quarta-feira, fevereiro 10

Tragicomédia em três actos

Acto I - Entrada no estádio

Chego ao estádio às 20h05, convencido de que ia bem a tempo de ver todo o jogo. Puro engano. A polícia não deixa passar ninguém para a porta TMN. A claque do Benfica estava a entrar ("desde as sete e meia que isto está fechado", queixava-se uma senhora) e quem ocupava os sectores contíguos não podia avançar. O jogo entretanto começa. Ouvem-se festejos dos benfiquistas. "O João Pereira foi expulso", logo alguém adianta. De seguida, alegria ainda maior. Percebe-se que é golo do Benfica. Marcou o David Luiz, logo permitem saber as novas tecnologias. O ingresso no estádio continua demorado, confirmando-se que o sistema de entradas no Alvalade XXI é ineficaz. Já dentro de estádio, mas ainda fora da bancada, vejo o Ramires marcar o segundo num ecrã de televisão. Estou finalmente na bancada com meia hora de jogo (40 longos minutos depois de ter chegado ao estádio), já depois de advertido pela polícia para guardar o cachecol, pois iria para o meio da claque do Sporting. Obedeço, mas rapidamente percebo que se trata de uma bancada onde convivem pacificamente adeptos dos dois clubes.

Acto II - O jogo (ou o que dele restava)

Mal me sento, verifico que o Benfica revela uma costela generosa, oferecendo duas vezes a bola ao Liedson. Numa delas o Levezinho reduz. Ao intervalo, percebo que posso colocar o cachecol ao pescoço. A segunda parte é dominada pelo Benfica. O Sporting só consegue mostrar-se em períodos de desconcentração da minha equipa. Mas os 'leões' estão de rastos. Só Liedson no ataque e Motutinho a correr quilómetros no meio-campo tentam contrariar o domínio do Benfica. Incrível como não consegue Carvalhal perceber que Pedro Mendes esteve lesionado vários meses e não tem pernas para um jogo inteiro, quanto mais dois em quatro dias. O 1-3 acontece com naturalidade. Ninguém duvida de que o vencedor está encontrado. "Só mais um, só mais um", pede-se. E, ao cair do pano, o Cardozo satisfaz essa vontade. Ganhou quem é melhor.

Acto III - Saída do estádio

Naturalmente, satisfeito, dirijo-me para o carro e começo a aperceber-me de animosidade em relação aos benfiquistas. Uma imbecil rapariga tenta retirar o cachecol a um. Alguém me ameaça com impropérios. A certa altura, sinto alguém seguir-me. Penso que pretenderá tirar-me o cachecol. Engano-me. Apenas queria agredir-me. Dá-me um pontapé por detrás e afasta-se. Chamo-lhe "cobarde de merda", admito uma reacção mais enérgica, mas penso nas minhas filhas e nas consequências que poderia ter um benfiquista virar-se a um sportinguista mais corpulento, 15 ou 20 anos mais novo, no meio de mais umas dezenas de adeptos ansiosos por descarregar as suas frustrações. Contenho-me, sigo o meu caminho, alerto a polícia para o que se passa (havia outros sportinguistas à procura de alvos fáceis) e, prudentemente, guardo o cachecol. Aquele imbecil queria estragar-me a noite, mas não conseguiu. Já não me dói, mas a ti ainda dói de certeza. Talvez devesses procurar os verdadeiros responsáveis por aquilo que sentes e dares, a eles sim, um pontapé no traseiro.

PS - Não confundo o protagonista do acto III com a generalidade da massa associativa do Sporting. No sector onde vi o jogo, havia muitos adeptos da casa. Pude festejar os golos e a vitória do Benfica à vontade. Fora do estádio, também me cruzei com muitos. A maioria seguia cabisbaixa ou comentava as incidências do jogo, mas infelizmente há muitos imbecis a ir à bola.

PPS - Salema Garção confirmou que é uma das mais patéticas figuras do futebol nacional. Até mete dó. Terá de ter paciência, mas ainda não é este ano que coloca a taça nas vitrinas do clube...

PPPS - Marco, esta foi uma vitória sobre o Sporting, e não sobre o FC Porto ou qualquer outra equipa. :)

41 comentários:

Pedro disse...

"Já não me dói, mas a ti ainda dói de certeza. " E mais nada.

Para a próxima não arrisques. Se queres levar o cachecol vai com o grupo, senão é melhor deixares as cores em casa. Este conselho serve para ti como para qqr um que vá ao estádio do adversário. Infelizmente cobardes destes há em todo o lado.

J. disse...

hehehe
Levaste um pontapé no traseiro!???

Mas Glorioso, desculpa lá,mas foste anjinho.Andar com cachecois de clubes rivais nos arredores do estadio do adversario, so faz chamar a atençao destas gentes e meter-te em problemas.
Dentro do estádio é outra coisa!!!

Glorioso11385 disse...

João,

Estava tão descontraído que só me lembrei que tinha cachecol quando do episódio anterior em que a miúda tentou tirar um a um benfiquista. Pensei em retirá-lo, mas achei que, por uma questão de princípio, não deveria fazê-lo. Não estava a fazer nada de mal. Não provoquei ninguém, limitava-me a levar comigo um símbolo do meu clube. Achei que tinha esse direito. Infelizmente, depois de um forte pontapé, lá se foi o princípio. Fruto de um acto de pura cobardia.

Daniel disse...

Demorei mais de 30 minutos para entrar mas mesmo assim tive a sorte de ainda ver o 1º golo.

Peyroteo disse...

Infelizmente acontecem estas situações. Dentro do campo, entre jogadores e dirigentes, é admissível a agressão ao rival e é até salutar. :) Mas entre adeptos, desde que não haja provocações, nada justifica estes actos.
TAmbém não sou fã do Salema mas o que ele disse não foi nada de extraordinário. Há que ter em atenção o critério de um árbitro em todos os jogos que participa. A expulsão do João Pereira era aceitável se o Olegário ajuizasse da mesma maneira estes lances em todos os jogos. Mas não o faz.

J. disse...

Epá, há principios que podes deixar de lado, sob pena de pores a tua integridade fisica em causa,nao!?
Andar nos arredores do estadio com o cachecol rival é pedir "levar pontapés no estrangeiro". Mas olha q não é só em Alvalade...

Miguel disse...

Este tipo de situações é que dão cor ao futebol lol
Eu cada vez menos uso cachecol. Nem sequer nos jogos normais em casa...

Quanto ao 1º parágrafo, o sistema de entradas em 4 portas costuma ser uma confusão. Não pelos torniquetes mas porque a revista pelos seguranças bloqueia aquilo tudo.

Ainda por cima, com o jogo prestes a começar e os nervos a subirem, as revistas são uma anedota. Além disso, como se comprova, são pouco eficazes.

Porque não investir noutro tipo de soluções que permitam detectar os objectos perigosos? Se calhar a resposta está no facto de um ex-ministro da administração interna ser agora administrador de uma empresa privada de segurança e antes de sair do ministério deixou legislado que todos os eventos públicos têm de ter segurança privada...

JNF disse...

Já fui por 3 vezes a Alvalade, e em relação às entradas é sempre mau, estejam 50 mil, 30 mil ou 10 mil. É ridículo. Fui a um Sporting-Leixões e também só entrei com 10 minutos, quando estive uns bons 25/30 na fila para entrar.

Em relação às agressões, nada de novo em Alvalade, os relatos são vários, como o do Pedro Ribeiro. Já fui com amigos meus sportinguistas à Luz para ver derbies e nunca aconteceu nada de mal. Deve ser isto a que chamam de elite.

pedro m disse...

O mais fixe é ir trabalhar e vê-los até relativamente animados por terem só sido 4.
Mas pronto foi um bom treino, poupámos meia equipa e ninguém se lesionou.

Pedro Alves Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Alves Pereira disse...

De facto esse acto foi de uma cobardia muito grande, também sofri algo desse género o ano passado (O Miguel é testemunha...).
Ontem para evitar uma situação idêntica, deixei o cachecol em casa, pois existem pessoas que são umas verdadeiras bestas, cobardes, filhos da puta, etc, etc, etc... Gostava de me cruzar sozinho com um desses atrevidos, mas...
Dentro do estádio também assisti a cenas de violência. Fiquei curiosamente, sentado no Sector B32 (CGD) e 3 ou 4 filas abaixo de mim, armou-se uma confusão de Socos, Xutos e Pontapés muito vergonhosa. Autoridades nem vê-las, e depois enviam 3 seguranças, 2 dos quais senhoras...

Outra coisa que me assustou, foi ver pais com crianças (5, 6, 7 anos de idade) num jogo deste género, ainda por cima com camisolas do Benfica, ainda chamei à atenção de um pai (sportinguista) para fechar o blusão do seu filho que orgulhosamente vestia uma camisola do Benfica...

Penso que os adeptos seja qual for a preferência clubística, têm que se civilizados e respeitar as outras pessoas... Condeno todo o tipo de violência deste género, pois na Luz, sou incapaz de ser mal educado, agressivo ou outra merda qualquer com um adepto da equipa adversária...

Resumindo... PERDERAM E BEM...

Se podiam ter perdido por mais?! Podiam, mas tivemos pena deles...

Carrega Benfica...

P.S - Lindo, a claque do Benfica a incentivar a equipa do SCP, para ver se eles davam um pouco mais de luta....

PS 2 - O Di Maria ontem estava endiabrado...

scp disse...

Não foi o Olegário que mostrou um amarelo ao Luisão no jogo contra o Nacional para esta mesma competição após agredir um adversário que estava no chão? Mas que raio de critério é este?

J. disse...

Resposta a estes comentarios lampioes....sao uma grande equipa, ninguem duvida!!!
Agora oxala ganhem o campeonato ou até a liga Europa, pq senao ganharem nada, meus amigos, vao acabar por ganhar o mesmo que este Sporting que nem dá luta.
Andam a falar de barriga cheia, sem nada ainda terem comido.
Perigoso....

J. disse...

Nao vou nem sequer comecar a comentar que agressoes so em ALvalade e que na Luz nao se possa nada disso.

João Simões disse...

Esta equipa, este clube, estes adeptos, do Sporting dão pena!
Como há muito não se via. Ontem o meu sentimento de gozo por estar a espetar 4, foi invadido por um sentimento de PENA brutal, pelo que se estava a passar em campo, por aquela gente de verde, e pelo momento ridículo que o SCP está a passar!
As agressões, acontecem em todo o lado é verdade, mas não eram os adeptos do sporting os mais educados, e bem comportados de todos? Há coisas que não se percebem!
Sobre o jogo, nada a acrescentar, só deu Benfica, o Sporting é realmente uma equipa de meio da tabela esta época. Sem Saviola, Aimar, Coentrão, e Quim ganhar com este facilidade em Alvalade é obra!
Resumo: O que eu estava à espera!

Saudações Benfiquistas!

J. disse...

Antes de comentarem o Tuga, faço so um pequeno comentario.
Conheço o rapaz e nem é má pessoa.
Mas quando fala de bola é assim.
É não ligar, e esperar que o rapaz aparece cá mais vezes e não só quando ganham

Peyroteo disse...

O Sporting está apenas a fazer a figura que o Benfica fez nas 4 épocas anteriores mas, ao ver os comentários do pessoal do vinho, parece que caminham para o 5º título consecutivo. Isso é que dá pena.

João Simões disse...

Uma caixinha de RENNIE

jvl disse...

O 11385 não generaliza mas não falta aqui quem o faça.

"TAmbém não sou fã do Salema mas o que ele disse não foi nada de extraordinário. Há que ter em atenção o critério de um árbitro em todos os jogos que participa. A expulsão do João Pereira era aceitável se o Olegário ajuizasse da mesma maneira estes lances em todos os jogos. Mas não o faz."

Concordo.

Está na altura de começarmos a preparar a próxima época, sem dúvida.

João Simões disse...

É C4RV4LH4L NINGUÉM LEVA A MAL!

Peyroteo disse...

O que o vinho faz...

Anónimo disse...

"O Sporting está apenas a fazer a figura que o Benfica fez nas 4 épocas anteriores mas, ao ver os comentários do pessoal do vinho"

Das duas uma: ou estás num estado de demência tal que não consegues perceber a realidade que te rodeia, ou dás-te em demasia com o "pessoal do vinho".

O teu SCP está a atravessar, provavelmente, a pior crise dos últimos 30 anos. E tu comparas esse facto com o SLB. Também é por isso que o SCP está como está. Libertem-se desse complexo que não faz sentido algum.

Pedro Alves Pereira disse...

Concordo em pleno com o Luis...

Esse complexo que o SCP tem com o SLB é patético...

Porque não olha o SCP para dentro e cria uma estrutura, pois neste momento é algo que não existe. O que existe sim, são remendos e mais remendos. Presidente, Director Desportivo, Treinador e alguns jogadores do Plantel...

Vai uma aposta que o SCP daqui para a frente não têm mais de 10.000 adeptos por jogo em casa?!

O SCP não deve atirar a toalha ao chão, mas sim honrar o clube e começar JÁ a trabalhar na nova época...

Pois isto sem um SCP a dar luta, não tem a mesma piada. Digo isto como Benfiquista que gosta de futebol...

Anónimo disse...

E o que dá pena é ver o teu SCP moribundo e perceber que tal estado de miséria nem dá para festejar uma goleada como deve ser.

pedro m disse...

J., já viste se eu perdesse muito tempo pensar como vou estar quando tiver 80 anos? Se calhar não aproveitava o momento.

Mas senão ganharmos nada, obviamente vou ser gozado, humilhado por pessoal que assume no inicio das épocas que o objectivo é o 2º lugar.

E depois vou ter de ler posts dos experts em Finanças Controladas, em Gestão Cuidada e Planeada e em Fundos de Jogadores.

Enfim já tenho muitos anos disto, cá estaremos.

João Simões disse...

VENHA VINHO!

Peyroteo disse...

Luís, o Sporting teve períodos tão maus ou piores no final dos anos 80 (acho que ainda eras do Sporting nessa altura :) ).
Eu só comparei com o Benfica devido a alguns comentários que faziam crer que o Benfica tem sido um rolo compressor nos últimos anos. Quando, na verdade, nos últimos tempos tem feito épocas miseráveis (um 6º lugar e um 4ºlugar).
Claro que isso não interessa ao Sporting mas há que ter noção da realidade.

Peyroteo disse...

Se existe algum complexo com o Benfica, ele também se revela em sentido contrário. Isso é perfeitamente visível nos comentários aos posts aqui do sector.
Por exemplo, o glorioso tem complexo com o Porto. Em 10 posts, 9 são sobre o Porto :)

mago disse...

E ontem lá mostraram os benfiquistas os hipócritas que de facto são, a gritar pelo Sporting e pelo Rui Patrício...

Picardias à parte, também eu entrei tarde no estádio mas no preciso momento de ainda ver o 2-0. Não gostei nada de ver o pessoal a dar olés logo de seguida, e claro que o karma tratou de arranjar o golo do Liedson só para nos lembrar que funciona mesmo. Às vezes parece que a memória é demasiado curta e ninguém se lembra do ridículo que passámos pela mesma situação ainda há 2 anos...

Em relação ao jogo, não achei nada de especial, tanto que só me apercebi que o Benfica estava a jogar com mais um lá para os 15 minutos da 2ª parte. Ainda assim deu para uma vitória expressiva, o que contra os rivais é sempre bom.

No final do jogo andavam de facto uns campeões à solta cá fora a ver se tinham sorte (ou azar), mas infelizmente campeões em casa há muitos e em todas as casas.

Anónimo disse...

Que comentários fazem crer "que o Benfica tem sido um rolo compressor nos últimos anos"??? Não me digas que andas a ler os comentários do Record!

A realidade é que perdeste 12-1 na LC, vais em 4 derrotas consecutivas, com goleadas pelo meio e o Clube aparenta um desnorte total. Total.

Peyroteo disse...

Aparenta um desnorte, é certo, mas é uma situação que pode reverter de uma época para outra. Em 1998/99 o Sporting foi 4º e na época seguinte foi campeão. Esta é uma época de transição e está perdida, porque foi muito mal planeada. Mas acredito que vamos aparecer muito mais fortes para o ano, até porque uma época destas tem de ter consequências.

LMGM disse...

Antes de mais dar os parabéns aos vencedores.

Continuando, para mim não há competições menores, queria ir à final e vencer, não como salvação da época mas por obrigação daquilo que é ser Sporting.

Por estranho que pareça doeu-me mais a derrota nas antas do que esta. Um derby tem factores diferentes é um jogo mágico onde os jogadores se superam e não raras vezes há resultados desnivelados, recordo sempre um jogo a feijões no final de um campeonato sem nada a ganhar por ambos que terminou em 3-3 e numa grande jogatana.

Mudando de assunto, ao ler a maioria dos comentários até parece que está tudo bem, afinal o Sporting é uma equipa de meio da tabela e está a fazer uma época excelente muito acima do expectável.

Enfim, não existe equipa, os adeptos não gostam da equipa, o treinador é um gajo porreiro, a direcção tem o maior orçamento para equipa de meio da tabela, venha o próximo clássico para eu ensaiar os meu dotes de maestro a gerir os assobios ao Patricio e os aplausos ao Micael.

P.S.- O segundo jogador do Sporting expulso por dizer "É uma vergonha." Olegário toma a dianteira em relação a Bruno Paixão na minha tabela de maus árbitros.

Anónimo disse...

LMGM, a mim pareceu-me que, no momento em que leva o amarelo, o Tiago diz "és sempre a mesma merda".

Isso do "uma vergonha" foi posterior ao vermelho.

Peyroteo: "Aparenta um desnorte, é certo, mas é uma situação que pode reverter de uma época para outra."

Não acredito nisso, pelo contrário. Acho que vai ainda mais para baixo, este Verão.

Recebi a tua SMS. Até logo.

Peyroteo disse...

Espero que o retirem o cartão vermelho ao Tiago porque ele disse apenas a verdade. E acho que não são apenas os sportinguistas a concordar com a frase.

LMGM disse...

Posterior ao vermelho foi o "Palhaço", pode ter dito perfeitamente "É uma vergonha és sempre a mesma merda". Só vi o "É uma vergonha" talvez porque tenho essa frase gravada à conta do Martins dos Santos.

Marco Morais disse...

Fico extremamente desgostoso (para não dizer fodido) que alguém num acto de cobardia e de perfeita idiotice te tenha feito o que descreveste. Que palhaçada essa! Há "gente" que devia ser proibida de fazer parte de um fenómeno tão grandioso. Deixa lá amigo, e não penses mais nesse borra-giestas que não há de ter grande futuro.

Quanto ao jogo, fica manchado pela atitude infantil do João Pereira. Mas atenção, jogando com 10, não desgostei da atitude do Sporting. Não foi, nem por sombras, um jogo tão mau como o que fizeram no Dragão.

Glorioso, ninguém duvidava que o Benfica fosse capaz de ganhar ao Sporting, nem ninguém o acusou de estar a cair em desgraça, portanto, sim, é o único vencedor do jogo. Espero em breve provar-te porque foi o Benfica o real derrotado do jogo do 5-2 no Dragão. A começar uma recuperação (futebolística) azul, (e portanto má para o Benfica) ela só pode ter começado ali, daí a minha teoria.

Já vi muita coisa e sei que o melhor Porto do Jesualdo, em regularidade, consegue ganhar ao Benfica de Jesus e quando as contas apertarem vamos ver se tenho razão ou não. Se não tiver só me resta dar-vos os parabéns pela bela equipa de futebol que souberam criar. =)

Acho, também, que é óbvia esta minha "vontade" e certeza. Sim sou portista não se esqueçam, logo, em confronto, defendo o Porto.

Glorioso11385 disse...

Marco,

O PPPS foi só uma brincadeira...

Pedro Alves Pereira disse...

Não sei se reparam, antes do inicio do jogo, uma das claques coloca uns panos/plásticos gigantes brancos ... e não é que um deles estava de pernas para o ar... e pior... tentaram emendar e viraram aquilo do avesso...

Foi lindo...

Anónimo disse...

Já passei pelo mesmo na Luz, e levou uns dias a voltar a andar sem coxear, porque não foi só um pontapé, e não foi só no traseiro.

Na altura não lhes devia doer (era mais do que um), porque ganharam o jogo, e o campeonato na semana seguinte.

Pedro disse...

Marco a recuperação azul será irrelevante para nós se o Benfica continuar em alta como está, não é verdade?

Marco Morais disse...

Se continuarem em alta, dar-vos-ei os parabéns como já disse.

Contudo nenhuma recuperação azul, verde ou vermelha é irrelevante para as outras cores.