sexta-feira, abril 9

Nem todos os sonhos acabam bem.

Confesso que tive de esperar umas horas, depois do desastre de Anfield Road, para escrever sobre o jogo. Preferi ler diversas opiniões, ver vários blogues e, infelizmente, "conviver" com dezenas de comentários jocosos e ordinários, feitos por gente que apenas polui e debita as suas frustrações como se não houvesse amanhã. Um estudo recente, demonstra que os níveis de agressividade dos comentadores da internet justificam-se porque, aqueles que são mais moderados - e que representam a maioria - raramente comentam. Fiquei mais descansado.

Jesus decidiu alterar a estrutura defensiva da equipa e o resultado foi demolidor para o lado do SLB. O aspecto físico não foi o principal culpado do desaire, é certo, mas não podemos competir com uma equipa que tem jogadores de nível mundial que apenas dedicam esforços nesta competição.

Para isso, teríamos de procurar outros caminhos e garantir vitórias no campeonato com recepções a árbitros, fazendo então descansar os habituais titulares no jogo contra a Naval. Assim, perdemos em campo, e só podemos pensar em melhorar.

Tem sido uma época muito boa para o SLB, tendo em conta o desacerto das épocas passadas recentes. Esse salto qualitativo foi dado, não é um sonho. O futebol, dentro do campo, foi por vezes demolidor, espectacular e cheio de golos.

Uma derrota, mesmo que tão pesada, não pode apagar o brilhantismo desta equipa. E muito menos fazer tremer as pernas daqueles que tantas e tantas vezes, no campeonato, encheram estádios, marcaram dezenas de golos e obrigaram os adversários a reconhecer o mérito da liderança na mais importante prova nacional.

Entender como é que uma equipa que joga o que joga este SLB tem apenas 6 pontos de vantagem para o segundo lugar, continua a ser um desafio para todos os benfiquistas. As respostas, podemos encontrá-las, mais conspiração, menos conspiração.

Alguém duvida que seremos campeões? Claro que sim, porque só neste país pode haver gente que acredita que perderemos 6 pontos e que o Braga não vacilará. E têm razões para isso, sem dúvida.

25 comentários:

JLC disse...

"não podemos competir com uma equipa que tem jogadores de nível mundial que apenas dedicam esforços nesta competição.

Para isso, teríamos de procurar outros caminhos e garantir vitórias no campeonato com recepções a árbitros, fazendo então descansar os habituais titulares no jogo contra a Naval."

"Entender como é que uma equipa que joga o que joga este SLB tem apenas 6 pontos de vantagem para o segundo lugar, continua a ser um desafio para todos os benfiquistas. As respostas, podemos encontrá-las, mais conspiração, menos conspiração."


Comentários jocosos e ordinários, dizes tu. Excelente fair play.

Anónimo disse...

Não consigo perceber o teu comentário, JLC.

O primeiro parágrafo é um facto, óptimo para o Liverpool, nefasto para nós. Onde está o problema?

O terceiro idem. Quis apenas dizer que há quem justifique os (apenas) 6 pontos porque o Braga é levado ao colo, há outros que preferem não o fazer.


O segundo, das duas uma, ou estás numa de virgem ofendida, ou não percebeste que a ida daquele árbitro a casa do FCP não teve nada a ver com o jogo seguinte onde o FCP fez descansar muitos titulares. Não é jocoso, e muito menos ordinário.

Anónimo disse...

FIL

Portanto, deixa lá ver:

- o Liverpool não quer saber do seu campeonato nem de um eventual lugar europeu para o ano, ao contrário do Benfica;

- Há uma conspiração contra o Benfica para favorecer o...Sporting, não, o Porto, não, o multi-milionário e poderoso Braga! (que por acaso até ocupa o lugar de acesso à Champions do FC Porto)

- As recepções passam dos túneis, aos jogadores adversários, para serem agora nos túneis ou noutro sitio qualquer, aos árbitros;

Bem, acho que o luis não deixou passar tempo suficiente...

Quanto ao Benfica, parabens, foi extremamente digno e procurou resolver a eliminatória olhos nos olhos contra um liverpool com individualidades superiores mas um colectivo que deixa algo a desejar (como demonstra a sua época, muito below-average). A verdade é que o resultado de 4-1 não mostra o nervosismo que reinou em Anfield Road durante muito tempo. Parabens mais uma vez.

galvao99 disse...

O Braga é levado ao colo porque é tão ajudado como qualquer um dos grandes. É revoltante...Toda a gente sabe que ajudados só os 3 do costume, senao é batota. Proponho a atribuiçao de derrota ao Braga nos jogos em que foi ajudado, 3 pontos extra para o SLB por cada jogo em que nao tenha sido muito ajudado e uma indemnizaçao a cada adepto benfiquista que se tenha sentido pelo menos um pouco incomodado com tudo isto.

Anónimo disse...

" o Liverpool não quer saber do seu campeonato nem de um eventual lugar europeu para o ano, ao contrário do Benfica;"

Acho mesmo brilhante (assim quase ao nível do SLB nos relvados) que tires esta conclusão.

Para ti, porque me mereces respeito, remeto as palavras do próprio treinador do Liverpool, que diz que a sua equipa sente que tem apenas esta competição para vencer esta época e que por isso os esforços estavam para ela direccionados.

Mais do que isto não posso fazer, até porque não sei.

" Há uma conspiração contra o Benfica para favorecer o...Sporting, não, o Porto, não, o multi-milionário e poderoso Braga! (que por acaso até ocupa o lugar de acesso à Champions do FC Porto)"

Pelos vistos fazes parte da malta mais adepta das teorias da conspiração. Óptimo para ti.

"- As recepções passam dos túneis, aos jogadores adversários, para serem agora nos túneis ou noutro sitio qualquer, aos árbitros;"

Não percebi. E acho que tu próprio também não.

Anónimo disse...

Galvão, não deixa de ser interessante ver-te admitir que o Braga agora, por ser uma espécie de grande, também é igualmente bastante beneficiado.

Contudo, não partilho dessa opinião dos grandes serão mais benificiados. Por um aldo, os outros clubes não têm a exposição mediática dos grandes, por outro, mais factual, tens de me explicar como e onde um grande como o SCP, por exemplo, foi mais beneficiado que o Braga ou o Freamunde.

mago disse...

Luís, pela amostra dos comentários até agora, estás mesmo mais descansado em relação às conclusões desse estudo?

Anónimo disse...

Bem, ainda estão muito longe das ofensas que li por aí, e tenho a certeza que pelo menos estes três não o irão fazer.

Metralha disse...

Espero mais invenções do nosso leão de prata na 3ª feira.

AF disse...

Há quem vista a pele de cordeiro mas depois se revele...

Anónimo disse...

FIL

Como o respeito é mutuo (e não vejo razão para que assim não seja), furo excepcionalmente a tal estatistica que dá a abstenção de comentários aos mais moderados.

- Admito a questão da prioridade por parte do Liverpool, ok, mas por outro lado não vi poupança significativa de jogadores por parte de Jesus, em Anfield Road. Se Benitez poupou alguem no seu campeonato, não seria correcto esperar o mesmo de Jorge Jesus neste jogo? Ou afinal este jogo interessava tanto ao Benfica como ao Liverpool?

- Se a frase "Entender como é que uma equipa que joga o que joga este SLB tem apenas 6 pontos de vantagem para o segundo lugar, continua a ser um desafio para todos os benfiquistas." não tem implicita qualquer teoria seja do que for, então vou ali e já venho e peço desculpa.

- "- As recepções passam dos túneis, aos jogadores adversários, para serem agora nos túneis ou noutro sitio qualquer, aos árbitros;"
Parece-me que está em português correcto e se não entendes, então não há muito a fazer (agora que já deves ter acabado o ensino básico há muito tempo)

De resto, consigo compreender a vossa infelicidade, já passei por isso muitas vezes (mais do que queria) e deixo-vos a minha solidariedade, sem qualquer sombra de ironia. Raça!!!

Leão de Alvalade disse...

Luís:
"Preferi ler diversas opiniões, ver vários blogues e, infelizmente, "conviver" com dezenas de comentários jocosos e ordinários, feitos por gente que apenas polui e debita as suas frustrações como se não houvesse amanhã"


Não sei porquê tanta estranheza a propósito dos comentários jocosos. Grande parte dos benfiquistas andam há muito tempo a atirar gasolina para a fogueira dos adeptos rivais (sobretudo desde que ultrapassaram o Braga, porque dantes o piano tocava mais baixo), pelo que agora não se podem queixar por estes se rirem da vossa casa a arder.

Ainda por estes dias, aqui neste espaço um correlegionário teu foi capaz de produzir esta pérola a propósito da saída de Carvalhal:

"Carvalhal está fora do scp? acho que é mais o scp que está fora de tudo...aquilo já n tem cura!!
é uma miséria franciscana!"


Esta jactância paga-se mais tarde ou mais cedo e denota que afinal ganhar não é assim tão natural nem tão comum por esses lados. Mas é acima de tudo um sinal de menor inteligência: todos acabam por perder mais tarde ou mais cedo e algumas vezes até se acaba de 4!

kovacevic disse...

percebi bem?

o fc porto foi campeão europeu porque comprava os jogos que lhe dava jeito comprar em portugal?

o braga só está a seis pontos porque alguém conspira a favor do braga?

LDP disse...

Leao de alvalade, isso em italiano chama-se "girar a omolete mas fritar os ovos sempre do mesmo lado".

Nao vais tentar esconder por muito mais tempo que andavam os sportinguistas a gritar "2° lugar olé olé" e "operaçao coraçao lol" durante anos a fio, entre tantissimas outras coisas pois nao?

é que a malta benfiquista, ao contràrio de voces, esteve sempre presente. Fez sempre barulho. Tanto que eram apelidados de "cagoes" e "campeoes da pré-época"...agora jà convém dizer que nao, que sò agora saìmos da toca e de debaixo das pedras, quando sao voces que sistematicamente comportam-se assim.

No fundo, ambos sabemos que isso agora é sò inveja de ver o Benfica a jogar como voces nunca antes jogaram. Nem nos tempos da dupla JVP/cocainòmano-voador. Ainda para mais, pela mao de um treinador assumidamente sportinguista e que esperou até ao ultimo segundo ser contratado por voces. Agradeçe ao circo a que voces chamam de direcçao do clube desde hà anos a esta parte.

Anónimo disse...

Leão, a tuda "dificuldade" é em entender que me limitei a constatar um facto. Incomodam-me um pouco esses comentários, igualmente quando vêm de benfiquistas.

FIL: o Liverpool pareceu-me uma equipa mais fresca, apesar de eu achar que não foi por aí que nos eliminaram. Contudo, custa-me que não entendas isto:

O SLB está em primeiro e tem como objectivo nº um (é público) o campeonato. O Liverpool não.

Ter optado por colocar os habituais titulares significa que queria vencer mas, na minha opinião, não tinha como, tal tem sido a sobrecarga de jogos e da necessecidade de os vencer, ao contrário do que acontece ao Liverpool.

Vê o exemplo de Torres, que foi poupado, saiu aos 65 num jogo em que o Liverpool disputou no Domingo passado e que estava empatado.

Aceito as tuas desculpas. A minha frase não subentende nenhuma teoria. Temos apenas 6 pontos e não consigo perceber muito bem como tem sido possível o Braga continuar sempre quase sem vacilar (até porque não acompanho).

Em relação aos túneis, se conseguires explicar onde é que o SLB foi beneficiado, sou todo ouvidos.

Anónimo disse...

Vá, como comentador moderado vou optar pela abstenção. Bom fim-de-semana a todos.

FIL

pedro m disse...

luis, obviamente estás certo em tudo.
Quanto aos comentários que leste só comento que me interessam tanto como saber se tá a chover na china.

Anónimo disse...

Kova: em vez de fazeres perguntas, se calhar, é altura de afirmares alguma coisa que possa, ou não, ser rebatida.

O PdC recebeu um árbitro dois dias antes de um encontro. Quantos dos habituais titulares jogaram nesse jogo? Que jogo disputou o FCP alguns dias depois? O que achas que foi o árbitro fazer a casa do PdC?

Depois de responderes, terei todo o gosto em responder-te.

Até lá, ficas na dúvida, até porque é o que eu sinto cada vez que escreves alguma coisa.

Anónimo disse...

Quanto ao Braga, não partilho dessa opinião, mas há muita gente que pensa assim.

Por exemplo, no passado fds, eu acredito que o árbitro foi mesmo abécula, independentemente de ter ajudado o Braga. E tu?

Pedro disse...

"o fc porto foi campeão europeu porque comprava os jogos que lhe dava jeito comprar em portugal?"

Alguem ainda fazer esta pergunta é que me surpreende...

O objectivo das ajudas ao Braga é claríssimo: impedir o titulo ao Benfica, atrapalhar o máximo possível a conquista do Benfica e até conseguir q o Benfica não faça melhor na Europa por não poder poupar internamente. É demasiado óbvio para sequer ter discussão.

Hugo disse...

Santa hipocrisia para falar em comentários ordinários e depois fazer um post deste calibre.

jvl disse...

luis,

"Alguém duvida que seremos campeões? Claro que sim, porque só neste país pode haver gente que acredita que perderemos 6 pontos e que o Braga não vacilará. E têm razões para isso, sem dúvida."

Adepto de teorias da conspiração portanto.

Quanto aos comentários jocosos e ordinários, realmente este ano têm sido às centenas, com um abrandamento nos últimos dias. Coincidência talvez.

Em relação ao objectivo nº1 do Liverpool, esse também era o campeonato mas estando a efectuar uma época muito aquém do que queriam, e depois de eliminados da LC, centraram as atenções na LE. Nada que cause admiração ou estupefacção portanto. O poupar de jogadores, tanto da parte do Liverpool como do slb, fazem da parte da estratégia delineada por ambos. Novamente, nada de anormal nisto.

Foi uma eliminatória onde o Liverpool foi superior. Ou usando a expressão favorita de um comentador do burgo "O futebol é isto.".

jvl disse...

"é que a malta benfiquista, ao contràrio de voces, esteve sempre presente."

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Anónimo disse...

"Novamente, nada de anormal nisto."

jvl, absolutamente de acordo. O problema é esta malta achar que eu escrevi o que escrevo como se eu achasse imoral ou ilegal esse facto.

Petinga disse...

1- Acho que o Luís devia ter esperado mais algum tempo antes de escrever.

2- Acho que os clubes todos se deviam juntar e oferecer este campeonato ao Benfica. Aliás, o Benfica devia ficar em 1o, em 2o, em 3o e em 4o. A partir do 5o podiam comecar os restantes clubes (o 5o ainda iria à Liga Europa porque o Benfica também venceria a Taca de Portugal e a Taca da Liga, por unanimidade). Coitadinho do Benfica, que é prejudicado por todos. Nao há direito! E coitadinho do Luís, que depois de escrever aqui a mais insofismável das verdades, ainda tem que se macar a ler posts de pessoas que nao percebem nada de nada e só querem o mal do grande Benfica.Como é que é possível com este futebol estratosféricamente fantabulástico nao terem já 300 pontos de avanco? Sao todos uns ressabiados, estes adeptos dos outros clubes (mas quais outros clubes??, escreveria o Luís).

3- Agora sem ironias: O Liverpool passou a eliminatória porque foi superior ao Benfica. O Benfica só controlou o seu adversário quando o teve a jogar com 10 na 1a mao. Truth hurts...

4- De resto, faco inteiramente minhas as palavras do LdA.

Cumprimentos