quarta-feira, junho 17

O Benfica está salvo?

Pelo menos já tem Jesus do seu lado.
Está finalmente finda mais uma novela. O Benfica apresentou o treinador.

Antes de falar do treinador, há uma questão que deve ficar bem clara: o Benfica não chegou a acordo com o Braga. O Benfica satisfez as exigências contratuais do Braga, que é muito diferente do que se anunciou. Posto isto...
Confesso que não era uma opção que me agradasse, mas como se costuma dizer: a partir de hoje é o meu treinador.
E começo logo com uma crítica: sei que é dia de apresentação, que é preciso empolgar os sócios, fazê-los acreditar, mas não gosto deste tipo de discurso. Prefiro palavras mais contidas e trabalho mais eficaz. Até porque o momento de permanente instabilidade que o futebol sénior do Benfica atravessa aconselha muito cuidado. Se fosse fácil ganhar como é dizê-lo, os antecessores dele já tinham ganho muito. Como tal, populismo já basta o do presidente, não precisamos de um treinador com o mesmo discurso.
Não lhe recrimino a ambição que é legítima e deve existir em quem quer ganhar. Mas vamos com calma...
A mim, Jorge Jesus tem tudo a provar, e já estou a torcer, muito sinceramente, para que me prove que é o homem certo no lugar certo.
Precisará de tempo, coisa que não sei se o presidente lhe dará. É uma incógnita. Depende.
Espero também que a grande massa de adeptos que o desejou lhe dê o tempo que necessita para implementar e desenvolver o seu trabalho, se bem que, tal como prometeu o Benfica, no final da época vai estar a jogar o dobro, ou mais... Enfim.

Há quem já o compare ao Mourinho, para melhor...
Há quem já quase que festeje o título como se aquilo que ele disse se vá concretizar de certeza.
Eu sei que ele é Jesus, mas convenhamos...
É a histeria descontrolada, como sempre.


À parte de toda esta euforia, houve uma coisa que me deixou muito apreensivo: a entrevista de Domingos Soares Oliveira hoje publicada n' O Jogo.
O administrador, apesar de ter dito aquilo que parece lógico e que já se esperava, vai em contraposição ao que disse o LFV ontem na RTP-N. Um diz que é preciso vender para equilibrar as contas e contratar jogadores. O outro diz que há dinheiro para contratar, que o objectivo é ficar com os melhores jogadores e que ninguém se deve preocupar com os resultados financeiros. Em que ficamos?
Parece-me que a visão de DSO é bem mais realista que a de LFV, que já se sabe "gosta de ver o povo feliz". Temo é que esta ânsia desenfreada cada vez maior de ganhar, volte a colocar o Benfica nos mesmos patamares que Vale e Azevedo o deixou...


Boa sorte Jorge Jesus, bem vais precisar!

Sem comentários: