segunda-feira, junho 21

Má nada!!!

7 a 0 num Mundial é algo digno de registo e que não está certamente ao alcance de todos, ainda que o adversário se chame Coreia do Norte.
Houve ali um momento, na segunda parte que fomos simplesmente arrasadores.
Tiago e Meireles em grande. Ronaldo a jogar para a equipa, Almeida a servir estaca lá na frente perfeito para as tabelinhas, Coentrão sempre em alta rotação.
Podemos agora perder com o Brasil e ainda assim quase que asseguramos a passagem como segundo classificados, coisa que até nos pode favorecer caso a Suiça de apure em primeiro por exemplo. Basta um empate hoje e ganhar ás Honduras.
Por último, não gosto de fazer post´s contra ninguém, mas não posso deixar de evitar um comentário para quem augurava vergonhas, tristes figuras ou até quem defendesse que nem deveriamos ir ao Mundial.
Meninos, um pouco mais de fé nesta selecção e nestes jogadores. Podem não saber falar em castelhano como outros, mas ainda assim merecem um pouco de respeito de todos nós.

28 comentários:

Francis disse...

J, boa chamada de atenção.
Podemos vir a fazer má figura isto e aquilo...todos nós falamos cedo demais e a quente...não gosto par aí além do Queiróz mas deu-me gozo vê-lo a comemorar os golos...e gostei das declarações dos jogadores, mostra que há união.
E depois de ver França, Itália, Inglaterra...caramba...afinal não estamos tão distantes dos outros...so called favoritos.

Peyroteo disse...

Excelente. E com isto conseguimos passar o grupo.

jamsilva disse...

olé olé.
ganda joga.

da estupidez e da burrice só nos apercebemos quando abrimos a boca.

nao é este jogo que demonstra o trabalho do Queirós. sao os 20 golo marcados nos ultimos 9 jogos (7 vit 2 emp). sao os ZERO golos sufridos nos ultimos 7 jogos. é te-lo feito com uma selecção que necessitava de uma remodelação significativa.

mas lá está, no próximo jogo contra o brasil (essa equipe reles que nunca ganhou nada), se nao ganhamos lá vêm os inteligentes abrir-nos os olhos para a nossa inocência.
Entretanto uns festejam estes feitos (qualificaçao para o camp do mundo, o resiltado deste jogo, e da mais que provável qualificação nesta fase de grupos) e outros corroem-se na sua pequenez.

jamsilva disse...

j. só me lembrei agora... podias la ter estado!

Metralha disse...

Só falhei por 5 golos neste jogo. :D

Mais os 2 do Brasil ( apostava no empate) dão 7.

Conclusão: o meu palpite estava lá...

Virgílio disse...

J,

A ver se percebes uma coisa: a selecção joga bem e de mim recebe criticas elogiosas, joga mal, como vinha acontecendo sistematicamente, e recebe criticas negativas. É simples. Com Queriroz é igual, sem tirar nem por. Julgo que como eu mts mais sentem da mesma forma.

E repara que nem sequer falo de resultados finais(mantenho sp esse critério). Nunca analiso apenas o resultado que se obtém. Por exemplo: contra a Dinamarca em Alvalade, defendi a selecção e Queiróz, apesar de uma derrota compremetedora.

Hoje fomos brilhantes. Com um futebol envolvente e eficaz. Exactamente o contrário do que vimos no primeiro jogo. Em tudo. Atitude, qualidade, ambição... TUDO!

É um orgulho percorrer os jornais desportivos por essa blogosfera global afora a elogiar a nossa selecção e ler os comentários dos adeptos de outros países!

Saudações luso-leoninas.

Aguiazita disse...

Há realmente razões para fazer aqui uma viragem de 180º no discurso :)
Desculpem mas esta seleção não é a mesma do primeiro jogo contra a Costa do Marfim! E ainda bem que não é!!!

Zita

LC disse...

Mantenho o que disse antes e após o 1º jogo do Mundial, a selecção portuguesa (a que ganhou 4-0 aos coreanos) tem optimos jogadores a nivel individual, se jogarem unidos podem fazer algo bonito mas o dificil é encontrarem-se dentro do campo, desta vez correu bem como noutras ocasioes, na maioria corre mal e não estou a julgar resultados... porque há aqueles que veneram o Mourinho pelo seu futebol de carris e os mesmos criticaram a grecia pelo seu futebol de rodoviaria nacional.

ao intervalo pareceu-me estar o resultado em 1-0 se nao estou em erro... verdade que so vi ate aos 4, depois deixou de ser a "minha" selecção, explicacoes para a 2ª parte ha imensas (desde a ingenuidade dos coreanos quererem balancear-se para a frente e mamarem 2 golos de rajada a cada tiro cada melro etc etc) mas quero acreditar que a engrenagem afinou.

Nem pelo empate foram os piores nem pela goleada sao os melhores... nunca mais esqueço que uns Russos levaram 2 do Brasil, 3 da Suecia e foram dar 6 Salenkadas aos camaroes... eliminados... nem tanto ao mar nem tanto a terra.

Pois esperemos... se possivel pelo melhor.

J. disse...

LC, o que parece claro agora é que muita gente que aqui falava e dizia isto e aquilo desta selecção agora já fala de maneira diferente.
Parece que ante a desconfiança, o pessoal prefere adoptar a atitude do deita abaixo e da critica fácil em vez de tentar apoiar ou até acreditar.
Temos uma grande selecção com grandes jogadores e parece que ainda assim nao há assim tantos portugueses com orgulho nisso.
Muito pouca auto estima.

J. disse...

Nunca disse que acreditava que iamos ser campeões.

Acredito que pertencemos ao lote das melhores equipas do mundo, mas daí a ser campeão mundial vai uma grande distância.

Oxalá a polémica tivesse sido por eu ter dito uma coisa dessas.
As discussões começaram por eu ter afirmado aqui que temos uma das melhores selecções do mundo capaz de ganhar a qualquer outra selecção.

E agora respondendo ao Virgilio, fácil é apoiar qdo se joga bem, nao é!?
Assim de repente olha,para já é só a terceira melhor selecção de sempre num mundial.

David disse...

«As discussões começaram por eu ter afirmado aqui que temos uma das melhores selecções do mundo capaz de ganhar a qualquer outra selecção.»

Então começaram com razão. Ter soluções individuais não implica ser capaz de ganhar a qualquer outra selecção. As melhores selecções do mundo são aquelas que aliam talento individual ao trabalho. E aquilo que muita gente disse e criticou é que não se tem visto trabalho coerente nesta selecção. Nos 3 jogos de preparação e no jogo frente à Costa do Marfim o ataque português foi uma nulidade (na sequência, aliás, daquilo que tinha acontecido no apuramento). Uma selecção que ataca assim não pode ser considerada uma das melhores do mundo e está longe de conseguir ganhar a qualquer selecção.

Ontem, surpreendentemente, o ataque deu festival. As razões são várias: um 11 mais equilibrado que deixou de fora alguns habituais titulares em manifesta má forma, um jogo em que Raul Meireles e Tiago estiveram particularmente entrosados e, sobretudo, uma oposição medíocre a partir do 2-0.

Gostei do jogo de ontem e acredito que as coisas poderão correr melhor no futuro se os jogadores revelarem a mesma vontade e empenho. Mas as facilidades que tivemos ontem não se vão repetir e a minha opinião não mudou: esta selecção não me convence. Gostava de apanhar a Suiça nos oitavos e aí sim podíamos ver até que ponto foi desenvolvido trabalho para ultrapassar equipas fechadas, até que ponto Portugal tem treinado alternativas e até que ponto os jogadores estão dispostos a suar, a deixar a pele em campo.

Até agora tivemos 2 jogos no mundial e precisamos de mais jogos para tirar as teimas: o Portugal que defrontou a Costa do Marfim é mau demais. Se voltar a aparecer, merecerá todas as críticas. Se não voltar a aparecer (e eu espero que não) cá estarei para dar o braço a torcer!

J. disse...

Entao se ganharmos ao Brasil, somos das melhores equipas mundiais e capazes de ganhar um. Se perdermos deixamos de o ser.

Repito a minha ideia. Temos dos melhores jogadores do mundo na selecção.
Dos melhores extremos(Ronaldo/Nani), dos melhores centrais (R.Carvalho, Pepe e B.Alves), dos melhores laterais ( Bosingwa), etc.
É legitimo pensar que um grupo como estes possa constituir uma selecção forte ou não?
Curiosamente Bosingwa, Nani não poderam ir. Os substitutos são só os titulares do Valência e At.Madrid.
Se com um grupo destes, apenas criticamos com base em resultados contra a Algeria, Servia , USA, México ou Nova Zelândia,oops, perdão Corta do Marfim entao acho que está tudo dito isto.

David disse...

«É legitimo pensar que um grupo como estes possa constituir uma selecção forte ou não?»

É legítimo pensar que isso seja uma possibilidade, mas daí a dizer que é uma realidade é que vai uma grande distância. É a distância entre a bazófia e o trabalho. A força da selecção mede-se dentro de campo e aí continuo na minha: contra a Costa do Marfim não se viu força nenhuma.

«Entao se ganharmos ao Brasil, somos das melhores equipas mundiais e capazes de ganhar um. Se perdermos deixamos de o ser.»

Não. Eu não avalio a selecção pelos resultados, avalio pela exibição. Aquilo que me lixou frente à Costa do Marfim não foi empatar 0-0. Esse resultado até foi aceitável. A exibição é que foi muito má, especialmente a nível ofensivo. E baseando a minha opinião nesta e noutras exibições recentes chego à conclusão que Portugal está longe de ser neste momento uma das selecções mais fortes do mundo. Mas oxalá esteja enganado.

jvl disse...

J.

"As discussões começaram por eu ter afirmado aqui que temos uma das melhores selecções do mundo capaz de ganhar a qualquer outra selecção."

Não foi bem isto. Tu disseste que tínhamos uma das melhores Selecções do Mundo e que éramos um dos principais candidatos ao título. Discordei na altura, continuo a discordar mesmo após uma goleada histórica.

Se com a "geracção de ouro" éramos das melhores equipas do Mundo mas ainda assim não poderíamos ser considerados "favoritos de 1ª linha" na conquista do Mundial, não será esta Selecção, inquestionavelmente mais fraca a nível individual e colectivo, que o seremos.

Temos hipóteses de fazer um brilharete? Óbvio, se até a Grécia conseguiu, porque não nós?
Agora uma coisa é acreditar tendo em conta aquilo que a Selecção faz, outra é acreditar porque temos jogadores a jogar em boas equipas e de topo. Isso não faz um grupo.
Ainda assim, faltam-nos mais soluções. Nani lesiona-se e é chamado o Ruben Amorim. Sem ser o Quaresma, que outro jogador do estilo do Nani tinhas para chamar?

Já agora, quando Grécia foi campeão europeia, passaste a considerá-la uma das melhores Selecções do Mundo?

jvl disse...

«É legitimo pensar que um grupo como estes possa constituir uma selecção forte ou não?»

É legítimo pensar que isso seja uma possibilidade, mas daí a dizer que é uma realidade é que vai uma grande distância. É a distância entre a bazófia e o trabalho. A força da selecção mede-se dentro de campo e aí continuo na minha: contra a Costa do Marfim não se viu força nenhuma.

Completamente de acordo com o que o David aqui escreve.

LC disse...

João, tu esqueces o que é futebol e cinges-te unica e somente à qualidade dos jogadores em vez da qualidade do conjunto, cinges-te unicamente a um ou dois resultados em vez do conjunto dos resultados.

Assim torna-se dificil debater contigo, o futebol não é um desporto individual para olhares para os jogadores pelos nomes e só.
Para ter uma selecção forte que se possa bater de igual para igual com as grandes potencias não é nos jogos com a coreia do norte nem com o Luxemburgo que se ve.

E essa da 3ª melhor selecção de sempre quer dizer o que?

É que só estivemos lá 5x contando com esta e as 2 piores tiveram os casos que todos sabemos... foi uma tirada e tanto.

LC disse...

J,

mas louvo o teu optimismo, mal não faz a não ser quando e se houver derrocada.

LC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LC disse...

Posso só pedir um pormenor?

Não digam a melhor selecção do Mundo, digam do Mundial... ou a Coreia do Norte e a Nova Zelândia são das melhore do Mundo?

J. disse...

Fixe, eu contra todos!
:-)
Não há problema nenhum, bora lá!!!

O meu raciocionio é o seguinte: se temos dos melhores jogadores do mundo, e conseguimos juntar um grupo como estes 23 porque não esperar boas coisas e melhoras em vez de não entrar em pessimismos face a um 0-0 no jogo inicial com tudo ainda em aberto.
Vão me dizer agora pq foi pela exibição. Ok, concordo! não jogamos grande coisa.Mas como se viu melhoramos e começamos a jogar á bola e conseguimos para já em dois jogos 4 pontos(que só por duas vezes na historia dos mundiais conseguimos ter mais numero de pontos).
E agora vamos jogar o primeiro lugar contra o Brasil.
Estamos tão mal assim?de onde veio tanto pessimismo e critica?

jvl disse...

J.

Não é de agora que falamos nisto, não foi apenas neste Mundial que já falámos sobre a Selecção.

Uma coisa é ser optimista e esperar boas coisas, outra é afirmar categoricamente que somos das melhores Selecções do Mundo tendo em conta todos os factores já anteriormente enunciados.

Do que até agora aqui tem sido escrito, ninguém se opõe ao optimismo, pelo que me apercebo, mas sim a afirmar-se, peremptoriamente, que somos favoritos ao título ou que podemos ombrear sistematicamente com qualquer uma que nos apareça.

Eu torço para que cheguemos o mais longe possível e se formos campeões do Mundo vibrarei com tal feito. Isso não significa que não veja Selecções melhores que a nossa, sejam elas históricas (Brasil, Alemanha, Itália, Argentina) ou actuais (Espanha, Holanda, Inglaterra).
E por norma, até eliminamos as 2 últimas.

jvl disse...

"Fixe, eu contra todos!"

Major Valentão?! :P

J. disse...

Sinceramente o que me chateia aqui é este constante queixume e discurso dos outros é que são bons e nós uma vergonha.
Que até pode ser verdade em certas coisas, mas que no futebol hoje em dia não acontece.
Deveriamos ter mais orgulho nesta selecção e nestes jogadores, ainda que não se esteja a jogar aquilo que se espera.

jvl disse...

J.

Estás a fazer uma interpretação completamente errada do que eu disse.
Eu não digo que não sejamos bons, o que digo é que há Selecções melhores que a nossa.
E isto é tão evidente que somente numa de "optimista", é que se pode ignorar este facto.

Virgílio disse...

"E agora respondendo ao Virgilio, fácil é apoiar qdo se joga bem, nao é!?"

Ó J... Mas como caraças sabes o que eu apoio ou deixo de apoiar???

Fica ciente duma coisa: eu sou daqueles que durante os jogos, ao vivo ou na tv, apoia sempre! SEMPE, idefectivelemnte. Dps, no fim, faço as minha criticas. E como já te expliquei serão positivas ou negativas em função da qualidade produzida e não do resultado final. Mas será assim tão dificil de perceber isto? Olha, mais claro, não consigo ser. Se quiseres perceber muito bem, se naõ, paciência. Tb não gasto mais tempo a explicar.

Só mais uma coisinha: msm sem jogar a ponta de um corno (seja o SCP, seja a selecção), eu sou dos tais maluquinhos, que acredita sp num milagre! Se me conhececes minimamente, Se tivesse o cuidado de ler o que escrevo à longos anos na blogosfera, escusavas de andar com essas indirectas! Acho que, no minimo, devemos ter algum senso de justiça qd criticamos outrém.

Saudações luso-leoninas.

Jorge Borges disse...

J:
Eu estou contigo.

jamsilva disse...

J,
deixa lá isso pá.

Se tivesses escrito um post sobre a derrota lusa com os coreanos por 1-0 depois de termos dominado o jogo e enviado 3 ao poste, ja levavas pelo menos uns 150 comentários... assim olha ficas pelos 30... ainda assim 1/3 a dizer mal depois da ultima vitoria.

que interessa o queirós ter feito uma renovação da selecção?? que interessa termos ganho todos os jogos a doer, aqueles q determinavam se iamos ao mundial ou nao?? que interessa termos marcado 20 golos e sufrido 2 nos ultimos 9 jogos (7vitorias2empates)?? que interessa que ao segundo jogo da fase de grupos estamos praticamente classificados naquele que é por TODOS considerado o grupo mais complicado do mundial?? Que interessa estarmos em 3 no ranking??
isso é facil peanuts.... qq um la chega

Somos candidatos ao titulo? Com um pouco de sorte sim. Como todos.

Agora, que a selecção esta a fazer um excelente trabalho, está. Só nao vê quem é burro...

jvl disse...

jamsilva,

"...ainda assim 1/3 a dizer mal depois da ultima vitoria."

Não vejo 1/3 de comentários a dizer mal da Selecção.
No meu caso, refiro-me à valia global da Selecção e possibilidade de se sagrar campeã Mundial.
Isto não é falar mal, a não ser quem julga que por não dizer que somos os maiores, automaticamente se entenda que julgo que somos os piores.

Quanto ao 3º lugar no ranking, não lhe dou grande importância.