quinta-feira, abril 15

Alguém mudará de opinião?

O Porto é campeão ano após ano e logo vêm os adeptos azuis falar em organização, mérito, rigor, arcaboiço europeu, etc. E logo de seguida chegam os outros a falar de putas, corrupção, escutas, etc.

O Sporting foi campeão há 9 anos e os adeptos verdes falavam de equipa de luxo, futebol maravilha, organização, mérito, etc. Logo de seguida chegaram outros a falar em 17 penalties, em alianças, em lutos que dão títulos, etc.

O Benfica prepara-se agora para ser campeão. Os adeptos elogiam o futebol espectáculo, a pressão alta, o mérito, a estratégia acertada, etc. Os outros falam em túneis, telefonemas a pedir árbitros, dualidade de critérios, etc.

É esta a essência dos adeptos: atribuir mérito às vitórias próprias e desvalorizar as alheias. Obviamente que será um esteréotipo mas por muitas voltas que se dêem, nunca ninguém mudará de opinião.

44 comentários:

Anónimo disse...

Para mim o Benfica foi prejudicado pela arbitragem no clássico.

Leão de Alvalade disse...

Miguel:
Pronuncio-me sobre o mérito do campeão quando houver campeão. É que ainda não há, embora haja uma equipa a tirar as medidas às faixas. Mas não é por acaso que o povo diz: até ao lavar dos cestos...
SL

jamsilva disse...

Pois eu vejo mt pouca gente a pôr em causa o campeonato do slb (se continuar a jogar assim e conseguir mais pts q o braga, q tb esta a fazer um excelente campeonato).

Bem, pelo contrário, vejo mt gente a afirmar que o slb será um eventual bom campeao. Até o PdC disse que o slb fez uns bons jogos...

A dita essência dos adeptos é mt mais vermelha do que tu queres fazer passar.

Aliás este blog é um excelente exemplo. Vi mt poucos post´s (p n dizer nenhum) escritos por benfiquistas e sportinguistas a dizer bem do FCP e das suas vitórias nacionais e INTERNACIONAIS. No entanto, já vi bastantes post´s a elogiar a equipe vermelha escrita por aquele que será, talvez, o vosso melhor "conribuidor", que é.... portista.

Miguel disse...

luis, creio que não percebeste pq escrevi isso no post debaixo. No fundo era a mesma mensagem que escrevo agora em post. Ou seja, não adianta tentar convencer ninguém da visão supostamente correcta.

Tu, o glorioso, o jorge podem argumentar o que quiserem em relação à arbitragem do jogo. Da mesma forma, de nada adianta eu, o joão ou o peyroteo tentarmos fazer com que vcs vejam o contrário.

É essa a essência do adepto. O lance David Luiz / Moutinho não é um facto concreto e objectivo. Nem eu pretendo que assim seja. É preciso é saber conviver com isso. Por isso é que, normalmente, estou-me nas tintas para conversas de arbitragem.

Anónimo disse...

Claro que percebi (penso que já o tinhas explicado noutra caixa). Daí ter repetido, a confirmar o teu "post".

Anónimo disse...

Jamsilva, como PdC, muitos outros (Luis Duque, por exemplo) dizem isto: sim, são os justos vencedores, mas ninguém se pode esquecer da influência dos túneis e do castigo do Hulk.

Ou seja, não estão a reconhecer absolutamente nada. É apenas um jogo de palavras.

jamsilva disse...

ora tomara eu ouvir da boca de um benfiquista que o porto foi um justo vencedor, mas que ninguém se podia esquecer que tempos houve em que se praticaram actos nao correctos de todo.

eu qd em determinados momentos falava nas ditas vitorias do porto tanto aqui como noutros blog´s, a única foi q ouvi foi. o fcp? é tudo corrupção e fruta, não vale nada.

Eventualmente justiça seja feita ao actual J. antes Joaoscp que pontualmente elogiou a politica de contratações do clube.

há, parece-me uma atitude diferente.

Miguel disse...

Segues o blogue há pouco tempo jamsilva ;)

Anónimo disse...

jamsilva, já lá vão uns anos, mas é assunto que ainda hoje se pode ler com frequência, o campeonato de 2005 foi uma roubalheira, coroada no lance do Luisão.

são diferentes do quê? Gostava mesmo de perceber.

Esta conversa, para mim, morre pela base, quando se definem pessoas pela cor clubística.


O Marco é efectivamente um acrescento de qualidade, facto já referido por nós por diversas vezes.

jamsilva disse...

"são diferentes do quê? Gostava mesmo de perceber

Esta conversa, para mim, morre pela base, quando se definem pessoas pela cor clubística."


A diferença é que vocês ganham 1 campeonato e a maior parte do pessoal diz, "bem houve a historia do túnel e tal" mas sim ganharam bem.

Nos ganhamos 4 campeonatos seguidos e vai tudo varrido de corruptos para cima pela grande maioria. Tenho que te dizer que por exemplo nos últimos 4 anos n conheci 1 benfiquista (e como n vivo no porto ainda conheço alguns) que reconhecesse de alguma forma a qualidade do FCP. O mesmo digo deste blog. Foram mt poucas as vezes em que alguém deu um campeonato por "bem entregue" ao FCP.

Jorge Borges disse...

E não é que hoje de manhã dei por mim a pensar em ago do mesmo género?
Só não escrevi porque estava a gostar de ver a "picardia" entre o Luis e o J. :)

Mas revejo-me em todas as palavras que escreveste. Mas se não fossem as discussões e as paixões que cada um de nós tem pelo seu clube, não haviam discussões.

LionHeart (o autêntico) disse...

Não tenho qualquer problema em reconhecer que o Benfica foi de longe a melhor equipa, praticou um futebol que em largos períodos encantou, e não precisou de casos para ser o melhor. Se o for, será um justíssimo campeão.

A mim o que me incomoda, e que me faz pensar em emigrar por uns dias daqui por 4 semanas, é a tremenda falta de dignidade e de categoria dos benfiquistas, quando vencem.

humanista disse...

epá os outros clubes cantam "SLB, SLB, FDP SLB" e nós é que temos falta de classe quando ganhamos? já vi internamentos por menos

LionHeart (o autêntico) disse...

Basta ler a caixa de comentários do post do luis, dois post atrás, e atentar no que se escreve e até nas imagens que alguns alarves usam no avatar, para perceber do que falo: labregos sem a menor categoria, que desmerecem as vitórias que o seu próprio clube (amiúde) lhes proporciona.

Aposto que daqui a pouco vai aparecer algum a dizer algo como:

"eles com a azia e náo a ganhar", ou "toma um rennie que isso passa" ou "põe hirudoi que isso passa".

Um primor de categoria e fair-play.

Depois admiram-se de que os outros dizem (e cantam) deles.

Esquecem-se que as vitórias são efémeras (e esta também será). Mas a dignidade, tal como a estupidez, essa é para a vida toda.

humanista disse...

"Esquecem-se que as vitórias são efémeras (e esta também será). Mas a dignidade, tal como a estupidez, essa é para a vida toda."

Passa isso aos teus dirigentes também...

MB disse...

"Aposto que daqui a pouco vai aparecer algum a dizer algo como:

"eles com a azia e náo a ganhar", ou "toma um rennie que isso passa" ou "põe hirudoi que isso passa".

Um primor de categoria e fair-play."

Tens razao lionheart, isto é claramente algo que só um benfiquista diria. Nunca vi nem li ninguém dizer nada parecido que nao seja do Benfica.

J. disse...

Nós aqui Luis, já sabemos que o Benfica foi prejudicado no clássico.
E digo-te mais, vai ser prejudicado nos próximos 18 também.
Haverá um que por ventura não será.
Mas depois há o Jardel e não sei quantos mais e assim logo a razão estará sempre do vosso lado.
Posso repitir as vezes que quiseres.

Jorge Borges disse...

J.
Não insistas, há o Jardel, como há golo do Luisão.
Destapa lá o outro olho.

Lionheart:
"...é a tremenda falta de dignidade e de categoria dos benfiquistas, quando vencem."
E serão só os benfiquistas?

Não me digas que também és dos que acham que os adeptos do Benfica são os labregos cá do burgo e que os dos outros clubes são superiores!
Também achas que usamos peúga branca com duas raquetes? meu caro, o pólo Lacoste (o original) não é acessivel a todos... ;)


No Benfica há adeptos para todos os gostos e feitios, tal como no Sporting, no Porto, ou em qualquer outro clube.

Anónimo disse...

As pessoas perdem por completo a racionalidade. É uma pena, mas tanta barbaridade junta até assusta.

J. disse...

Mas há traços que distinguem certas preferências clubisticas!!!E o da eterna perseguição é certamente uma das característica não digo de todos ( entrar nas generalizações é sempre um erro) mas da maioria dos benfiquistas desta nova geração.


Comparar o Jardel com o Luisão é outras das vossos escapes preferidos.
Num jogo estava o título em causa, no outro vcs estavam a jogar para o quê?

Anónimo disse...

Por acaso era uma vitória bastante importante na altura.

Olha, já leste o PdC? Diz que quando são outros a ganhar a supertaça toda a gente fala nisso, mas quando é o FCP ninguém liga.

Coitadinho. Nem de propósito.

jamsilva disse...

Algum de voces que n seja portista é capaz de me "encaminhar" para um link deste ou de outro qq blog que enalteça a vitoria do FCP em qq um dos 4 ultimos campeonatos e taças etc?

eu sou capaz de vos dar alguns exemplos de post`s escritos por nao benfiquistas que assumem a superioridade do slb neste momento.

tb sou capaz de vos encaminhar para os milhares de post`s q se fizeram por essa e por esta blogosfera retirando qq tipo de mérito aos triunfos do FCP...

por isso é que digo que à maioria dos benfiquistas falta capacidade de encaixe.

Gein disse...

Um gajo que consegue dizer na mesma linha que há traços que distinguem certas preferências clubísticas e que entrar em generalizações é sempre um erro... enfim...

Anónimo disse...

FIL

Um post clarinho como água que reflecte a condição clubistica e a sua relativa irracionalidade (que se quer minimamente controlada para que não se torne em bestialidade). Parabens Miguel.

Como hoje tenho um tempinho extra e não me importo com o risco de ser insultado ou vá lá, miserabilizado pelos do costume, vou ainda assim dar a minha opinião. Concordo com alguns comentários que falam no "saber ganhar" ou a falta de tal virtude. De entre os dois defeitos, o não saber ganhar é para mim infinitamente pior do que o não saber perder (já que neste caso envolve tristeza e sentimentos negativos, mais dificeis de gerir). Um campeão a sério fica feliz, mostra humildade e tem que ser digno.

Ora, aqui inclino-me para as dores de alguns comentadores. Talvez pela rivalidade, proximidade dos adeptos e contingências da época, eu possa ter uma visão algo parcial, admito, mas este ano, tenho ouvido muitas pessoas à minha volta, muitas mesmo, algumas que não gostam de futebol e outras de outras cores clubisticas que não as habituais, a desabafar coisas como "já não os podemos ouvir" e "ninguem os atura". Eu próprio perco a paciência a espaços (e daí num post anterior ter pedido para deixarem um pouco o Sporting em paz já que não é facil lidar com uma época tão má e verificar que alguns, para além do gozo e do insulto, parecem ter a memória curta quando lhes bastará recuar um ano). Não sinto tanto isto noutros anos, talvez pela distância dos adeptos portistas, talvez porque de vez em quando (eu disse de vez em quando) sejamos nós a ganhar e não nos apercebamos tanto que somos parecidos. Mas sinceramente, parece-me que está muito mais enraizado na cultura benfiquista este não saber ganhar. Há um estilo mais rude de achincalhar os outros, um ruido para lá do limite razoável, uma necessidade quase doentia de que os outros lhes digam que são os maiores e os melhores. Um ego mimado, quase. Tal coisa vira-se contra eles e depois são todos anti-benfiquistas e tal quando o monstro, a existir, é por eles criado. Este fenómeno acontece em todos os clubes embora com intensidades diferentes, na minha opinião, admito ser injusta para alguns a generalização mas isto, que me desculpem, sente-se, é um exagero e uma fraqueza que merece atenção especial na cultura benfiquista. De resto dar-vos-ei os parabéns quando a altura chegar, há muito mais na grandeza do clube do que estes defeitos, certamente.

Anónimo disse...

lionheart,

vê estes links e diverte-te a julgar a "arrogância" e o "não saber ganhar".

Depois comenta.

http://sectorb32.blogspot.com/2006/01/banho-de-bola.html

http://sectorb32.blogspot.com/2006/01/scp-vence-e-convence-no-grande-derby.html

http://sectorb32.blogspot.com/2006/01/minha-viso-do-derby.html

E foi a última vez que me dirigi a ti.

Anónimo disse...

FIL, aproveita a boleia.

Anónimo disse...

jamsilva, lembro-me bem da vitória do FCP na Luz (antiga) por 1-0, golo de Deco. E todos nós reconhecemos a justiça da vitória e o baile que o FCP deu nesse jogo.

Não me peças é para ignorar as escutas que saíram a público, relativas à despenalização do Deco (autor do golo), com a fabricação de notícias, alteração do relatório do árbitro e todo o envolvimento nojento de diversos dirigentes.

"Foi genial, Presidente".

Anónimo disse...

Parabéns Luís... A questão está aí!! Genial resposta! Só com o Mourinho e na altura do Bobby Robson havia mais dedo do treinador do que do Pápa nas vitórias.. isto na minha opinião..infuência numa época Benfica ou Sporting ou Boavista talvez tenham conseguido..mas dominar uma Mafia durante duas décadas e meia..não é para qualquer um..
Obrigado Youtube!!!
Mcumpts a todos
RP

Anónimo disse...

FIL
Depois de tentar dar uma opinião séria sobre um assunto sério, não pensei que reclamasses a carapuça só para ti luis. Há muitos adeptos em Portugal e nem todos os comentários andam à tua volta, ainda mais num post que não é teu e merece elogio...Que ego...mimado, de facto!

Nota: Acompanho este blog há anos e nunca vi um tipo a lidar tão mal com a critica ou simples opinião dos outros...pobre lionheart, "foi a última vez que me dirigi a ti"...Bravo, que dramático!

Anónimo disse...

FIL,

são três "posts", apenas um é meu. Foram escolhidos de acordo com o tema (dérbi SLB-SCP) e como puro exemplo daquilo que ando a tentar explicar.

Se te incomoda estar lá um meu, "apaga-o", lê os outros dois.

E como tenho sempre tempo para explicar mal entendidos, cá vai:

Apenas escrevi o "foi a última vez que me dirigi a ti" porque a pessoa em questão escreveu isto para mim, hoje à tarde:

"É fácil ter soberba e arrogância quando se ganha. O que não é fácil é ter dignidade quando se ganha e quando se perde. E isso meu caro, tu não tens nenhuma."

Foi apenas por isso, mas no sentido de não o querer incomodar mais.

Percebeste?

Anónimo disse...

E se quiseres comentar a "soberba" e a "arrogância" do "post" do João, na altura da vitória, estás à vontade.

E depois, se ainda tiveres tempo, comenta a falta de humildade e mau perder do Glorioso.

Abraço!

Hugo disse...

Eu reconheço mérito na quase certa vitória do slb no campeonato.
Se os outros não reconhecem o mérito dos títulos do Porto, problema deles.
Que sejam felizes assim

J. disse...

Ó Gein, o que é que não percebeste?
Ás vezes para criticar sem dizer nada, mas valia tar calado. acho eu!!!

Posts de 2006!?
Luis, queres provar o quê?
Não percebi.

Mr. Shankly disse...

"Num jogo estava o título em causa, no outro vcs estavam a jogar para o quê?"

Penso que em caso de vitória ficaríamos em primeiro. Já agora, o que é que justifica a histeria sobre 3ª feira? Estavam a jogar para quê?

Anónimo disse...

João, já dei para o peditório. Hoje não vou ter tempo para esta conversa, mas acho que está tudo dito.

Anónimo disse...

A minha opinião é que não só o Benfica foi prejudicado pela arbitragem no clássico, mas também que foi mais prejudicado que o Sporting.

O sucesso do Benfica da próxima época depende em parte (minoritária) da continuação de JEB e Costinha no Sporting.

Anónimo disse...

FIL

Percebi, o que eu não compreendo luis, é que tu consegues ter comentários lúcidos e equilibrados por diversas vezes e de repente, cais na facilidade de hostilizar ou adjectivar os outros (reconheço que por vzs é dificil não o fazer) que divergem ou contradizem a tua linha de pensamento. Nesse caso acho q a frase do lion é demasiado forte, de facto, mas não vejo porque tivesse eu que ir à boleia. O comentário que deixei acima não era sequer para ti e foi feito, penso eu, com educação suficiente para não ferir (demasiado) susceptibilidades, já que o tema não é pacifico. Vejo reacções exageradas, nada mais. Eu tambem "blogo" há uns meses e sei que a pessoa se expõe à critica de imediato, não é facil. É preciso fazer um esforço para não pessoalizar demasiado a coisa, se calhar...

Nota: Noutro contexto, acho graça como o post fala da impossibilidade de mudança de opinião e há comentários ainda a cair que reforçam mais e mais esse facto...

Anónimo disse...

FIL,

a "boleia" era apenas para veres textos relativos ao "bom perder" vs "mau perder".

Não estava a englobar-te no "nunca mais me dirijo a ti", não ch3egámos a tanto, penso eu.

Diz onde escreves para colocar o link.

Anónimo disse...

FIL

No prob, um gajo deixa-se levar de qq modo. O blog é generalista e com algo tambem de pessoal, apesar de falar a espaços de futebol. Não julgo que te possa interessar mas pronto, aqui fica:

http://fildelisboa.blogspot.com/

LMGM disse...

Aprovado.

http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futebolsadcomunicado_160410_61511.asp

Diego Armés disse...

FIL

(Logo eu, que nada tenho a ver com a conversa) Parece-me que soberbas e dignidades e outros adjectivos, negativos ou positivos, há por aí aos montes, bem como há gente aos magotes a quem distribuí-los. E, nestas coisas, é como ser-se contra a violência das claques do Sporting. Ou do Benfica. Ou do Porto. Como se houvesse grandes diferenças entre as condutas de umas e de outras.

A honra, o desportivismo, o saber estar, o saber ganhar, o saber perder, o reconhecer o mérito ao adversário... desculpa lá: não são lacunas dos "benfiquistas". São lacunas de "pessoas". Há-as benfiquistas, sportinguistas e portistas (e, se tudo correr bem para mim, havê-las-á bracarenses também). A tua opinião pode estar muito bem escrita e cheia de educação e boa-vontade. Mas não é nem lógica, nem fundamentada. Bom, lógica até pode ser. Mas carece de fundamento. Aliás, esse sentimento "incomodado" com a (eventual) vitória do Benfica no campeonato... reformulo: com a "falta de saber ganhar" dos benfiquistas, caso o Benfica seja campeão, só pode ter uma explicação: sendo (não é basófia; são números e é o insuspeito O Jogo de hoje quem, uma vez mais, os apresenta) o clube com mais adeptos, será o que, proporcionalmente, terá mais adeptos com menos maneiras. Porém, não somos todos nem mais nem menos bárbaros do que os outros. Na mesma proporção (do número de adeptos em geral, não apenas de bárbaros), imagino eu, também teremos mais gente de bem. O que é igulazinho ao litro, diga-se...

Anónimo disse...

Armés, eu quando falo de vivências levo em conta as proporções, que não haja preocupação com isso...no meu universo e talvez por ser de uma área da grande Lisboa nunca senti realmente essa diferença entre Benfica e Sportng, lamento desapontar-te. Trabalhei em vários sitios e esse mito dos 6 milhões, ou seja, 60%, nunca se verificou, antes pelo contrário. Talvez noutras zonas do país...Eu falo da minha experiência e só dessa eu posso falar.

António Duarte disse...

As faixas de campeão já estão feitas e são vermelhas e brancas. Só falta escrever o nome do vencedor

LMGM disse...

Só há uns problemas com os pormenores, exemplo, claques, só uma não é legalizada.

Mas claro, como nas escutas, são todos iguais...