quinta-feira, maio 22

Curtas Sporting.

1. Marco Silva foi apresentado em Alvalade e a fasquia, como se previa, subiu. Ainda estamos em Maio e já se fala em conquistar o título. Vai ser muito interessante observar a nova época do Sporting. Para mim, o clube de Alvalade é sempre candidato mas, convenhamos, o facto de "correr por fora" ajudou a retirar pressão sobre os jogadores e treinador.

2. O Benfica terá que defender o título mas o Sporting terá de ser capaz de manter, pelo menos, o nível de resultados alcançados com Jardim. O último terço foi algo penoso em termos de qualidade de jogo mas, as vitórias, disfarçaram algum mal-estar na família sportinguista.

3. Marco Silva terá um enorme desafio pela frente. A falta de experiência pode ser colmatada com a imposição de uma nova mentalidade (em termos teóricos e práticos) e com a manutenção das pedras basilares do plantel, com destaque para Carvalho, Patrício e Montero, mas, no fim, essa falta de experiência pode ser decisiva nos momentos-chave da época. Contudo, acredito que Marco Silva fará um óptimo trabalho em Alvalade.

4. Entretanto Jardim saíu por 3M. Não deixa de ser um bom encaixe por um treinador sem títulos mas, parece-me, ficaram muitas dúvidas neste processo. Bruno de Carvalho sempre falou em 15M e, convenhamos, não estaria a referir-se à eventualidade de Jardim rumar para Norte ou até para a Luz. Não seria credível pensar que isso era uma possibilidade. Ou seja, BdC sempre insinuou que a cláusula de rescisão era de 15M para todos os clubes interessados.

E se vendeu por 3M significa que a cláusula era de 3M? Então porque se fala em mais 3M? A cláusula seria então de 6M? Significa então que saíu abaixo da cláusula. O que não me espantaria visto que é uma medida quase que só preventiva. Actualmente, as cláusulas nunca são batidas e existem apenas para dificultar uma negociação. Que poderia fazer BdC perante a vontade de Jardim em sair (por demais evidente nas últimas declarações)? 

37 comentários:

J. disse...

Os pontos 1,2 sao faceis de responder.
O Sporting terá sempre de lutar pelo titulo. Outra coisa, é que o conquiste.
Seremos talvez os menos favoritos dos 3, mas temos tb as nossas hipoteses.
O que nao pode voltar a acontecer é chegar a Novembro/Dezembro e estar já a pensar no terceiro lugar.

ponto 3 - Se sair William, vai ser tudo mais dificil. Se for qq outro, nao sera tao preocupante...

ponto 4 - Acho que toda a gente percebeu a rabúla da claúsula.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

A culpa do jardim sair é do bruno de carvalho. Esse caga grosso se pudesse ser presidente e treinador era o que fazia, o madeirense como estava-se bem a marimbar para a ditadura e não endeusava bruno de carvalho mal apareceu esta oportunidade deu de frosques e bem, o senhor que manda nem pensou duas vezes.
Agora foi para lá um benfiquista que se calhar devia ter ido mesmo era para o benfica pois o jesus mais o rodrigo vão recambiados para valência. Ou será que não?

J. disse...

Ená pá, tanta história que vai para aí....

Sérgio disse...

BdC recambiou o LJ e foi buscar o Marco Silva para tramar o SLB que daqui a 1 vai ficar sem o JJ que vai se mudar para o Dragão, entretanto o FCP na proxima época irá +1 vez ganhar 0 titulos (esta foi à JJ), sendo que Lopetegui seguirá o caminho do Dragon Paul ... isto tudo saiu-me assim após passar pela Tasca do Tasqueiro :)!

E não abusem do alcool ... ainda ficam como o Tasqueiro :).

SL,

Peyroteo disse...

Um portista a falar em ditadura nos outros clubes tem a sua piada

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Óh Peyroteu diz-me lá que fim de ciclo é esse que o teu presidente fala com a saída do jardim? Será que se refere ao fim dos comunicados? É que de títulos não deve estar a falar...

Anónimo disse...

*Peyroteu

Joao disse...

A clausula de rescisão vale o que vale. Houve entendimento entre as três partes, e toda a gente deve ter ficado minimamente satisfeita...

O Sporting até podia ser intransigente com Leonardo Jardim e obrigá-lo a pagar os 15 milhões de euros, mas entre receber pelo menos três milhões e não receber nada e ainda ter de continuar mais um ano com um treinador contrariado...

Já em relação a Marco Silva, parece-me ser uma boa solução. Gosto da forma como treinou o Estoril e principalmente do seu discurso...

Creio que o Sporting se conseguir manter os melhores da época passada já é meio caminho para tornar o trabalho de Marco Silva bem mais tranquilo...



Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...

Oh Tasqueiro confesso que é dificil seguir a tua linha de "raciocinio" mas julgo estar correto ... desta vez.

Seguindo o teu "raciocinio":
- se o SCP não ganha titulos e se chegou ao fim de um ciclo quererá dizer que vai começar a ganhar titulos ... no novo ciclo :)!

Assim sendo estamos de acordo.

sar disse...

O tasqueiro está nervoso, eu com um flopetegui, uma sad que mais parece um albergue espanhol (ou um lar da 3ª idade no auge do torneio da sueca) e o plantel em vias de ser desmantelado, também estava.

Arlindo disse...

Não é uma ditadura. É outra coisa.

Papa é apenas um eufemismo para Don, capomandamento ou capofamiglia. Pessoalmente gosto de usar Don. Tem semelhanças com "dom", que é o que o Don do norte tem para endrominar.

E o endrominanço já começou. A velha táctica ou, como às claras lhe chamam, reunir as tropas. Ou melhor, reunir os capos.

Está aqui:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=884318

As mesmas declarações e, que engraçado!, num dos locais do crime: a câmara de Gaia. Aquela onde isto acontece:
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3423662

É beber mais uns copos para esquecer.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Ai Arlindo! Posso-te chamar lindo? É que tu tiras-me o Ar.
Então o pessoal a comentar as mamas da Katy Perry e tu vens falar dos tomates do Castelo-Branco.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Sar o plantel já foi desmantelado este ano caso não saibas, vens atrasado.

Arlindo disse...

Claro que podes chamar lindo Tasqueiro.

Mas quem mudou de assunto, quem foi?!

"Agora foi para lá um benfiquista que se calhar devia ter ido mesmo era para o benfica pois o jesus mais o rodrigo vão recambiados para valência."

Mas o meu comentário era mais para o Peyroteo. Gostei do comentário dele pá.

Tu é que pensaste que era para ti. Não era. Talvez as palavras beber e copos te tenham baralhado. Normal nos alcoólicos. E depois pronto... lá vieste tu com mamas e cus. Porreiro.

Deve ser Fixação Oral:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fixa%C3%A7%C3%A3o_oral

Ace-XXI disse...

O SCP tem de lutar para o título ( a imagem do que na minha opinião fez este ano) agora o que ninguém se pode esquecer é que continuamos a ser dos 3 os que tem menos armas para vencer, eu continuo com a minha opinião o objectivo no campeonato tem de ser 70 pontos qualquer equipa que nao seja compeao com 70 pontos é pq a concorrência esteve muito forte e estão ambos de parabéns.

A ideia que fico é que LJ tinha efectivamente uma clausula de 15M mas tinha a palavra de BDC que podia sair desde que alguém pagasse 3M, sinceramente LJ quer ir para o Mônaco mais milhão menos milhão ele teria sempre de sair.

Ps. O Arouca já confirmou que na próxima época volta a jogar em Arouca, volto a dizer que a ida para Aveiro nao foi por outro motivo do que encaixar os 30 mil bilhetes contra o slb.

Arlindo disse...

Sobre o estádio do Arouca.

Há leis e são para cumprir é ler:
"De acordo com a legislação em vigor, os clubes desportivos participantes em competições profissionais não podem beneficiar de apoios ou comparticipações financeiras por parte das autarquias."

o link:
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Arouca&Option=Interior&content_id=3721398

E, já agora, a resolução:
"O clube irá pagar uma renda anual de aproximadamente 6.000 euros mais IVA."

o link:
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/05/22/arouca_vai_regressar_ao_est_dio_.html

Se querem propaganda leiam os desportivos. Se quiserem os motivos sérios há outras fontes.

Anónimo disse...

Ace, se assim fosse não teriam recebido o Gil Vicente também em Aveiro. Isso é tudo teimosia?

Francis disse...

Adeus LJ. Toda a esperança em MS.


ps: o Arouca foi uma grande coincidencia, foi foi.

Pedro disse...

É isso, só fomos campeões por fomos jogar a Aveiro com o Arouca.
O giro é que esta malta acredita mesmo nisto.
LOL

CARREGA!!


Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Não, foi mesmo por demérito de Porto e sporting. (Teoria vossa quando os outros ganham)

Jorge Borges disse...

Mais um tiro certeiro de Bruno de Carvalho. Perante a saída de LJ, foi buscar aquele que quanto a mim é maior promessa dos treinadores portugueses.
O Marco Silva é benfiquista? É! e depois? O JJ não é sportinguista? O Domingos não era portista? Não tem nada a ver. O homem é competente, quanto a mim.
Obviamente, espero que, a nível interno não tenha muita sorte.

As cláusulas são tretas...

LDP disse...

...e viu-se bem a qualidade do "trabalho" do Domingos.

Tasqueiro, não acendas fogos se não te queres queimar...eu ainda hoje leio e oiço que o Trapatonni só ganhou porque o Porto deu abébias nesse ano, ou vais dizer que esta teoria é uma novidade para ti?

Olá sar, se quiseres mais tempo para justificar as tuas palavras sobre a Benficatv e o Boavista a malta espera mais um bocado...mas não esquece.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Querido isso foi o que vocês disseram o ano passado quando o Porto chapou o tripleta, perdão, tricampeonato, demérito vosso e não mérito nosso. Ou estou a mentir? Vê lá isso..

LDP disse...

Obviamente não respondeste, chutaste para canto a ver se a defesa se reordena...

ponto 1 - como diria Rui Vitória, "foi de chouriço". Confirma lá na repetição a forma como o Kelvin domina a bola antes de rematar.

ponto 2 - um penalty a um metro da área em Paços de Ferreira. Mais uma vez, confirma lá na repetição.

Se tiveres tomates responde, se não tiveres continua a chamar-me querido.

J. disse...

Um post sobre o Sporting e acabam aqui o Tasqueiro e o LDP num "one-on-one". Priceless!

Jogar em Aveiro é perfeitamente normal. Boa terra, boa gente, o que nao é normal é que se nao jogue mais vezes naquele estádio!

Anónimo disse...

Pedro,

Ainda em relação ao assunto "Arouca em Aveiro", o Arlindo fez (mais) uma tentativa de esclarecimento mas, provavelmente, ninguém leu. Por isso, aqui vai:

"ontem (2 de Março 2014), a Autarquia decidiu avançar com uma ação judicial contra o clube por ainda não ter entregue o equipamento (estádio), depois de ter mandado cortar o gás."

Então mas não foi tudo uma situação criada para beneficiar o Benfica? Afinal a cena do corte do gás era verdade?

"De acordo com a legislação em vigor, os clubes desportivos participantes em competições profissionais não podem beneficiar de apoios ou comparticipações financeiras por parte das autarquias."

O quê? Agora o argumento é fazer cumprir a Lei? Então mas passamos a vida a queixar-nos dos outros que não a cumprem e que são vigaristas e agora este quer cumprir a Lei e nós pensamos que foi tudo criado para beneficiar o Benfica?

"Arouca e Câmara Municipal local resolveram o conflito que tinham há meses sobre o uso do Estádio Municipal,"

Espera aí. Mas havia mesmo um conflito? E sobre o Estádio Municipal? Está a correr mal...

"Da parte do clube, o vice-presidente António Jorge Teixeira disse à Lusa que “as coisas estão bem encaminhadas, relativamente ao protocolo”, faltando apenas que este seja “outorgado pelo presidente da Câmara”."

Esta é demais. Até fizeram um novo protocolo, com novas condições. Tudo para disfarçar, porque sabemos bem que a mudança de Estádio foi para beneficar o Benfica e foi ilegal/imoral/não ética.

"O clube irá pagar uma renda anual de aproximadamente 6.000 euros mais IVA."

Mau. Têm o desplante de simular um pagamento, como se fosse essa a verdadeira razão do conflito que se gerou? Estes gajos de Arouca são muito criativos.

Por fim, e pela enésima vez, precisamos de lembrar que também o Gil Vicente jogou em Aveiro.

Deve ter sido para beneficiar os gilistas. Ou então, para fazerem uma boa receita.

LOL

A mentira, muitas vezes repetida só se torna verdadeira se houver mais gente mentirosa do que verdadeira.

LDP disse...

J. já antes de mim e do tasqueiro se tinha falado do Arouca (o Ace, talvez...) e de outras coisas. Faz qualquer coisa que não seja só chatear, ok?

Sérgio disse...

Esta conversa já está a ficar aborrecida e que tal comentarmos as últimas pérolas do JJ !?

"Ninguem sabe mais de futebol do que eu"

"A minha ideia é continuar no Benfica, seguramente», disse o treinador, prosseguindo: «Mas eu sei lá o que pode... Bem, não me pode acontecer muito, porque o Barcelona já tem treinador, o Real Madrid também... O meu clube de sonho? É o Benfica, mas depois do Benfica não posso sair para qualquer clube, como é óbvio. Se eu sair do Benfica, não posso sair para qualquer clube. Então o Benfica é um clube de top, vou sair para onde? Para o Valencia? Nada disso! Isso esqueça."

"clube de sonho é o Benfica" - os últimos que falaram em clube de sonho no FCP e no SCP sairam ... vai ser diferente com o JJ !?

SL,

Sérgio disse...

Para quem quiser o video :

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica-jesus-mercado-entrevista-jesus/537efcb80cf2fc63987f660c.html

Recomendo :).

Ace-XXI disse...

Fdx as vezes fica difícil 1 gajo tentar ter um diálogo decente, 1 gajo escreve uma coisa vem logo com a conversa se foi por isso que ganhamos o campeonato etc...

Luis o problema com a câmara de Arouca já durava aos meses e era de fácil resolução (como se prova agora) a ida para Aveiro apenas teve como motivo a lógica financeira e o jogo com o Gil foi para validar o argumento que deram para alterar o jogo com o Benfica.

O Benfica neste processo nao é tudo nem achado mas é uma palhaçada que a liga que tem o interesse de defender o campeonato destas palhaçadas acabe por olhar para o lado.

Anónimo disse...

O Clube foi notificado no fim de Janeiro. O jogo do Benfica foi a meio de Abril.

A Câmara exigia um pagamento, o clube não queria pagar.

A 22 de Maio (mais de um mês depois do jogo do Benfica, é anunciado o acordo entre as duas partes.

Ou seja, foi tudo maquinado na perfeição, para disfarçar? Não acredito que acredites nisso...

J. disse...

Ó LDP, aquilo que nao vou mesmo fazer é dar-te conversa.

Eu só acho uma pena que nao se facam la mais jogos. Em Aveiro digo. E m Leiria tb, e no Loulé-Faro e por ai fora. Só acho que pena que tenha sido só o Arouca a perceber isso.

Principalmente nestes jogos contra os grandes. Recebem mais gente, mais dinheiro, melhores condicoes, etc.

A entrevista do JJ é fabulosa!!! Acho que nem nos melhores tempos do Mourinho.
:-)

Ace-XXI disse...

Na minha opinião a mudança de local teve 0 importância no resultado final porque o Benfica vencia aquele jogo em Aveiro, Arouca ou noutro estádio qqr, mas o que acredito é que se os últimos jogos em casa do Arouca tivessem sido contra outra equipa qqr que nao fosse o Benfica (e a perespectiva de casa cheia) ele tinham jogado em casa.

Mas como te digo nunca dei grande importância a este assunto apenas serve para perceber o que a LPF devia fazer e nao faz.

J. disse...

Bom, corrigo, a entrevista de JJ é quase tão como este grande momento:

http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/interior.aspx?content_id=884674

:-)

Pedro disse...

Ace, tu podes considerar (e bem) que o SLB não é tido nem achado nesta cena do estádio mas muitos consócios teus acham que foi mais uma marosca dos vermelhos.

LDP disse...

Conversa é mesmo aquilo que dás menos, e não só a mim, J.

No entanto lembra-te que a ironia um dia há de acabar...