terça-feira, maio 20

Curtas.

1. Leonardo Jardim já não é treinador do Sporting. A notícia não surpreendeu. O que poderá surpreender será mesmo o substituto. Tudo aponta para que seja Marco Silva mas o nome de Paulo Sousa também já foi falado (o que seria um autêntico tiro no pé).

Marco Silva é tão benfiquista como Jesus é sportinguista e certamente que isso não pesará na competência com que cumprirá o seu contrato. O ex-Estoril mostrou regularidade a um nível alto, nas últimas três épocas, mesmo com a perda de jogadores fundamentais. Ou seja, o seu trabalho demonstra que as ideias prevalecem sobre o jogador A ou B (muito à imagem do que Jesus conseguiu com mestria, esta época) e, isso, num clube como o Sporting, é fundamental - aproveitamento dos jogadores, pouco investimento.

Penso que os sportinguistas ficarão satisfeitos com esta escolha. Contudo, o Sporting não é o Estoril, as camisolas pesam aos jogadores, mas a braçadeira de treinador também pesa muito. Marco Silva vai para um clube que vive numa aparente estabilidade mas que, já na próxima Liga, vai querer ser campeão, aumentando, e muito, a pressão. Para além disso, terá a Liga dos Campeões, prova onde Marco Silva e grande parte do plantel não tem experiência nenhuma. Um enorme desafio. Da minha parte, desejo-lhe boa sorte.

2. Com tudo isto, provavelmente, Jesus continuará no comando do Benfica. É uma óptima notícia e uma clara vantagem sobre a concorrência. Os benfiquistas têm, contudo, um grande receio: a razia que se adivinha no plantel, com saídas dos melhores e entradas aos magotes. Como tem sido a política de Luis Filipe Vieira, desde que chegou ao clube.

3. Os próximos tempos prometem capas e capas daquelas que todos nós gostamos de ver, mesmo sabendo que são completamente falsas. O FCP não fica de fora e no Dragão é esperada uma revolução. Fernando, Mangala e Jackson poderão estar de saída.

15 comentários:

J. disse...

É uma pena que desde PB não haja nenhum treinador que aguente mais que uma época em Alvalade.
Acho que aqui o dinheiro falou mais alto, e ao negociar LJ por 3 milhões revela apenas que ainda existem muitas dificuldades de tesouraria em Alvalade.

Agora, a sair LJ, tem que ser Marco Silva a entrar.
Belíssimo trabalho no Estoril em 3 anos consecutivos, perdendo jogadores chave na equipa.
Acho que nem deve haver discussão alguma!!!

Mike Portugal disse...

Já me foi confirmado que será mesmo o Marco Silva.
Só resta saber quando será apresentado oficialmente, mas imagino que seja até ao final desta semana.

Sérgio disse...

1. Completamente de acordo (já tinha referido o paralelismo do Sportinguismo do JJ e do "Benfiquismo" do Marco Silva em outros Blogs do SCP).

2. Infelizmente tenho de concordar ... no entanto pode aparecer um Valência qq ou Totenham qq que o levem :)!

3. a mudança de "fruta" vai ser fulcral no arranque da próxima época!

Pedro disse...

1- Como eu queria que fosse o Paulo Sousa!!! Tenho muita pena que seja Marco Silva mas compreendo que ele não queira esperar, eternamente, pelo SLB. Mas mais um ano no Estoril não custava assim tanto pá...

2- No meio destas revoluções manter JJ pode ser uma grande vantagem para o SLB mas, acima de tudo, é FUNDAMENTAL manter o plantel com este nível de qualidade.

3- Sem dinheiro a coisa complica.

J. disse...

1/2 - Quem disse que o Jesus nao possa até renovar?
Haverao poucos clubes por essa Europa fora que poderao dar mais que o Benfica. Por exemplo, o LJ vai ganhar mais que o JJ?
E dps acho que mm o pp nao vai querer sair.
Já ganha bem, domina mais ou menos o idioma, bom clima, praia, pipis e moelas....vai lá o homem querer sair daqui!

Anónimo disse...

Segundo li, LJ vai ganhar 2M. Se forem limpos, ganha mais do que JJ, que leva para casa "apenas" 1,8M líquidos (dos 4M brutos que ganha).

Peyroteo disse...

J., o Leonardo Jardim vai para o Monaco e perguntas se vai ganhar mais que o Jesus? :)

E mais, o Sporting não negociou o Jardim. Havia uma cláusula de rescisão para o estrangeiro de 3 milhões. Havendo interesse do Jardim em aceitar a proposta do Monaco, o Sporting nada podia fazer.

Quanto ao próximo treinador, que será apresentado hoje ao final da tarde, tenho quase a certeza que será o Marco Silva. Fez um excelente trabalho no Estoril mas, se é benfiquista, tudo leva a crer que de bola pouco ou nada percebe :) Pode muito bem ser um Paulo Fonseca...
Não conheço nenhum treinador benfiquista de jeito. E tem lógica que assim seja.

J. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. disse...

hehehe
O Mourinho nao é benfiquista?
Pelos negocios do Chelsea, parece....
:-)

E isso da clausula de rescisao tem mto que se lhe diga. Para mim foi uma argolada do nosso presindente, que depois tentou disfarçar...

Peyroteo disse...

O Mourinho é do Setúbal :) Do Benfica é o Luís Campos

J. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. disse...

Sabias que o homem já esteve no Cova da Piedade?
:-)

"Formado no Cova da Piedade, começou a sua carreira de futebolista profissional na época de 1995/96, no Belenenses, para onde se transferiu ainda júnior"

zorg disse...

1. Acho normal que um treinador com o perfil de LJ aspire a voos maiores, sem desprimor pelo Sporting. No Monaco vai ter mais recursos e os desafios que se lhe colocam são mais ambiciosos.

Em relação ao Marco Silva, acho que é uma aposta lógica (fez um bom trabalho no Estoril, é jovem e parece competente), mas que é muito arriscada... para o Marco Silva. Ao Sporting deste ano tudo se perdoava, depois do descalabro de há dois anos. Cheira-me que ao Sporting do ano que vem se perdoará muito menos e penso que não será fácil estar à altura desta nova exigência.

2. A continuidade de JJ é uma excelente notícia para mim, que sempre fui seu defensor, mesmo nas alturas em que era menos consensual. Em relação às "entradas e saídas aos magotes" não concordo que costume ser essa a política do LFV. Basta aliás olhar para o 11 tipo do Benfica deste ano e contar os jogadores que não pertenciam já aos quadros do clube no ano passado. Eu conto três: Siqueira, Fejsa e Markovic.

3. Agora é a season da notícia parva diária. É não ligar muito.

Peyroteo disse...

Se é formado no Cova da Piedade, já começo a acreditar...

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

4. Sai o amigo Mário entra o sócio Seara. Depois ainda têm a lata de falar do Porto...