quarta-feira, junho 16

Vamos lá ver...

Tenho visto por aí um certo fatalismo que creio ser totalmente exagerado.
Se calhar o pessoal habituou-se a ver grupos com os USA, Polónia ou Coreia ou então México, Angola e Irão e pensa que para passar a uma fase final é algo assim fácil.
Eu não gostei do Portugal de ontem, mas vamos lá ver foi o primeiro jogo. Não fizemos pior que uma França, Inglaterra ou Itália, a Holanda precisou de um autogolo para abrir a lata, a Argentina fez de Heinze herói e até o Brasil ontém sofreu para ganhar á Coreia do Norte.
Eu continuo optimista. Talvez Deco não mereca ser titular nesta selecção. Talvez Hugo Almeida no actual esquema táctico seja mais útil para a equipa. Talvez Simão seja já um peso pesado no grupo e deva estar no onze inicial. Há espaço para melhorar, vamos acreditar.
É ganhar por meio a zero á Coreia e depois jogar tudo com o Brasil. O primeiro lugar do grupo ou até a eliminação.

20 comentários:

Iniesta de Mundet disse...

É que o pessoal estava habituado a ver o Benfica jogar e então vê a selecção e parece-lhe que aquilo não é jogar futebol.

r. disse...

isso é que é optimismo

Pedro disse...

O Hugo Almeida ontem teria sido mais útil que o Liedson dado que a táctica era o chutão do Bruno Alves lá para à frente e o Hugo tem mais cabedal para lutar com os possantes jogadores da Costa do Marfim.

Não sei é se é um fatalismo exagerado ou se é o teu optimismo q é exagerado....
:)

Virgílio disse...

r.:

Isso não é optimismo... É cegueira!

E futebol J? Vamos ver a porra de um futebol com um minimo de qualidade?

Xiça, não chegava ter levado com o futebol do SCP de PB agora ainda levo com este futebolzinho da selecção do... Profesor...

Que enjoo.

E deixa a Holanda e a Itália de lado pq esses pelo menos jogaram bem ( A Itália só na 2.ª parte). A França nem devia estar na Africa do Sul. Qt à Inglaterra, não me pronuncio pq não vi o jogo.

O Brasiu e a Argentina tb não vi, mas ganharam e marcaram golos, Aquela coisa que a nossa selecção consegue a custo e qd o rei faz anos...

J. disse...

Agora já ouvi também que faz falta um Rui Costa na selecção.
Daqui a bocado chamam também o Eusebio...

pedro m disse...

J, a diferença entre nós e as selecções que apontas, é que (em teoria claro) admitindo que o Brasil será o 1º, sobra um lugar para nós ou Costa do Marfim e é por isso que o nosso resultado é bem pior que o da Inglaterra ou da França.

Outra coisa que ouvi é que o calendário era-nos favorável pois podiamos apanhar o Brasil já apurado, pode até ser verdade, mas o Brasil também vai fazer tudo para evitar a Espanha.

E a Argentina foi a equipa que mais velocidade e ritmo empregou neste mundial (Messi e Tevez estiveram a uma rotação muito acima de todos os outros), não matou o jogo e depois claro criou-se aquela incerteza e nervosismo.

Peyroteo disse...

Pelos comentários, até parece que jogámos contra o Paquistão. Jogou muito pior o Brasil contra a Coreia do que nós contra a Costa do Marfim. Não é nada líquido que o Brasil ganhe a Portugal ou à Costa do Marfim.
Ok, não jogamos bem mas num primeiro jogo de Mundial, dificilmente se vê uma grande exibição. Não esquecer que em 2006, iniciamos com um magro 1-0 contra Angola e depois chegámos às meias-finais.

J. disse...

Vi os principais jogos do mundial até agora.
A França meteu pena com o Uruguai, a Inglaterra começou bem mas no final ainda teve sorte em empatar, a Italia so la foi com uma fifia do Gr.
Parece que anda toda a gente aqui a jogar bem e nos somos os tristes do sitio.
O que me parece cada vez mais evidente é que somos de um país em que só estamos bem a dizer mal e a criticar.

J. disse...

Se calhar é como o Iniesta diz, habituamo-nos ás grandes exibições europeias do Benfica nos ultimos anos, que agora esta selecção-uma vergonha nas ultimas competições em que participou- parece não saber jogar á bola.
Ridiculo!!!

Peyroteo disse...

E a Espanha, entretanto, vai perdendo com a Suiça...

Peyroteo disse...

E perdeu mesmo

J. disse...

Perdeu o jogo.
Tenho curiosidade em saber se as reacções no pais vizinho são pelo menos metade daquilo que se vê em Portugal

pedro m disse...

Peyroteo, o Brasil não ganhar á Costa do Marfim só complica as nossas contas e reforça ainda mais o mau resultado que tivemos.

J. disse...

Fantastico Pedro m, as perspectivas que consegues arranjar para o pessimismo.

Se o Brasil perder, e nós ganharmos á Coreia, precisamos só do empate para os oitavos de final eles so precisam da vitoria.
Mas claro as contas ficam complicadas é para o nosso lado.

Anónimo disse...

Joao, nao desconverses. Tava a brincar, mas obviamente a falar do Benfica desta época (e sim incluindo competiçoes europeias).

Iniesta de Mundet disse...

o anonimo era eu...Iniesta

David disse...

Mas para que é que interessa andar a comparar o jogo de Portugal com os outros? Quero lá saber se as outras equipas tiveram bons ou maus resultados e se estão a jogar bem ou mal.

A realidade é que Portugal teve um resultado aceitável e uma exibição PÉSSIMA. E não digo isto por ter prazer em criticar. Digo isto porque é verdade e, sendo verdade, não augura nada de bom para o que se segue da competição.

Se a defesa portuguesa até foi aceitável (à excepção de alguns erros individuais do Paulo Ferreira) já a produção atacante de Portugal foi absolutamente nula, escabrosa, o pior que me lembro de ver a selecção fazer em fases finais. E não me venham dizer que isto se deve à táctica defensiva do Erikson (ou à protecção que o Drogba tinha no braço). Deve-se à falta de comando, de trabalho, de motivação, de inspiração... Não se percebe qual é o plano de jogo, qual é a identidade desta equipa, quais são as soluções ofensivas... é um deserto de ideias assustador!

"Há espaço para melhorar, vamos acreditar." É óbvio que estando as coisas como estão, há muito espaço para melhorar. Mas a que propósito é que eu devo acreditar que essas melhoras vão ser feitas? Que sinais positivos existem para que eu possa basear neles a minha esperança? Olhando para todo o ambiente que rodeia a selecção, a falta de comando e a falta de humildade, será que não acreditar que as coisas vão melhorar é fatalismo ou será pragmatismo? Eu acho que é a segunda.

pedro m disse...

J, nada disso, tu é que és muito optimista.
Não sou só eu que achou que o jogo com a Costa do Marfim podia ser a chave da qualificação, o próprio selecionador assim o achou, pois escolheu defrontar 3 adversários africanos antes do mundial.

A diferença entre nós resume-se a que tu estás confiante que não perdemos com o Brasil e eu não.
E mais uma coisa se isto se decidir pelos golos marcados, neste momento até me parece que estamos em desvantagem pois a C MArfim defronta a Coreia no ultimo jogo ja sabendo quantos terá que marcar.

Explica-me uma coisa como se pode confiar em alguem que ontem utiliza a sua 24ª escolha como opção para refrescar o meio campo? Então se não se dá o "caso Nani", a sua opção para refrescar o meio campo ficava em Portugal? Mas foi assim que se preparou o jogo mais importante para nós, ainda por cima sendo a estreia na competição? E nem vou dar mais exemplos para não alongar isto.

Hoje a Espanha perdeu, eu vi a 2ª parte e o que senti é que em 50 jogos a Suiça ganha 1...Portugal do que se viu ontem e se vê a algum tempo não é isso.

Agora ninguém diz que a lógica não pode ser uma batata e basta ganharmos a coreia por 2 ou 3 e o Brasil ganhar e ficamos logo numa posição bastante favorável.

J. disse...

Mas pode ser até Pedro M, que se o Brasil ganhar á Costa do Marfim queira perder contra nós e ficar no segundo lugar.
Vão ser interessante estes dois grupos.

Aguiazita disse...

Não costumo ser pessimista mas o que digo é que na próxima segunda feira o pessoal vai deixar de utilizar uma calculadora simples para usar uma cientifica... :(

Zita