segunda-feira, abril 2

Bom clássico.

Foi um clássico com muita luta e emoção. Penso que, no final, os jogadores souberam interpretar a virilidade não a confundindo com a violência. Contudo, assistimos a um comportamento anti-desportivo de alguns jogadores do FCP: Pepe e Adriano são belíssimos exemplos. Sempre a provocar, a cair, a simular. Enfim, à excepção destes, todos os outros estiveram ali para jogar, única e exclusivamente, à bola.

A primeira parte foi controlada pelo FCP. Não necessariamente dominada. O golo deu vantagem que, em última análise, se justificava ao intervalo. O SLB não conseguia criar jogadas de ataque e, pior, não conseguia evitar a boa troca de bola dos portistas.

Na segunda parte o SLB foi aquilo que consegue ser muitas vezes: arrasador. O FCP deixou de respirar e começou a sofrer. Só que, desta vez, o adversário defendeu, defendeu, mas fê-lo de forma consciente e eficaz. Se o SLB não conseguiu mais e melhor, o mérito foi dos "azuis". Destaques para Helton, Meireles e Pepe. No final, o empate aceita-se. A vitória "encarnada" era, contudo, o outro único resultado possível.

Destaques positivos no SLB:
- André Luiz: é um belíssimo jogador. Ali, naquela posição, não há enganos. Ao lado de Luisão, pronto para formarem a melhor dupla de centrais em Portugal.
- Nelson: fez um bom jogo, apesar de algumas jogadas confusas. Vi ali muita luta, garra e, melhor, concentração a defender.
- Leo: está cansado, é notório. Mas mesmo assim, é daqueles em quem acreditamos sempre que vai chegar primeiro. É um orgulho e não percebo (nem quero) a renovação adiada.
Petit: a defender esteve impecável. O querer não é tudo e hoje faltou-lhe mais discernimento no ataque.
- Simão: nos pés dele, a bola rola. Foi só na segunda parte mas jogou e fez jogar.
- Derlei: entrou bem e esteve muito concentrado. Não perdeu tempo com parvoíces e pressionou a defesa do FCP.
- Rui Costa: um magnífico jogo. Fez quase tudo bem. O SLB beneficiou com a sua entrada e só um parolo não entende isso. Classe, como poucos.
- Fernando Santos: fez tudo o que lhe "pedi". Não tirou o Karagounis e tirou o Gomes. Não se ganhou, mas não ficou nada por fazer, na minha opinião.

Negativos:
- Anderson: é fraco psicologicamente. Pepe fez aquele espectáculo todo e o benfiquista perdeu a concentração. Normalmente, falha quando não pode. E isso é terrível para um central.
- Miccoli: esteve mal. Falhou um golo e nunca marcou a diferença, apesar do esforço.
- Gomes: enfim, já cansa. Não tem choque, não tem nada. Claramente um caso psicológico. O SLB precisa - mesmo - de um Gomes mais activo e que não se esconda durante 90'.

Faltam outros como Quim e Mantorras: o primeiro também falhou no lance do golo mas tirou um golo (sozinho) a Adriano, de forma sublime. O angolano merece mais. Sempre o mereceu. Não fosse Helton e estávamos agora a apanhar as pedras do estádio da Luz, que tinha vindo abaixo.

Árbitro: Quaresma faz pénalti. Lance difícil, contudo. No outro lance, o portista envolvido não beneficiou nada com o braço que estava encostado ao peito. Disciplinarmente, "pactuou" com o comportamento anti-desportista de alguns "azuis" mas mesmo aí seria complicado fazer mais. Pena mesmo os últimos dez minutos. Claramente a beneficiar o FCP. Foram dez minutos de vergonha.

Nas bancadas as bestas mandam. Não se acaba com isto, prefere-se a morte do futebol. Gosto muito da democracia mas há gente (todos eles) que não merece nada. São selvagens, são intimidatórios, são ilegais. E são impunes.

Sem comentários: