quarta-feira, fevereiro 3

Resiliência

Resposta cabal, dada em campo, aos arautos da desgraça. Sem saberem o que é sentir, sem se lembrarem do que é ser, atacaram subestimando. Usaram, e usarão, todo o tipo de artimanhas demagógicas para, pelo menos sonharem, que o campeão, e melhor equipa portuguesa de há largos anos, está enfraquecido e sem defesa. No meio da resposta, esteve um Sporting Clube de Portugal que não merece ser humilhado por estar uns degraus abaixo da verdadeira Força.

Pensava eu que o significado de crise, para um clube com pergaminhos em Portugal e que todas as pré-épocas fala em ser campeão - definição que assenta aos três grandes, era ter, somente, a oportunidade de ganhar dois campeonatos, numa longa década. Isso seria motivo para crise. Mas afinal, vejo que, com as mesmas técnicas que se usam para branquear supostos males em todas as pré-épocas com novos "salvadores", crise, é, nada mais nada menos, do que não convocar o capitão para um jogo importante, ter jogadores envolvidos num processo (bem) escuro, divergências e consequente demissão de um administrador da SAD e ter um presidente absolvido pela justiça em todos os casos em que foi julgado. Pensava eu que crise tinha (em futebol) algo a ver com falta (gritante) de vitórias.

Tudo foi feito para montar cenários de crise no Dragão. À boa maneira dos bruxos e cartomantes que todas as pré-épocas dizem que o campeão, desta vez (ufa), vai ser o Benfica, aqueles que a cada mau-resultado (ou mau momento em jogo) dizem que o treinador é um "bebe-águas" e que "não sabe ganhar estes jogos", ao mesmo tempo que ao mínimo deslize dizem que "o losango tá gasto", acreditaram, desta vez, em mais um glorioso conto de fadas. Desta vez é que é: o Papa está morto, sem o Gomes e o Kléber, que vai ele ser? como vai o Porto fazer?

A resposta foi dada, mais uma vez (e quantas mais quiserem) ontem e dentro de campo. Porto mais que magnifico, aquele que ontem devorou a equipa adversária. Onde vai este clube buscar forças para, ano após ano, superar todas as condições adversas, normais e anormais, com que se depara? Não subestimem, pois no meu clube e, quase todos os anos (não só dois, ou mesmo um, por década) uma vassoura pode dar um melhor jogador que um super-craque galáctico.

Mas eu gosto disto, a sério que gosto. É que quando toda a massa crítica fala que o efeito Benfica congela os adversários de medo, ninguém se lembrou de procurar nesta última década um semelhante efeito Porto. Deixem lá, já estou habituado e da mesma forma que deve estar o Domingos, pois afinal o trabalho da sua linha defensiva é de Jesus, mas o trabalho de linha defensiva de Jesus nunca será o de Quique. Claro que não, sacrilégio! o espanhol até era (é) fraquinho e o Benfica não teve culpa disso.

Contudo, dou Graças a que no meio do "corredor do picanço" a que foram sujeitos os jogadores do Porto, tenham sido os mais fracos psicologicamente a ceder. Foi bom para a equipa. É que num momento em que se está atrás do(s) líder(es) com seis pontos de diferença, não fazem falta cabeças de serradura que não se saibam controlar em situações de stress. Esses caíram na esparrela e (ainda bem) não vão fazer parte da caminhada para o penta.

Não se preocupem, há lá quem saiba jogar. As Graças que eu dou, que a Varela não lhe tenha apetecido (do nada) a partir as trombas a algum,dos muitos, "macacos" que lá estavam. Mariano e Fárias passaram e não ligaram e isso é que é preciso. Calma e sangue frio pois há "mais dias que chouriças".

E no meio deste contexto, que para um clube que alimentar-se do mal que lhe tentam criar é como comer corn flakes ao pequeno almoço, surge mais um jogo em que é precisa uma resposta cabal. Com as peças no seu devido lugar e com um ressacar de jogar bem, e convencer, imenso, o Porto atropelou o seu adversário. Foi o Sporting, mas ontem seria qualquer um. O que interessa retirar desse jogo é isso mesmo: foi o Sporting mas podia ser qualquer um pois quando é preciso ganhar, quando pensam que estamos na lama por um ou dois pormenorzecos, o Porto levanta-se e é por isso que nenhum portista toma partido das previsões zandigueiras de derrocada e senilidade.

O que eu me vou rir, quando na mesma situação, alguém começar a sentir o pulso à pressão. Ter de ganhar não é o mesmo de ir ganhando e no futebol faz toda a diferença ganhar. Essa é a "chapada" que o Porto continua a dar por mais que enfatizem penaltys da Choupana e branqueiem outros. Por mais que o "manto da verdade" esteja de facto sujo com as mesmas jogadas de bastidores que tanto se criticaram num fenómeno que começou no Uganda. Por mais que tanta conjectura e conspiração seja deitada pela báscula só para o mesmo lado, o importante será continuar a dar a mesma resposta. Sim, a mesma de ontem.

41 comentários:

Alexandre disse...

Parabéns e... parabéns. Que dizer mais? Para o ano (?) conversamos.

Alexandre

J. disse...

Foda-se, tinhas uma vontade de postar...deixa lá os tristes entreterem-se um pouco a falar de crises, enquanto tu chamas o Benfica para a conversa, pá!!!

Jorge Borges disse...

Oh Marco, Marco...
Agora disseste tudo.
estavas mesmo a precisar de dar esse grito.
Mais um bocadinho e dizes, tal como o Guilherme Aguiar, que as imagens são manipuladas.
Como costuma teorizar um certo blogger, o que faz verdadeiramente sentido é no fim de um jogo em que o Benfica ganhou, picar e provocar o adversário, sujeitar-se a uma sanção.
E logo contra uma equipa de santos imaculados. As vítimas do futebol português
De facto, os jogadores do Porto foram anjinhos. Formadores na arte de bem controlar e intimidar nos túneis o Porto tem uma série deles.
Na Luz ainda não se chegou ao ponto de "obrigar" o adversário a equipar-se no corredor de acesso ao relvado. valha-nos isso.

Ainda que fosse verdade tudo o que escreves, só teria uma coisa a dizer: deitam-se na cama que fizeram.

Uns posts abaixo, comentaste o lance do Javi. A Liga deu-te a resposta. Aguardo castigos a outros, designadamente ao que se passou na Choupana.

Jorge Borges disse...

Quanto ao jogo de ontem ,pouco ou nada te apeteceu dizer.
Sintomático.
O benfica também te deprime!

Hugo disse...

Que mania da perseguição Jorge

Glorioso11385 disse...

Eis que cai a máscara ao Marco. Andou aqui semanas com 'posts' mansinhos a dar ideia de que era aquilo que não é, qual Rui Moreira do Sectorb32. Afinal, mais não é do que um adepto comum daquele clube. Aproveitou um sucesso inquestionável das suas cores para escrever isto. Nada mais precisas de escrever. És só mais um...

Marco Morais disse...

Alexandre,

Obrigado =)

J,

Sorry =|

Jorge,

Eu nunca diria que as imagens são manipuladas, isso era mais que estúpido. Mas olhar para aquele túnel e não perceber que o Hulk e o Sapunaru agrediram o segurança porque se lembraram, também me parece falta de senso.

Falei do que realmente foi importante do jogo de ontem. Hoje não era dia de tácticas nem nada parecido. Não era eu que estava a precisar de dar o grito, mas vocês que estavam a precisar de o ouvir.

O Benfica deprime-me? a mim deprime-me ter chatices com a minha família ou namorada, por ex. O Benfica deprime-me... essa é boa.

O exemplo do Javi e o comentário foi só para mais uma vez "gozar" com aquilo que se tem feito. Olha o Katanec tem um bom post sobre isso e se calhar já o leste.

Glorioso,

Nunca precisei de máscara nenhuma. É verdade que na maioria das vezes não falo de nada que possa ferir susceptibilidades, aos adeptos de clubes adversários. Mas achas mesmo, que tudo o que se tem passado não merece um comentário forte e de defesa ao meu clube? Que fiz de diferente do que tu, o Luís e o Jorge costumam fazer?

Na semana em que tudo se faz para se vender que o Porto está em crise, queres que me cale?

Quanto aos penaltys e decisões de arbitragem só uma falta de interpretação tua leva a que digas que a minha "máscara caiu". Mais não fiz do que gozar (e sublinho gozar) com as guerrinhas em que vocês se põem. Sai uma decisão, saí meia-dúzia de conjecturas.

Agora tenho lá eu culpa, que desses demasiada importância ao Kléber e ao Gomes e às chapadas do Bruno Alves. Digo-te uma coisa, tu não esperavas um resultado destes, mas eu digo-te então eu outra, é que desde de que acordei, ontem, que esperava algo semelhante. Assim como sabia que iríamos ganhar na Choupana (sim, esse ficou manchado pelo penalty que não existe) e isto é conhecer o clube.

Pensavas mesmo que tudo o que aí escreveram ia ficar sem resposta? A resposta está lá e foi dada mais uma vez dentro de campo. Agora, se te achas um bom adepto do teu clube, eu também me acho e nunca escondi a ninguém que sou portista poertanto nunca iria ficar calado quando inventam uma crise que não existe.

Se só vou ser o Rui Moreira do Sector (coisa que não me interessa e até me mete uma certa piada) quando compactuar com campanhas contra o meu clube, podes muito bem esquecer. É que tanto me aquece como me arrefece que penses que ando aqui armado em mansinho e depois por trás... Zás! Não é verdade e nada do que escrevi hoje invalida o que tenho escrito.

Pedro disse...

Cheira a medo.
Compreende-se a senilidade do corrupto mor mostra que o fim está mais perto do q o esperado. Demissões, pancadaria nos tuneis e nos treinos, contratações falhadas, escutas publicadas, maroscas denunciadas...tudo está a correr mal.

Nada como um grupo de amigos para ajudar a levantar a moral ...mas q cheira a medo lá isso cheira.

LMGM disse...

Ainda só li o primeiro parágrafo, mas também só quero dar os meus parabéns ao Marco.

LMGM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

Excelente post Marco.

J. disse...

Grupos de amigos para levantar a moral!!!???
Vai-te foder!!!
Desculpa lá ó Pedro, mas hoje não tenho nenhuma paciência para estas coisas...

Glorioso11385 disse...

Marco,

É-me difícil discutir com portistas, por uma razão simples: partimos de pressupostos diferentes. Tu entendes que o que o teu clube consegue é fruto do trabalho, da competência, da superioridade, da sua categoria, etc. Eu acho que são um clube batoteiro (não me parece necessário lembrar-te porquê). Pelo menos enquanto lá estiverem algumas pessoas, nomeadamente o actual presidente, não deixarei de pensar assim.

Não ignoro todas as asneiras praticadas no meu clube ao longo das últimas décadas, mas não sou capaz de limitar a discussão aos méritos dos futebolistas e dos treinadores. Infelizmente, o futebol português vai muito para além disso.

Em muitas épocas, o FC Porto jogou mais do que o Benfica e teve melhores jogadores. É verdade. Mas na maior parte dos casos não foi isso que resolveu as coisas. Daí que, quando acontecem coisas como a primeira parte na Choupana, eu penso em batota, e não em meros erros dos árbitros.

Ontem, o teu clube ganhou ao Sporting. No teu 'post', quase pedes desculpa aos sportinguistas pelo sucedido. Porque, para ti, o verdadeiro derrotado de ontem parece ter sido o Benfica, que, infelizmente, já nem está a jogar a prova em causa. Achas que isto faz sentido?

PS - O Fernando Gomes demitiu-se, não demitiu? A contratação do Kléber foi um 'flop', não foi? O Bruno Alves, teu 'capitão', parece ter dado uma chapada ao Tomás Costa. Jogadores do teu clube agrediram 'stewards'. Tudo isto são factos. Mas deles ninguém concluiu que não podiam ganhar ao Sporting ou que passaram a ser uma equipa fraca.

pedro m disse...

Ah homem, tás de peito cheio.
Olha eu tambem sabia que voces iam ganhar na Choupana, ou achas que alguem ficou admirado com o que se passou? Pois eu conheço o teu clube muito bem...Não me vais dizer que em 2ou3 dias em que um dirigente se demite, uma contratação fracassa e há chapada no treino, não é estranho ou não se fale.

Se vi criticas á tua equipa foram sempre aqui e feitas normalmente por ti, ate pode ter acontecido elas ocorrerem noutros lados mas eu só as via aqui.

Defender o que quer que seja do tunel só classifica as pessoas que o fazem e já que és tão a bom a divinhar as provocações (tal como os gajos da Liga) diz-me uma coisa quem é que provocou o Fernando? Quem é que provocou o Hulk para ele voltar pra entrada do tunel e parecer que estava ali a procura de alguma coisa?
Tendes um passado cheio destas merdas e pra quem conhece tão bem o clube devias pensar melhor no que dizes.

zorg disse...

>e ter um presidente absolvido pela justiça em todos os casos em que foi julgado
-

Esta frase é basilar e resume bem o tipo de adepto que és. Não te interessa que as escutas demonstrem à saciedade que o fc porto tem andado a comprar árbitros e é um clube corrupto, com todas as letras. Interessa-te sim que, por uma razão técnico-jurídica qualquer, um tribubal não o consiga condenar. Isso basta-te e resolve a questão.

O tribunal não o conseguiu condenar, então não há problema em haver escutas que provam - e cujo conteúdo, deduzo, nem sequer tu contestas - que o teu clube paga putas a árbtitros para viciar resultados.

O futebol tem, de facto, uma capacidade para transformar pessoas inteligentes em imbecis aos berros impressionante.

Pedro disse...

J. na boa! Se estivesse no teu lugar tb não gostaria de ver o meu clube assim...

Desabafa homem!!! À vontade!!!

Marco Morais disse...

Engraçado é que a mim nunca me ouviram dizer que o Porto perdeu algum jogo por causa de um fora-de-jogo ou penalty não assinalado, quando não perde por isso.

A grande questão é que se eu digo que o Benfica jogou muito melhor que o Porto e mereceu ganhar (o que é verdade), sou o maior do mundo. Se me lembro de lembrar, sequer, as pessoas que o golo é em fora-de-jogo (que para mim não interessou) já sou um reles adepto. Olhem, então desculpem mas adeptos mais banais que vocês não encontro.

Quando vos vir defender o Porto de golos mal anulados como defendem os mal anulados Benfica, podem ter moral para falar de arbitragem ou de adeptos comuns. Quando vos vir pedir investigação ao Vieira pelo "o João, pode vir o João" podem ter a moral que aparenta quem escreve com essa "rópia".

Fala de inteligência quem batalha pela falta de ética das escutas portistas mas vê no Rui Costa, "falando" com os árbitros nos túneis, um exemplo impoluto. Oiçam, eu dou-vos a mesma explicação mas lembrem-se sempre dela porque eu farto me de a repetir: eu sei que o futebol português (se fosse só o futebol) está cheio de coisas feitas pelo outro lado, só que a mim ninguém me tira a ideia que o principal indicador do resultado é o futebol! querem um milhão de exemplos? fiquem com o de ontem à noite. E sim Glorioso o principal derrotado da noite é o Benfica, não tenhas dúvidas disso!

José Leal disse...

E só de pensar que em Junho deram nega ao gajo que traria o Eriksson para o Sporting e que pelo menos traria uma mudança de perspectiva ao clube.

Que os adeptos do Sporting tenham coragem e capacidade de assumir as suas responsabilidades e levar o clube para a frente. Tem uma grande massa adepta, e nela concerteza existirão pessoas com essa capacidade.

@oel@ disse...

um jogo péssimo!!!

Esta na altura de se desmantelar este plantel.

Eriksson???? Era a solução?? Não me parece mesmo nada, isso são criticas fazeis. Também podia vir para aqui dizer e o Paulo Bento é que era mau. E um clima de constante contestação e de critica não ajudou mesmo nada.

Época perdida, muitos erros muitas contrariedades muita merda.

Não me lembro de uma época tão má.

Pedro disse...

"Quando vos vir pedir investigação ao Vieira pelo "o João, pode vir o João" podem ter a moral que aparenta quem escreve com essa "rópia"."

Espero, sinceramente, q consigas perceber da estupidez q é esta parte do teu comentário. Espero sinceramente q não saibas sequer do q estás a falar...pelo menos assim sempre disfarças qqr coisa...

No meio disto tudo vir com este assunto é anedótico.

mago disse...

Tinha de vir, não era Marco?

Escutas ao Vieira pelo "João, pode vir o João"? Tu leste essa escuta toda, ou só te interessa repetir as duas frases que dela ficaram (a que está entre aspas e a de fazer as coisas por outro lado)? O resto não conta, não é... E as do Pinto da Costa também não porque afinal ele foi absolvido pela justiça em todos os casos em que foi julgado.

Sabes que mais? Verborreia tens tu, mas de sumo, que é o que conta, é muito pouco. E quando sai é deste.

O Benfica foi o principal derrotado de ontem à noite? O Benfica não jogou ontem homem, joga hoje. Contra o Leiria. E se ganharmos os derrotados vão ser... os leirienses. Vê se topas a diferença.

Marco Morais disse...

Pois também me admirava se casos de suspeição benfiquista fossem considerados como tal. Claro que não diz nada a escuta, assim como não dizem nada um sem número de coisas.

Tudo bem, tudo limpinho não se incomodem mais!

Glorioso11385 disse...

Marco,

Já percebi. Pactuas com a aldrabice, a corrupção, o compadrio e toda a sujidade que o teu clube representa. Por mais que tentes equiparar situações, não podes compará-lo com nenhum outro, de tão reles tem sido ao longo das últimas décadas. Queiras ou não, és adepto de uma instituição pouco recomendável. E gostas...

PS - Essa de que num FC Porto, 5- Sporting, 2 o principal derrotado é o Benfica, que já nem está a jogar a competição, é de génio. E é elucidativo.

José Leal disse...

@leo@

pá, o sporting não é o meu clube. eu nem sei o que vale o outro candidato que perdeu, e para dizer a verdade deu-me ideia que ele não sabia bem onde se ia meter.

mas a questão é que os sportinguistas escolheram a manutenção do actual status quo a procurar soluções novas, a arriscar.

e o sporting, é visivel para todos, tem de procurar um novo rumo. e não se pode dar ao luxo de o dizer somente e depois no momento de decisão estar sempre a «dar negas» aqueles que se arriscam a apresentar ao serviço.

qualquer organização não se pode dar ao luxo de desdenhar o seu capital humano como tem feito o sporting.

mas é só a minha opinião

pedro m disse...

Tu é que te auto-intitulas o maior do mundo.

A seguir vais dizer que o Augusto Duarte e o Jacinto Paixão foram violados por 2 brasileiras...Não tens argumentos, só lanças areia, á imagem do que se passa um pouco por esta comunicação social fora e pela maioria dos agentes deste futebol...MAs é normal é assim há 30 anos e os hábitos antigos são fodidos de perder.

Marco Morais disse...

Instituição pouco recomendável lol... Estás a descrever qual clube de futebol?

O meu clube é o mais suspeito porque é o mais investigado. Outras investigações eu gostava que acontecessem não para branquear as minhas (como vocês fazem) mas para não ficarem "chocados" com o que se ali diz. Mas já não digo nada, até porque para vocês só o PC fala português.

Não é preciso ser nenhum génio para saber que o maior derrotado de ontem, mais que o Sporting, é o Benfica. Mas se não o vês agora, logo o verás. Não me preocupa minimamente o que tu não consegues ver, mas se o quisesses ao menos fazer podias dar uma olhadela ao teu anterior post e à semana benfiquista.

Andaram toda a semana a falar de nós, agora falamos nós de vocês. Pode ser?

Hugo disse...

Estás a ver Marco como funcionam os adeptos benfiquistas. Se elogias o Benfica és o maior do mundo e tratam-te nas palminhas. Quando ousas criticar a instituição, caem-te todos em cima e toca de insultar.
Grande sentido democrático

pedro m disse...

o teu clube não é suspeito, o teu clube é corrupto, ladrão, incendiário e tacanho.

Pedro disse...

"Não é preciso ser nenhum génio para saber que o maior derrotado de ontem, mais que o Sporting, é o Benfica"

Os conceitos de genialidade no teu clube, como se constata pelas escutas, andam pelas ruas da amargura...

Esta tua frase é inacreditávelmente reveladora.
LOL

Marco Morais disse...

Pronto fiquei a saber que o Benfica só pode derrotar o Porto se jogar contra ele.

De facto, quem tem tanta imaginação para umas coisas devia dar um pouquinho mais de atenção a outras.

Daniel disse...

Eu quero lá saber quem ganhou ontem.

Eu quero é que hoje o Benfica ganhe. Mais nada!

Carrega Benfica!!

@oel@ disse...

José Leal

Reforças tudo o que disse, não defendo eleições mas o plantel tem males implantados que tem qeu ser aniquilados. Filmes de ontem já vimos muita vezes, por isso acho que o plantel deve ser altamente reestruturado e JEB tem que vir falar aos sócios e dizer o que pensa fazer até ao fim da época e inicio da próxima.

Anónimo disse...

É esta mentalidadezinha que faz com que nem com bilhetes a 5 euros se encha o túnel de vento.

jvl disse...

Marco,

É natural que se fale do que aconteceu com o fcp assim como o que se passou entre o Sá e o Liedson. Só compreendo o espanto pela possível falta de hábito.

david disse...

E não é que deu à costa o verdadeiro costista?

Diz-me só uma coisa, foi preciso dares 5 ao Sporting sem juba para te encheres de coragem e mostrares que és mais um?

Toda a credibilidade e gosto que tinha em ler as tuas cronicas morreram aqui, como disse, és apenas mais um Rui Moreira que vem cheio de chá a passar a mão pelo pelo para depois mostrar de que raça és feito.

Bem diz o outro, não se deixem enganar pelo chá.

Aguiazita disse...

Realmente Marco, uma andorinha não faz a primavera.

Zita

Anónimo disse...

Trazer à baila a escuta do Vieira e insinuar um alegado favorecimento pela sua não investigação revela alguma distracção. As explicações foram dadas na altura, curiosamente por elementos não ligados ao clube, uma delas presidente do clube adversário no jogo em questão. E, ironicamente, outra das pessoas que explicou a legalidade do procedimento é dos mais conhecidos anti-benfiquistas desta praça. É que é um pouco difícil acusar alguém de corrupção num processo de escolha consensual de um árbitro, como então era corrente nas meias-finais da competição em causa.

Wooster disse...

"Não é preciso ser nenhum génio para saber que o maior derrotado de ontem, mais que o Sporting, é o Benfica"

realmente, depois de o Sporting fazer um dos piores resultados dos últimos tempos, de esta ser a confirmação de uma péssima época, de terem acabado de gastar 11 milhões para salvar não se sabe bem o quê, o grande derrotado de ontem é o Benfica. E o Braga também perdeu? Ou empatou?

Se calhar propunha que no futuro todas as equipas que fossem jogar ao dragão fossem equipadas à Benfica, sempre era mais fácil para quem está cá fora saber qual era o jogo...

LC disse...

A conversa de certos personagens é engraçado, faz-me lembrar quando dizem que é mais difícil jogar contra dez... passem a entrar em campo com menos 1, pode ser que tenham mais sorte.

Marco, caiu-te a máscara!

Marco Morais disse...

Bem, e para acabar esta história da máscara de uma vez por todas até porque tenho estima por muitos dos que me acusam aqui de farsante, tenho que dizer o seguinte:

Defendo e sempre defenderei que a qualidade futebolística é o principal indicador das equipas vencedoras. Hoje, e sempre que escrevo, defendi isso. Podem dizer-me onde não o fiz?

Podem dizer-me onde acusei o Benfica de ganhar, ou de ir em 1º ex-aequo, com a ajuda de factores externos?

Mais não fiz, do que dar um enquadramento diferente dos meus habituais posts o que, aliás, já tenho feito desde que comecei a minha participação no sector. O enquadramento foram factores externos vencidos por qualidade futebolística. Não soa a Marco com máscara?

Neste post falei do jogo de ontem como prova (futebolística, lá está) de que a desejada crise no meu clube é falsa. Argumentei com a, poderosa, vitória que o Porto, não está como a alguns convém que parecesse estar.

Se isso me torna um adepto comum portista, não sei nem me interessa. O que sei é que em nada fugi ao que tenho vindo aqui a fazer. Nunca foi minha ideia passar por benfiquista, ou passar a ideia que não me chateiam as derrotas do meu clube. Sim sou um adepto normal como os outros todos e numa guerra entre o meu clube e outro, escolho defender o meu. Qual é a admiração?

Defendi a teoria de que o Benfica é o principal "derrotado" de ontem à noite. É no meu entender uma teoria com lógica, visto que sempre defendi também que o melhor argumento (a seguir à qualidade futebolística) que o Porto pode ter, perante um Benfica forte futebolísticamente é a sua capacidade de resiliência e o ser especialmente forte nos momentos decisivos. Continuo a não perceber a admiração.

Mas caiu a máscara! pena para o Carnaval...

Anónimo disse...

Marco, não te canses, eles não chegam lá.