domingo, junho 14

Como rentabilizar um activo em 3.000% em 6 meses?

Pelo que aparece nos jornais nacionais e internacionais (Marca e Corrierre dello Sport), o AC Milan acaba de contratar o Cissokho por 15 M€. Como o FCP detinha 60% do passe, "só" lhe tocam 9M€.

Os valores, apesar de serem interessantes, não são espectaculares. Basta pensar que metade do dinheiro a receber já foi gasto na contratação de um jogador para a posição (Álvaro Pereira).

Na realidade, o que eu considero extraordinário e valer ainda muitos mais milhões, é a forma como o FCP é reconhecido como um agente de identificação/criação de talento credível na Europa. Bastaram 6 meses de dragão ao peito e meia dúzia de boas exibições para convencer meia europa que estava ali um excelente lateral esquerdo, com margem de progressão e muitos anos de bom futebol pela frente. Não estou a dizer que o Cissokho vai ser um flop... só estou a dizer não é um valor seguro... mesmo que tivesse ficado no FCP.

A estratégia de compra de jogadores do FCP é clara. Só se compram jogadores jovens e com potencial de rentabilização e crescimento (são pouquíssimos os jogadores com mais de 24 anos que o FCP tenha comprado) e o objectivo primeiro é a interiorização dos princípios do clube afirmação interna. A saída, ou melhor a eventual saída, surgirá com naturalidade tendo o clube e o jogador tirado o melhor proveito possível da situação.

Estou convencido que em termos estruturais e organizacionais o FCP está a passar um período de grande estabilidade e maturidade e quando é assim é muito complicado não ter sucesso, pelo menos, nas competições domésticas.
Um último comentário, tenho pena de não ver o FCP criar mais talento nacional, mas estou convencido que lá chegaremos. E até ver, este modelo, bate qualquer academia (sendo que creio que só o Sporting tem uma estratégia de formação... pelo menos que se veja) e, por muito que se publicite o seu talento, a realidade é que não tem comparação com o sucesso da estrutura portista.
A título de curiosidade segue o seguinte resumo de compras e vendas... é auto-explicativo... se se conseguir ler...

Nota: Os valores registados correspondem aos montantes totais pagos pelos clubes compradores, não estando representadas as percentagens dos detentores dos passes dos jogadores na altura da transferência.

Sem comentários: