terça-feira, setembro 28

Sporting - (mais) um case study em Portugal

Está claro que o futebol tem carecterísticas específicas que fazem da sua activade um negócio á parte. Muitas vezes está demasiado pendente de se a bola entra ou não, do penalty não assinalado, do jogar bem e não ganhar.Enfim...
O Sporting nestes ultimos anos faz-me lembrar um pouco a discussão que existe em certos sectores em Portugal.A actividade económica por exemplo.
Andámos na era Paulo Bento, a dar pequenos passos em frente, conseguiamos segundos lugares, algumas taças, a Champions e sempre eramos mais forte que um adversário directo, apesar de estarmos por baixo de quem ganhava. Faz lembrar aqueles crescimentos de 0,8% com o Ministro das Finanças a congratular-se por estarmos no bom caminho.
Mas esse estar no bom caminho, esses resultados quando não são verdadeiramente acompanhado de reformas ou mudanças estruturais, acabam quase sempre por não dar em nada. O Sporting por exemplo esqueçeu-se de vender bem(exportações), comprar ainda melhor (importações) e limitava-se simplesmente a não querer gastar e a poupar naquilo que podia e a vender património a fim de reduzir divida. Não era uma má formula, mas por lado ninguém cresce assim.
Então quisemos alterar á pressa com Bettencourt e sem pensar realmente como fazer bem as coisas. Investimento quase 0 no principio, 11 milhões em Janeiro, não sei quantos mais agora. Sá Pinto, depois Costinha, começamos com o AVB e passamos de repente para um Paulo Sérgio.
Rumo, estratégia?Pouca!!! uma tentativa de chegar lá cima o mais depressa possível sem olhar a meios e acumulando sucessivos disparates pelo caminho. Um pouco como esta conversa do Défice hoje em dia.
Outra semelhança é como o povo, neste caso os sportinguistas reagem á crise.
As infindáveis criticas e criticas, o bater em tudo e todos, o constante negativismo e por vezes até uma certa nostalgia por um passado que eu não me lembro de nunca ver seguindo de um fatalismo irracional. "Isto é um vergonha, nunca estivemos tão mal, vamos desaparecer, um novo Belenenses". Eu lembro-me de ver um Sporting sempre em crise salvo alguma rara excepção.E sempro me lembro de ouvir o mesmo discurso. Na década dos 80, 90, 2000 e agora 2010. Parece que as queixas nunca acabam e andamos sempre no mesmo queixume. Anos e anos!!!!

Por fim e por que o post já vai longo, a oposição. Epá ese o melhor que temos é aquele PPC, então uno-me ao povo e digo mesmo, isto só vai lá se vier um D.Sebastião ou se unos unimos á Espanha.

P.S- Lendo de novo o meu post, tenho a sensação que ando a intelectualizar o meu discurso. Isto é quase um artigo de opinião á DN.
:-)

1 comentário:

leao desiludido disse...

votei no JEB e acho que tomei a desição certa na altura. Mas se fosse hoje não votaria nele.

PPC queria trazer o Eriksson. Alguém imagina quanto tempo tinha ficado o Eriksson neste clube? 2 meses?

na altura ainda tinhamos alguma coisa a que nos agarrar. tinhamos um treinador de estrutura, com provas dadas (para quem quis ver), mas faltava-nos a estrutura. hoje, nem treinador, nem estrutura, nem nada. Já não temos nada e não foi só com JEB que perdemos, começamos a perder muito antes.

Quando vier um PPC, vamos ter um "touro enraivecido" a entrar na arena, cheio de frases fortes, daquelas que dizem pouco mas que motivam os sócios.

Depois vai trazer um treinador estrangeiro, tipo Eriksson, e contratar meia duzia de Skuravys. Vai ser um desastre, como é óbvio, porque por muito bem intencionado que esteja (e não duvido disso), PPC não percebe um chavo de bola e isso acabará com ele como acabou com todos os projectos anteriores.

Será mais uma etapa queimada no afundamento do Sporting.

Em suma, hoje não votaria em ninguém, porque não acredito em nenhuma das partes.