quinta-feira, fevereiro 25

Estratégia

Se formos á definição académica da palavra, encontramos algo como: definição de como os recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.
Ora a definicação de uma determinada estratégia costuma ser na maior parte dos casos um factor chave do (não) sucesso de uma determinada organização.
Traduzindo esta conversa de colunista do DN-Economia ao mundo da bola, podemos ou até agora poderiamos encontrar nos 3 principais clubes de Portugal diferentes estratégias procurando diferentes objectivos.

Porto e Benfica nunca se afastaram do objectivo: Titulo nas suas respectivas estratégias, algo que em Alvalade não acontecia sempre. A redução do passivo era, ouvimos nós durante anos, o principal objectivo do clube. Se podessemos ganhar alguma coisa, como umas taças de Portugal ou umas Supertaças, estar na Champions($$$)e continuar a seguir de perto o Porto para um dia o tentar alcançar com base numa estratégia mais ambiciosa, melhor ainda. E aqui temos que admitir que o Sporting sim era um clube de sucesso, tendo em conta, os objectivos a que antes se propunha.E para lá chegar todos sabiamos que teriamos a aposta na cantera e o investimento reduzido na equipa de futebol.
Podiamos concordar ou não, mas o Sporting nessa altura tinha estratégia.

Ora, este ano continuamos a fazer as mesmas coisas, com as mesmas pessoas, procurando os mesmos objectivos. Tudo bem!!!Só que ás vezes fazer sempre as mesmas coisas, com as mesmas pessoas, procurando os mesmos objectivos faz com que determinada organização perca capacidade de evoluir, seja incapaz de prever eventuais mudanças, perda flexibilidade,fique parada no tempo, correndo o risco de ser ultrapassado por eventuais competidores.

Não sera dificil de perceber que o foi o que aconteceu ao Sporting esta temporada.
Primeiro Erro, mas não o único e talvez não seja o mais grave
Atrevo-me a dizer que neste momento o Sporting pode cometer o que na minha opinião seria um erro maior.
Renegar o passado, entrar para a “Guerra” tentando copiar as mesmas armas dos adversarios, descaracterizando assim o clube e fazendo com que o Sporting passa a ser um barco á deriva que tenta apenas seguir o que fazem os clubes adversarios, enfim, passe a ser uma organização sem estratégia.
E acho que não se necessita de ser nenhum guru de Harvard ou Cambridge, para perceber que sem uma estratégia clara e definida de acordo com as possibilidades e objectivos do clube, o Sporting será sempre um clube perdedor.

10 comentários:

LMGM disse...

J., estou completamente de acordo quer com esta tua análise, quer com a conclusão.

Parece-me evidente que aquilo que falhou antes e continua a falhar agora é a estratégia (ou falta dela) de comunicação.

Com isso confundiu-se sucesso com vitória e estratégia com falta de ambição.

O Sporting está a precisar urgentemente de uma vitória "Against all odds" que traga um pouco de tranquilidade.

kovacevic disse...

Concordo que tentar copiar os rivais é muito perigoso, mas tenho dúvidas que mesmo nos termos da sua estratégia anterior o Sporting fosse um clube de sucesso. Afinal, estamos há década e meia em processo de recuperação financeira e aparentemente a situação só piora.

Por outro lado, é preciso acabar de vez com a ideia de que foi a subida do Benfica e do Braga que lançou a crise no Sporting.
Isto não é verdade. O Sporting ganhou 73% dos pontos no campeonato passado e esta época o rendimento é de 48% (tanto com Paulo Bento como com Carvalhal). Os rivais (dois deles, pelo menos) cresceram, sim, mas o Sporting está a fazer um campeonato INACEITÁVEL. Branquear isto é outro erro colossal.

J. disse...

A situação piora, mas não em termos de Passivo.Acho que não deve ter sido reduzido como se esperava, mas houve uma redução.
O que preocupa á falta de receitas que possam levar o clube a seguir outra estratégia, talvez mais próxima do Benfica e Porto.
Racionalmente podes tomar a decisão de endividar-te á espera que futuros resultados e vendas possam cobrir esse buraco?
É arriscado,mas quer dizer, no Benfica está a correr bem.

Quanto aos resultados, não será uma consequência da estagnação que o clube entrou depois de 4 anos de PB?

LMGM disse...

Kova, quem está a branquear a péssima época do Sporting?

zorg disse...

O passivo do sporting tem diminuido?

Pergunto sem nenhum tipo de ironia, porque a ideia que tenho é que os passivos consolidados dos 3 grandes são muito semelhantes...

J. disse...

Não sei se são semelhantes ou como são calculados os passivos consolidados porque acho eu que a unica obrigação legal que existe é apresentar o passivo da SAD.
Mas subir acho que não subiu, se calhar não desceu o suficiente como alguns previam e que entretanto já se foram embora.

Balakov10 disse...

O Sporting esqueceu-se de um príncipio básico. Dinheiro gera dinheiro. Se se souber investir, até se pode gastar 40 milhões, que depois vai-se ganhar 80 milhões e isso bem melhor que poupar.

Vejam o Benfica e o dinheiro que vai ganhar com as vendas de Cardozo, Ramires, Javi García, Di Maria...

http://outra--visao.blogspot.com/

J. disse...

É um principio interessante Balakov10(que saudades do balakov, o melhor jogador que vi jogar em Alvalade :-). mas perigoso!!!
No ano passado no final da época, quanto achas que valia Cardozo, Di Maria ou David Luiz?
Acho que nem metade do que valia hoje.Tiveram capacidade de continuar a investir, acertaram com o treinador e trouxeram 3 jogadores chaves para a equipa que são hoje ( Saviola, Ramirez e Garcia).

O investimento é necessário para alcançar o sucessso e com o sucesso alcanças vendas milionárias.
Logo o que importa realmente é perguntar como é que podemos ser um clube campeão?

Miguel disse...

A análise está muito interessante neste ponto: "E aqui temos que admitir que o Sporting sim era um clube de sucesso, tendo em conta, os objectivos a que antes se propunha."

O problema João é que é impossível (e impensável) colocar a fasquia nesse nível. Pelo menos para sportinguistas nascidos antes de 1990. Por isso é que o Sporting anda em permanente convulsão.

É que no Porto têm ganho e por isso está tudo bem, no Benfica o Vieira já iniciou 78 ciclos gerindo sempre bem as expectativas, no Sporting a mensagem que passa não é clara.

Mais, mesmo que fosse clara, nunca se poderá admitir que o objectivo é fazer o melhor possível e tentar ganhar umas taças, apostando na prata da casa.

jvl disse...

João,

O Miguel já colocou o dedo na ferida. É impensável e inaceitável que os objectivos a que tu te referes, sejam os objectivos do SCP. Logo, não pode nunca ser considerado um sucesso.