sexta-feira, abril 15

Liga "Ibérica"

As três equipas portuguesas confirmaram o seu favoritismo nos quartos-de-final da Liga Europa e passaram às meias-finais, onde vão ter a companhia do Villareal. Estão todas de parabéns!

O F.C.Porto atropelou o Spartak de Moscovo e o Sp. Braga conseguiu manter o resultado a zero, conseguindo um feito histórico, pois é a primeira vez que a equipa Bracarense chega a esta fase de uma competição europeia (e é apenas o 5º clube português que o consegue, depois dos "3 grandes" e do Boavista).

O Benfica empatou a 2 na Holanda, mas durante uns bons 20 minutos eu e muitos benfiquistas sustivemos a respiração, pois o PSV estava apenas a 1 golo de virar a eliminatória, até que o Luisão conseguiu um golo espectacular que praticamente definiu a eliminatória. A vantagem de 2 golos dos holandeses era bastante injusta, pois nas 2 primeiras oportunidades que teve marcou, enquanto que o Benfica falhou as suas primeiras 2 oportunidades, com especial destaque para o falhanço de Saviola, isolado perante Isaksson.

O momento mais importante do jogo foi para mim a defesa fantástica de Roberto, quando o resultado estava em 2-0. Compensou o falhanço da 1ª mão completamente. Curiosamente outro mal amado da Luz, César Peixoto, foi dos melhores em campo e conseguiu até o penalti do 2-2, já na 2ª parte, convertido por Cardozo (continuo a não perceber porque é que continua a marcar penaltis, pois nos ultimos 2 anos tem uma eficácia de para aí 50%).

Péssima notícia é a lesão de Salvio, pois não só não temos mais ninguém para jogar naquela posição, como era um jogador em boa forma e importantíssimo para a manobra da equipa. Temos agora de tentar conquistar 3 troféus sem o argentino.

Algumas curiosidades estatísticas:
-Benfica consegue a sua 12º meia-final europeia (F.C.Porto a 6ª, o Sporting tem 3, Boavista e Braga 1)
-Foi apenas a 10ªvez que 3 equipas do mesmo país conseguem chegar às meias-finais de uma competição europeia na mesma época
-Portugal é apenas o 5º país que consegue o feito referido no ponto anterior (depois de Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra).

7 comentários:

Aguiazita disse...

Parabéns Portugal!!

Zita

Anónimo disse...

O meu amigo, você devia era valorizar Portugal em vez de vir com patetices de ligas ibéricas.

O sucesso das equipas Portuguesas é aprova que a liga ibérica é apenas uma armadilha lançada aso Portugueses por traidores iberistas, que querem usar o futebol para lavar o cerebro aos Portugueses e deste modo os convencer a fazer parte da espanha, onde serismos castelhanizados, onde nem os catalães querem estar.

Caso não saiba esta semana, no dia 10, domingo foi feito um referendo em barcelona onde 90 % dos catalães votaram a favor da independencia.

N´so vamos para o ano meter 6 equipas nas competições.

Podemos ate chegar aos 5 lugar, entrar no cube dos 5 melhores e expulsar a frança de lá, então ai vai ser aloucura total.

O melhor campeonato, o ingles, mete 7 ou 8 equipas, por aqui veja que nem que essa liga com os espanhóis fosse a 1ª classificada, Portugal seiria sempre a perder, e perderiamos equipas nas provas internacionais.

Só se o 1 lugar desse direito a umas 13 ou 14 equipas( somatório do que hoje Portugal e espanha metem) assim alguns traidores ainda podia usar essa argumento.

mas enm isso lhes resta.

Para essa corja de traidores cadeia.

Iniesta de Mundet disse...

Caro anónimo, vê-se que não percebeu o título do post. Apenas queria referir que a Liga Europa "tornou-se" a Liga Ibérica porque apenas tem equipas da Península Ibérica nas meias-finais. No meu texto não há uma única linha que defenda a Liga Ibérica ou a anexação de Portugal Espanha, por isso esses comentários depreciativos e complexados são desnecessários.

Também não preciso de lições sobre Barcelona, pois vivi em Barcelona desde 2007 até agora. Esse referendo de que fala não é sequer vinculativo, e apenas teve a adesão dos independentistas. O resto da população nem ligou. Curiosamente estava a passar pelas ramblas na altura do discurso de "vitória" dos independentistas e estavam a celebrá-la não mais de 200 pessoas.

Anónimo disse...

Complexado?

Ai defender o seu pais é ser complexado, para si ser traidor é que é modernaço. É isso?

Fique lá com as modernices para si.

E a sua resposta acaba por o confessar. Liga Ibérica?

Eu preferia usar liga espanhola, não era ofensivo para Portugal, porque hoje em dia o prefixo iber é sinónimo de domínio espanhol/castelhano, não é por acaso que a companhia aérea deles se chama ibéria e o inde bolsista de madrid é o ibex.

Ou é?

O nome da península é apenas um pormenor, antes no séc XVI quando eles ocuparam a Catalunha a chamava-se península hispânica, dai veio o nome Hispânia, e Espanha.

Só se chama oficialmente de ibérica depois de 1712 e da guerra da secessão espanhola,,quando eles viram que os Portugueses não estavam pelos ajustes nem queriam ser espanhóis.

Ou não sabia?

A península vai mudando de nome ao sabor dos interesses de Castela, como nós não quisemos ser espanhóis em 1500 e não subsequentes eles alteraram o nome a da península e lançaram a segunda vaga do ataque a Portugal, desta vez para tentar fazer de nós ibéricos.

Pelos visto você gosta, talvez daqui a uns anos, eles mudem de novo o nome para península dos ursos, quero ver se você nessa altura também quer ser designado de urso.

Tenha a noção que Portugal existe á 900 anos.

Essa apenas estarem 200 catalães a festejar a vitória esmagadora no referendo independentista é uma mentira escabrosa.

Ou seja, foram 257 000 pessoas votar e destas 90 % votaram a favor, e depois só 100 é que foram festejar. LOL.

Os que foram votar são os catalães, os que não votaram foram os colonos espanhóis.

Percebe a diferença?

E é obvio que o referendo não foi vinculativo, mas pode haver um no futuro, ai é que vai ser lindo.

E as manifestações com mais de 1 milhão de catalães em Barcelona a pedir a independência decorridas no ano passado, também são mentiras, não são?

http://pt.euronews.net/2010/07/10/mais-de-um-milhao-em-defesa-da-catalunha-autonoma/

Traidores é o que não faltam aqui, não precisamos cá de mais.

Muito boa noite.

Anónimo disse...

Correcção.

Queria dizer liga luso-espanhola, e disse liga espanhola.

Iniesta de Mundet disse...

Caro Anónimo, já vi que não percebeu nada do que escrevi e também já vi que não vale a pena voltar a explicar, pois dá para perceber que é um pouco autista. Agradeço também que me chame mentiroso! Passe bem!

jamsilva disse...

O futebol português mais uma vez a demonstrar uma capacidade futebolística acima do normal dada a manifesta inferioridade de meios. Isso só poder resultar de três bons exemplos de gestão.
As 3 equipes que estão nas meias finais são neste momento as equipes melhor organizadas do nosso campeonato e a prova de facto que quando se faz a coisa de uma forma seria é possível chegar mais longe.

Na 5F dei comigo a ver o FCP (a minha equipe) e a pensar "porra parece fácil"; a ver o SLB e a pensar "vá esquece o resto e pensa q é uma equipe portuguesa"; mas tenho que dizer que o pico da noite foi ver o braga.
QUE GRANDE O BRAGA!
Iniesta parabéns pelo slb. Só não posso garantir que prefira uma final FCP-SLB. Por aquilo que fez na Champions e pelo que esta a fazer na Europaligue eu quero-os na final. Merecem.
Quanto ao FCP ainda falta o Vilareal. Eu pessoalmente acho que NAO vai ser nada fácil.