sábado, janeiro 10

Mister Bento


Paulo Bento é um treinador que merece toda a minha admiração por vários motivos.
Em termos profissionais, repito o que já disse há uns dias: é o melhor treinador dos 3 grandes. Não tenho qualquer dúvida que se tivesse à sua conta os milhões que Benfica e Porto disponibilizam aos seus treinadores, Paulo Bento ainda teria mais sucesso. O mister leonino tem conseguido atenuar essas diferenças de orçamento face ao Porto e tem mostrado claramente aos benfiquistas que é possível fazer muito melhor com menos. Aos sportinguistas tem oferecido títulos todas as épocas.
Mais, tem conseguido operacionalizar a estratégia delineada pela gestão de topo: promover jogadores oriundos do clube na equipa principal. Não esqueçamos que Nani, Veloso, Djaló, Patrício ou Carriço têm o selo de Paulo Bento. Adrien está na calha...
A nível pessoal, gosto do seu carácter forte e determinação. É um líder. Coisa que outras pessoas que treinaram o Sporting antes dele não conseguiram ser. Tem um sentido de "grupo" e de equipa invulgar. Este espírito transparece não só ao nível do grupo que lidera mas também ao nível institucional da casa onde trabalha. É muito raro ver um treinador a ser a primeira linha de defesa de um clube. No Sporting, Paulo Bento é mais do que treinador. É também director desportivo.
Este seu traço de personalidade é o que mais me faz acreditar que Paulo Bento vai acompanhar FSF na saída do clube. Quem vai perder é o Sporting. Disso não tenho dúvidas.

1 comentário:

JLC disse...

Eu também acho que vai sair.

E acredito que ainda depois disso vai dar algumas licões de profissionalismo e de respeito pelo Sporting.

O melhor treinador que já vi no sporting, e que merece o meu eterno respeito, aconteca o que acontecer, no sporting, ou em qualquer clube do mundo.