quarta-feira, abril 14

Porque o dérbi não dura apenas 90 minutos.

Gostei muito pouco do comportamento oficial do Clube de Alvalade. Costinha, a la tirano falhado, deu uma péssima imagem daquilo que é, e deve ser, o SCP. Se é este o estilo eleito, fica pelo menos garantido o descrédito da peça e, por arrasto, da própria equipa e do Clube.

Costinha tem todo o direito de verbalizar o que quer que seja em defesa do grupo. Mas o que ontem fez, foi o contrário. Diminuíu o carácter e o brio profissional daqueles que, durante 45' puseram muitos benfiquistas bem nervosos.

Focar a actuação do árbitro apenas no lance do Luisão é de uma pobreza extrema. Primeiro, porque é um lance que é tudo menos indiscutível - várias opiniões, de ambos os lados. Em segundo, por que o aziado comunicado, que quis pedir justiça, foi tudo menos justo.

Relembro apenas o lance que Carriço corta a bola com a mão na área, a entrada de Moutinho à canela de Ramires, a patada no lombo do Kardec e por fim, por que bastam estes exemplos, o pénalti sobre o Cardozo. Relembro que o paraguaio saíu lesionado desse lance, tornando a discussão sobre intensidades completamente vã.

Posto isto, no mínimo, não fomos beneficiados. E esta mensagem tem de passar, nem que seja à força (que as palavras ainda têm).

Respondendo directamente ao João, resta-me dizer que quem procurou o conforto do erro do árbitro foi o SCP, pela voz do seu capitão e do seu Costinha. Foram os primeiros a querer passar uma mensagem errada, que do outro lado, não poderá ser tolerada. Apenas porque é falsa.

Queria o João, talvez, que se passasse um dérbi sem que o árbitro viesse à baila. Mas veio, do lado do SCP.

34 comentários:

Pedro disse...

Excelente post Luis, excelente!

Miguel disse...

Para mim o Sporting foi prejudicado pela arbitragem no clássico.

@oel@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Complementando o post:
http://videos.sapo.pt/kdCj6qZtkdCUHq7yBUzl

Peyroteo disse...

Oh, Luís, não foste sério nesse lance do Cardozo. Ele lesionou-se mas porque colocou mal o pé no chão, não pelo toque do Grimi.

Pedro disse...

"pelo toque do Grimi"

Chamar aquilo toque é ser muito simpático...
:)

@oel@ disse...

Quando se acha que Carriço faz penalti, acaba se por ser mais triste ainda que o Moutinho.

Para mim Costinha esteve muito bem, pediu para serem analisados 2 lances e não me parece que justifique a derrota com os mesmos.

Aguiazita disse...

Peyroteo,
O que parece que aconteceu no lance entre o Grimi e o Cardozo foi o contrário e que provocou o seguinte segundo o Record "O avançado paraguaio, de 26 anos, deixou o dérbi com um traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo" e sem qualquer espécie de provocação peço que vejas este vídeo a partir do minito 1:40:
http://www.youtube.com/user/ZeCambalhota

Zita

Peyroteo disse...

Lá está, o Grimi acerta no pé direito do Cardozo. Vejam as imagens. Depois ele coloca mal o pé esquerdo no chão, daí o "traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo"

Aguiazita disse...

Evidentemente que a lesão não resultou do toque do Grimi na perna direita, mas quanto a mim o impacto foi tal que provocou o desequilibro do Cardozo e que acabou por colocar mal o pé ;)

Zita

Anónimo disse...

FIL

Muito querem os benfiquistas falar do derby e do Sporting...Muito querem os benfiquistas que a malta faça de conta que não vê nada (e se Costinha já os incomoda tanto, já começo a achar bom sinal)...muito gostavam os benfiquistas que da nossa parte, não se vissem protestos pela dualidade aberrante que há neste futebolzinho nacional (a mesma de que tanto se queixaram num passado recente e agora até elogiam no final de jogo)...Olha pá, desculpem lá mas não é possivel, somos grandes demais para isso e não, não somos todos parvos como vocês gostariam.

Dá para ficarem felizes com vocês próprios e deixarem os outros descansar um bocadinho? Não se justifiquem tanto senão a gente desconfia mesmo...vá, muitos de nós os felicitarão no fim mas agora calem-se um bocadinho, tá?

Mr. Shankly disse...

"Dá para ficarem felizes com vocês próprios e deixarem os outros descansar um bocadinho? Não se justifiquem tanto senão a gente desconfia mesmo...vá, muitos de nós os felicitarão no fim mas agora calem-se um bocadinho, tá?"

Isto só tem uma palavra: ridículo. Nós estávamos "felizes com nós próprios", e vem o Costinha queixar-se de um lance em que acha que o Sporting foi prejudicado, esquecendo outros em que se passou o contrário. Pelo caminho, impediu perguntas dos jornalistas e a presença do treinador principal na sala de imprensa. Depois deste espectáculo deplorável, querias que a gente "se calasse um bocadinho, vá". Era isto, não era?

Olha, repito o que disseste: "não somos todos parvos como vocês gostariam".

J. disse...

Já vens tarde Luis.
Já dei a minha opinião sobro o jogo, lances polémicos e declarações.
Não me quero estar a repetir.

Mas pelo menos serve para ver o critério de alguns e o que considera mãos e penalties sobre cardozos.
I rest my case.

Eu já sabia ontem que seria tempo perdido entrar neste tipo de conversas, dado o facciosismo de alguns. Mas pronto, a culpa foi minha por ter iniciado a conversa

Glorioso11385 disse...

Faço minhas as palavras do Miguel, com uma pequena alteração: para mim, o Benfica foi prejudicado pela arbitragem no clássico.

O Costinha não incomoda os benfiquistas. Parece-me, isso sim, que incomoda alguns sportinguistas. Também não gostaria que semelhante figura fosse dirigente do meu clube...

Anónimo disse...

Peyroteo: aquilo é pénalti, essa é a parte mais importante.

Mais uma vez repito: é indiferente, dado o resultado, se o SLB foi prejudicado. Apenas quis demonstrar que não foi beneficiado. Mas entendo porque razão vocês não querem entender este raciocínio. A sério que percebo.

O FIL já nos habituou a este discurso miserabilista. Caguei para o teu SCP, pá. Vê lá se entendes o que se escreve. Queiras que ficassemos calados com as atoardas do teu Costinha? Era o que mais faltava.

Continuam a insistir "na dualidades" mas recusam-se a comentar estes lances. Ainda não vi ou li um único sportinguista a comentar os lances! Limitam-se a referir o lance do Luisão. É quase patético.

João, não venho tarde, não. Disse que te ia responder e foi o que fiz. Não estou à espera que percebas o que quero dizer, mas deixei escrito na mesma.

J. disse...

Acho piada que já o chames de figura...
Pq?
Por ter criticado o árbitro do jogo?
Ok.
Estamos todos cheios de figuras neste nosso país.

J. disse...

ahahah
O Slb foi prejudicado!!!

Só uma pergunta: é penalty o lance do D.Luiz sobre o Moutinho?

Anónimo disse...

FIL
"Caguei para o teu SCP, pá."

Luis, juras? Faz-me um favor e honra o compromisso. Cala-te um bocadinho com o Sporting.

Nota: Estás a ficar mais doente, não estás? E um bocadinho mais abrutalhado. É normal.

LionHeart (o autêntico) disse...

O teu problema luis, semelhante ao da maioria de muitos dos benfiquistas, é que nem ganhar sabem.

E a razão luis, é que quando te dá jeito, vês umas coisas, quando não te dá jeito vês outra. E como só vês a realidade como te dá jeito, mentes descaradamente.

Quando dizes que Carriço cortou a bola com a mão, estás a dizer uma mentira vergonhosa que não aconteceu. Um indivíduo que está caído no chão, a menos de um metro de um remate à queima-roupa, de olhos fechados, só não teria a bola a bater-lhe na mão se não a tivesse. Porque só haveria corte de Carriço se este fosse deliberado. E se fosses intelectualmente tão honesto como queres parecer, reconhecerias que não foi isso que aconteceu. Mesmo que mantivesses a opinião de que havia razão para marcar penalty.

Mas nem vou perder mais tempo a dissecar esta tua mentira obscena.

Limito-me a dizer-te que, para quem tanto gabou a corajosa decisão do Olegário na expulsão do João Pereira, é uma vergonha que não tenhas a coragem de dizer que o Luisão devia ter sido expulso. A mesma coragem que eu tenho em dizer-te que o Veloso também devia ter sido expulso.

A mesma coragem que tenho em dizer-te que, a indignação do Costinha, que se queixa de uma diferença gritante de critérios da arbitragem para o Sporting (se assim não fosse, o Izmailov tinha jogado o derby), não tem nada a ver com a justiça do resultado.

Assim luis, tivesse tu e os outros como tu essa coragem, e eu não teria qualquer problema em dizer-te que foste um justíssimo vencedor, e que o campeonato te assenta muito bem.

É fácil ter soberba e arrogância quando se ganha. O que não é fácil é ter dignidade quando se ganha e quando se perde. E isso meu caro, tu não tens nenhuma.

J. disse...

Ontem andava o Borges nervoso, hoje é o Luis...não percebo o que se passa!!!
Bolas, estão prestes a ver o clube deles a ser campeão e preferem dar mais atenção a "figuras" de clubes que estão a quase 30 pontos.
Fosse aqui o Pedro a comentar, e já estavam todos apelidados de "anti-sportinguistas".

RS disse...

Mas o Costinha justificou a derrota com o lance do Luisão?
Não percebo qual a dificuldade em perceber a mensagem... ou melhor, percebo: o benfiquista é tão egocêntrico que pensa que qualquer conversa gira em torno de si e do seu SLB.
A mensagem que está a ser passada é de cômputo geral, tem a ver com dualidade de critérios no campeonato! O exemplo dado tem como coincidência envolver o mesmo adversário, pela semelhança física de situação, só isso!
O Mundo vai além da estátua do Eusébio, ok?
Parabéns pela merecida vitória, e parabéns antecipados pelo título, merecido pelo bom e regular futebol exibido.
Cumps.

Glorioso11385 disse...

João,

O David Luiz não fez 'penalty' sobre o Moutinho.

O termo 'figura' não tem necessariamente sentido pejorativo. Mas é verdade que não simpatizo com o Costinha. Quando jogava no FC Porto, eram constantes as manifestações de desrespeito pelos adversários, dentro e fora de campo (há mesmo quem lhe aponte uma atitude verdadeiramente insultuosa para com os adeptos do Sporting). Agora, como dirigente do Sporting, as suas intervenções públicas, nomeadamente no "caso Izmailov", dão imagem de um pequeno tirano, incomodado com as críticas e com quem não pensa como ele. É um reparo que lhe faço, semelhante a outros que fiz, por exemplo, a Luís Filipe Vieira.

Já agora, um pequeno apontamento: os sportinguistas apontam como injusta a expulsão de Izmailov diante do Rio Ave e consideram que semelhante decisão os fragilizou para o jogo com o Benfica. Não se esqueçam de que a decisão pré-derby mais injusta, com influência nos jogadores disponíveis para o jogo, foi o ridículo cartão amarelo mostrado ao Maxi Pereira, por jogar a bola com... o ombro.

J. disse...

Ok.
Com o teu comentário já consegui perceber tudo.
Aqui vai post..

david disse...

"Quando dizes que Carriço cortou a bola com a mão, estás a dizer uma mentira vergonhosa que não aconteceu. Um indivíduo que está caído no chão, a menos de um metro de um remate à queima-roupa, de olhos fechados, só não teria a bola a bater-lhe na mão se não a tivesse."

De fazer inveja a muitos GR que por aí andam... excelente mancha e defesa.

"para quem tanto gabou a corajosa decisão do Olegário na expulsão do João Pereira, é uma vergonha que não tenhas a coragem de dizer que o Luisão devia ter sido expulso."

Continuas a ser um pouco limitado, ainda ninguém disse que o Luisão não devesse ser expulso, o que se diz é que além do Luisão haviam de ser antes o Carriço e posteriormente o Moutinho mais o Veloso.

david disse...

Continuem com as alarvidades que vão longe.

david disse...

Soma e segue ------->>>>>>

Pedro disse...

E a táctica resultou em cheio!!!

Peyroteo disse...

Glorioso, nós temos o Costinha e vocês têm o Rui Costa. E então?

O lance do David Luiz não é penalty mas o do Cardozo e do Carriço são? Quero ver a coerência aqui.

E do Luisão, ninguém viu o soco na primeira parte?

Daniel disse...

Sinceramente não sei porque se perde tempo a falar do sporting.

Caguei bem se o Luisão era para ser expulso, ou se foi penalty sobre o noddy. Todos vimos os lances e sabemos que o árbitro errou para os 2 lados. Ganhámos, e ganhámos bem!! O resto são tretas!!

Eles que fiquem com a azia e metam as culpas no árbitro se acham que isso lhes vai resolver os problemas que têm (entre os quais os 26 pontos).

Eu tenho orgulho é de ver a minha equipa jogar futebol, marcar golos e ganhar! E além disso vejo os adeptos confiantes, mas sem embandeirar em arco, conscientes que ainda não ganhámos nada.

O que me interessa agora é ganhar à Académica (e ao Xistra).

Carrega Benfica!!

Pedro disse...

"Glorioso, nós temos o Costinha e vocês têm o Rui Costa. "

Obrigado.

"O lance do David Luiz não é penalty mas o do Cardozo e do Carriço são? Quero ver a coerência aqui."

Cardozo leva um pontapé do Grimi e o Carriço corta um remate com o braço dentro da área. O que é que estes lances têm de igual ao lance de David Luiz e Moutinho para se falar em coerência?

Peyroteo disse...

Pedro, isso do Rui Costa não era um elogio. Não é nenhum anjinho, não tem um comportamento imaculado e também já teve afirmações infelizes. Isso não invalida que seja bom director desportivo. E tem a protecção da comunicação social, que beija o chão que ele pisa.
Já o Costinha, não vou com a cara dele mas, para aquilatar da sua qualidade como dirigente, acho que com tão pouco tempo em funções, não dá para analisar.

Quanto aos lances dos penaltys, se o pontapé do Grimi é óbvio, o atropelo do David Luiz não é?

Anónimo disse...

FIL, calo-me quando quiser, vens aqui por que queres e escrevo sobre o SCP ou sobre o SLB as vezes que bem entender. Já devias ter entendi isto.

João e Peyroteo: Mais uma vez repito: é indiferente, dado o resultado, se o SLB foi prejudicado. Apenas quis demonstrar que não foi beneficiado.

Mr. Shankly disse...

"E do Luisão, ninguém viu o soco na primeira parte?"
Aquele em que ele ficou com a boca em sangue? Vi, vi. O Tonel sangrou para cima dele.

Peyroteo disse...

Ah, afinal viram! :)