quinta-feira, junho 10

Esta agora...

Coloco na integra este artigo de opinião do sr. Jorge Fiel que escreve para o DN.
O meu unico comentário ao que diz. Oxalá fossemos todos como o Benfica ou o Porto, teriamos certamente um país exemplar.


As contas do último exercício do Sporting deixaram-me muito preocupado com o futuro do país, porque o PEC confeccionado por Sócrates para trazer o défice orçamental de volta para baixo dos 3% copia o modelo do plano traçado pela direcção leonina para pôr em ordem as finanças do clube.

Para endireitar as contas do Sporting, a direcção sacrificou o investimento, atirando o clube para uma grave recessão, com as receitas e os resultados desportivos em queda livre. Os resultados do PEC leonino são tão devastadores como as visões do Inferno de Hieronymus Bosch.

No curto espaço de um ano, o prejuízo subiu de 8,6 milhões para 14,8 milhões de euros, o passivo assumido do grupo Sporting já vai nos 310 milhões e as receitas despenharam-se para 22,7 milhões, reduzindo-se em dez milhões. E é mais provável o Clark Kent e Super-Homem aparecerem juntos do que as coisas melhorarem. Na próxima época não há Champions e não se perspectiva nenhum jackpot no capítulo das transferências. Mesmo bem vendidos, Moutinho, Veloso e Izmailov renderão menos do que o Benfica vai encaixar com a venda do Di María. É a catástrofe iminente sem meios para a esconjurar.

Ao olhar para o Sporting, confirmamos que Joseph Stiglitz, Nobel da Economia, estava carregado de razão quando nos avisou de que Portugal precisa de investir, pondo todas as fichas no crescimento e não na austeridade, lembrando que desde a Grande Depressão se sabe que o caminho que está a ser seguido é desastroso.

Ao ver o director financeiro do Sporting, José Filipe Nobre Guedes, de chapéu na mão, a mendigar ao BCP e ao BES que aceitem renegociar 55 milhões da dívida (transformando-os em obrigações convertíveis) para retirar o clube da falência técnica, Teixeira dos Santos está a ter um flashforward da figurinha que vai fazer dentro de poucos meses para conseguir refinanciar a dívida portuguesa e evitar que a República entre em incumprimento.

Agora é tarde, Inês é morta, mas tenho muita pena de que, antes de cozinharem um PEC igual ao do Sporting, o benfiquista Sócrates não se tivesse aconselhado com Luís Filipe Vieira (que arriscou elevar o passivo em 38 milhões, mas ganhou o campeonato, valorizou extraordinariamente os seus activos e comprou a entrada na Liga dos Campeões) e que o portista Teixeira dos Santos não tivesse consultado Pinto da Costa, para aprender como é que ele conseguiu fechar o exercício de 2009 com 10,7 milhões de lucro e ganhar três em cada quatro campeonatos nunca deixando de investir - e mesmo assim tem o passivo mais baixo dos três grandes. Tenho muita pena de que Portugal esteja cada vez mais parecido com o Sporting.

7 comentários:

Pedro disse...

Como o Benfica certamente!
:)

J. disse...

Como el Benfica, siempre!!!
:-)

pedro m disse...

"Como el Benfica, siempre!!!" - Não temos culpa que o Che falasse espanhol:)

LMGM disse...

J, parece que estamos no bom caminho, neste ano apenas fizemos uma imitação do caminho que o slb tem feito nos ultimos anos.

Com menos prejuízo é verdade mas dizem que vem aí uma dream team ou como é que era... um maquinão!!!!!

J. disse...

Pedro M, Che e Benfica!?

LMGM, para chegarmos ao ponto do Benfica teriamos que investir o mesmo que investimos no Dezembro passado nos proximos 4 anos e ainda assm....

Miguel disse...

Continuando a metáfora do Fiel, fazendo como o Benfica, valeria a pena aumentar o défice de Portugal, subir o passivo mais uns milhões, penhorar 20 ou 30% das prais do Algarve e das vinhas do Douro... :)

LMGM disse...

J., o mesmo não mais, muito mais, não te esquecas da desculpa favorita do sistema para branquear ilegalidades.

São todos iguais!