quarta-feira, abril 14

Dissipar a dúvidazinha na Fontes a caminho do Marquês

E se dúvidas havia o Benfica continua a demonstrar que será mesmo campeão. É a equipa mais forte, colectivamente e individualmente, de Portugal e todas as dúvidas obviamente surgiram de desejos pessoais. Quem não gostaria que o Benfica (já) não fosse capaz de fazer uma segunda parte daquele nível? obviamente, só os benfiquistas.

Vir aqui e dizer sempre o mesmo cansa. Já era extremamente redundante afirmar o óbvio e toda a esperança que poderia haver em que este Benfica não fosse realmente tão forte, cai por terra a cada jogo. Até em Liverpool essa sensação me foi bastante forte e não fosse Jesus, na terra dos Beatles, ter querido ser uma espécie de Jesusaldo e outro galo cantaria.

Até aí é óbvio demais. O 4-1 foi provocado por erros de culpa própria, como três dos golos sofridos o comprovam. Não deixa de ficar o aviso. Outra das esperanças seria a falta de estofo mental que a equipa poderia ter aquando da proximidade do título mas mais uma vez o Benfica puxou dos galões e dissipou todas as desejáveis dúvidas que, ainda assim, considero legitimas, até porque foi bem raro um benfiquista assumir precocemente a conquista do título. E se até eles tinham dúvidas...

Ontem o Benfica foi, mais uma vez, forte o bastante para afastar fantasmas ainda bem presentes nos seus adeptos. Entrou mal, correu bem menos do que costume e a transição defensiva não conseguiu um ganho de bolas suficiente para embalar, rapidamente, como gosta. Na segunda metade, tudo diferente. Melhores decisões - não indiferentes à entrada de Aimar - empurraram o leão - que havia sido melhor, mas não esplêndido, na primeira parte - para trás, e aumentaram a confiança encarnada. Rápidas triangulações, equipa estendida no meio campo do adversário e maior agressividade e confiança provaram que não há, de momento, equipa em Portugal que possa merecer mais o título.

Tudo o que podia ter sido fica para quem lê os livros da Marvel e gosta das realidades paralelas do Vigia, mas o que realmente se pode contar é que o Benfica vai ser um justo campeão. Pensem nisso quando não ganharem. É que a equipa de Jesus era realmente uma equipa e não um amontoado de erros não arbitrais.

Ah e David Luiz é o melhor jogador do campeonato. Que época fantástica!

4 comentários:

Anónimo disse...

E tem uns ombros que chegam mesmo até às mãos. Palhaços...

zorg disse...

Creio que ontem o Sporting pagou, na segunda parte, a factura do esforço que fez na primeira. O relativo controlo que conseguiu ter no jogo durante a primeira parte deveu-se mais ao esforço físico de uma série de jogadores, do que propriamente a processos colectivos fortes. O Benfica na primeira parte, correndo menos, conseguiu "aguentar" este Sporting em esforço (tendo até mais posse de bola). Na segunda parte, a entrada de um Aimar fresco para o meio de um sector defensivo cansado, foi o factor decisivo para o desmoronar da defesa do Sporting. A primeira meia hora da segunda parte foi demolidora também por isso: o Benfica conseguiu aliar o melhor colectivo e a maior qualidade individual dos seus jogadores, a uma maior frescura física.

Depois do 2-0, o jogo acabou, também porque este Benfica de Jorge Jesus tem esta capacidade de gerir resultados.

Pedro disse...

"Ah e David Luiz é o melhor jogador do campeonato. Que época fantástica!"

.

:)

Aguiazita disse...

Grande Marco!
Ele há os adeptos do Futebol e os adeptos das polémicas por tudo e por nada.
Confesso que contribuis para que assista a jogos do teu clube com outros olhos.

Zita