quinta-feira, setembro 23

Estados de coisas

A vitória, incontestável, na Choupana tem como ponto de interesse máximo, a dúvida. Depois de defender que a ideia de Villas Boas tinha como base mudar o futebol portista, percebo agora que o lado mental do jogo é o que merece maior destaque para o novo treinador dos dragões. O Benfica fez do Sporting a sua rampa de lançamento enquanto vem orquestrando a luta em que no ano passado também foi mais forte: a do lado de fora de jogo. Já o Braga foi a Londres provar que alterar Jesualdo por Domingos não teria efeito prático.

Primeiro foi a velocidade. Lembro-me do primeiro post que escrevi com Villas Boas no comando do FC Porto. Velocidade era o que O JOGO enunciava ser a prioridade do técnico portista, mas com a TV rapidamente (a maioria dos jogos de pré-época do Porto não tiveram direito a transmissão) se percebeu que não seria essa a prioridade.

Com os primeiros jogos oficiais ficou clara a ideia que o Porto iria (tentar) controlar o jogo com a bola e, claro está, a velocidade nunca poderá ser total num modelo de jogo que evoque isso. Acelerar e desacelerar é o que se pede, mas sendo isso conversa para outras discussões faço a pergunta que me traz aqui: alguém já percebeu a total ideia de André Villas Boas?

Os mais sucintos dirão e bem: "é a vitória, Marco, é a vitória". Pois bem, isso já se percebeu, mas como a assegurar? A determinados momentos do jogo, o Porto pressiona alto, joga com a tal velocidade que O JOGO augurava e tenta fazer golo para depois adormecer o adversário ao baixar, drasticamente, os ritmos de jogo. Não soa a deja vu? Foi isso que aconteceu na Choupana. Depois de entrar a matar com duas oportunidades claras de golo, o Porto marcou para depois adormecer e a explicação de Villas Boas é esta: «Acho ainda, e aqui fica uma opinião muito franca, que se fizéssemos o 2-0 na primeira parte o Nacional podia fazer alterações ao intervalo e vir com alterações bem delineadas, o que podia ter criado mais dificuldades à nossa equipa. Se calhar, podia mesmo chegar ao 2-1 e meter sobre o jogo uma carga emocional fortíssima. Claro que isto não quer dizer que eu não queria chegar ao 2-0 antes do intervalo, mas podia de facto mudar o rumo das coisas.» Curioso, não? Confuso? também acho.

É o lado mental do jogo que mais move André. Um treinador a quem só ganhar interessa. Com bola, sem ela, com velocidade e sem velocidade o Porto de Villas Boas vai ter de estar, sempre, mentalmente preparado para ganhar. Essa é a ideia e o arsenal de armas para o fazer, já se percebeu, é grande.

Claro que haverá sempre quem encontre desculpa para tudo. Escandalosamente prejudicado em Guimarães o Benfica queixa-se de não ganhar (sublinhe-se que a vitória, para o SL Benfica, era mais que certa) a partida e ficar prejudicado em três pontos. A juntar a esses, queixam-se também de erros noutras partidas onde se somam três ou mais pontos. Se há de facto ideia em comum entre FC Porto e Benfica é que os dois gostam imenso de ganhar e qualquer erro de arbitragem lhes espolia os três pontos, ou seja, ganhariam sempre se o árbitro não os prejudicasse. Os adversários e erros próprios nem existem e para mim, nada fã destas conversas, dizer que o Benfica já tem desculpa se não for campeão é tão estúpido (desculpem a sinceridade) como dizer que o Porto, com Hulk, o seria na época transacta. Os donos da bola estão aí de novo e preferem levar a bola para casa a perder.

O Sporting provou de novo a sua extrema inabilidade para comprar, ou contratar, o que quer que seja. Apelidando-a de maldição - por não se perceber realmente bem o porquê - os adeptos vão desesperando com o mesmo filme todos os anos. Muda-se o treinador, mudam-se os jogadores, muda-se a direcção e o mal persiste. A minha explicação é, de facto, que o Sporting não sabe (nem deve) comprar. Entenda-se o que se queira entender com isto e perceba-se que ter que comprar porque não se tem é uma coisa, mas comprar tendo melhor em casa é simplesmente descabido. Tudo corre mal a Paulo Sérgio e porque será? Faz-me lembrar o post do J. que comparava o que Villas Boas faz com o que Paulo Sérgio (des)faz. Ambos mudam de sistema e ambos tentam jogar de várias formas, um ganha... o outro não. Não me parece que as equipas de Villas Boas estejam dependentes de o central ganhar a primeira bola ou não. Não me parece também que na Academia se cultive essa ideia, mas parece-me que ao Sporting CP isso pouco ou nada interessa.

Regressou a Champions e com ela a racional Fantasy League. Este ano, com o Porto fora das contas, posso, pela primeira vez, usar o meu cérebro e esquecer a paixão, que me custa todos os anos muitos pontos. E serve isto para dizer o quê? Que a minha aposta racional para a 1ª jornada foram dois indivíduos que equipam de vermelho e branco e que se chamam Fábregas e Arshavin. E, mais uma vez, serve isto para dizer o quê? Que a hecatombe de Londres era, facilmente, previsível. Não há, ainda, equipa portuguesa que aguente aquele estádio e porque não há, ainda, treinador português que vá lá sem medo (leia-se, sem alterar nada). Domingos já a andava a preparar. Um mais alto e tosco para a direita, o melhor para a esquerda para não render tanto, uns metros mais recuados e voilá... um cozido à portuguesa de grande qualidade. Domingos e Jesualdo são praticamente fotocópias e o Emirates só serviu para o provar.

Paulo Bento é a escolha e sinceramente não sei que diga porque não sei que Paulo Bento vamos ter. Bem, isto não será necessariamente verdade, mas não queria já agoirar. No entanto será pertinente perguntar se vamos ter aquele Paulo Bento que equilibrou o Sporting aquando da saída de Peseiro? ou se vamos ter aquele Paulo Bento que disparava em todas as direcções - inclusive nos próprios jogadores - que mais parecia ter saído do Ultramar? ou aquele Paulo Bento viciado num losango sem vida e tacticamente inapto? As condicionantes são outras e, até por uma questão afectiva, eu preferia não apostar. Se é a escolha certa o tempo (que não é muito) logo o dirá.

Mas uma coisa já sabemos, se o, extremamente viciado em competição, Mourinho tiver aí uma semanita livre...

17 comentários:

J. disse...

Bom post, como já vai sendo habitual!
:-)
Do Porto, pouco ou nada vi nesta época assim que não posso pronunciar-me.
E sobre o Benfica e as arbitragens já falei o suficiente sobre isso.

Sobre o Sporting, dou-te razão na parte das compras/contratações. E já nem falo apenas em Pongolle. Valdes e Matias, tardam em mostrar consistentemente aquilo que neles se investiu. João Pereira e Evaldo foi dinheiro bem investido, NAC precisa de tempo.
Agora a Academia não pode nem deve ser a solução de todos os problemas do Sporting. Neste momento, temos um GR, central e trinco de futuro vindo da academia. Não podemos pedir que nos dê um onze completo capaz de por a equipa a lutar por títulos.
Necessitamos urgentemente de alguém que nos dê maior acerto no mercado de transferências.

Sobre Paulo Bento, acredito que é a melhor opção disponível de momento entre os técnicos portugueses.

Marco Morais disse...

Olá J. =)

Pena que não esteja a dar para escrever tanta vez para os posts não ficarem tão chatos de ler.

Já agora, ando aqui com um projecto em mãos e uma ajudinha opinativa (hehe)vinha a calhar.

O que é que acham de um site género Maisfutebol mas mais virado para a corrente de opinião aproveitando os muitos e bons bloggers que por aí andam neste momento?

Ando com essa ideia há algum tempo e penso que com crónicas dos jogos dos três grandes e Braga na Champions, Selecção, algumas notícias de cá e de lá e com os tais "colunistas", daria resultado.

A ideia não será fazer dinheiro mas sim criar currículo, visto que o jornalismo em Portugal tem a porta bem fechada. Tanto que só à machadada! :D

Peyroteo disse...

boa ideia!

J. disse...

É uma excelente ideia, mas sem querer desanimar acho que a disciplina que requer um site desse tipo é um pouco dificl de manter.
Tendo como exemplo este blog, vê só quantos bloggers ainda temos e com que regularidade o pessoal escreve.
:-)

Marco Morais disse...

Sim e estou consciente disso, mas tenho a certeza que um texto por semana o pessoal há-de de arranjar maneira. É que de facto seria o principal atractivo do blog, os bloggers.

O pessoal que estou a pensar convidar parece-me capaz disso. Alguns até vêm aqui diariamente, penso eu, e estão intimamente ligados ao mítico sector.

Mas concordo que passamos por uma fase menos apelativa, mas tudo se resolve. Eu próprio penso que tenho hipótese, agora, de me tornar mais regular.

O resto farei eu =)

Pedro disse...

Força nisso e vai dando notícias.

Marco Morais disse...

Obrigado Pedro! =)

Já vem a caminho e em princípio vai-se chamar LEAD.

Peyroteo disse...

Epá, mas benfiquistas não, por favor :)

J. disse...

LEAD?
concorrência aqui ao Sector!?
Estava eu aqui a sonhar que um dia chegavamos ao milhão de visitas....

Marco Morais disse...

Então e não havemos de chegar, João?

O Sector não acaba homem. O LEAD vai ser tudo menos concorrência. Lá estaremos para o jantar do primeiro milhão. =)

LMGM disse...

Ó shôr Marco, e uma fantasy league aqui do Sector? Ando a levar porrada na do 442 a aprender como é que aquilo funciona, aqui começava do zero!

Sobre o que me interessa, "O Sporting provou de novo a sua extrema inabilidade para comprar, ou contratar, o que quer que seja."

Por acaso até acho que este ano se portaram melhor, quase todas as contratações são titulares, apenas Torsi e Zapater, que vêm de estilos de futebol diferentes ainda não se assumiram.

"... o Sporting não sabe (nem deve) comprar."

Concordo, esse tem sido um handicap histórico, mas de novo parece-me que este ano melhorou, não existiram compras só... porque sim, em quase todas as posições tens um "consagrado" e um "aspirante" o que resultará em concorrência saudável. Mesmo o avançado, uma lacuna à vista de todos, não se comprou de emergência para satisfazer adeptos, se não se consegue chegar ao pretendido ou se não há disponivel o melhor é trabalhar com o que há e guardar os euros para melhor oportunidade.

P.S.- Ah, e tal como no ano passado, a classe e o talento de Izmailov fazem tanta falta hoje, como fizeram a Paulo Bento. Para este sim o Sporting não tem alternativa.

Marco Morais disse...

LMGM :D

Pode ser, pode ser! O fantasy é dos jogos mais porreiros de jogar. Aquilo tem muito que se lhe diga, mesmo.

Eu crio e no próximo post meto aí o código para quem quiser.

Hugo disse...

Também apostei no Fabregas como capitão e ainda no Almunia como guarda redes

Glorioso11385 disse...

Nada de benfiquistas nesse novo projecto. Aqui também já quase não há... :) Um abraço!

Jorge Borges disse...

Deixaram-me para aqui sozinho...

Daqui a pouco correm comigo

Marco Morais disse...

Claro que tem de haver benfiquistas... tenho de aproveitar o lobby dos seis milhões :D

Jorge, deixa-te estar que estás muito bem. Quando se chegarem à frente os outros aparecem outra vez.

(Viram, viram? boquita para dizer que se foram embora já a prever que ião estar para trás este ano, viram?)

(Claro que é a brincar)

=)

Marco Morais disse...

ião... hahahahaha! eu e a física!

*iam :D