quarta-feira, dezembro 9

0-3? mas o Cristiano vem para o Sporting e o Airton para o Benfica! ah isso muda tudo

O FC Porto venceu claramente em Madrid.Tão clara que foi a vitória, que aos 2´já se desenhava. Porto eficaz no ataque, seguro a defender e confiante quanto baste já mostra estar ao nível futebolístico que o levou a ser tetracampeão e outsider importante na Champions.

Os apóstolos da sorte e do azar lá virão com as suas (fáceis) teorias. Afinal as razões são simples: o Porto teve sorte em ganhar um canto aos 2´e Bruno Alves teve sorte em subir ao último andar e enfiá-la lá para dentro. Depois teve a sorte de o Atlético nunca conseguir marcar e de a bola vir parar aos pés de Falcao para fazer o segundo. O Atlético com o 0-2 desesperou e claro abriu caminho para que os sortudos fizessem um terceiro, também ele de sorte pois um centímetro acima e a bola bateria na trave e não entrava. O Porto ganha 1-4 em Guimarães e 0-3 em Madrid, mas obviamente teve a sorte de as equipas adversárias nunca conseguirem empatar. O futebol bem explicadinho em teorias que só servem para clubes adversários, pois no que toca aos seus o futebol é sempre algo de esplendoroso,sem deixar dúvidas. E na primeira vez (em largos anos) que se joga à bola, esse futebol é mágico e claramente o melhor de Portugal, para não dizer mais.

Ora se burros e de argumentos fáceis, são aqueles que classificam o actual melhor futebol de Portugal
como falso, pelos tão sempre inválidos argumentos das "equipas fáceis" e das "ajudinhas", que espécie de gado asinino serão aqueles que desvalorizam o futebol da melhor equipa portuguesa de há largos anos (não 100 mas também não poucos)? Será correcto bater nos adversários porque não reconhecem o valor do seu futebol e depois chutar para canto exibições atrás de exibições, incontestáveis, só porque não foram as do seu clube? O futebol não é limpo e transparente, mas seria mais se tivesse como indicador principal, o próprio.

Neste enquadramento, o que teríamos dia 20? As duas melhores equipas e o melhor futebol de Portugal, a equipa que goleia em casa e a equipa que goleia fora. O tetracampeão e o sedento futebol vencedor das águias. Organização ofensiva vs organização defensiva, transição ataque-defesa vs transição defesa-ataque e sobretudo... trabalho futebolístico! Tanta coisa por explorar... mas isso é tão chato que vai ser reduzido ao tamanho do quadrado que o Record dá hoje à fantástica vitória do Porto.

1 comentário:

ian curtis disse...

Já começaram a tomar a amarelinha, para quando vierem à Luz, não lhes faltar a força, pois o que é estranho, é que de um dia para o outro, uma equipa que se andava a arrastar em campo e que para ganhar ao Rio Ave teve um empurrãozinho do apitadeiro do costume, consegue nestes dois últimos jogos apresentar uma força incansável. Isso é que se devia questionar, mas não, jogam muito, têm o melhor jogador incrível do mundo, isto e mais daquilo, todos submissos ao Papa. Pode ser que na Luz, mesmo com todas as vigarices habituais que já estamos acostumados, se f...