terça-feira, fevereiro 23

Estender a passadeira... azul

E quando ela entra... tudo fica mais simples. É óbvio que este argumento não serve, nem servirá, para descredibilizar a portentosa vitória do Porto sobre o Braga. O Porto foi mais forte em todos os aspectos e como os benfiquistas vaticinaram, o Domingos deu uma ajudinha.

Começo diabólico e mandão. É assim que os portistas gostam. O Porto subjuga o seu adversário nos primeiros minutos e mostra-lhe que está ali para ganhar o jogo, como eles já imaginavam que seria, tornando o seu pesadelo real.

Poucas vezes (em percentagem) isto aconteceu com o Porto de Jesualdo. Podem vir dizer que já aconteceu muitas vezes, mas para nós, os portistas, são sempre poucas. É esta a intenção que pedimos e se queremos ganhar alguma coisa que seja, a atitude terá de ser esta.

Sabemos que nada está ganho. Está até bastante difícil cumprir o objectivo principal: a Liga. Sabemos que não temos margem e manobra e que para além de uma série de jogos sem perder, precisamos, e de que maneira, de uma série de vitórias inequívoca. Isto porque o nosso principal adversário tem um futebol estupendo e, também ele, não irá perder muitos pontos.

Este Porto x Braga confirma o estado de graça que a equipa de Jesualdo tem tido nos últimos jogos. Exceptuando o de Leixões, o FCP disparou, como dispara a maioria das vezes, só que desta vez elas entraram. Sublime Meireles a marcar o primeiro golo do meio-campo portista na Liga (atente-se nisto e veja-se a diferença para outros anos) e confiante Álvaro a disparar do meio da rua, para depois Falcao (que grande jogador!) selar de vez o jogo. Fomos mais fortes, quisemos mais e não inventámos. Bela receita para quem quiser uma série de vitórias. Mariano e Varela enormes e Domingos com invenções à la Jesualdo, deu uma ajuda. O medo faz coisas...

Teremos de nos preocupar somente connosco. Pensar no Benfica, neste momento, será perder tempo e nada de bom virá daí. Aliás, a pensar no Benfica mandámos ao poste e acertámos ao lado no Mar. A intranquilidade de não estar na frente, terá que ser trocada pela certeza e confiança de que podemos lá chegar nem que seja na última jornada. É atípico? é sim senhor! não tivéssemos falhado tanta vez quando foi preciso.

Mostrem espírito de campeões! mostrem que não é só quando a coisa corre bem e quando o adversário mostra fraqueza que nós mandamos. Atentem no argumento de que quando o adversário não pressiona, o título é uma passeata ou, pelo menos, se torna bem mais fácil. Não estendam passadeiras vermelhas, ganhem, ganhem e ganhem. Atentem nas capas dos jornais e nas desvalorizações constantes. Atentem que a maior parte disso tudo é medo e que estamos no caminho certo. Atrasados, mas no caminho certo.

Se assim formos, valorosos e dignos como fomos contra o Braga, e se mesmo assim o Benfica for campeão, atentem que eles merecerão os nossos parabéns. Sejam Porto e isso é sinónimo de ser campeão!

4 comentários:

Tiago disse...

Belo texto!

Tens a certeza que és do Porto?

Piadola à parte, não é muito normal este tipo de discurso...Parabéns!

joemorales disse...

Isso foi um desabafo?

Jorge Borges disse...

Quando até um portista reconhece a "ajuda" do Domingos...

Provocação à parte, e porque não vi o jogo:
- o resultado supreende-me;
- eu fui dos que pensei que a vontade do Domingos em vencer este jogo não era tão grande como foi noutras ocasiões.
- Se o Braga vencesse, apesar do Benfica perder o primeiro lugar (à condição), seria melhor, pois o Porto ficava praticamente arrumado. Assim a luta vai ser a 3. Há mais emoção;
- O Porto está demolidor, e segundo li, neste jogo aliou a exibição ao resultado;
- Falcao é excelente, tal como eu disse no princípio da época. Fala-se hoje na eficácia e nos golos qe ele marca. Com justiça. Eu era capaz de vascular uns post's com 2 anos e via-se o que sse dizia na altura d eum outro sul-americano recentemente chegado a Portugal. Coerência...
- Marco, tal como eu dizia o Ruben Micael encaixou como uma luva no meio campo do Porto. É um jogador à medida do esquema do Porto. A ele se deve muito a subida de forma do teu clube.

- Acho que o Domingos é o próximo treinador do Porto.

Marco Morais disse...

Jorge,

O Domingos errou, não por falta de vontade de ganhar ao Porto mas porque se acagaçou e mudou o esquema. Somando isso à excelente exibição (e eficácia) do Porto, o resultado foi o que se viu. Foi, claramente, à la Jesualdo.

Se for treinador do Porto para a próxima época, chumbou no primeiro exame e não augura nada de bom quando defrontarmos Arsenais e Chelseas.

Esqueci-me, não propositadamente, de referir o Ruben. Sim, de facto, encaixou que nem uma luva no meio-campo. As exibições medíocres de Meireles e a incompatibilidade com Belluschi também ajudaram a isso, mas foi a sua maior qualidade que lhe permitiram ser já uma referência neste Porto. Ainda assim, penso que com Belluschi a dupla seria mais eficiente, principalmente na org. ofensiva onde o madeirense não é tão bom. Aliás o Porto precisa tanto do Belluschi como o Benfica do Aimar, essa é a minha ideia.

Tiago,

Obrigado. Mas cuidado! não te deixes enganar, sou portista. Até dizem que uso máscara e tudo.

Joe Morales,

Hum?

Se isto é um desabafo, o que não é um desabafo?