quarta-feira, maio 14

Uma pena, mas o futebol é mesmo assim.

Mais uma vez, derrotados na final de uma competição europeia e, mais uma vez, injustamente. Contudo, os benfiquistas só podem estar orgulhosos desta equipa e deste treinador que, contra todas as condicionantes que existiram, nomeadamente as ausências de Enzo, Sálvio, Fejsa, Marko, e arbitragens tendenciosas que nos prejudicaram, tudo fizeram para levantar o troféu - que mereciam.

Pode parecer arrogância mas, parece-me, com a equipa na máxima força, com as habituais opções, o Sevilha não teria passado dos 90 minutos.

A equipa entrou bem e Sulejmani destacou-se. Infelizmente, dois autênticos paus, meteram o sérvio fora de jogo. Jesus mexeu na equipa que, já de si remendada, ainda mais se alterou. Era impossível exigir mais a uma equipa que teve que recorrer a tantas e tão profundas alterações.

O Sevilha teve períodos em que foi superior mas, sempre que o Benfica acelerava, criava perigo. Os falhanços de Lima e Rodrigo, depois de Maxi, pareciam indicar que ainda não seria desta. É verdade que o Sevilha podia ter marcado num ou noutro lance mas os encarnados tiveram mais e melhores oportunidades que, por falta de qualidade, não foram aproveitadas.

O árbitro falhou em dois lances, um deles bastante claro (mão na bola), dentro da área do Sevilha e deixou alguns amarelos no bolso.

No fim, o que importa é vencer mas, tirando a tristeza de não ganhar uma competição na qual não perdemos um único jogo, fica, ou tem de ficar, um orgulho enorme no trajecto desta equipa que, é bom lembrar, trilhou um caminho digno mas que não se pode comparar à prova grande do futebol europeu, apesar da eliminação de equipas como o Tottenham e Juventus. Ainda nos falta um bocadinho assim.

Perdemos a Taça mas, é óbvio, mas nada muda no brilhantismo da época.

No Domingo há mais. E somos nós que vamos lá estar. Força Benfica!

51 comentários:

LDP disse...

A mão na bola não me parece penalty, já o toque no calcanhar de Lima é grande penalidade em qualquer parte do mundo.

Beto disse durante a semana que os pormenores iriam decidir a final, e de facto, defender um penalty quase 2 metros á frente da linha de golo é um pormenor que não pode nunca acontecer num jogo desta envergadura...

Anónimo disse...

Completamente. O gajo fez quase uma mancha. Também não entendo como é que aquilo passou. Ou até entendo, depois do que se passou durante os 120 minutos.

Mas nós, adeptos, só podemos relatar as evidências, porque quando temos uma direcção que encolhe os ombros em todas as situações, não vale a pena o foco que fazemos.

Pedro disse...

"Chorei" naqueles falhanços logo a abrir a segunda parte. Foi ali que perdemos a final, foi ali que senti que a puta da maldição deve ser mesmo real. O resto foi apenas o prolongar do sofrimento. Nos penaltys então não tinha esperança alguma. Somos o clube mais azarado que existe, logo nunca iríamos ter a sorte de vencer uma final destas nos penaltys.

Fizemos tudo menos marcar golos. Quando assim é ficamos à mercê das lesões, dos castigos, e destas arbitragens medonhas que teimam em nos roubar uma e outra vez. Tanto árbitro em campo e não vêem dois penaltys claríssimos nem que o Beto defende o penalty do Cardozo quando na marca da penalidade. Não me lixem...

Resta o Jamor para acabar a época em grande, em festa. Os outros que festejem hoje, buzinem e mostrem a enorme pequenez.

Viva o Benfica!!!!

Anónimo disse...

Já dei uma voltinha por alguns "tascos" e o baixo nível é assustador. Ficarem contentes com a derrota do rival, compreende-se e até faz bem, mas rejubilar, como se tivessem ganho um campeonato, parece-me de gente muito fraquinha. Quer dizer, se ainda tivessem ganho de facto alguma coisa...

Nos penáltis também senti a mesma descrença. Podiamos ter arriscado mais no prolongamento, penso. Apesar de reconhecer que as opções eram muito escassas.

Jesus preferiu arriscar nos penáltis...

Pedro Almeida disse...

A ideia que me dá é que o Benfica já subiu 999 degraus e falta o último...só que o último não consegue subir.

Não seria de tentar um outro treinador que talvez conseguisse subir esse degrau que falta?

É certo que estávamos condicionados, mas durante muito tempo a equipa pareceu perdida em campo.
Não sei se haveria alternativa, mas jogar 120 minutos com o André Gomes naquele meio campo foi pior que jogar com menos um, quantas e quantas jogadas ele perdeu e ofereceu contra ataques ao adversário?
Se ele tinha esperança de ir ao mundial...

E depois meter o Cardozo e o Rodrigo a marcar penalties daquela forma mais valia nem terem tentado.

Continuo a achar que o JJ nos momentos decisivos vacila ou como dizem os americanos é um loser.

Já a final da taça da liga não correu mal por pouco.

Enfim, se ele sempre sair esta época, não vou lamentar muito.

Antonio Silva disse...

Vocês nas últimas 4 finais que disputaram só marcaram um golo, e foi de penalty.

E depois falam em árbitros, azares e o caneco.

Anónimo disse...

Pelo menos falamos de alguma coisa. Já tu, o máximo que consegues é fazer contas de somar simples. Deduzo que aches que o árbitro esteve bem e que o Sevilha fez mais por ganhar. É do hábito :)

LDP disse...

O António Silva voltou e logo agora? Olha que coincidência.

Pedro disse...

Falamos daquilo que o jogo nos dá.

Eu sou acérrimo critico de JJ mas hoje não tenho muito para lhe apontar. Concordo que não é treinador para levar o SLB ao sucesso continuado mas o que foi feito esta época merece uma tentativa de continuidade até pq os rivais vão ter nova revolução. Se pudermos evitar isso na Luz seria excelente.

O meu problema é que o SLB subiu esses degraus todos e perdeu a oportunidade. Acho que dificilmente conseguiremos manter esta equipa e substituir ao mesmo nível. É isso q me custa nestes anos de JJ...de ter perdido a oportunidade.

Pedro Almeida disse...

Provocações à parte, também não acredito em azares.
Tiveram 120 minutos para derrotar uma equipa que é inferior e não tiveram competência para tal.
No duelo de treinadores novamente JJ não foi o mais competente.

Anónimo disse...

Almeida, diz-me que equipa, sem 4 jogadores com a preponderância de Marko, Sálvio, Fejsa e Enzo, consegue jogar como se... estivessem lá todos.

A equipa foi montada para jogar com Sulejmani, deduzo que tenha havido algum treino.

Depois da lesão, ficaste com o meio-campo com Maxi-Gomes-Amorim-Gaitán. Muito fraquinho.

Depois da derrota também acho que podíamos ter feito mais mas, sejamos claro, fizemos mais e só por falta de qualidade no remate enão marcámos um golo.

Isso nada tem a ver com maldições, treinadores ou árbitros (que por sua vez nos prejudicou claramente).

No Domingo vai ser complicado pelo desgaste geral mas a equipa tem de responder bem e espero que o faça. Abraço

Anónimo disse...

Pedro, Jesus é para manter porque será uma grande vantagem para os rivais.

Ouvi falar em Paulo Sousa para o Sporting, só podemos ficar confiantes.

Jesus, mudou um pouco naquilo que sempre criticámos. Mas sobre isso falamos no fim.

Almeida, quando se fala em azares pode falar-se em abéculas que na frente da baliza falham os remates :P

Ace-XXI disse...

Nao acredito em maldições mas que existe qqr bloqueio mental desta equipa nestes jogos parece-me claro, o Benfica "venceu" esta competição ao eliminar aquela que era de longe a melhor equipa em prova, hoje nao podia falhar simplesmente nao podia!

É verdade que o beto esteve enorme, que ficou 1 penalty claro por marcar (entre outros mais duvidosos) que as ausências pesaram muito mas mesmo assim este Sevilha era perfeitamente acessível ao Benfica e vocês mais uma vez falharam.

Se manterem o nível nao será de admirar que nas próximas épocas voltem a ter a oportunidade de disputar este troféu mas dificilmente o farão numa condição de favoritismo tão declarado.

Nao quero estar a bater no ceguinho mas quem disse a André Gomes que era grande jogador enganou-o e bem.

Anónimo disse...

Pois é Ace, não me apeteceu malhar muito no puto mas aquilo foi horrível. Não percebo, sequer, em que clube poderá ele jogar, por isso, ainda menos percebo o que são os 15M.

Quanto ao resto, não concordo porque o futebol também é isto. E ignorar as condicionantes só mesmo por uma questão de... fé.

Joao disse...

Duas finais europeias seguidas?

Nós também tivemos... Mas VENCEMOS!

Grande abraço

Anónimo disse...

Pois foi João, estavam "fresquinhos" quando lá chegaram! :D

J. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. disse...

Perder 2 finais seguidas desta maneira custa...mas em nada deve ofuscar as excelentes épocas que o Benfica anda a fazer e que promete vnão ficar por aqui.

Bem sei o que me custou qdo perdemos aquela final em Alvalade contra o CSKA.´
Um abraço aos benfiquists da minha parte!

Acho mesmo que vai ser mais que merecido o Benfica ganhar um titulo europeu nos próximos anos.

Hugo disse...

Sinceramente a final do ano passado pareceu-me mais injusta que esta.
O Ivan Cavaleiro "morreu" hoje para o Benfica.
É verdade que o Beto avança imenso no penalti mas convem lembrar a paradinha ilegal que o Cardozo fez

Mike Portugal disse...

luis,

Continuo sem perceber porque é que estranhas haver Sportinguistas (como eu) que ficam felizes com a derrota do SLB. Ou és muito novo (não sei a tua idade) ou então andas "ausente" do mundo, porque isto SEMPRE foi assim.

Ainda a respeito da convocatória para a seleção, uma pequena bicada em Paulo Bento e nos Benfiquistas: acredito que o Adrien esteja disponivel para ensinar o André Gomes a fazer a manobra do Zidane.

Pedro disse...

luis, acho que JJ, neste momento, é para continuar mas não acho que tenha mudado seja o que for. E o jogo de ontem comprova isso mas falaremos depois.

Sérgio disse...

Hugo,

Julgo eu que a regra da "paradinha" nos pemaltis foi alterada sendo agora permitida.

Benfica pagou caro a paralesia dos seus avançados na area do Sevilha.

André Gomes mostrou mais uma vez o seu futebol ... limitado no que toca a sair com a bola nos pés (que lentidão), Ivan mostrou todo o seu potencial ao PB ... sentadinho no banco!

SL,

Mr. Shankly disse...

Concordo com tudo, luis. São limitações a mais, creio que sem elas ganharíamos o jogo. Mas sinto orgulho pelos rapazes, deram tudo o que tinham. Agora é recuperar para Domingo.

Hugo disse...

Se foi alterada, retiro o que disse. Já agora, faltou-me elogiar o Rakitic. Soberbo jogador

Anónimo disse...

Hugo, se assim for, mais uma razão para mandar repetir o lance. Não serve de atenuante. Ou a tua lógica é se aquele faz isto o outro pode fazer aquilo? Vê lá bem porque o que dizes não tem lógica absolutamente nenhuma. O pênalti devia ter sido repetido se houvesse algum bom senso (dar um passo ainda se deixa passar, dar três é uma vergonha). Não custa nada admitires pá :)

Mike: tenho idade suficiente para saber ler. Esta lá escrito que percebo a alegria e que ate faz bem. O que me ultrapassa é a felicidade própria de quem venceu uma competição, que como bem sabes não aconteceu, que resvala parado insulto barato. Que tristes vidinhas! :)

Hugo, o gajo é magnífico e sinceramente o único que fez diferença.

Shankly, obviamente.

Sérgio, nem mais.

J. Como sei que é sincero, obrigado. A do ano passado foi pior pois tínhamos acabado de perder no dragão. Esta foi frustrante mas acho que só nos faltou um golito nos 90'.

Hugo disse...

Obviamente que devia ter sido repetido

Anónimo disse...

Ah bom! :D

E obrigado por seres um gajo com nível.

Jorge Borges disse...

Foi triste.
Muitas condicionantes. A começar nas ausências importantes, na construção da equipa para o jogo, os falhanços, os erros do árbitro.

Perdemos, mas devemos estar orgulhosos. Aranjar motivos de orgulho nas derrotas é uma coisa de que não gosto muito, mas desta vez o plantel merece que tenhamos esse orgulho.

Domingo é para ganhar.

O rumo a seguir tem que ser este. Não alterando muito a estrutura, sinto que as vitórias internacionais estão perto.

Ace-XXI disse...

A lei mudou mas foi ao contrario a paradinha que antes era permitida deixou de o ser mas concordo que deveria ter sido repetido.

Peyroteo disse...

Não vi nenhuma injustiça no resultado. Foi uma partida essencialmente mal jogada, em que o Benfica só teve jogadores a um nível elevado na defesa (Garay, Luisão). O meio campo praticamente não existiu (Gomes não tem lugar sequer no Arouca). Não sei se na 1ª parte alguma das equipas acertou três passes seguidos.
Ganhou a equipa com portugueses de melhor qualidade, com escola...

Anónimo disse...

"E que escola", disse o Rakitic.

Pedro Almeida disse...

Se há coisa que eu odeio são vitórias morais.
É verdade que apesar de todos os apesares tinha sido o suficiente para ganhar, com melhores arbitros e avançados menos trapalhões.

Mas o trabalho do treinador não se vê nas dificuldades? É que com o plantel completo e em forma qualquer um de nós punha a equipa a jogar e ganhávamos de goleada.

Se o meio campo estava tão desfalcado porque não o reforçou?
O Rakitic esteve sempre sozinho o jogo todo, fez o que quis.
Se o André Gomes passou o jogo todo a fazer merda porque não se alterou nada?
O Cavaleiro entra aos 120 minutos para quê? Para marcar um dos penalties?

Como tem acontecido sempre nestes 5 anos, nos momentos cruciais Jesus falha. Não me parece que o jogo tenha sido bem preparado.

Não acho que o Jesus seja capaz de dar o passo final que falta em termos de competência.
Chegar às finais para depois as perder sempre...cansa.

O Porto nos últimos anos tem 3 finais...ganhou-as todas.
Terá sido sorte?

Preferia tentar outro treinador, um que já conhecesse bem a liga portuguesa, se falhar dou a mão à palmatória, mas pelo menos não ficamos sempre naquela do "quase" e "para o ano é que é" e nunca saberiamos como seria com outro treinador.

Pedro Almeida disse...

Não sejam homofóbicos!
Em Alcochete pratica-se o amor, por isso têm tanto sucesso...quando saiem de lá.

Pedro E. disse...

Foi um jogo entretido, apesar do resultado. Discordo do Jesus. O Benfica é melhor equipa, mas isso não se viu ontem em campo.

O jogo acabou por ser mais equilibrado do que eu esperava e com oportunidades claras para os dois lados. Ficou sempre a ideia durante o jogo de que a vitória podia cair para qualquer lado e, infelizmente para vocês, caiu para o Sevilha.

Ainda assim, concordo que não apaga a vossa excelente época. Já ganharam o campeonato - que era o grande objetivo - e farão provavelmente o pleno nacional no Domingo. Só falha nas finais quem lá chega.

Abraço de Alvalade

Peyroteo disse...

O Rakitic disse: "ganhámos a Liga Europa"

Anónimo disse...

"Dá cá um linguado, só por isso", disse o Carriço. Eu preferia perder a Taça, mas tu é que sabes.

Almeida, epá, o 11 do Benfica ontem, individualmente, estava ao nível do do Sevilha. Mesmo assim, com tanto remendo, disputámos o jogo e tivemos mais oportunidades de golo (muitas mais), para além de ter tido pouca sorte com algumas decisões do árbitro. Sinceramente, não mudava nada porque acho que o insucesso esteve relacionado com o falhanço individual e não colectivo.

Pedro E., o jogo foi equilibrado mas com o Benfica a criar mais perigo. Mas o equilibrio era, quanto a mim, expectável, pelas ausências e ainda mais pelos remendos tácticos que houve depois da saída do Sulejmani.

No fundo, o que quero dizer, é que era complicado fazer mais mas, mesmo assim, fizemos um bocado mais para vencer do que os espanhóis.

Não lhe chamo vitória moral, até porque não sei o que isso é.

Mr. Shankly disse...

"O Rakitic disse: "ganhámos a Liga Europa""

Duvido que ele conseguisse falar ao mesmo tempo.

Bananaman disse...

Concordo com as críticas ao Jesus.
Houve muito azar, incompetência, cansaço, má arbitragem...tudo...mas manter o André Gomes enquanto perdia SUCESSIVAS bolas na saída (apesar de ter melhorado para o fim do jogo), foi um suplício !
Após a equipa se estabilizar com a entrada (possível) do André Almeida, e aqui compreendo e aceito a indefinição da substituição e a solução, face à ausência de soluções óbvias no banco, ou seja, mais ou menos a partir do fim da 1.ª parte, início da 2.ª, quando já se verificava muito cansaço e falta de ideias, o André Gomes tinha de se ter sentado, passando o André Almeida (fresco como uma alface) para trinco (que por sinal até é a sua posição de origem), o Maxi voltava para o seu lugar (OU VICE VERSA!) e o Ivan Cavaleiro entrava para..."desestabilizar" com a sua irreverência e velocidade um Sevilha que já estava enconstado às cordas.
Erro, na minha opinião, crasso do Jesus. Pior ainda foram as restantes subsituições feitas...e o timing. A 2 minutos do fim do prolongamento ? A sério ? Para bater penalty ? ...
Atenção, não sou um mal-agradecido e aprecio o trabalho que o Jesus tem feito. Sem dúvida um muito bom trabalho a todos os níveis, simplesmente critico porque...falhou. Outra vez. Tinha de ter dado um sinal do banco. O sinal que queríamos ganhar. Os que estavam em campo estavam exaustos, sem ideias, desmotivados...o Ivan podia (potencialmente) ter espevitado a equipa.

Enfim, inconsolável é a palavra que enho na cabeça, ainda mais contra um Sevilha...fraquinho fraquinho. Nunca mais teremos uma oportunidade destas.

Ace-XXI disse...

O Carriço aprendeu com os gajos do hóquei do Benfica...

sar disse...

Ya, olha aí os machões de carnide:

http://www.zonalol.com/wp-content/uploads/2013/06/Hoquei-patins-.jpg

Parabéns Carriço e Beto!

LDP disse...

Bananaman, tirar o defesa esquerdo e meter o Cardozo não é um sinal do banco?

sar disse...

LOLOLOL

http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=3865250&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Karma's a bitch!

Anónimo disse...

Bananaman, não acho nada que Jesus tenha falhado. Analisa bem tudo o que envolveu este jogo.

Os jogadores queriam vencer, fizeram por isso, tiveam várias vezes essa hipótese.

Não acho que tenha sido o Benfica habitual mas, sejamos óbvios, não era a equipa habitual.

Não são desculpas, até porque a Taça foi para Sevilha.

No ano passado defrontámos os campeões europeus e jogámos muito bem, falhámos golos, perdemos.

Este ano, tivemos ainda uma arbitragem tendenciosa.

Se podia sair o Gomes e entrar o Cavaleiro? Eventualmente, mas íamos criar mais oportunidades? E aproveitá-las, também?

Anónimo disse...

Sar, nessa imagem vejo um queijo da serra a beijar o gajo que venceu o festival da canção.

Aproveita que andas por aqui e responde às perguntas que te coloquei, se puderes, num post mais abaixo. Ou aquilo que dizes é tudo treta e tu és um tretas?

LDP disse...

Pois é, sar. Ainda estamos á espera das respostas.

E já não ouvia a frase "karma's a bitch" com tanto enfase desde aquela vez que uns adeptos andaram meses a dizer "não se preocupem que nunca ficámos em sexto" e depois acabaram a época em sétimo.

Um conselho, sar: para o ano e de cada vez que levares uma cabazada na Champions vem cá fazer uma visita com a mesma pressa com que andas nas ultimas horas...

Pedro disse...

LDP, verdade seja dita, eles nunca acabaram em sexto. LOL

sar disse...

O gajo que venceu o festival da canção? Ouvi falar disso, foi a filha do barbas, não foi? Olha lá, será que isso não conta como mais um título europeu para o benfica?

Anónimo disse...

"O gajo" (...) "foi a filha"?

Já percebi que és um babelas aldrabão, mas pelos vistos ainda lhe dás no bagaço. Ou então és mesmo assim. Olha, cumprimentos!

sar disse...

Epá, peço perdão luis, desde que conheci o caso do filha do Néné (parece estranho mas acho que é mesmo assim!) que ando confuso.

Cumprimentos!

LDP disse...

Sar, e as respostas na outra caixa de comentários?

Não tens tempo, não é?

Anónimo disse...

Não parece nada estranho Sar. Tu é que és profundamente ignorante. Isso ficou agora muito claro. Deixa lá.

LDP, esquece. O gajo limitou-se a despejar uma série de mentiras e de factos por provar. É a desonestidade absoluta. E nós a dar-lhe trela...