terça-feira, abril 27

Curtas

1. O Braga não cede (ganhar na Figueira afinal não é assim tão difícil...), o que faz do Porto-Benfica um jogo ainda mais escaldante. Os dragões não vão querer ser "cabeçudos" e, caso não o consigam nos 90 minutos, vão fazer a vida negra aos benfiquistas no pós-jogo. Este sim pode ser considerado um jogo de alto risco.

2. Depois de mais meia dúzia de potenciais reforços para o Sporting, a única certeza é o regresso de André Santos, o que já poderia ter acontecido em Janeiro. No entanto, para o jogador, a continuidade em Leiria foi benéfica pois está a apenas 180 minutos de se tornar totalista. Um registo impressionante para um médio que acaba de completar 21 anos. E o nível apresentado por André Santos permite afirmar com certeza que será uma mais valia para o Sporting.

3. O Belenenses perdeu em Guimarães e já nem a secretaria o poderá ajudar. O penúltimo classificado ainda poderá beneficiar de um descida administrativa qualquer mas os azuis dificilmente escaparão da lanterna vermelha. Esperemos que regresse rapidamente.

12 comentários:

Jorge Borges disse...

1 - Concordo.
2 - os indícios são muito bons. Falta saber como vai adaptar-se a um nível de exigência muito mais elevado, e como vai conviver com a forte concorrência no sector.
3 - Será que é desta? Como diz o povo: "não há duas sem três". A descido é mais que merecida.
Não digo isto com especial alegria. Afinal é mais um histórico do nosso futebol a abandonar o escalão principal.

J. disse...

O André Santos será em principio o substituto de Pedro Mendes no Sporting. O regresso a Alvalade significará quase de certeza a saida de Adrien que deve rodar.
Mas o caso do André Santos deveria funcionar como exemplo para quem dirige o futebol em Alvalade. Muitos dos jovens que saiem da Academia, necessitam ter um projecto/clube sólido para rodar uns quantos anos, antes que se lhes peça que se imponham no nosso onze titular.

Leão de Alvalade disse...

1- não será dificil gannhar na Figueira mas convém lembrar que forma 4 secos. Comparado com o que o SLB conseguiu no mesmo terreno só representa o valor do Braga no presente campeonato. Que, como e assinalado hoje por muitos média, só não é campeão porque teve o azar de apanhar uma equipa mais forte. Pelo menos até agora.

2- Daria pano para mangas. Fico-me por dizer que o André aproveitou muito bem a oportunidade que lhe foi oferecida pelo grande Manel, quando o foi buscar ao Fátima.

Que lamento a interrupção do percurso de afirmação de Adrien, precisamente quando denotava ter passado o seu "rubicão", ele que tem tudo para ser um enorme jogador, como espero que o futuro próximo o venha a demonstrar.

O J. diz que os formandos da Academia precisam de um clube sólido e esse devia ser o Sporting, que, como sabemos, está longe de o ser. Infelizmente o elevado nível da academia, espelhado nos resultados, não encontra paralelo nos séniores e quem mais sofre com isso são os jogadores e o próprio clube.

3- Não tenho tanta certeza que não haja mais do que um clube que não consiga cumprir os critérios, pelo que até ao fecho das inscrições à uma janela de oportunidade.

J. disse...

A transição dos juniores directamente para o plantel sénior do Sporting deveria ter, na minha opinião, uma etapa intermédia.
Não houve essa necessidade com Simão, Ronaldo, Nani ou Quaresma, mas nem todos podem ser os fora de série que estes foram ou ainda são.
Eu defendo pelo menos a criação de uma equipa B, seguido talvez por uma politica de empréstimos bem definida a clubes da primeira divisão.

Anónimo disse...

1. Equipas como a Naval são uma verdadeira cagada. É obrigação de SLB, FCP, SCP, ou Braga vencerem sem problemas. O que é difícil é começar a perder dois zero aos dez minutos e dar a volta, depois de uns dias antes ter defrontado o Liverpool. Isso é mais complicado, sem ser uma façanha.

Peyroteo disse...

Leão de Alvalade, o meu parêntesis sobre a Naval foi uma pequena provocação a quem dizia que era mais complicado o Braga vencer a Naval do que o Benfica no Porto, por exemplo. A não ser que o Benfica ganhe 5-0 no Dragão :)

Quanto ao Adrien, ainda não vi nada dele que me faça pensar que pode sair dali jogador. Demonstra sim uma tremenda falta de segurança numa característica fundamental de um médio: o passe. Tem estado horrível nesse aspecto.

pedro m disse...

"O Braga não cede (ganhar na Figueira afinal não é assim tão difícil...)"....Que bela e honesta analise.
Partindo daqui como é que hei-de analisar os 5-0 que levaram do 3º classificado?
Ora portanto suponho que o Braga na 5ªF tenha eliminado o Marselha e que esta 5ªF se prepare para jogar em Liverpool.

Peyroteo disse...

Não vou explicar novamente...

pedro m disse...

Nem é preciso, não tenho duvidas.

Miguel disse...

E mesmo que explicasses duvido que adiantasse alguma coisa ;)

1) Acho que vai dar empate ou vitória do benfica e os do porto vão servir de cabeçudos, papel a que não estão habituados :)

2) Duvido que tenha muitas hipóteses de jogar para o ano se o Pedro Mendes estiver ao seu nível normal.

O Adrien de facto não cresceu o que era esperado. Eu via-o mais como um 8 do que como 6. Um médio defensivo tem de ser mais agressivo e ganhar mais bolas. No passe realmente também não está nenhum primor.

3) Como ouvi alguém do Belém dizer, o importante nesta fase é ter as contas em dia... ;)

Peyroteo disse...

Se nem se dão ao trabalho de ler...

pedro m disse...

Mas ler o quê? As linhas ou as entrelinhas?
Olhem não chego ao ponto de dizer "baixa as calças que és o próximo" mas deixo um "o que vocês querem sei eu".