terça-feira, janeiro 5

Taça da Liga

Após uma paragem altamente criticada pelos treinadores do 3 grandes, o futebol voltou, com vitórias do Benfica, Sporting e Porto.
A Taça Carlsberg é uma competição menor no nosso panorama futebolístico, que se vem desprestigiando a cada ano ( e ainda só vai na 3ª edição) com as mudanças no regulamento da competição.
Enquanto benfiquista, a imagem principal que retenho do jogo do fim de semana passado é, infelizmente, a deixada pelo Luisão: Atitude deplorável e que devia merecer uma tomada de posição forte! Mais a mais, quando se trata de um dos capitães de equipa. Isto não faz parte do futebol.
O Pepe em Espanha levou 10 jogos de suspensão, e muito sinceramente, se o Luisão apanhasse castigo idêntico eu acgharia merecido... desde que o critério fosse igual para todos. Mas como estamos em Portugal...
"Imolar" um jogador, para depois não se aplicar a punição como regra, de nada serve.
Ainda me lembro o sumaríssimo a respeito da cotovelada do mesmo jogador no Benfica-Porto da época passada. Aguém me sabe dizer quantos mais foram punidos nas centenas de situações semelhantes que ocorreram durante a época? Pois, acho que mais ninguém.
Não se trata de querer desculpabilizar ou minimizar o acto do Luisão, nada disso. Tal como o Benfica foi discriminado no sumaríssimo da época passada, outros clubes terão certamente razões de queixa em outras situações.
Como referi a atitude é deplorável e inqualificável, e independentemente de tudo o jogador tem que ser castigado.
O que é preciso é que haja vontade de fazer com que a bola e os 22 jogadores sejam a componente mais importante de um jogo de futebol. E neste aspecto, a Liga de Clubes, a sua Comissão da Arbitragem e a sua Comissão Disciplinar têm, ao longo dos tempos, assumido um protagonismo exagerado, pela negativa. E, pior que tudo, parece que é para continuar. Os clubes querem assim...

Sem comentários: