terça-feira, fevereiro 9

Get real

É um facto que a Liga deste ano tem sido marcada por inúmeros erros de arbitragem que poderiam mudar certos acontecimentos. Mas qual não foi? A deste ano, trouxe algo de novo. Algo por quem todos pareciam suspirar quando falavam elegantemente em "campeonatos nivelados por cima". Mas a visão está tão turva que onde há um campeonato nivelado por cima, as pessoas continuam, e só, a ver conspirações contra o seu clube.

O Setúbal x Benfica de Sábado é o melhor exemplo disso. Num jogo onde as duas equipas foram prejudicadas pela arbitragem, não falta (aliás, é o que mais há) quem garanta que o seu clube foi espoliado nesse mesmo jogo. É sabido que a miopia ataca primeiro num dos olhos. Esse é o olho que se deixa destapado quando há lances que beneficiam a nossa equipa, para depois tapa-lo quando há algo nas áreas adversárias.

Pergunto de novo: como é que num jogo onde as duas equipas foram igualmente prejudicadas, os benfiquistas vêem dedo do "superdragão" e os portistas vêem dedo do assistente que levou o calduço na Luz? Para o Setúbal, há um penalty de David Luiz (penso que terá sido ele), em que a bola resvala da sua perna para o seu braço e um fora-de-jogo mal tirado que impede a equipa da casa de chegar à vantagem. Para o Benfica há dois penalties por assinalar que também poderiam ter chegado para o clube da Luz ganhar os três pontos. E eu torno a perguntar: como é que neste jogo alguém vê dedo de alguém?

O que se passou, tal como no Porto x Paços, ou noutros tantos jogos das nossas Ligas, é que há jogos que, pura e simplesmente, não se podem ganhar. Ninguém ganha sempre, ponto. E o Benfica, com este "mau jogo" pode é ficar contente de não ter perdido. Como o Porto pode ter ficado contente, com o empate já bem perto do fim diante o Paços. E apesar disso, alguém pode acusar as equipas, nesses dois jogos, de não terem feito tudo para ganhar? Há jogos que não se ganham, e nesses, já dizia Mourinho, não se pode é perder.

Sejamos coerentes. Há três equipas, neste momento, com futebol para serem campeãs e no meio de tudo só se vê arbitragem? Ontem, "botaram-se à bulha" para ver quem tinha quota-parte no "roubo" infligido ao Braga. Sejam coerentes, é penálti! e o jogador é bem expulso, e bem fez o Braga em jogar para vencer na mesma, que era o que o Nacional devia ter feito na Choupana contra o Porto. Como isto está, qualquer dia há equipas que vão sair de campo porque está a chover.

Deixem os árbitros em paz. Alguma vez apitaram algum jogo? Dão inúmeras opiniões sobre se o lance é falta ou não é, sobre as intenções de tal árbitro, mas de que vos vale este clima? Para o Porto se desculpar se o Benfica for campeão, ou vice-versa? "Contra tudo e contra todos" anda o Braga que nunca foi beneficiado, querem ver? Ao menos dá-lhes para correr e tentarem vencer os jogos, mesmo jogando com 10.

Houve factores bem mais importantes que a arbitragem nestes jogos. Um deles é, desde logo, a alta taxa de utilização dos mesmos jogadores nestes complicados meses. O psicológico decidirá esta luta que tinha tudo para ser bela, não fossem os fenómenos de histeria (e cegueira) em massa.

P.S. 1 - Em dia de Sporting x Benfica não deveria ter escrito post e deixar o clássico ser o assunto do dia no sector. Só o fiz, porque neste momento a vontade de escrever é pouca. Não pelos recentes comentários, nem algo parecido, mas porque escrever sobre futebol, em massa, é o que mais tenho feito. E, como tal, devo aproveitar quando a tenho. Mas, mais uma vez, peço desculpa.

P.S. 2 - O título não é uma provocação ao Jorge, nem nada parecido. Apenas me serviu de inspiração para o post. Espero que não leves a mal, caro Jorge. É que como isto anda, não sei bem quando tenho máscara e quando não. Já agora, do jogo espero que o Benfica ganhe - não para o Gaerense ser campeão europeu - para a final ser Porto x Benfica.

9 comentários:

Jorge Borges disse...

Caro Marco:
estás desculpado ;)
Quanto aos comentários menos abonatórios de que foste vítima, só posso dizer que estavas mal habituado. De vez em quando as coisas aquecem um bocado :)

Não concordo com o sentido do post, apesar de lá estarem muitas coisas com as quais concordo.

Desculpa mas a discussão sobre este tema ficará para outra altura. Ando com pouco tempo, e tinha muito para escrever. Fica a promessa

J. disse...

Andas é com vontade andar a postar por cima dos meus post, pá!!!
:-)

pedro m disse...

Marco, és o maior.

Marco Morais disse...

Jorge, logo discutimos isto com todo o gosto=)

J.

Só quando postei é que vi lol mas não evitei um sorriso: "o J já vai ficar lixado comigo" lol. Tenho tido pontaria. Pareço para ti o que o pedro m tem sido para mim.. ui cada tiro! :P

pedro m disse...

Com todo o gosto.

Gein disse...

Ó Marco, corrige lá isso: Gaeirense :)

Glorioso11385 disse...

Marco,

Não me parece que, desta vez, os benfiquistas tenham apontado o dedo ao, como referes, "superdragão". Estávamos demasiado decepcionados com a nossa equipa para irmos por esse caminho. Deu para perceber que, ainda pior do que o Benfica, esteve a equipa de arbitragem.

A questão em torno dos erros de arbitragem sempre existirá. Como já tantas vezes referi, o problema é a suspeita de que as coisas possam não ocorrer por acaso. E, sem pretender repetir a discussão da semana passada, face ao historial do futebol português, "gato escaldado de água fria tem medo".

Marco Morais disse...

Mas é demais, Glorioso, é demais...

pedro m disse...

Bem, vou ao youtube ver se já há escutas do Xistra.