terça-feira, maio 4

Fim da linha

As consequências do 'post' que ontem escrevi, em particular, a reacção do Gonçalo, levam a que esteja a escrever o último 'post' para o Sectorb32. Por entender que não deve ser o Gonçalo - que já cá estava quando comecei a colaborar no 'blog' - a deixar de colaborar devido a algo que escrevi, saio eu. Isto não significa que esteja arrependido do que escrevi ou (já) não me reveja naquelas palavras. Foram escritas a quente, assim que li o comunicado que esteve na sua origem, é verdade. Mas reflectem o que penso da administração da SAD do FC Porto, em particular o seu presidente. Não visei o FC Porto de Carlos Resende, Fernanda Ribeiro ou Paulo Pinto, mas sim de Pinto da Costa, Pedroto, Reinaldo Teles, Adelino Caldeira e outros que tais. Dos quinhentinhos, do café com leite, da fruta, das viagens ao Brasil, da condenação por tentativa de corrupção, do pato, das agressões constantes, etc. No fundo, aquele que tem dominado o clube e a SAD e que, através de plebiscitos sucessivos, os associados portistas apoiam, suponho que por acharem que é assim que continuarão a ganhar. Porque só isso interessa: ganhar. Ou evitar a suprema humilhação de ver o Benfica festejar o título na sua casa. O resto não tem relevância. Depois de uma semana em que foram vandalizadas várias casas do Benfica, foi queimada uma tarja da escola de talentos, foi apedrejado o autocarro do Benfica, foram agredidos os seus adeptos, choveram bolas de golfe, publicar um comunicado daqueles só pode merecer a minha indignação. Significa a apologia da violência. É um completo desrespeito pelas mais elementares regras da prática desportiva. Demonstra que não sabem perder. Assim como nunca souberam ganhar. Não são, por isso, dignos de merecer o meu respeito quando nem sequer são capazes de respeitar os outros. Poderia ter utilizado outras palavras e uma linguagem diferente? Sem dúvida. Fi-lo noutras ocasiões. Agora, escolhi fazê-lo assim.

Há coisas muito mais importantes do que ganhar. Mesmo no desporto. Por isso escrevi num comentário a um 'post' ontem publicado que, embora fique doente quando o Benfica não ganha, há outros momentos que me envergonham mais do que perder 0-5 com o FC Porto, em casa, para a Supertaça, estar em Alvalade nos 7-1 ou assistir à hecatombe de Vigo. Como, por exemplo, hoquistas agredidos, autocarros incendiados, agressões no aeroporto, para não falar no triste episódio do 'very light'. Ou simplesmente ter Vale e Azevedo como presidente. Há ainda episódios tristes, como a conferência de imprensa depois da conquista da Taça da Liga em 2009 ou a reacção oficial do clube depois das pedradas nos juniores, embora aqui também o outro clube envolvido não tenha estado bem.

Compreendo que nenhum portista, por mais bem intencionado que seja, possa gostar do que escrevi. Sabia que isso aconteceria, mas entendi escrever o 'post' e não eceitei o repto do Gonçalo para retirá-lo. No entanto, deixei à vontade os restantes colegas do 'blog' para o fazerem, sublinhando que não levaria a mal se fosse essa a sua posição. Trocámos mensagens em que, de uma forma geral, foi entendido que me excedi. Não foi manifestada vontade na minha saída, mas entendi, pelas razões acima apontadas, dever fazê-lo. Faço-o a custo, pois gosto do 'blog' e das pessoas que o fazem, embora algumas não conheça muito bem. Comecei a colaborar em 2005, pouco depois de o Benfica se sagrar campeão nacional. Escrevi sempre de forma parcial, com a camisola do Benfica vestida. Mas julgo que era isso que de mim pretendiam e sempre sublinhei que os meus escritos se caracterizavam pela (inevitável) subjectividade que caracteriza a opinião de cada um. Não tive problemas em criticar os meus quando entendi que devia fazê-lo. E não estou a falar apenas da qualidade do guarda-redes ou das opções do treinador. Tal como não hesitei em fazer 'posts' a enaltecer adversários que deles entendi merecedores. Procurei sempre ser honesto. Comigo, com os meus colegas de 'blog' e com quem teve a paciência de ler o que escrevi. Fui provocador, por vezes, ter-me-ei excedido. Mais não sou do que um ser humano, com defeitos e, porventura, algumas qualidades. E sou benfiquista. Com muito orgulho. Mesmo quando perde. Não gosto de tudo o que nele acontece, em finais do século passado, o meu fervor clubista sofreu um forte abanão, mas espero que o Benfica nunca me envergonhe de forma a que me afaste.

Desculpem este 'post' tão longo. Um dos mais difíceis de escrever. Continuarei a ser frequentador do 'blog', como seu leitor. E sei que o Benfica ficará bem representado pelo Luís e pelo Jorge. Um grande abraço aos colegas de 'blog' e um agradecimento especial a quem leu o que escrevi ao longo destes anos. Até sempre!

21 comentários:

topogigio disse...

Achas que quem acha que o pior dos acontecimentos no túnel da luz foi o facto de estarem lá uns tipos vestidos de amarelo fluorescente a mandar umas bocas, vai achar que é grave o Benfica ser vandalizado, agredido e humilhado? Ainda são capazes de dizer que os adeptos do Benfica é que provocaram ao irem a um jogo no Porto sabendo da tensão existente.

P.S. Compreendo a tua posição. Vais deixar saudades.

Bananaman disse...

O post em causa, percebe-se perfeitamente que foi a quente e em jeito de desabafo, daqueles que mandamos para o ar no café.
No entanto, montes de merda à parte, uma coisa é certa e tenho-o vindo a dizer há já 2 ou 3 dias.

O facto de haver VÂNDALOS,IMBECIS, CRETINOS de TODAS AS CORES clubísticas, incluíndo os NN do meu Benfica, não é justificação para o que se passou dentro e fora de campo. E muito menos é justificação para os DIRIGENTES desses clubes virem desculpar a estupidez e vandalismo com outra estupidez e vandalismo...mesmo se maior ou pior !

Imaginem que um jogador...o Aimar por exemplo, tinha levado com as tais pedras na cabeça ?
Imaginem q tinha ficado gravemente ferido ou mesmo...morrido como o inocente que morreu no Estádio Nacional.

Iam continuar a escudar-se nas asneiras dos outros ?

E agora, SE o Benfica ganhar de facto, o que acham que se está a preparar como vingança a nível NACIONAL ?
E se o Benfica perder ?

Temo bem que isto esteja numa escalada de muitos montes de merda.

ViP disse...

Caro Glorioso,
Percebo-te perfeitamente. Tenho lido o blog há alguns anos e os teus posts com atenção, partilhando de muitos dos teus pontos de vista. Como benfiquista, entendo que quando se atinge um limite de resistência, em regra, explodimos. Foi o teu caso e, sinceramente, admiro-te por teres aguentado tanto tempo. Tenho a sorte de poder continuar a conviver contigo e com as tuas opiniões.
Um abraço e vais fazer falta.

Pedro disse...

Glorioso, assim eles ganham. É pena. Um abraço de solidariedade e aparece sempre.

Aguiazita disse...

Sendo bastante egoista entendo que mais valia retirares o post ou modifica-lo com alguns sinónimos mantendo a fúria do pensamento ao invés de tomares a decisão de abandonar o blog.
Assim como diz o Pedro "eles" ganham. :(

Zita

Anónimo disse...

TRIPEIROS CABRÕES, SAUDEM OS CAMPEÕES!!!!

Para o ano deviam ser linchados quando viessem a Lisboa!!!

Cabeças a rolar era pouco!!!

FILHOS DE UMA GRANDESSÍSSIMA PUTA!!!!!

Pedradanocharco disse...

Foda-se, a censura já chegou à internet!
Glorioso é dizeres onde é que fica a tua nova tasca ;).

Quetzal Guzman disse...

Se a maioria não gosta do post e se tu não vês motivos para mudar a tua posição, parece-me que este é o passo mais lógico.

Continuarei a ler-te no outro tasco.

J. disse...

É pena que tenhas resolvido sair!!!
O pessoal pode não concordar muitas vezes, discutir até com linguagem menos própria, mas ainda assim acho que tudo isso é normal e próprio do mundo da bola. Fosse isto fisica quantica já seria bem diferente.
:-)

Vais fazer falta, pá!!!

Peyroteo disse...

A não ser o Gonçalo, mais ninguém pediu para tirar o post nem sequer pressionou para o alterar. Esta é uma decisão da responsabilidade do Glorioso.
Eu achei os termos utilizados no post excessivos e é natural que tenha havido reacção de quem se sente atingido.
Eu acho, assim como outros editores aqui do sector, que não se justifica este extremar de posições, mas cada qual é livre de tomar as decisões que bem entender. É só futebol!

LMGM disse...

Glorioso, abraço, como não visito blogs monocromáticos, excepto os das minhas cores, espero continuar a encontrar-te por aqui.

Consegues estragar a paciência a um santo e não faltaram ocasiões onde a nossa opinião ou ponto de vista fosse mais distante e eu gosto disso principalmente num "ambiente" como o do Sector.

Não gostei do teu post anterior, mas não lhe alterava nenhuma palavra.

Glorioso11385 disse...

Em primeiro lugar, agradeço as palavras simpáticas que alguns me dirigiram, mas apenas faço este comentário para esclarecer uns pontos:

1. Não há, nem nunca houve, qualquer espécie de censura neste 'blog'. Como podem ver, o 'post' que esteve na origem desta situação continua 'on line'.

2. Tirando o pedido/exigência do Gonçalo, mais ninguém me exigiu/pediu que fizesse algo. Pelo contrário, quem se manifestou pretendia que eu continuasse por aqui. Houve quem entendesse que me excedi nos termos utilizados no 'post', mas a decisão de deixar de colaborar foi apenas minha, pois entendo que é o mais correcto. Face ao ultimato do Gonçalo, e como entendi não retirar o 'post', pareceu-me que faria mais sentido a minha saída do que a dele, até porque faz parte da equipa 'fundadora'. Aceitei há uns anos, com agrado, o convite do Miguel, mas a última coisa que queria era tornar-me incómodo para quem já cá estava.

3. Não morri. Como diria o filósofo Santana Lopes, andarei por aí. Normalmente, faço-o de forma discreta. Continuo a ser 'blogger' no Benfiquista Desde Pequeninos e não deixarei de frequentar este e outros 'blogues', sobretudo os benfiquistas (entre os quais, o Mágico SLB do nosso amigo Pedro).

Pedro disse...

"Glorioso, assim eles ganham."

Só para esclarecer que quando disse isto não me estava a referir ao Sector nem aos seus bloggers mas sim aos alvos do teu post "polémico".

Lamp disse...

Glorigozo,
já tenho saudades

LC disse...

"Não gostei do teu post anterior, mas não lhe alterava nenhuma palavra."

As verdades custam a engolir mesmo quando se veste a gabardina, esse foi o único motivo do que alguém fez ao Glorioso.

A linguagem não foi a melhor, a minha também não é e muitas vezes escrevo inúmeros disparates mas lá no fundo todos sabemos que o problema não é a palavra em si mas sim o efeito que o conteúdo do significado provoca... e é aí que a merda vem ao de cima com a corrupção e com impunidade, pois eu digo que só dói a quem a partilha.

Parabéns Glorioso, puseste nomes aos bois e se saíres como dizes é de cabeça erguida, já os homens da camuflagem que se deitem pois deixam de parecer tão pequeninos.

Jorge Borges disse...

Bem, da minha parte, e enquanto editor do blog quero dizer algumas coisas:
1º - é com muita pena que vejo o G11385 deixar de colaborar connosco. Ainda ontem à noite, aquando da sua tomada de posição lhe demonstrei a discordância com esta atitude. Ainda tentei desvalorizar a situação, e argumentar para que reconsiderasse a posição de sair. Não surtiu efeito;

2º - A minha posição perante os 2 post's anteriores manifestei-a internamente aos visados e aos outros bloggers, pelo que entendo que não é necessário reproduzi-la neste espaço;

3º - Quanto a eventuais faltas de democracia por aqui, penso que o G11385 já disse tudo e foi assim que se passou. Ninguém pediu a sua cabeça, antes pelo contrário;

4º - O futebol devia ser um elo de ligação entre as pessoas que gostam dele, e não o contrário. Isto dá que pensar...

Para ti Nuno, um grande abraço, até sempre.

PS - espero que não deixes de aparecer e comentar. A minha "presença" no benfiquistas desde pequeninos será a partir de hoje muito mais assídua.

jvl disse...

11385,

Apesar de achar a linguagem excessiva, parece-me que não era necessário chegar a este ponto.
Assim como o LMGM, não visito blogs parciais que não sejam o da minha cor. Bem vistas as coisas, este é o único blog multi-"partidário" que visito.
Como continuarás a comentar por aqui, cá nos iremos encontrar para discordar e concordar.

Quanto à participação do Gonçalo, seria bom que ela fosse mais frequente. E digo isto independentemente do post/ultimato por ele efectuado.
Dois, três posts por ano, e pouca ou nenhuma participação nos comentários, não são suficientes para conhecer a sua opinião.

Anónimo disse...

VAI PÁ PUTA Q T PARIU! O BLOG NÃO PRECISA DE TI!!
CORNO DE MERDA QUE SÓ VÃO Á BOLA QUANDO GANHAM!! ONDE ANDASTE NOS ÚLTIMOS 4 ANOS MONTE DE ESTERCO?? METE A FRUTA TODA NO CU.. OU AXAS K AINDA KERES SER MAIS LEVADO AO COLO SUA DIARREIA??? O ÚLTIMO CAMPEONATO K GANHARAM CM JUSTIÇA FOI EM 1994!! TEM VERGONHA MEU AZEITEIRO DE MERDA!!

jamsilva disse...

Sinceramente acho que fazes mal. Cada um diz e escreve o que lhe apetece, umas vezes a quente outras a frio, sendo "julgado" por isso mesmo...

Acho que o post anterior foi de um exagero notório e completamente fora do lugar. Como já disse algumas vezes este é o unico bolg de bola que leio frequentemente, e isso acontece por 3 razões. Uma tem a ver com o facto de estarem representados os três clubes, outra porque o que escreve sobre o meu clube é provavelmente um dos portistas mais elucidados e por último porque existiu de facto uma certa qualidade nos argumentos utilizados pelos participantes mais participativos (há obviamente umas excepções que no entanto sao facilmente ignoráveis).

o post que escreveste seria digno de um qualquer blog vermelho "garrido" tendo proporcionado uma caixa de comentários do prior que já vi por aí, e certamente não digna do nível a que este blog nos habituou. O insulto fácil desqualifica qualquer tipo de discussão (das interessante pelo menos).

Pedradanocharco disse...

Ok, censura realmente é uma palavra demasiado forte, vou seguir o conselho da Zita e vou utilizar umas palavras mais leves tais como condicionamento ou ultimato.
"Ou apagas ou eu saio..." ou algo do género para mim, dirigido a alguém que se encontra numa posição como a do Glorioso é o mesmo que lhe ter sido mostrado o cartão vermelho, ele nao tem outra saída.
O post utiliza palavras feias, mas não são essas palavras que realmente devem incomodar e sim o comunicado em si.
De qualquer das formas, parece que o Glorioso (que rima com orgulhoso) tendo amor próprio já tomou a sua decisão e tal como assumiu que não deveria retirar o post (acto de valentia e determinação)também vai deixar o blog.
Eu lamento a decisão e aqui deixo palavras de incentivo para que continue com esse sangue Benfiquista a correr nas suas veias.

JNF disse...

Estava a pensar no que escreveste e no palavreado que leio nas caixas de comentários. Enfim, nem se compara. Glorioso, fazes mal em sair, mas se é a tua decisão, tu é que sabes.