver com o assunto.
Vou apoiar o sevilha porque voces apoiaram o mónaco na final da nossa champions, nada mais, o sevilha é fraco que ganhou a um porto ainda mais fraco mas se ganharem ao benfica de certeza que não vou chorar.

LDP disse...

Ves o que acontece quando nao segues os meus conselhos?

Eu disse-te para leres uma segunda vez o meu primeiro comentàrio e tu nao o fizeste. :)

Eu falei apenas e so do Benfica, dando o exemplo do duplo confronto com a tua equipa, de modo a demonstrar-te se desaprendemos mesmo de jogar futebol...

Nao sejas preguiçoso, vai là ler outra vez, và.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Refiro-me aos últimos jogos, Porto incluído. Tu é que gostas tanto do FCP que não te sai da cabeça admite lá, qualquer dia vais finalmente de converter.

LDP disse...

Porto incluido, exacto.

Portanto, no ultimo mes e meio fizemos alguns 15 jogos nao sofrendo mais do que 4 ou 5 golos no total e marcando uns 30...entre idas a Braga, as Antas, a Londres, Holanda, Madeira e agora Turim...campeonato no bolso e presença assegurada em TODAS as finais em disputa.
Desde os jogos com o Tottenham (repito, alguns 14 ou 15) sofremos 2 golos, um da tua equipa e outra da Juve.

Parece-te ainda que desaprendemos de jogar futebol?

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Antas não, Dragão, ou a luz agora é carnide?
Podes ser sincero e admitir que o ano passado tinham melhor qualidade de jogo, ou andais a jogar um futebol incrível? Neste momento é para o resultado (sem estar a criticar) e os 2 últimos jogos viu-se isso, mereceram perder ambos mas conseguiram passar com sofrimento e alguma sorte à mistura. Na primeira parte do Dragão podiam ter sido goleados e ontem mais 7 remates à baliza que não deram golo. Tanto num como no outro apenas 1 "oportunidade" para vocês. São factos indesmentíveis. As bolas não entram na vossa baliza que se pode fazer. É a estrelinha.

Pedro disse...

Que gozo...e o gajo nem se apercebe disso. LOL

LDP disse...

Nao tens de te contradizer sò para ter momentaneamente razao, tasqueiro. E' que dos "ultimos jogos" passaste para "o ano passado".

Se o teu porto, forte ou fraco, depois de 8 meses de competiçao ve-se a jogar sistematicamente em inferioridade numérica nao contra o Portimonense ou o Elvas, mas contra o Benfica (ferido no orgulho ainda por mais) ou a Juventus (prestes a voltar a uma final europeia 10 anos depois e logo no seu estadio), como é que achas que se comportaria?
Com jogadores chave que por 2/3 da época nao jogaram. E os que os substituiram lesionam-se ou antes ou durante o jogo...
Contra a Juve acabàmos sem Garay e com Salvio de braço ao peito mais Enzo expulso...

Tu és capaz de pensar sozinho e concluir que uma qualquer equipa faz das tripas coraçao para levar para casa o fruto de 10 meses de trabalho, nao és?

Sabes tanto de futebol, como apregoas, mas depois fechas-te numa gaiola de raquitismo mental que so nao da vontade de rir porque a linha entre a comicidade e a estupidez é muito ténue. Acorda tasqueiro.

João Simões disse...

ehehehheheheh! Ó tasqueiro, o vinho anda-te a provocar azia! Vê lá isso

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Quando tu e os teus "colegas" finalmente se derem conta do que se passa vão me dar razão, mas entretanto e como andam nas nuvens e apanhadinhos tipo inicio de um namoro deixem-se andar até as hormonas acalmarem
Só para se darem conta da vossa hipocrisia e cinismo deixo um exemplo, o ano passado ng podia ver o JJ à frente, agora todos lhe lambem os pés.
Beijinhos fofos

LDP disse...

Também a linha entre dizer coisas sensatas e verdadeiras ou escabrosas generalizaçoes é igualmente ténue.

Antão Bordoada disse...

Lembremos os roubos ao Sporting (no Campeonato e na Taça) e FC Penafiel (na última), bem como a proverbial 'sorte' advinda do HerCU qualquer coisa, que os fizeram chegar onde estão, bem como irem às antas, em vez de a Alvalade, no último jogo antes daquele de ontem.
Passagem Merecidíssima, ainda por cima porque aquelas zebras abjectas são desde sempre o arquétipo dos respectivos protótipos andrades e que lhes deve garantir a dobradinha, com Pérez, Gaitan e Markovic poupados ao estouro.
Quanto ao regresso a Turim: votos de Maldição de Guttmann, parte VIII. De preferência protagonizada, com baliza inviolada e um golo, por Beto e Carriço.

Hugo disse...

Primeiro que tudo, parabéns pela epoca.
Espero que futuramente nao venham criticar outras equipas que adoptem um estilo de jogo mais defensivo,

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

loool hugo.
LDP sabes aquela linha ténue entre a nádega esquerda e a nádega direita? Chama-se rego do cú.
Badum tsssss..

LDP disse...

Lá está tasqueiro, voltaste outra vez a confundir estupidez com comicidade.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Relaxa rapaz, andas muito tenso

LDP disse...

Essa já não ouvia desde o nono ano.

Pedro disse...

Quem diz é quem é!

Anónimo disse...

1. É motivo de orgulho (para mim, obviamente) alguém pensar que um post escrito pelo Marco pudesse ter sido escrito por mim. Obrigado pelo elogio, Ace.

2. É um orgulho, mais uma vez, fazer parte de um blogue da bola onde na caixa de comentários existem adeptos do maior rival do Benfica a dar os parabéns ao feito europeu do clube encarnado.

3. O regresso do Bordoada. Aos anos que não se chegava à frente. Não perdeu a graça e está aí para chamar os bois pelos nomes.

4. Ignorem o asno. O Marco não merece.