quinta-feira, janeiro 14

Crescer

A vitória de ontem foi mais um pequeno passo para a recuperação do Sporting. Sendo que a equipa se encontra ainda em 4 competições, é possível que ainda se possa tirar algo positivo da presente temporada.
Em Leiria, o Sporting venceu justamente. Não vi a 1ª parte mas imagino que sido o melhor período dos leões. Pelo menos é o que transparece de algumas opiniões e do 0-2 no marcador ao intervalo. João Pereira marcou de cabeça (?!) e Veloso executou bem um livre, ainda que tenha beneficiado de um ligeiro desvio na barreira.
Na segunda parte, e com a deterioração do batatal, o Leiria aproveitou a poderio físico dos seus jogadores, principalmente Carlão e causou alguns embaraços mas o Sporting também ficou a dever alguns golos na parte final da partida.
Mas o que interessa realçar deste jogo é o crescimento da equipa, mais confiante e solidária, e o facto de alcançar a 4ª vitória consecutiva. É sinal que o trabalho de Carvalhal está a ser bem feito. A única coisa que me anda a fazer confusão é a insistência em fazer entrar Matias nos descontos. Se a estratégia de Carvalhal é queimar tempo, bem que podia ir variando no jogador que entra, pois nos últimos quatro jogos, o chileno entrou para lá dos 90 minutos em três deles. Há que ter mais atenção a estas situações.

26 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Um hábito há muito perdido, tem vindo a ser recuperado pela (renovada) equipa leonina, o da Vitória. Ontem, após mais uma boa 1ª parte (até nisto se distingue da equipa da Era-Bento), o Sporting levou de vencida a difícil equipa da União de Leiria, num terreno lastimoso que só um calendário mal organizado por parte da Liga de Clubes invalida qualquer possibilidade de adiamento de jogos (vide relvado de Guimarães, Coimbra, Vila do Conde e Trofa).

A forma como Carvalhal abordou o jogo de ontem revela uma de duas coisas: a Taça da Liga, juntamente com a Taça de Portugal, são, realmente, as competições que interessam a este Sporting. Desta forma, adopta uma visão realista do futuro próximo do clube no que diz respeito ao sucesso nesta Liga 2009/2010. Ou Carvalhal pretende impor um máximo número de vitórias a uma equipa muito fragilizada e desvalorizada. Este último ponto, o mais condizente com a História do Sporting, pode vir a revelar-se, mais para a frente, como prejudicial. O volume de jogos, em terrenos pesados, com pouco espaço de recuperação, com pouca rotatividade, pode vir ao de cima muito em breve, com claro prejuízo para a equipa leonina. No entanto, o beneficio da dúvida fica no lado da equipa técnica, sabedora do trabalho diário que cumpre com o plantel.

Numa breve análise ao jogo de ontem, algumas merecem destaque e reflexão:
- O golo do Leiria só se marca a este Sporting;
- O golo do Leiria jamais seria marcado pelos avançados do Sporting;
- Gosto de Tonel e Carriço, mas é preciso um defesa-central melhor e mais dominador. Um central de músculo e inteligência.
- Tonel e Carriço são "moles" e ambos não encontram no companheiro a "muleta" que precisam;
- Os falhanços de Cássio e de Silas são o espelho de que ali, no centro da defesa, nem tudo está bem;
- 9 portugueses no onze-titular. É obra e raro.
- Soares Dias a comprovar que só em Portugal se premeia a incompetência. Uma semana após receber as insígnias da FIFA, mais uma demonstração que o legado do pai continuará vivo.

http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Rui Graça disse...

Em 2010 só vitórias, parabéns à equipa e ao CC.
Poder-se-á dizer, que os adversários não têm sido dos mais poderosos, talvez seja verdade, no entanto esta dinâmica é fundamental para o crescimento da equipa. É em contexto de vitórias que se recuperam não só as equipas como, muito importante, alguns jogadores. Neste aspecto partilho da opinião de que o MF14 anda a entrar muito tarde.Considero importante o voto de confiança em LG18. Espero que até final do mês possamos comprar um Central que varra a nossa àrea, literalmente. Daqueles que não permite que se jogue dentro da nossa àrea, especialmente de cabeça.Ontem o jogo directo da U.Leiria mostrou essa carência.
Caso consigamos vencer os próximos 4 para a liga, ainda vamos a tempo porque os outros 3 nessas jornadas todos vão perder pontos. É uma fezada!!
Para finalizar, gostaria igualmente de sublinhar, o facto da maioria de jogadores do SCP serem portugueses e feitos em Alvalade.
A aposta no JOGADOR NACIONAL está a cargo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

SPORTING SEMPRE!!!
sócio 61317

J. disse...

Acho que nesta altura e dado o estado que se chegou, qualquer vitória, ainda que seja para uma qualquer Liga Intercalar é de celebrar.
Agora mais a sério,acho que estamos a dar demasiada importância a esta competição.Pela razão que se disse atrás.
No campeonato, desconfio que não passamos do quarto lugar. Mas por uma razão de prestigio teremos que entrar sempre para ganhar. E ainda temos a Taça de Portugal e a Uefa.

A Taça da Liga é que nao interessa mesmo a ninguém.E nao será, em caso de conquista, salvaçao de coisa nenhuma.

Peyroteo disse...

João, não é salvação, obviamente. Mas o Sporting, depois do que fez entre Agosto e Novembro, mais não pode do que aspirar à conquista destas duas taças (e eu até considero que será mais acessível conquistar a Taça de Portugal do que a Taça da Liga), avançar mais umas eliminatórias na Europa e lutar pelo 3º lugar no campeonato. Ou seja, minimizar os danos na presente temporada e preparar um candidato forte para 2010/2011. E para isso é preciso criar uma dinâmica de vitória. O que começa a parecer uma realidade.

Anónimo disse...

Não querendo criticar o vosso optimismo (exagerado, a meu ver), reforço a minha convicção: o SCP, como outsider, vai ainda ter um papel fundamental na atribuição do título.

Ganhar os jogos não basta. Têm de ser ganhos com convicção, coisa que não me parece que tenha acontecido nestes 4 jogos.

Pior do que já fez esta época, é impossível. A ver vamos o que faz CC com um plantel agora reforçado e que tem de dar mais do que tem dado.

@oel@ disse...

e o golinho do "cabrão" do JP muito bom....:D

Já tudo foi dito, um bom jogo contra uma boa equipa. De lamentar o estado do terreno.

Gostei de algumas coisas mas a defesa teve bastantes falhas e concordo que precisamos de um bom central. Grime, mal Miguel Veloso sai começa logo a voltar ao Grime normal, cabe ao treinador avaliar se foi pela saída do Veloso ou se foi mesmo o normal Grime de volta.

Realmente as vitorias não foram contra grandes equipas mas foram vitorias e é disso que os adeptos precisão e sobre tudo de ver alguma qualidade na equipa.

Para o campeonato no máximo 3º e acho pouco improvável mas vamos ver, temos é que apostas forte nesta tazita e na taça de Portugal porque o resto é já muito difícil.

LC disse...

Não querendo alimentar polémicas nem picar ninguém, há uma situação que salta à vista de todos.

Depois de Jorge Jesus ter falado de um relvado em mau estado em alvalade que prejudicava principalmente o Sporting semana a semana, depois de todos acharem que ele foi incorrecto e lhe chamarem de várias coisas, depois do Carvalhal ter dito que a formação dele era em Ciências do desporto e não de relvados... eis que já toda a gente percebe de batatais e relvados... aleluia Jesus, abriste a mente ao Mundo.

Santa hipócrisia!!!


Sobre o jogo não falo porque não vi, vi os golos de carambola e pouco mais... mas contam é as que vão lá para dentro.

@oel@ disse...

LC

Parece me que as condições dos relvados ontem, não têm nada a ver como o estado do relvado na altura do Sporting-Benfica.

LC disse...

Ai não? Então quais eram as condições do estado do relvado do Alvalade XXI à altura e ontem em Leiria ou no da Luz com o Porto?

Complicado para os artistas mostrarem futebol de pé para pé, ou não?

Anónimo disse...

As condições do relvado de alvalade são inacreditáveis e a sua substituição (e solução duradoura do problema) é mais importante do que muitos reforços.

Pedro disse...

O problema (e é mesmo um problema) é q o relvado já foi substituido n vezes e pouco depois o problema volta...

@oel@ disse...

O problema não esta no relvado mas sim no estádio que não tem as melhores condições para os relvados durarem. Há vários estádios na Europa com problemas semelhantes.

Mas aqui questão aqui exposta pelo LC são a indignação dos adeptos só Sporting provocadas pelas declarações de JJ pós o derbi.

Na altura pareceu que não havia motivo para tal declarações. E tenho ideia de não ter avido assim tanto barulho sobre isso, mas se não for assim recorda sff LC.

jvl disse...

LC,

Ainda bem que não querias polémicas.

A questão foi que o JJ usou o relvado como desculpa para não ter ganho o jogo, quando não foi isso que aconteceu.

E não queres comparar o estado do relvado de Alvalade ou da Luz com o de Guimarães ontem, pois não?

LC disse...

"E não queres comparar o estado do relvado de Alvalade ou da Luz com o de Guimarães ontem, pois não?"

Não, mas comparo com o de Leiria.

"o JJ usou o relvado como desculpa"

És mentiroso, ele lamentou o estado do relvado que prejudicou a performance da equipa e afirmou que naquela altura "percebeu" a dificuldade do início de campeonato do Sporting quando joga em casa porque jogar naquele relvado é difícil.

Leo, sobre as criticas ao JJ, volta atras nos posts/comentarios e lê por ti mesmo...

ana disse...

LC, ou és ingénuo ou não queres dar o braço a torcer. Quando o JJ trouxe o relvado à colação, alegando que o Sporting não podia explanar ali o seu futebol, estava a desculpar a não-vitória do seu esselbê, uma vez que a equipa dele é bem mais tecnicista do que a do Sporting. Berdad?...

Anónimo disse...

GRANDE GOLO DE JOÃO PEREIRA. DESCONFIO QUE ESTE JOGADOR É UM FORTE CANDIDATO À BOLA DE OURO 2010.

Torres disse...

Ana,

Esse LC não é ingénuo, é estúpido mesmo...Quem compara o relvado de Leiria no fds que passou com o de Alvalade no derbi não tem outro nome.
O JJ fala no relvado para abafar a arbitragem.

Pedro disse...

LC afinal o relvado de Alvalade está uma maravilha, nunca houve problemas nem conflitos públicos com a empresa responsável, nem trocas sucessivas do mesmo...

As coisas q tu inventas pá!!!!!
Só para abafares a arbitragem!!!!

joemorales disse...

O Autocarlos parece o Mancini a queimar o Figo, mas neste caso o alvo é o Chileno. Pode não ser propositado, mas é escusado.

O Sporting ter ganho em Leiria só pode ser encarado como um bom sinal para eles, na época passada perderam cá por 4-1, salvo erro. Demonstra crescimento em relação ao que vinham fazendo esta época, é bom para o campeonato um Sporting mais forte.

@oel@ disse...

Em termos de crescimento nem vamos falar do slb.
E na época passada o Leiria estava na Segunda divisão.
Por vezes um gajo mais vale estar calado do que dizer asneiras.

jvl disse...

LC,

Podias ter discordado sem me insultar. Nunca te respondi nesse tom e não admito que me chames de mentiroso.
Se há alguém aqui que é mentiroso e hipócrita, és tu.

J. disse...

ehhh lá, o que vai para aqui...

LC disse...

"É muito difícil jogar neste campo, com este relvado. Penso que o Sporting tem muitas dificuldades em jogar aqui. O campo está impraticável e isso não facilitou o jogo das duas equipas"

Que coisa tão trascendente que o homem disse, realmente foi só para tapar a arbitragem e/ou a não vitória.

Enfim, é a frontalidade submissa do costume.

Peyroteo disse...

Impraticável foi um termo excessivo do Jesus. E é também exagerado comparar Leiria com Alvalade pois em Leiria via-se mais castanho da lama que verde da relva.

LMGM disse...

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=85c6ecc7-812c-4dbb-b0ff-552a72916045&idCanal=00003142-0000-0000-0000-000000003142

O que disse Jorge Jesus, podem ver tudo, podem ver só os primeiros minutos, podem ver os minutos todos, mas o principal é ouvir.

P.S. - Quem foi insultado por falar do relvado acho que foi o Paulo Bento, digo eu...

joemorales disse...

Léo, epá, desculpa lá. Estás nervoso? Tem calma, não foi a época passada, foi da última vez que vieram a Leiria. Um gajo quando se quer fazer de burro, nada feito...