terça-feira, fevereiro 1

À terceira é mesmo de vez?

Não falta, por aqui e noutros lados, quem já tenha comentado as saídas de David Luiz e de Liedson. À parte de juízos sobre as vantagens negociais e financeiras que Benfica e Sporting possam tirar das vendas, importa-me referir que as despedidas de dois dos melhores jogadores a actuar em Portugal são sim o 'deitar de toalha ao chão' por parte dos dois grandes de Lisboa.

Se perguntarmos a Jorge Jesus se está contente com a saída de David Luiz, o que acham que, no seu intimo, ele responderia? Talvez o mesmo que Paulo Sérgio, quando questionado, na altura, sobre a mais que provável saída de Liedson. Não?

Os negócios de Janeiro têm sempre dupla faceta negativa. Quando se compra, assume-se que algo correu mal no defeso e tenta-se corrigir esse erro. Quando se vende o assumir do erro é o mesmo e neste caso, que é inédito, vendendo dois dos melhores jogadores sem que haja, à vista desarmada, soluções viáveis para os substituir só pode significar algo negativo.

Desde logo, estes dois negócios, demonstram que a saúde financeira nos dois clubes não é a melhor. E tudo bem que no caso do Benfica os números até são irrecusáveis, mas não o teriam sido no Verão de 2010? E não o seriam no Verão de 2011? Da dúvida nasce a fé e o Benfica, que está ainda envolvido em quatro frentes, poderia - caso treinador e presidente cumprissem o que tanto apregoam - fazer valorizar ainda mais o central ou, pelo menos, vendê-lo pelo mesmo preço. Sim, porque o Chelsea não teria tempo de comprar mais nenhum central nesta 'janela' de Janeiro.

E assim se assume, ainda que não se queira, que a fé é pouca.

No Sporting, o caso da venda não me parece tão grave. Mas o que importará aos sportinguistas é que esta é uma venda precedida de algo muito pior que a própria. A inabilidade do clube em fazer render os seus activos - nesta e noutras épocas - é causada pelo mau futebol da equipa, e isso é preocupante. Ou alguém acredita que se Liedson estivesse a fazer uma época ao seu nível, os dois milhões que o Corinthians ofereceu chegariam para o fazer embarcar? Alguém acredita que o Sporting não sofreu já mais pressões por Liedson e resistiu? A questão será: o que na altura os fez resistir?

É também mais um caso em que se 'atira a toalha ao chão'.

Claro que do pouco se vai tentar fazer muito. E no clássico de amanhã, o Benfica terá de jogar a sua mais forte cartada esta época. Isto porque se Aveiro embalou os dragões, e o Dragão atropelou as águias, o que pode esperar o Benfica se perder quarta-feira à noite?

Uma equipa que vem em crescendo e que terá, até ao fim da época, poucas oportunidades como esta para marcar uma posição, vende um dos seus melhores jogadores na véspera de defrontar o maior rival. E para quem não reconhece a importância deste jogo, recorde-se o 'embalo' que o Benfica trazia para a Supertaça e o que perdeu, definitivamente, no Dragão? É mais que uma primeira mão de umas meias-finais da Taça. Disso não tenham dúvidas!

À terceira, conseguir-se-á levantar o Benfica?

4 comentários:

Jorge Borges disse...

Boas Marco:
No caso do David Luiz, concordo contigo que, no campo estritamente desportivo, foi mau para o Benfica a sua saída.
Tudo seria como dizes não houvessem compromissos financeiros para satisfazer até ao próximo defeso. O Benfica está muito mal financeiramente e esta venda surge na hora H. Se juntarmos a isto a vontade do jogador e a insatisfação que já se lhe sentia...
Por outro lado é preciso assumir o futebol português é demasiado pequeno para competir com os milhões que saem dos bolsos de tipos como Abramovic.
Não será de excluir também a questão da recessão do mercado desportivo. Hoje não se vêm cometer tantas loucuras como há bem pouco tempo atrás.
Será mesmo que o David Luiz podia ser vendido por valores semelhantes?
Voltando ao plano desportivo: é inegável que o Benfica fica aparentemente mais fragilizado. Mas não poderá o Sidnei afirmar-se definitivamente?
´Repito o que disse abaixo: No plano financeiro foi excelente.
Pesando ambos os aspectos na balança, continuo a achar que a decisão de vender foi boa.

Quanto Liedson:
Foi maus para o Sporting em ambas as vertentes.
A nível desportivo perdeu SÓ o seu maior goleador, sem que se tivesse acautelado no mercado para colmatar a vaga.
Ao nível económico: 2M? é como dizia o comentador da SIC-N: nem para comprar uma perna de um bom goleador

jamsilva disse...

O futebol português está a MELHORAR.
Nos últimos tempos 3 dos maiores artistas do cotovelo abandonaram os nossos relvados.
Bruno Alves.
Levezinho
David Luís.

E agora ?

Estarão Maicon, Sidnei e Postiga/Djaló â altura do desafio?
:)

Francis disse...

espero que os lampiões ganhem...

RSA disse...

Boas para o Benfica foi um bom negoçio em termos financeiros, No Verão não sei se conseguiria melhor, desportivamente o meu clube está fora do campeonato as duas taças podem ser ganhas ou perdidas independentemente do David Luiz a EuroLiga sem o reforço do meio campo, e com a lesão do Rubem para mim é um sonho impossível, logo vender agora foi sem dúvida uma boa decisão até porque o Sidnei vai poder demonstrar se é ou não central para o Benfica.

Quanto ao scp mais que atirar a toalha ao chão é um tiro na confiança dos adeptos eu sinceramente se fosse do scp não sei não.....