quinta-feira, fevereiro 4

O estado da nação sportinguista

Vou ao Norte de Alvalade ou ao Centuria Leonina e não consigo estar de acordo com nenhuma das opiniões que por lá predominam. Falam em doença, falta de liderança na bancada e em campo e todos, quase sem excepção, pedem mudanças radicais e uma mudança de rumo.
Vamos por partes.
Acho que numa coisa estamos todos de acordo. Algo tem que ser feito. Não podemos ir dando pequenos passos(como foram por exemplo estas 7 vitorias consecutivas) para depois dar um enorme passo atrás e estar pior que antes.

Mas não podemos somente arrasar tudo e todos com a esperança de que venha ai o D.Sebastião salvador com o poder de arranjar soluções mágicas para todos os nossos problemas.
Acho que se deve aceitar primeiro que Sporting não esteve tão mal nos ultimos anos como muitos querem fazer querer. Conquistamos Taças e Supertaças, fomos consecutivamente á Champions e houve até um par de anos em que estivemos muito próximos de conquistar o campeonato.
Assim que nem tudo o que se fez no passado foi mal feito.E acho que o primeiro erro nasce aí.
Mas hoje estamos pior claramente que nos anos passados, ninguém discute isso. Houve uma saturação de modelo actual(a insistencia em Paulo Bento) e uma falta de investimento gritante no plantel que levou á situação em que o Sporting está hoje. Por isso culpo os actuais dirigentes do Sporting.Por não saberem ter antecipado o que já era demasiado evidente(por exemplo nos 12-1 contra o Bayern).Tentou-se depois e improvisadamente á pressa inverter isso.Primeiro com a contratação de Carvalhal já com a saida de Paulo Bento consumada e depois com os tais 11 milhões no mercado de inverno.Mas ao Sporting é preciso muito mais que apenas dinheiro para mudar o rumo das coisas.
Precisamos de ideias e caras novas principalmente á frente do departamento de futebol.

A par da falta de investimento no plantel, também há um grande desconhecimento do mercado da bola. As nossas ultimas grandes contratações foram Liedson e Izmailov.Tudo o resto ou foram falhanços completos ou semi-acertos até hoje.
Mesmo não tendo os recursos dos rivais, acho que era extremamente complicado fazer pior do que fizemos a nivel de contratações. Precisamos portanto de alguém que conheça o mercado e que melhore esta percentagem de acerto nas contratações urgentemente.Concluindo, e não querendo alongar-me muito mais num tema que levaria horas e horas, para mim e, depois de um dia inteiro a pensar nisso, o Sporting precisa de um treinador a sério e de um director desportivo competente. Só depois disso é que precisamos de dinheiro para investir e para dar corpo a uma estratégia desportiva pensada e discutida com pés e cabeça.

31 comentários:

Anónimo disse...

Não podia concordar mais contigo.

Há uns meses sugeri essa questão do Director Desportivo e do bom treinador. Fui gozado.

J. disse...

Primeiro e o mais importante de tudo é o director desportivo.
Já com Sá Pinto havia essa necessidade, agora com a saida deste, ainda mais.
Só depois deveriamos começar a pensar na próxima época.

Leão de Alvalade disse...

J.
Obrigado pela referência. É sempre bom saber que alguém do S32 passa no ANorte, onde residem muito leitores assíduos deste blogue.

Mas manda o rigor que deixe esta observação: a discussão hoje no "ANorte" não incide tanto sobre mudanças radicais de pessoas mas antes de procedimentos, sendo quase unânime a indignação pela ausência em férias do Presidente num momento como o actual e tendo em conta os compromissos do mês de Fevereiro. Reacção contrária é que seria de estranhar.

LMGM disse...

Subscrevo. Sendo que tenho dificuldade em definir quais as funções de um Director Desportivo, diria antes que é preciso um departamento de futebol com pés e cabeça, com funções claras, poderes e hierarquia.

O último que tivemos foi Luís Duque, José Manuel Torcato e Manolo Vidal.

Não estou a defender que estes são os "maiores", apenas que desempenharam as funções de um modo em que eu entendia quer os defeitos quer as virtudes.

É este o desafio que JEB tem pela frente (como defendi no A Norte), reunir uma equipa competente e em que confie.

Por mim não precisam de ser nomes "gordos" tipo Freitas Lobo, é mais importante serem homens do desporto do que da televisão.

Anónimo disse...

Mas o LFL é um nome "gordo" porquê? Ou se reconhece qualidade ou não se reconhece.

Também achei estranho o JEB ir de férias. Ainda agora entrou. Belos empregos.

Só uma curiosidade: onde ficou o JEB no jogo da Taça?

LC disse...

João, devo ser um dos leitores que mais discorda de ti e que até gosta de se meter contigo umas vezes passando dos limites e outras nem por isso, mas gostei muito de ler este teu artigo tão lúcido, muitos parabéns.

Sobre o "forno" interno, não vou comentar mas corroboro com praticamente tudo o que "tocas" neste pequeno artigo.

JPS disse...

Caro J.

Em nome da Centúria, agradeço a referência, e apresento o ponto de discórdia.

Não que não concorde com a análise do post, em si, porque concordo.

Mas porque discordo no diagnóstico. Nos últimos 10 anos, o Sporting perdeu base social de apoio (de forma assustadora), endividou-se para lá do sustentável, alienou património e perdeu influência na sociedade civil.

É por isso que os últimos anos são curtos em termos de sucesso desportivo. É por isso que a análise só pelo lado do futebol é curta e redutora.

O futebol do Sporting é hoje uma consequência, quando devia ser A Causa.

Urge mudar de estratégia enquanto organização, sob pena de poder vir a não haver futuro. Pelo menos à dimensão que os Sportinguistas pretendem.

@oel@ disse...

Bom post, parabens, neste últimos dias dos melhores que li sobre o Sporting.

JEB tem que aparecer esta a muito tempo sem nada dizer, é preciso meter as mãos a obra e tentar melhorar a equipara para o próxima época, mas sobre tudo reestruturar o departamento de futebol

Pedro disse...

Acho absolutamente reprovável e uma enorme falta de respeito para com o clube e adeptos o Bettencourt ter ido de férias quando a equipa perde em Braga e tinha um importante jogo no Dragão para uma das poucas competições a q o clube podía ainda ganhar. E se pensarmos que é um Presidente pago então a indignação ganha muito mais força.

Estou à vontade para falar pois critiquei muitas vezes o Vieira por faltar a jogos.

Peyroteo disse...

Luis, ficou no Brasil :)

Anónimo disse...

Sejamos realistas...

O Porto - Sporting era tão só o jogo mais importante da época.

A não ser que estejam a prever conquistar a Liga Europa.

J. disse...

LC, deixemos as discordias para quando começa a jogar a selecção!
:-)
Leão de Alvalade e João Pedro Silva, nestes ultimos dias nem A Bola ou O Jogo online leio.Vou logo directamente aos blogs sportinguistas em busca de terapia.

Quanto á ferias de Bettencourt!?
Que limpe a cabeça e encontre soluções para um futuro próximo.
Talvez seja mais util para o clube afastado, do que a tomar decisões e a fazer declarações de cabeça quente.

Mr. Shankly disse...

"o Sporting precisa de um treinador a sério e de um director desportivo competente"

Plenamente de acordo. Na minha opinião estes 11 M € de investimento foram um erro tremendo.

kovacevic disse...

três erros, shankly:

- 11 milhões de euros gastos à pressa

- um treinador sem currículo (e não me venham falar de vitórias e leixões)

- continua a não existir alguém que demonstre conhecer o mercado

J. disse...

Voltando ao teu ponto de discórdia, João Pedro Silva, há coisas que são ditas por aí e ás vezes não sei se são bem assim.

Por exemplo,o Sporting perdeu base social de apoio (de forma assustadora).
Sócios, adeptos!?Sim, temos perdido assistência nos ultimos anos, fruto talvez da tal saturação que a equipa tinha chegado com Paulo Bento.
Mas achas que sera assim tão irreversível!?Eu acho que basta dar um pouco de alegria ao futebol da equipa e por esta a lutar pelos titulos até ao fim para ver de novo a força do clube.O problema é como é se pode fazer isso.

endividou-se para lá do sustentável?
Investimos num estádio novo, na Alvaláxia e na academia. Acho que isso se teria que ver num Passivo do clube. Aconteceu o mesmo com Porto e Benfica. Eles apenas assumiram outra estratégia para lidar com os mesmos problemas.

perdeu influência na sociedade civil?
Não sei o que dizer isso, mas acho que o ultimo acordo com a camara para os terrenos para o Pavilhao mais os 18milhões de euros talvez mostram uma outra realidade.

JVL disse...

J,

O LdA já fez a ressalva necessária. Eu diria que para além de treinador e director desportivo, convinha arranjarmos um presidente. É que sinceramente, este não me parece ter a capacidade para sê-lo, ou se a tem, não tem demonstrado.

"Quanto á ferias de Bettencourt!?
Que limpe a cabeça e encontre soluções para um futuro próximo.
Talvez seja mais util para o clube afastado, do que a tomar decisões e a fazer declarações de cabeça quente."

O jogo mais importante da época actual, gorada a possibilidade de conquistarmos o campeonato, e achas correcto que JEB não esteja presente? Quando tem sido tumultuosa a vida do SCP ultimamente, o líder resolve tirar férias ao invés de ficar e lidar com a situação?
A ausência de JEB, pelos motivos invocados e pela patética justificação apresentada, não conseguiu alterar as férias tadito, foi vergonhosa.

Anónimo disse...

Confesso que não sabia disso. Que mais há a dizer? Medo de se sentar ao lado do Papa? Medo de enfrentar os sócios em caso de derrota?

Ausência injustificável e inadmissível mas que, se calhar, diz tudo.

J. disse...

Épa JVL, tens razão.
Mas estou naquela fase de que não consigo mais dizer mal nem criticar.Naquela fase de que por mais que seja evidente um penalty contra o meu clube, vou sempre dizer que foi um roubo.
Ou por muito mal que jogue o Sporting, consiga sempre encontrar um jogador que não jogou assim tão mal e ver algo de positivo nisso.
Não sei, é a alternativa que encontrei ao andar deprimido nestes dias...

JVL disse...

J,

A mim o que me deixa deprimido, a juntar à péssima época, é ver que ainda há quem ache que este comportamento por parte do JEB, é irrelevante, como já li hoje.

Temos tempo de sobra para prepararmos a próxima época, uma vez que esta já não tem hipótese de ser salva. Se confio que quem dirige o SCP o conseguirá? Não.

JPS disse...

Caro J.

Parece-me com todo o respeito, ingénua essa opinião sobre a nossa força na sociedade civil. Nós só agora, passados anos e anos de disputa política e judicial, conseguimos que valessem os nossos direitos sobre terrenos que SÃO NOSSOS.

Os nossos adversários, recebem dinheiro por vias fraudulentas de entidades oficiais para comparticipar as suas obras.

E tu achas que temos influência na sociedade civil?

Nota que não reclamo o mesmo tratamento fraudulento, aliás rejeito-o. Reclamo igualdade, justiça e competição leal.

Quanto ao resto, convido-te a ires a uma AG e apreciares a discussão sobre o panorama patrimonial e financeiro do Clube. Ou se não te agradar o ambiente (que é pesado, diga-se), podes sempre fazer uma análise individual para veres o buraco em que estamos metido.

Já agora, o problema não é ter dívida. O problema é não ter credibilidade para a pagar. É isso que nos distingue dos adversários. É por isso que é fundamental outra estratégia para sair do buraco em que nos metemos.

pedro m disse...

Não percebo as criticas a bettencourt, ir passar o inverno ao Brasil é a coisa mais inteligente que o vi fazer.

Pedro Alves Pereira disse...

Alguém aqui dizia que o jogo mais importante para o SCP nunca foi o da taça com o FCP, mas sim o da próxima 3a feira contra o SLB. JEB optou estar presente num jogo em casa (Alvalade) onde é fácil fugir do que ir à Antas, onde face ao resultado verificado, não sabia bem como se safar...

Mas falando a sério e com Benfiquista, qd eu achava que o SCP ja tinha batido no fundo e vinha agora começar a inverter o rumo dos acontecimentos, pumba toma lá 5-2 na Antas...

A meu ver JEB não me parece ter capacidade para ser presidente do SCP, mas parece que foi indicado pela banca e como tal, vão ter que levar com ele... Depois a falta de um Dep. de Futebol à séria, dá nisto, 11 milhões gastos que irão fazer com que para o ano o plantel seja o mesmo deste ano, com a diferença que vai ter um novo timoneiro, será que existe quem consiga fazer uma omelete com os actuais ovos?! Existindo, será que alguém vai querer arriscar?! Terá o SCP capacidade de convencer um bom Chef para tomar conta da cozinha do SCP?!

Por falar em omelete, vou comer qualquer coisa...

J. disse...

Sim, tem sido um annus horribilis para a sua presidência. Mas há que lembrar que foi um presidente eleito por 90% dos votos e acho que só por isso merece um pouco mais de crédito. Para mim, enquanto não aparecer melhor alternativa, continuara a ser o meu presidente.

Sim, Pedro Pereira, se há um jogo mais importante para nós esse jogo, é a meia final da Taça da Liga contra o Benfica. Trocava qualquer titulo por uma vitória nesse jogo.
Tristeza...

José Leal disse...

para mim o Sporting fazia bom uso de um Camacho. não ganha campeonatos, mas ajuda a por ordem na casa e a montar os alicerces, para além de motivar os adeptos.

o sporting que encontre o seu camacho.

Peyroteo disse...

O Sporting precisa, sobretudo, é de construir uma base para atacar a próxima época com condições para ganhar títulos.
Temos muito tempo para isso mas a actual temporada foi tão mal planeada que tenho dúvidas da capacidade do presidente e da direcção para dar a volta ao texto.

JVL disse...

Pedro Pereira,

A única referência a esse jogo, foi feita por ti.

J,

Ser eleito por 90% dos votos não lhe dá carta branca para asbolutamente nada. Tem sido um desastre do princípio ao fim e o que mais vejo e leio, são pessoas que votaram em JEB, arrependidas de tê-lo feito.

E ainda pensava eu que a ausência de Soares Franco de um jogo, para ir acompanhar o golfe a Vilamoura, era mau...aliás nessa altura, li mais críticas do que agora.

Peyroteo disse...

jvl, para mim essa do Soares Franco também é mais criticável :)

jvl disse...

Peyroteo,

Porquê?

Anónimo disse...

eu assim de repente aquilo que me parece..e que o sporting quando tinha um presidente que chamou os bois pelos nomes estava vivo e estava forte e foi enxovalhado!depois veio um e durante 4 anos serviu de pombo correio do pinto da costa e a atitude do sporting foi nao e nada connosco o porto e amigo e o inimigo e o benfica! e tiveram pois bons frutos...agora teem um que tambem estende a mao mas fica com ela abanar sozinha!problema sera esse penso eu de que..

rod disse...

só um comentário em relação às contratações do Bettencourt: o Sporting poderá ser a equipa mais representada na selecção no mundial (5 são garantidos, podendo ser 7)

david disse...

rod, 5 garantidos e mais 2? daí se depreende o porque da fabulosa fase de qualificação.