terça-feira, maio 6

Em busca do 'Tegui-Taka' perdido

Tantas e tantas vezes se colou ao FC Porto a expressão 'mini-Barcelona' e, tantas e tantas vezes também, se reparou que a colagem teria mesmo de incluir o 'mini' e de ser à escala. Isto porque o modelo invocado, e que obteve bastante sucesso no Barça de 2008 a 2012, só foi possível devido a uma conjugação bastante especial de factores. No entanto, desde então, vários foram os clubes que tentaram recriar um 'plano' que funcionou perfeitamente, nessa altura, para o colosso catalão. E em nenhum - salvando-se aqui o Athletic de Bielsa - a aposta foi tão bem sucedida como no FC Porto. Ainda que não declarado e assumido, o 'mini tiki-taka' de André Villas-Boas e Vítor Pereira conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa. Um modelo de posse - mais vertiginosa com AVB - que conseguiu bater por três vezes (!) o monstro em ascensão que será sempre o Benfica de Jorge Jesus. Daí que o regresso do tiki-taka (lembre-se sempre de fazer a comparação à escala) seria a única opção viável para Jorge Nuno Pinto da Costa. Uma aposta que esta terça-feira foi assumida claramente com o oficializar da contratação de Julen Lopetegui.



Um treinador do qual pouco se sabe, tirando a colagem a um modelo de sucesso nas selecções jovens de Espanha. Facto que terá sido suficiente para o interesse de PC no basco de 47 anos. Obviamente que aqui, depois do estrondoso falhanço com Paulo Fonseca, o modelo defendido por Lopetegui terá que ter tido o seu peso, daí que não será difícil adivinhar como o FC Porto 2014/15 irá (tentar) jogar. E é a partir daqui que se avizinham as dificuldades que o novo timoneiro dos dragões terá pela frente. Seguramente que será uma época onde não se ouvirá falar de 'duplos-pivots' (Marco Silva não entrou sequer nas contas da SAD azul e branca) e onde as reacções à perda da bola terão de ser muito mais pressionantes do que com Herrera, Carlos Eduardo e Quintero. Também não se admitirão erros infantis nas saídas de bolas por parte de Mangala, Maicon e Reyes, nem tão pouco no duelo individual (a defesa andará quase sempre bastante subida no terreno). Já nas alas, domar o 'Mustang' não se afigura fácil para um treinador que certamente não gostará que a sua equipa corra demasiado tempo atrás da bola. Assim como não recusará uma maior eficácia na marcação das bolas paradas...

E muito mais haveria para falar em relação a um modelo que nem o competente Luís Castro conseguiu remendar a tempo da temporada actual não esbarrar num redondo fracasso. Com o defeso e uma pré-época pela frente, Lopetegui entra em funções a tempo de apagar do Centro de Estágio do Olival erros de identidade que impediram que os dragões se exibissem ao nível habitual. E mesmo esse [nível] estará, mesmo com um bom plano, sempre em 'xeque'. É que se André Villas-Boas escapou de testar o seu Dragão contra os maiores colossos do futebol europeu, Vítor Pereira falhou, em Paris e em Málaga, a confirmação de um modelo que para a Liga Portuguesa chegava e sobrava para ganhar a estrondosa maioria dos jogos. Como será se/quando Lopetegui entrar no Emirates, em Anfield, no Bernabéu, no Westfallenstadion? Quererá aí o FC Porto ser protagonista? quererá roubar a bola aos Golias desta Europa? E, mais importante, conseguirá fazê-lo em... grande estilo?

Claro que para a 'conversa' chegar aí, Julen Lopetegui terá primeiro que remodelar o plantel, trocar de motor e ser sábio a afiná-lo. Algo que certamente prenderá a atenção de uma exigente massa associativa que tanto cria e adora ídolos como, automaticamente, os destrói. Mas para já, em teoria, o basco não entra mal. Seguem-se as cenas dos próximos capítulos:

"É o sistema que potencia os jogadores"; "Queremos jogadores que queiram ser protagonistas"; "Queremos transmitir uma filosofia ganhadora assente nas características dos jogadores"; "O passado só nos pode ajudar a tomar o pulso para o futuro, mas não nos ajuda em mais nada"; "Teremos uma equipa que será protagonista e que tentará ganhar qualquer jogo". (Julen Lopetegui, na sua apresentação oficial como treinador do FC Porto)

Foto: Leonel de Castro/ Global Imagens

1 comentário:

Gonçalo disse...

Vamos lá!!!!