domingo, janeiro 17

Sporting 3-2 Nacional

Numa fase da época em que se pede pragmatismo - o tal, pensar apenas jogo a jogo - o Sporting continua a crescer. Parece-me cada vez mais indesmentível essa subida e o próximo jogo do campeonato - 6ª feira à noite em Braga - será a melhor forma de tirar dúvidas. Por agora, o mais importante foi mesmo ganhar pontos aos directos adversários nesta fase da época: Guimarães, Nacional e Porto.

O ressurgimento do Sporting para o futebol está muito ligado ao regresso de Izmailov pela dose extra de qualidade que empresta à partida. Há uns dias no blog A Norte de Alvalade discutia-se a valia do russo. É certo que cada um tem a sua opinião, mas para mim não existe no plantel melhor solução para a posição que ocupa. Nem mesmo este Veloso que, agora sim, vai confirmando o potencial que lhe atribuíam.

Ultima palavra para Rui Patrício. A 5 minutos do fim segurou 2 pontos para a sua equipa e impediu que uma das maiores injustiças dos ultimos tempos pudesse acontecer. Um guarda redes de top é assim. É muito fácil apontar os frangos, mas há que dar o devido mérito quando salva a equipa.

7 comentários:

Jorge Borges disse...

5 vitórias (salvo erro) seguidas são um handicap bastante importante.
É bom recordar que na "era" Carvalhal o Sporting empatou com o Benfica e já venceu o Braga e o Nacional. Não é de desprezar, antes pelo contrário. O Carvalhal está a surprreender-me.
Também sou dos que acham que esta época o Sporting só por milagre poderá lutar pelo título, mas acho que vai ter ainda um papel importante na atribuição do mesmo. A começar já sexta feira.

Cantinho do Morais disse...

A melhor exibição da época. O melhor colectivo da época. O melhor Liedson da época. O melhor guarda-redes da época. Sem espinhas ou 100 jogos de leão ao peito, em justa homenagem ao Rui Patrício, que nunca se escondeu, nunca encontrou desculpas, simplesmente foi humilde e tem vindo a recolher os frutos do seu trabalho de dedicação. Ontem, mais uma vez, quando mais foi preciso, esteve lá.

Para mim, a força deste Sporting reside no meio-campo. Se o regresso de Izmailov é sinónimo de qualidade acrescida (ainda haverá algum sportinguista que ache que 6 milhões de euros é um bom negócio?), movimentos de ruptura, diagonais perigosas e segurança defensiva, a colocação de Veloso, tanto à direita e à esquerda, baralha marcações e, se por um lado, retira rapidez, dá segurança e qualidade de passe, permite ser perigoso de fora de área e dá segurança defensiva no flanco onde se encontra. Este Veloso faz falta ao Sporting. Este Veloso vale mais que um Bolton ou Fiorentina. Depois há Moutinho que recupera muito e joga com grande intensidade e movimentação e que, devido às grandes alternativas de criação de jogo de ataque que este Sporting tem (quer pelas alas, quer pelo meio) não carrega em si o jogo da equipa. Este facto é positivo para o Sporting e para ele, pois Moutinho é um 8 e não um 10.
Depois há Adrien. Há um trinco. Há alguém que vai ao chão. Há alguém que salta a todas as bolas mesmo sabendo que pode não chegar lá, mas salta. Há um jogador que estica a perna para interceptar aquele passe que pode ser perigoso. Há alguém que faz aquela falta. Há alguém que está a suar. Há alguém a fazer aquilo que Veloso não quer fazer, daí a ser tão importante. Adrien merece uma menção neste espaço. Para mim, a valorização deste Sporting tem passado por este jogador estar em campo. Um jogador que vai falhando cada vez menos. Que está, finalmente, a crescer. A sua intensidade e agressividade vai colocá-lo varias vezes fora de combate. Desta forma, mais uma vez afirmo: Pedro Mendes é essencial. Este Adrien não durará sempre nem é justo que assim seja. Está a crescer.

Mas o jogo (agora) é outro. O ataque é continuado, pensado e agressivo. Nas bancadas sente-se que o golo pode aparecer. A presença de João Pereira significa a alta rotação que o jogo do Sporting impõe. Depois há um banco de onde pode sair alternativas ao que se está a passar em campo. E também há frescura física, como há muito não se via.

Mas nem tudo é perfeito. Ainda há ali um “velho” Sporting. Aquele Sporting que não nos deixa estar descansados na bancada ou em casa. O Sporting dos golos parvos, o Sporting que dá alento a uma equipa que já entregou o jogo.
Sr. Carvalhal, se todos os aspectos positivos que mencionei em cima, embora dirigidos a jogadores são, essencialmente, para si, agora terei que o criticar e dar um conselho: Em Alvalade, 2 golos de diferença não é nada. Sofrer é o nosso lema (mas não gostamos nada). Não pode tirar Veloso e Izmailov, quando tem dois laterais amarelados (Grimi e João Pereira). Estes ficaram desprotegidos (pois Vuk não defende e Moutinho já não conseguia) e o 2º golo disso é exemplo. E numa equipa que não tinha Patacas disponível os ataques fazem-se pela nossa direita, logo um Pereira sozinho, cansado e amarelado não pode ficar sozinho. Quando João Pereira tenta recuperar de ter ido à queima, já não pode fazer falta, pois iria para a rua. Se Izmailov ia sair, não podia sair o Veloso. Não, este Sporting ainda não se pode dar ao luxo de tirar os dois melhores jogadores em campo. E por fim, peço-lhe um central. Um central que no primeiro golo faz carrinho sobre quem centra a bola. Um central que nos permita não sofrer dois cabeceamentos para golo nos últimos 5 minutos. Um central que não seja nenhum dos 3 que lá se encontram, pois para mim, são bons 3ºs centrais. Pense nisso.

http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Miguel disse...

"pois Moutinho é um 8 e não um 10."

É isso mesmo. Tem-se pedido ao moutinho que faça posições que não são as suas...

O único senão destas vitórias tem sido o desaparecimento do Matías. Um jogador com o talento que ele tem não pode ser queimado.

J. disse...

E o Postiga e a defesa Miguel....
Fraquinhos nestes ultimos jogos.
Tem-nos valido o Patrico, mas quer dizer..

J. disse...

E o Postiga e a defesa Miguel....
Fraquinhos nestes ultimos jogos.
Tem-nos valido o Patrico, mas quer dizer..

jvl disse...

Miguel,

Como sabes, para mim, o Izma é a melhor aquisição dos últimos anos. Além disso é, possivelmente, o melhor jogador do plantel e a subida de rendimento do SCP está intimamente ligada ao seu retorno.
MV tem sido o jogador em foco esta época e tem feito belíssimos jogos.

Apesar do campeonato ser uma miragem, voltou a haver futebol em Alvalade. O mérito é do Carvalhal.

A única coisa que tenho pena é a saída do Matías do 11. Ontem foi possível ver um pouco mais do seu futebol e não engana. É outro toque de bola, outro "perfume". Comentava ontem à noite com um amigo meu, caso o SCP contratasse o Rubem Micael, quem sairia do 11 para a sua entrada? Não me parece que a) tivesse lugar neste momento e b) fosse ser suplente um jogador contratado por 5 milhões.

Espero que contratemos um lateral esquerdo. É que o Grimi continua a ser uma valente merda, apesar de estar a jogar melhor (era possível pior?).

Pedro Morgado disse...

Miguel,

Sou o 1º a defender o Rui Patricio na baliza do Sporting, mas foste logo escolher um jogo em que ele falha claramente (2º golo), para o elogiar! Depois redime-se com uma grande defesa, mas isso ele faz em quase todos os jogos. O pessoal só tem que abrir os olhinhos para perceber que o rapaz está no lugar certo.
Quanto ao Izmailov, é claramente o elemento desequilibrador do meio-campo que nos faltou na 1ª volta.
Destaque também para a subida de forma e de confiança do Grimi e a moral elevada do João Pereira e Veloso.
O velho Liedson está de volta.