terça-feira, abril 13

Dérbi II.

Hoje à noite joga-se o dérbi dos dérbis. É, provavelmente, o jogo mais esperado da época, para muitos adeptos dos dois Clubes. Benfica e Sporting representam anos e anos de futebol, anos e anos de conquistas, golos e espectáculo.

Vitória do SCP SCP "rouba" título ao SLB, poderá ser a primeira leitura de uma eventual vitória do SCP. É a minha, pelo menos. Será um terrível resultado para os benfiquistas (mais do que nunca) e poderá ter consequências nefastas no plantel "encarnado".

Empate O título fica praticamente assegurado, para o SLB. Três dos últimos quatro jogos são de pouca exigência para o SLB (Académica e FCP, fora, Olhanense e Rio Ave, em casa) e ganhar um ponto que seja no Dragão pode ser dispensável.

Vitória do SLB O título não fugirá aos "encarnados". Não só porque se vence o eterno rival mas, principalmente, porque se ganhará um acendente importante sobre o Braga, que fica com a pressão (quase) toda do seu lado, nos dois jogos seguintes.

Estes são os meus cenários. Pode até não acontecer nada disto, admito. Que vença o melhor e que o melhor seja o SLB.

28 comentários:

Jorge Borges disse...

É de facto o derby dos derby's.
É um jogo que nenhuma das equipas quer perder. Nunca. Mesmo que o resultado não decida nada, como é o caso do Sporting esta noite.

Em caso de vitória do Sporting, não me parece que se possa dizer que "rouba" o título ao Benfica. Vai aumentar em muito a pressão. Não só a do Benfica, mas também a do Braga, pois a esperança bracarense na conquista do título irá aumentar. Também concordo que uma derrota poderá ter consequências imprevisíveis na forma como o benfica encarará o resto da época.

Empate: as consequências seriam quase as mesmas da vitória do Sporting, embora o Benfica ainda pudesse "desperdiçar" mais 3 pontos.

Vitória do Benfica. Penso que o título ficará na mão, e só uma hecatombe o fará desviar-se da Luz.

Acima de tudo há que respeitar o adversário, que é forte, e evitar que o Liedson faça estragos (pela enésima vez). É certo que o benfica joga em casa, está a fazer uma época fantástica, mas o Sporting vai jogar sem a pressão do resultado, mais desinibido. Os jogadores do Benfica devem saber a importância de uma vitória logo á noite.

Espero que seja um bom jogo, e que no fim ganhe o Benfica.

LC disse...

Não concordo nada com as tuas palavras a não ser com o 1º parágrafo.

Com qualquer resultado acho que ficará tudo na mesma e acredito muito nesta equipa do Benfica independentemente do resultado desta noite que acho que será um empate.

Pedro disse...

Se o SLB perder penso que o título estará em risco pois no Dragão tudo será feito para nos derrubar. Não esquecer que o Braga tem vantagem na igualdade pontual e como temos visto há sempre algo que dá a vitória ao Braga nos últimos jogos e assim será até ao final.

Empate ou vitória do Glorioso deverá ser mais que suficiente para sermos campeões.

Peyroteo disse...

Pois, também é a ideia que tenho e que já escrevi ontem. Uma vitória do Sporting complica muito as contas do Benfica. Estou mesmo convencido que o Braga, caso o Benfica deslize hoje, ganhará todos os jogos até final. E depois num Porto-Benfica, todos sabemos que o Porto tentará tudo para evitar um título do Benfica.
Por isto tudo, este Benfica-Sporting é o jogo chave do campeonato.

LMGM disse...

Quero que o titulo se f... todos ainda vão perder pontos e o jogo decisivo já foi e o Braga não consegiu trazer pontos de Lisboa.

Agora interessa-me este jogo, estou curioso em ver a atitude do Sporting, principalmente se conseguir marcar primeiro, mas espero um jogo em tudo idêntico ao da primeira volta, ninguém arrisca muito e o empate final vai ser culpa do relvado.

Se estiver errado e ambos se armarem em derby dos derby´s, vai ser um jogo fantástico e qualquer resultado é possivel (goleadas incluidas).

@oel@ disse...

Só espero que nos deixem jogar com 11 mais de 5m.

Visigordo disse...

Parece que tem sido assunto esquecido neste blog, mas depois desta benesse do adiamento do jogo para hoje, onde é que anda a malta d' "os lagartos estarem feitos com os andrades"?
Num jogo que se revela crucial para os lampiões, ter permitido este descanso e este recuperar de jogadores, será que quer dizer que agora estamos feitos com os lampiões?

Jorge Borges disse...

leo:
pareces o Eduardo Barroso. Esse tipo ontem, a cerca de 24 horas do jogo já dizia que se o Sporting não acabasse com 11 ia ser uma tremenda injustiça.
Têm medo do João Pereira? não eram vocês que diziam que o João Ferreira... João Pereira... Hugo Viana... tás a ver?

Espero um bom espectáculo, sem erros graves de arbitragem. Mas se tiver que ser alguém expulso no 1º minuto, que o seja. Desde que seja justo. A partir do apito inicial todos estão sujeitos a isso.

Visigordo:
Tens toda a razão. Ainda hoje à hora de almoço me lembrei disto. De facto o Sporting merece o reconhecimento pela cordialidade e disponibilidade no adiamento do jogo.
Não é para todos, principalmente entre rivais.
Repito, assinalável atitude. São atitudes como esta que dignificam os clubes e o futebol.

MB disse...

Visigordo

Daquilo que tem saído a público o acordo foi feito antes de o Sporting ser eliminado da Liga Europa, portanto também com possibilidades de necessitar de mais um dia para descansar. O que não tira o mérito de não terem voltado com a palavra atrás desta vez!

Visigordo disse...

Eu já calculava que houvesse logo quem viesse com esse argumento. Só não deixei a ressalva no primeiro comentário para ver quem seria o primeiro. Sempre pensei que fosse o Pedro...
Mesmo que esse acordo tenha sido anterior a o Sporting ter sido eliminado da Liga Europa, coisa que dizem "que tem saído a público", mas ninguém é capaz de identificar as fontes, o acordo aproveitaria ao Sporting em que sentido? Nessa suposta altura do acordo o Sporting ainda teria algum objectivo neste campeonato?
Tenham dó! Muito gostam alguns de vocês de cuspir na sopa.

Pedro disse...

O Pedro se respondesse teria pegado nas críticas q o Costinha fez ao Guimarães por eles não terem adiado o jogo convosco depois de uma jornada europeia pelo que este acordo faria todo o sentido.

Não percebi a tua inquietação com a resposta do MB.

Anónimo disse...

FIL

Concordo com o post embora com a seguinte ressalva:
Se o Sporting ganhar (coisa que me custa a acreditar numa época das piores que vi), vai doer, é certo, mas não me parece que tire o titulo ao Benfica. Com o orgulho ferido, antes poderia unir mais a equipa benfiquista e focá-la para a fase final.

De resto, se podesse trocar tal possibilidade com o Benfica, não esperava um segundo que fosse! Mal está o Sporting quando entra num derby com pouco mais que a (imensa) honra para jogar. É isto que deve preocupar os sportinguistas ao invés de uma pequena e insignificante consolação com o seu eterno rival.

Nota: Registo entre os meus colegas benfiquistas um receio indisfarçável com o Sporting. Eu estaria da mesma maneira. Isso mostra que, independentemente dos gozos ódios e provocações da época, quando chega a hora, qualquer dos clubes goza de respeito pelos rivais. Quem não o tiver ou é tolo ou não percebe nada de futebol

Visigordo disse...

Inquietação? Inquietação nenhuma!
Mas é só mais uma, depois do útil encavanço dos andrades em Alvalade, para vos fazer engolir o habitual "os lagartos estarem feitos com os andrades".
Receio é que venham agora os tripeiros dizer o mesmo de vocês, ou seja, que estamos feitos convosco.

Anónimo disse...

Quando o Liedson vai à Luz, só podemos ter receio.

Anónimo disse...

FIL

E com o Luisão lá...bem, pensando melhor, esse tambem já marcou...

LDP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LDP disse...

"Só espero que nos deixem jogar com 11 mais de 5m." Leo, depende apenas do atraso mental patenteado, ou nao, pelos teus jogadores durante o jogo.

Visigordo, estàs muito nervoso. Com ou sem objectivos no campeonato, se o sporting ainda tivesse jogos na Liga Europa cada hora a mais de repouso iria ser muito importante. Que eu saiba, o pròprio JEB e Carvalhal definiram hà muitas semanas o quarto lugar como objectivo. E se, por exemplo o Braga nao tem ganho "daquela maneira" ao Guimaraes, a esta hora, precisamente antes do derby, muitos sportinguistas estariam com uma certa preocupaçao, pois o pròximo futuro ex-candidato a hipòtese para treinador vosso estaria ali a cheirar-vos os tomates na classificaçao.

Através principalmente, repito, de JEB, sabes que é desde hà semanas que lutam para manter o quarto lugar e consequente presença europeia, portanto "nao cuspas na sopa". Espertalhao.
é com agrado que registo o fair-play patenteado pelo sporting, ao aceder ao acordo para jogar hoje este derby. Pouco dado ou nao a gerir um clube como o sporting, ao menos nesta sua atitude JEB nao merece certos tòtòs que se dizem adeptos do clube.

Visigordo disse...

A mim o que me deixa nervoso é a boçalidade de certas pessoas.
Já que és tão informado, devias saber que entre o quarto e o quinto lugar já houve uma diferença no acesso á presença europeia, mas desde há umas semanas que passou a ser irrelevante ficar em quarto ou quinto, espertalhão.
Já agora, qual é que foi a "daquela maneira" como o Braga ganhou ao Guimarães? É que do que foi dado a apreciar, "daquela maneira" tanto poderia ter ganho um como o outro, tamanho o rol de disparates.

LDP disse...

é entao esse nervosismo derivado de tanta boçalidade que te leva apenas a postar em dias "cirurgicos", como hoje?
Sou pouco informado, é um facto, mas que o JEB anunciou aos quatro ventos que o quarto lugar era (e é) o objectivo da equipa (e ainda hà poucas horas o Carvalhal melhorou essa evidencia, dizendo que "nao é o ultimo dos objectivos da época, ganhar hoje"), a unica coisa que podes continuar a fazer é mesmo manter o teu silencio sobre este argumento, nao vàs tu cuspir na sopa outra vez.

O rol de disparates (e nao, agora nao falo do JEB), à parte a forma como o braga sacou os tres pontos meteu também quase metade dos titulares do Guimaraes fora do ultimo jogo (veja-se o resultado de um empate em casa com o olhanense) e talvez por mais algum tempo...Mas isso nao é importante. Pois o quinto lugar também dà acesso à Europa, e também, porque para ti Leiria ou Nacional nao interessam para as contas.

Visigordo disse...

Dias cirúrgicos? E que dias cirúrgicos são esses? Dias anteriores a jogos de um campeonato em que o meu clube teve uma prestação lastimável?
Há vários anos que acompanho a blogosfera e a regularidade com que comento nunca deve ter tido grandes oscilações, já o mesmo não se poderei dizer de ti entre os últimos anos desportivos e o presente.
Sendo um objectivo definido ou não pelo JEB e pelo Carvalhal, não vejo a relevância disso na alteração de um jogo do campeonato para ajudar a equipa que se defronta, quando em termos prácticos os resultados serão exactamente iguais. Quando se está à distãncia do terceiro como nós estamos, não me recordo de ver nenhum presidente ou treinador dizer que o objectivo seria acima da realidade que nos entra pelos olhos a dentro ou abaixo da posição onde se está. O teu discurso é pura demagogia.
Quanto ao Braga e ao Guimarães, remeto para o meu primeiro comentário a este post, mas acrescento-lhe o que não está lá escrito, mas poderias facilmente concluir: O mundo não gira à vossa volta; o resto do mundo não está contra vocês.

Anónimo disse...

Nojentas as simulaçoes dos jogadores do benfica

LDP disse...

" já o mesmo não se poderei dizer de ti entre os últimos anos desportivos e o presente." Nao percebi, mas de certeza tu também nao.

O meu discurso nao é demagogia. Pura. Ou outra qualquer. Apenas te estou a repetir o que presidente e treinador do teu clube dizem e insistem, quer tu queiras quer nao. E estejas ou nao de acordo.
Rapaz, respira um pouco, transporta um pouco de oxigénio até ao cérebro e calmamente pensa um bocado: os pròprios dirigentes do sporting viram com bons olhos jogar hoje porque à data do acordo também o sporting estava na liga europa e se passasse a eliminatòria iria ter alguma sobrecarga de jogos neste perìodo. Qual é a dificuldade em perceber a inteligencia e astucia dos teus dirigentes? Em proporcionar, ao treinador mais tempo para preparar os jogos, aos jogadores para recuperarem fisica e mentalmente. Foste eliminado logo de seguida pelo Quique, paciencia. Mas nao se pode dizer que JEB e comparsas nao pensaram (e agiram!) com antecedencia, defendendo os interesses da pròpria equipa. O jogo é com o Benfica? Pois é, e depois? Se fosse contra o Recreativo de Senhora da Hora nao farias nem metade do inòcuo, vazio e patético barulho que estàs a fazer. Podias disfarçar melhor a mesquinhez.

Anónimo disse...

parabens sao os campeoes do mergulho

Jorge Borges disse...

Ó anónimo, vai-te tratar

Anónimo disse...

O mergulho parece ser uam ordem interna, parabéns!

Visigordo disse...

Parece que temos campeão.
Parabéns Jorge, e mais alguns.

Low, se calhar não me expliquei melhor, e na realidade estou-me nas tintas para o que tu respondes, tu és um daqueles lampiões que eu ponho à partida de lado....eu conheço-te de outros blogs também.......... e, conheço o jeito alarve e boçal dum ano em que és campeão.
A partir de agora, já que és campeão, se quiseres falar comigo, eu digo-te, vai falar com o Jorgr.

Visigordo disse...

Mais, espero que tenhas a mesma evidência aqui no Sector quando o Benfica andar por baixo.....

LDP disse...

Continuas algo confuso. Primeiro, alarve e boçal sò tu e talvez alguns outros igualmente paradoxais e curtos de raciocìnio é que o pensam. Segundo, se o sou(?), nao é sò de agora - neste momento em que sou quase campeao, pois o meu registo é sempre o mesmo quer o Benfica ganhe ou perca campeonatos. E aqui temos jà o primeiro exemplo da tua contradiçao. Pois se me conheçes de outros blogs, e nao sò nesta época, devias saber isso...
Nao te preocupes com a minha evidencia aqui no Sector, como jà disse, nao fujo às derrotas. Enfrento-te a ti e a todos os outros patetas mesquinhos que insistem em demonstrar creatividade qb para tentar uma carreira como argumentistas em Hollywood.

Tenho pena que estejas nas tintas para um gajo que te oferece a verdade numa bandeja. Amanha, se puderes, vai ao treino aplaudir a tua equipa, sentir-te-às melhor.