terça-feira, janeiro 26

A ver a banda passar enquanto Belluschi não foi Bellucho

Os 94% de passes acertados de Rúben Micael, no seu jogo de estreia, fizeram capa no jornal "O Jogo". Justificam os responsáveis pela mesma, que no marasmo de passes acertados feitos pelo meio-campo portista, o madeirense destoou e isto confere-lhe, obviamente, o caminho para a titularidade. Pelo meio se perderá Belluschi, o jogador mais criativo e mais desequilibrador do plantel. Ou já se havia perdido, em Stamford Bridge?

O argumento que "O Jogo" usou para fazer capa nem é inválido. É certo que o meio-campo portista, para além de não marcar golos, não acerta uma percentagem não-ridícula de passes. O problema do FC Porto, deste ano, estará aí. A falta de ligação entre organização defensiva e ofensiva, e o tumor estará no meio-campo. Desde logo porque Fernando, para além de ser um excelente recuperador, é muito limitado a entregar. Meireles, começou perdido e a baixa de forma que quiseram utilizar para branquear a falta do meio-campo portista sem Lucho, ficou sem argumentos aquando das suas (boas) exibições pela Selecção. O "seringas" teve de assumir outro papel e não teve estofo para ele, é a verdade. No meio disto tudo, aparece (ou deveria ter aparecido mais) Belluschi. Baixo, franzino e com conotação somente atacante, rapidamente foi preterido por Jesualdo em mais uma das suas "mudanças estratégicas" em jogos a doer. O argentino vinha-se integrando, a equipa jogava bom futebol mas chega um jogo a doer e que faz Jesualdo? Obviamente, conhecem a resposta.

Nisto, chega-se à conclusão que Belluschi não presta para este esquema e que Rúben Micael é que é. Não me importo que o madeirense seja a solução, mas o que realmente me tira do sério é que ninguém se deu ao trabalho de ver jogar Belluschi. Sim, o argentino desaparece do jogo. Lucho não desaparecia? Sim o argentino falha muitos passes, alguns deles fáceis demais. Recordo Lucho, principalmente nas duas últimas épocas falhar imensos passes fáceis. El Comandante, como todos os outros jogadores teve momentos de falta de inspiração e de baixa de forma. Sim, o argentino não defende como Lucho defendia. E aqui se usa o principal argumento de Jesualdo mas que é inválido em vários pontos. É que se Beluschi (que é bastante abnegado e sim, defende) não consegue ter a preponderância defensiva que Lucho teve, que se lhe junte um ala. Rodriguez encaixaria (como já o fez e sim, com Lucho) bem nessa posição. E veja-se bem, Belluschi até tem coisas que Lucho não tem. Viram bem aquele livre?

Mas agora vamos ter um meio-campo com Fernando, Meireles e Micael. Não que não tenha qualidade, mas Micael não vai acertar os passes que Fernando e Meireles vão falhar. O "Polvo" e o "Seringas" vão continuar a falhar passes porque o Porto não estabiliza nem tacticamente nem emocionalmente e agora com o Benfica e o Braga a seis pontos não é tempo para experiências. Nem mesmo a que me agradaria mais: Meireles a trinco, com Micael e Belluschi à frente.

10 comentários:

José Leal disse...

texto muito interessante. falar de futebol é fixe.

Balakov10 disse...

acho, sinceramente, que o melhor meio campo do porto seria fernando, r. micael e belluschi. O meireles é q ta a mais

http://outra--visao.blogspot.com/

Aguiazita disse...

Marco, é normal que o Prof. Jesualdo esteja a sentir a pressão e queira correr atrás do prejuízo, é a única explicação.
Concordo contigo na manutenção do Beluschi e realmente o Meireles é que precisa de descanso.

Zita

Miguel disse...

Para mim, O melhor meio campo do Porto é Fernando, Meireles e Micael.

LMGM disse...

Para mim, O melhor meio campo do Porto é Guarin, Beto e Sapunaru.

O Marco ainda entendo que escolha outro, agora tu Miguel?

Miguel disse...

lol :)

Peyroteo disse...

Por falar em meio-campo, parece que o Manuel Fernandes está mesmo a caminho do Sporting.
Estavam a correr negociações hoje de manhã em Valencia e o jogador foi chamado ao local das negociações após o treino desta manhã.
Quanto ao meio campo do Porto, Belluschi, para mim, é presença obrigatória.

Antonio disse...

Para mim o melho meio campo é fernando, meireles, micael e beluschi com falcao e varela ou farias na frente enquanto nao volta hulk

Pedro Alves Pereira disse...

Um meio campo com:

Meireles

Belluschi Ruben Michael


Isto sim, apesar de concordar que o risco neste momento para o FCP demasiado elevado, ainda por cima com a Champion's por perto...

Se o Manuelele assina pelo SCP, até doí (sim, é mm inveja)... Para mim, um jogador que passou ao lado de uma grande carreira, mas que no SCP pode ser relançada, mas falta-lhe cabecinha, como faltou ao Miguel e Hugo Leal...

João Simões disse...

parece-me que aqui para estes lados, o que não existe é liberdade de expressão!

Pois não sr. salazar???